Questões de Concursos POC

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1Q681992 | Publicidade e Propaganda, Teóricos da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Entre os teóricos da comunicação, merecem destaque Theodor Adorno, Marshall McLuhan e Paul Lazarsfeld. A respeito dessas personalidades, avalie as afirmações abaixo.

I. Theodor Adorno, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, publicou a obra Dialética do Iluminismo, na qual afirma que a indústria cultural está interessada nos homens como consumidores ou empregados, adaptando seus produtos ao consumo das massas e, em larga medida, determinando o próprio consumo.

II. Marshall McLuhan, um dos precursores dos estudos sobre os meios de comunicação, propôs a expressão "aldeia global" para descrever a interconexão humana em escala global via meios eletrônicos de comunicação.

III. Paul Lazarsfeld, importante sociólogo do século XX, concebeu um novo paradigma - o da comunicação dialógica - postulando que o fluxo de informações, transmitido e captado pelos meios de comunicação, atinge o público de maneira ampla e direta.

É correto o que se afirma em
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2Q943641 | Publicidade e Propaganda, A Competição em nível Global, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A definição de marketing prevalece tanto para a empresa que atua somente em seu mercado doméstico quanto para aquela que atua também nos mercados internacionais. No entanto, o contexto de marketing é ampliado quando a empresa passa a vender além dos limites de seu país, principalmente em razão dos fatores adicionais - ou diferenças ambientais - considerados, que dizem respeito, principalmente, às leis e aos regulamentos, às culturas e às situações econômicas desses novos mercados em que a empresa está se inserindo . De acordo com o texto, quais das afirmações abaixo são condizentes com as estratégias de internacionalização de empresas/marcas/produtos e serviços?

I - O marketing internacional difere do marketing básico exatamente por que os bens e os serviços são comunicados, ofertados e comercializados junto a clientes que estão em outros países.

II - Os clientes de diferentes nações têm, em sua maioria, hábitos de consumo totalmente similares, independente do processo cultural onde estão inseridos.

III - Empresas que almejam mercados internacionais, demandam a realização de um planejamento estratégico que contemple estratégias competitivas condizentes com os países aos quais pretenda abranger.
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3Q943642 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade e propaganda funciona sobre quatro pilares fundamentais: o atendimento, o planejamento, a mídia e a criação. A respeito do relacionamento da área de criação com os demais departamentos, podemos afirmar que:

I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.

II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.

III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.

IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
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4Q943643 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Ambrose e Harris (2011), o processo de design consiste em transformar um briefing ou solicitação do cliente em um produto acabado ou em uma solução de design. Para isso, a adoção de um método é fundamental, pois permite o controle do processo criativo e seu direcionamento para a solução prática e viável dos problemas de comunicação, atendendo ou até mesmo excedendo os objetivos estabelecidos pelo briefing.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design!Thinking. Porto!Alegre:Bookman,2011.

Com base no texto, avalie as asserções a seguir.

I. O briefing é um documento-chave que conduz o processo e não pode ser modificado, nem questionado durante o processo de criação.

II. A redação do briefing conta com a participação do cliente e do atendimento, que nele apresentam, dentre outras informações o problema a ser resolvido.

III. Os itens que costumam ser abordados em um briefing são a descrição do produto/serviço, o mercado e público-alvo, que devem ser redigidos de forma objetiva e breve.

É correto o que se afirma em
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5Q943644 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A tecnologia digital e da internet (com as redes sociais, as plataformas de vídeo, os provedores de filme via streaming) garantiu condições para que as narrativas publicitárias se utilizassem de recursos visuais e sonoros semelhantes ao cinema com baixo custo. A consequência disso foi que as marcas passaram a criar materiais publicitários buscando não apenas criar conteúdo sobre elas, mas também passaram a interagir de modo mais próximo de seus consumidores (ou potenciais consumidores).

