Questões de Concursos: POC

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1 Q943642 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade e propaganda funciona sobre quatro pilares fundamentais: o atendimento, o planejamento, a mídia e a criação. A respeito do relacionamento da área de criação com os demais departamentos, podemos afirmar que:

I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.

II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.

III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.

IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:

2 Q943649 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Os estudos de Marshall McLuhan eram focados nas dimensões sinestésicas e estéticas que o meio possibilita, ao invés dos aspectos funcionais e ideológicos em que um meio se diferencia do outro. Com base nesta afirmação, avalie as informações a seguir:

I. O meio é a mensagem, ou seja, é uma extensão do homem à medida em que suas características específicas nos modelam e determinam as peculiaridades das mensagens transmitidas.

II. O determinismo tecnológico representa a evolução das culturas como decorrentes de uma afetação direta dos modelos de tecnologias que emergem e que determinam os modos de ser do ser humano.

III. A ideia de aldeia global refere-se ao fato de que o progresso tecnológico acabou por reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia, onde a tecnologia diminui as distâncias e incompreensões estre as pessoas e promove uma consciência global interplanetária.

Das afirmativas anteriores qual (quais) são CORRETAS?

3 Q943647 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um tradicional anunciante brasileiro resolveu lançar um novo produto, por meio de uma grande campanha publicitária. Chamou sua agência de publicidade e fez com ela uma reunião de briefing. Nesta reunião, forneceu uma série de informações para o desenvolvimento da campanha de lançamento. As informações que, necessariamente, devem fazer parte de um briefing são

4 Q943648 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Qual a sequência correta a respeito de Cultura da Convergência?

( ) A cultura da convergência marca uma evolução das mídias que carregam em si a interatividade para uma mídia que privilegia e estimula a participação do público tanto na produção quanto no consumo de conteúdos transmidiáticos.

( ) Por transmídia entendemos a produção de conteúdos para rádio, TV, cinema, literatura, jogos multimídia, celulares e internet num serviço de complementaridades entre elas, onde cada dispositivo apresenta algo novo para a narrativa principal, promovendo, assim, uma narrativa transmidiática.

( ) Narrativas transmidiáticas refere-se a construção de uma narrativa em antigos lugares, uma forma de construir marcas que seduzem os públicos em todos os lugares.

( ) A cultura da convergência traça uma relação entre três idéias já em voga na sociedade atual: a convergência dos meios de comunicação, a cultura participativa e a inteligência coletiva.

5 Q943664 | Publicidade e Propaganda, Vetorização de Imagens Bitmap, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Não devemos utilizar imagens da Web para arte-finalizar projetos editoriais ou comerciais, pois em geral eles possuem baixa resolução (72 pixels x inch). Porém, quando um designer necessita utilizar uma imagem em baixa resolução, ele costuma recorrer à vetorização. Quais os programas gráficos utilizados no mercado para vetorizar imagens? Assinale (V) para as opções verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Adobe Photoshop

( ) Adobe InDesign

( ) Adobre Reader 8

( ) CorelDRAW

( ) Adobe Illustrator

6 Q943653 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Natura, marca é uma cultura que forma a dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/produto e os stakeholders, que cria valor para todas as partes interessadas. Assim, entendemos que nossa marca representa o pensamento dessa comunidade, da qual somos parte.

Em 2008, contratamos uma empresa para realizar uma pesquisa sobre a imagem da marca Natura. A pesquisa foi realizada com 1200 pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B,C e D, em três diferentes cidades brasileiras, com o intuito de definir os atributos dados pelos consumidores à marca Natura, comparativamente a determinados concorrentes. Selecionamos 11 atributos de marca que acreditamos serem importantes para nossos negócios e a empresa que contratamos realizou a pesquisa com base nestes atributos. Ficamos em primeiro lugar em todos os atributos.

O resultado desta pesquisa demonstra a posição de liderança de imagem da marca Natura no mercado brasileiro, que acreditamos decorre, em grande parte, de nossa capacidade em praticar nossas crenças e valores. "

Fonte: natura.infoinvest.com.br/modulos/

O posicionamento da Natura é um dos mais claros do mercado atual. A valorização da natureza, a preocupação em não afetar o meio ambiente e em não realizar testes em animais fazem da empresa uma das mais valorizadas pelo consumidor.