É correto APENAS o que se afirma em:
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6Q943645 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

O ciberespaço não deve ser visto apenas como uma infraestrutura material ou um suporte tecnológico, mas também como um conjunto de informações e de usuários que o "habitam" e o alimentam por meio das interconexões. Neste sentido, ele propicia um sistema de interações humanas, o qual chamamos de cibercultura, que caracteriza a sociedade em que vivemos atualmente, uma sociedade em rede. A partir desta afirmação, analise as definições de alguns autores a respeito da sociedade em rede e assinale o item que indica as afirmativas corretas:

I. De acordo com Raquel Recuero, uma rede é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.

II. Manuel Castells afirma que redes são instrumentos apropriados para as economias socialistas, baseada na inovação e na concentração centralizada;

III. Henry Jenkins afirma que a inteligência coletiva é um dos principais motores da cibercultura, pois propicia a sinergia entre competências por meio das conexões em rede.
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7Q943646 | Publicidade e Propaganda, Atendimento Publicitário, POC, ENADE, IBMEC, 2022

O executivo de contas da agência CPB, Matheus Laurino, publicou na coluna de opinião da Meio&Mensagem um texto com o seguinte título: "O atendimento vai salvar a publicidade". Observe o seguinte trecho do texto escrito pelo publicitário:

Existe uma máxima que geralmente é passada para quem se inicia no atendimento, que é a de que "um bom profissional de atendimento deve ser um pouco de cada área da agência". Esta afirmação já está ultrapassada há tempos. O profissional de atendimento deve saber tudo sobre todas as áreas da agência. Só assim ele tem o poder de argumentação necessário com cada área e não fica refém de nenhuma delas. Não vou nem falar sobre ele ser o guardião dos processos e de também entender cada detalhe do mercado de seu cliente e concorrentes.

Fonte: Meio&Mensagem (2019). Disponível em: < https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/02/26/o-atendimento-vai-salvar-a-publicidade.html>. Acesso: 15 set. 2020.

A respeito do profissional de Atendimento, o que Laurino pretendeu dizer com esta afirmação?

I - É responsabilidade do Atendimento a captação, bem como a atenção e o desenvolvimento de todo o negócio do cliente, isto é, o profissional deve não só se relacionar com todos os steakholders, mas também planejar e executar todos os jobs dentro de uma agência.

II - Por estar ciente de tudo o que se passa na agência, cabe ao profissional de Atendimento resolver os conflitos internos e fazer a mediação entre todas as áreas da agência, transmitindo informações de setor para setor.

III - É responsabilidade do profissional de Atendimento conhecer toda a equipe de trabalho, exercendo constantemente a capacidade de comunicação. Também deve ter conhecimento profundo de comunicação e marketing, se mantendo atendo às mudanças sociais, econômicas e comportamentais do mercado dos clientes.

É correto o que se afirma em:
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8Q943647 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um tradicional anunciante brasileiro resolveu lançar um novo produto, por meio de uma grande campanha publicitária. Chamou sua agência de publicidade e fez com ela uma reunião de briefing. Nesta reunião, forneceu uma série de informações para o desenvolvimento da campanha de lançamento. As informações que, necessariamente, devem fazer parte de um briefing são
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9Q943648 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Qual a sequência correta a respeito de Cultura da Convergência?

( ) A cultura da convergência marca uma evolução das mídias que carregam em si a interatividade para uma mídia que privilegia e estimula a participação do público tanto na produção quanto no consumo de conteúdos transmidiáticos.

( ) Por transmídia entendemos a produção de conteúdos para rádio, TV, cinema, literatura, jogos multimídia, celulares e internet num serviço de complementaridades entre elas, onde cada dispositivo apresenta algo novo para a narrativa principal, promovendo, assim, uma narrativa transmidiática.

( ) Narrativas transmidiáticas refere-se a construção de uma narrativa em antigos lugares, uma forma de construir marcas que seduzem os públicos em todos os lugares.

( ) A cultura da convergência traça uma relação entre três idéias já em voga na sociedade atual: a convergência dos meios de comunicação, a cultura participativa e a inteligência coletiva.
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10Q943649 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Os estudos de Marshall McLuhan eram focados nas dimensões sinestésicas e estéticas que o meio possibilita, ao invés dos aspectos funcionais e ideológicos em que um meio se diferencia do outro. Com base nesta afirmação, avalie as informações a seguir:

I. O meio é a mensagem, ou seja, é uma extensão do homem à medida em que suas características específicas nos modelam e determinam as peculiaridades das mensagens transmitidas.

II. O determinismo tecnológico representa a evolução das culturas como decorrentes de uma afetação direta dos modelos de tecnologias que emergem e que determinam os modos de ser do ser humano.

III. A ideia de aldeia global refere-se ao fato de que o progresso tecnológico acabou por reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia, onde a tecnologia diminui as distâncias e incompreensões estre as pessoas e promove uma consciência global interplanetária.

Das afirmativas anteriores qual (quais) são CORRETAS?
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11Q943650 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A linha é um elemento visual formado mediante uma cadeia de pontos tão próximos que se torna impossível distingui-los. A linha possui, por sua própria natureza, uma enorme energia. Apesar de sua flexibilidade e liberdade, ela nunca é estática. A decisão do diretor de arte sobre a forma da linha a ser utilizada em uma campanha responde à expressão de uma intenção. Nesse sentido, analise as proposições a seguir, sobre as intenções extraídas pelas formas da linha.

I- As linhas verticais atraem os olhares dos leitores para o alto, induzindo-os a uma sensação de extensão.

II- Além de proporcionarem uma sensação de movimento, as linhas curvas geram também a sensação de instabilidade e de graciosidade.

III- As linhas mais finas induzem a uma sensação de resolução e indiferença à delicadeza e à fragilidade que poderiam lhe imputar.
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12Q943651 | Publicidade e Propaganda, Estética da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Trata-se de uma burgueria temática, inspirada nas ilustrações e no estilo de vida dos Estados Unidos dos anos 50. Com uma decoração rica em detalhes da época, o ambiente valoriza as cores vibrantes, tem o clássico piso xadrez e o clima nostálgico, ofertando ao consumidor a proposta de uma experiência de consumo temática. Sua atmosfera faz um convite para uma viagem no tempo e no espaço, onde é possível degustar saborosos burguers ao som de músicas da época, além de apresentar a figura da pin-up como o símbolo que marca a atmosfera de serviços, com um cardápio que se alinha às antigas casas de hambúrgueres norte-americanas. (KUMA; KARANDE, 2000; TURLEY; MILLIMAN, 2000). AGUIAR, Edvan Cruz; FARIAS, Salomão Alencar de. Estímulos sensoriais e seus significados para o consumidor: investigando uma atmosfera de serviço centrado na experiência. Revista Brasileira de Marketing ¿ ReMark Vol. 13, N. 5. Julho/Setembro. 2014

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A concepção de experiência assume papel de destaque quando se trata de entender o comportamento de consumo, principalmente ao se investigar aspectos hedônicos inerentes a esse fenômeno e presentes na contemporaneidade. Alguns estudos reconhecem importantes elementos experienciais do consumo, como: hedonismo, simbolismo, natureza e estética.

PORQUE

II - Considera-se que o ponto de venda em si é capaz de proporcionar uma ambiência que influencia a tomada de decisão do consumidor, por meio da utilização dos elementos sensoriais que compõem a atmosfera de loja. As cores e a iluminação, especificamente, correspondem aos estímulos sensoriais frequentemente utilizados pelos profissionais de marketing para comunicar significados através do canal visual.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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13Q943652 | Publicidade e Propaganda, História da Mídia, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a impressão em tipos móveis de Johannes Gutenberg, analise as afirmações a seguir:

I. A prensa de tipos móveis foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg por volta de 1850, após a criação da máquina a vapor, na Revolução Industrial.