Analisando a Natura podemos afirmar que:

I - A imagem real e a imagem desejada são as mesmas.

PORQUE

II - A empresa cumpre no dia a dia com o que é mostrado em suas campanhas.


É (são) verdadeira (s) a(s) afirmativa (s):

7 Q943645 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

O ciberespaço não deve ser visto apenas como uma infraestrutura material ou um suporte tecnológico, mas também como um conjunto de informações e de usuários que o "habitam" e o alimentam por meio das interconexões. Neste sentido, ele propicia um sistema de interações humanas, o qual chamamos de cibercultura, que caracteriza a sociedade em que vivemos atualmente, uma sociedade em rede. A partir desta afirmação, analise as definições de alguns autores a respeito da sociedade em rede e assinale o item que indica as afirmativas corretas:

I. De acordo com Raquel Recuero, uma rede é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.

II. Manuel Castells afirma que redes são instrumentos apropriados para as economias socialistas, baseada na inovação e na concentração centralizada;

III. Henry Jenkins afirma que a inteligência coletiva é um dos principais motores da cibercultura, pois propicia a sinergia entre competências por meio das conexões em rede.

8 Q943656 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um dos aspectos que motivam a crítica social às marcas é a exploração econômica de uma mão de obra de baixo custo e mal protegida. O deslocamento da produção para países emergentes ocasionou abusos flagrantes: horários de trabalho excessivos, trabalho infantil, maus tratos, condições de trabalho degradantes. Muitas marcas escolheram claramente delegar a produção e a responsabilidade local, sem verificar se as condições mínimas de respeito e de dignidade dos trabalhadores estavam garantidas. Quando estourou o escândalo, a linha de defesa das marcas foi a de negar a responsabilidade direta dos fatos, fazendo-a recair sobre os gerentes locais, ou afirmando respeitar a legislação trabalhista do país, sem mencionar que em geral essa legislação era quase inexistente. Os movimentos de opinião pública, que chegaram a proclamar o boicote de algumas marcas, obrigaram-nas a uma atitude mais madura e mais responsável e a engajar-se em um controle mais estreito das condições de trabalho, a partir de padrões mais próximos daqueles em vigor nos países industrializados. SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010 (adaptado).

Considerando esse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No contexto atual, é necessário que os componentes de uma marca sejam observados em uma perspectiva ampliada e integrada, e não de maneira compartimentada ou isolada.

PORQUE

II. Em uma sociedade em rede, midiatizada, o erro em qualquer um dos aspectos relacionados às marcas, como, por exemplo, o seu papel social, passa despercebido ou é rapidamente esquecido pela facilidade de retirada do conteúdo negativo do sistema.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

9 Q943660 | Publicidade e Propaganda, Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma empresa de sucesso precisa se adaptar de forma constante às mudanças do mercado, e responder à essas mudanças por meio de publicidade e do desenvolvimento de novos produtos/serviços que aumentem seu valor percebido pelos consumidores. A pesquisa de Mercado é uma espécie de bússola que orienta o empresário sobre qual caminho seguir para conquistar mais espaço no mercado. Basicamente, podemos usar a pesquisa de mercado para solucionar dois grupos de questões.

Quais seriam esses dois grupos de questões?

10 Q943662 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade digital foi contratada para fazer a plataforma web de um novo filme de terror da Warner Brothers. Os designers envolvidos, após árduo trabalho, fazem um layout sofisticado e a Warner fica entusiasmada com as possibilidades. O Website tem uma atmosfera dark, todo construído com cores escuras, mas a Warner teme por um fracasso e quer fazer um teste qualitativo em praças chave para seu negócio. O teste ocorre em Paris, Tókio, São Paulo, Cidade do Cabo e New York. Apesar da aceitação excelente, o website foi reprovado, como um website de um filme de terror, na praça Tókio. Preocupados com o resultado, os designers investigaram a pesquisa e descobriram que a cor da morte no Japão é o branco não o preto. No Japão, o que dá medo são as imagens geladas do inverno branco japonês, ao contrário do escuro das trevas, como de costume no mundo ocidental. Esse aspecto cultural se ignorado poderia colocar o projeto em risco.

Portanto, pode-se dizer que esse problema é um problema de:
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