II. A materialização das letras em metal limitou os caprichos da estética da letra manuscrita, mas também anulou as variações (e os erros) dos copistas. Em vez de manu-scritos e de cali-grafia, passamos a ter uma tipo-grafia.

III. Para fabricar mecanicamente livros, Johannes Gutenberg (que tinha aprendido o ofício de ourives) combinou invenções revolucionárias. A combinação conduziu ao resultado final: o processo tipográfico, utilizando tipos móveis, fundidos em metal.

Em relação as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
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14Q943653 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Natura, marca é uma cultura que forma a dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/produto e os stakeholders, que cria valor para todas as partes interessadas. Assim, entendemos que nossa marca representa o pensamento dessa comunidade, da qual somos parte.

Em 2008, contratamos uma empresa para realizar uma pesquisa sobre a imagem da marca Natura. A pesquisa foi realizada com 1200 pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B,C e D, em três diferentes cidades brasileiras, com o intuito de definir os atributos dados pelos consumidores à marca Natura, comparativamente a determinados concorrentes. Selecionamos 11 atributos de marca que acreditamos serem importantes para nossos negócios e a empresa que contratamos realizou a pesquisa com base nestes atributos. Ficamos em primeiro lugar em todos os atributos.

O resultado desta pesquisa demonstra a posição de liderança de imagem da marca Natura no mercado brasileiro, que acreditamos decorre, em grande parte, de nossa capacidade em praticar nossas crenças e valores. "

Fonte: natura.infoinvest.com.br/modulos/

O posicionamento da Natura é um dos mais claros do mercado atual. A valorização da natureza, a preocupação em não afetar o meio ambiente e em não realizar testes em animais fazem da empresa uma das mais valorizadas pelo consumidor.

Analisando a Natura podemos afirmar que:

I - A imagem real e a imagem desejada são as mesmas.

PORQUE

II - A empresa cumpre no dia a dia com o que é mostrado em suas campanhas.


É (são) verdadeira (s) a(s) afirmativa (s):
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15Q943654 | Publicidade e Propaganda, Influências Artísticas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Muitos movimentos das artes plásticas influenciaram a estética da publicidade. O movimento artístico do qual se pode dizer que sofre influência da publicidade é o da Pop Art, especialmente porque um dos seus principais expoentes também exercia a profissão de publicitário.

Esse artista era:
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16Q943655 | Publicidade e Propaganda, História da Mídia, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Na conjuntura das transformações ocorridas no século XV, Johannes Gutenberg foi capaz de desenvolver um sistema que modificou definitivamente a maneira de se produzir material gráfico". (Toledo, Leonardo Ramos de. Produção gráfica. Rio de Janeiro: SESES, 2016.)

Considerando o texto, podemos afirmar que o ourives alemão Gutenberg desenvolveu um sistema a partir:

I. do processo milenar chinês denominado xilografia, cujo original era reproduzido a partir de uma matriz de madeira.

II. do desenvolvimento de matrizes com liga de chumbo e outros metais.

III. do desenvolvimento de cilindro movido a vapor, no lugar do torno utilizado pelos chineses.

É correto o que se afirma em
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17Q943656 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um dos aspectos que motivam a crítica social às marcas é a exploração econômica de uma mão de obra de baixo custo e mal protegida. O deslocamento da produção para países emergentes ocasionou abusos flagrantes: horários de trabalho excessivos, trabalho infantil, maus tratos, condições de trabalho degradantes. Muitas marcas escolheram claramente delegar a produção e a responsabilidade local, sem verificar se as condições mínimas de respeito e de dignidade dos trabalhadores estavam garantidas. Quando estourou o escândalo, a linha de defesa das marcas foi a de negar a responsabilidade direta dos fatos, fazendo-a recair sobre os gerentes locais, ou afirmando respeitar a legislação trabalhista do país, sem mencionar que em geral essa legislação era quase inexistente. Os movimentos de opinião pública, que chegaram a proclamar o boicote de algumas marcas, obrigaram-nas a uma atitude mais madura e mais responsável e a engajar-se em um controle mais estreito das condições de trabalho, a partir de padrões mais próximos daqueles em vigor nos países industrializados. SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010 (adaptado).

Considerando esse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No contexto atual, é necessário que os componentes de uma marca sejam observados em uma perspectiva ampliada e integrada, e não de maneira compartimentada ou isolada.

PORQUE

II. Em uma sociedade em rede, midiatizada, o erro em qualquer um dos aspectos relacionados às marcas, como, por exemplo, o seu papel social, passa despercebido ou é rapidamente esquecido pela facilidade de retirada do conteúdo negativo do sistema.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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18Q943657 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Responsabilidade Social, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Existem vários caminhos para que a gestão estratégica de marcas contribua com uma eficaz relação entre o consumidor e a empresa, sobretudo em um momento no qual o consumidor interage ativamente com marcas, produtos e serviços.

Em relação ao texto acima, podemos afirmar:

I - Uma das formas para construir uma boa relação com o consumidor é investir em uma identidade, criando uma relação afetiva ou de sentimento para pertencer a um estilo ou a um grupo social.

II - Uma outra estratégia utilizada para construir uma boa relação com os clientes é o cuidado e a preocupação que a empresa possui com a sociedade e o meio ambiente.

Assinale a alternativa correta:
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19Q943658 | Publicidade e Propaganda, Mídias Audiovisuais, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A propaganda no meio rádio não utiliza sempre a mesma forma. Suas mensagens adotam estruturas e embalagens diferentes que, em muitas ocasiões, pretendem se integrar ao fluir programático para minimizar a desconexão mental do ouvinte e reduzir a saturação publicitária. Mesmo assim, é evidente que o formato mais reconhecido pela audiência é o spot, esses 20 ou 30 segundos que, com um código claramente comercial e mediante a repetição de sua emissão, buscam fixar na mente do ouvinte as qualidades de uma marca. A propaganda sonora tenta aproveitar a facilidade, que tem por sua essência para se fundir com o discurso jornalístico e assim se beneficiar de um maior grau de credibilidade. Na tipologia de formatos publicitários radiofônicos temos, além do spot, o flash e o jingle, entre outros.

RODRÍGUEZ, K. B. Teorias do Rádio - textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2008 (adaptado)

Em termos de variáveis que vão influenciar diretamente cada um desses formatos temos:

1 - Tempo: a duração da mensagem publicitária não é uma variável fundamental para estabelecer a diferença entre os formatos e os respectivos valores na tabela de preços das emissoras de rádio comerciais.
2 - Ao vivo ou gravado: formatos emitidos ao vivo têm a vantagem de não cortar bruscamente a programação e incrementar o nível de atenção do ouvinte. Já o formato gravado é sempre fiel à criação original.
3 - O objetivo publicitário: independentemente do interesse, todos os formatos são adequados seja à venda, à conscientização da população ou à criação/manutenção da imagem de um cliente.

É INCORRETO o que se afirma na(s) opção(ões)
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20Q943659 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Dados da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal aponta que quase 90% dos brasileiros se informam pela televisão sobre o que acontece no país, sendo que 63% têm na TV o principal meio de informação. A internet está em segundo lugar, como meio preferido de 26% dos entrevistados e citada como uma das duas principais fontes de informação por 49%.

A pesquisa foi realizada entre 23 de março e 11 de abril de 2016 e ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos de todo o país. O objetivo do estudo é conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira para a elaboração de comunicação e divulgação do Governo Federal. Essa foi a terceira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, que começou a ser realizada em 2013.

Considerando as ideias apresentadas acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A internet representa atualmente uma oportunidade dos anunciantes falarem com segmentos específicos de consumidores.

PORQUE

II. A dificuldade em atingir camadas específicas da população, em especial as classes D e E, explica os elevados custos das emissoras de televisão para atingi-los.
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