Questões de Concursos Portador de Deficiência

Resolva questões de Portador de Deficiência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045675 | Matemática, Aritmética e Problemas, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Uma família trocou o chuveiro da sua casa com o objetivo de economizar água. O chuveiro anterior tinha uma vazão de 15 litros por minuto e foi trocado por um modelo cuja vazão é 12 litros por minuto. Além disso, após a troca, o tempo de banho dos integrantes da família também foi limitado: Antes, os quatro integrantes tomavam 3 banhos ao dia, com 5 minutos cada, e agora passarão a tomar 2 banhos com 3 minutos por banho. Com essas ações, qual será a redução percentual no consumo de água referente ao banho da família?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1045676 | Matemática, Aritmética e Problemas, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Suponha que o preço de um produto no Brasil é R$ 70,00, e que o mesmo produto na França custa 14 euros (moeda local). Considere que o salário-mínimo no Brasil é 1.400,00 reais e que o salário-mínimo na França é 1.400,00 euros. Seja X a razão entre o preço do produto em real e o salário-mínimo do Brasil. Seja Y a razão entre o preço do produto em euro e o salário-mínimo da França. Qual o valor da diferença X - Y?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1045856 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

O Programa de Educação Inclusiva deve ser pensado por meio de um determinado modelo que conjuga a construção de um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades dos estudantes, em que as diversas barreiras que dificultam a inclusão são analisadas e quebradas.
Que modelo é esse?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1045667 | Português, Interpretação de Textos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

A candura da chuva



E as chuvas voltaram. Elas, que nos tinham abandonado, para nos advertir de quanto precisamos delas. No jardim, o verde da folhagem resplandeceu. Uma goteira intermitente, caindo sobre uma folha grande (nunca sei os nomes das plantas), repete, em espaços certos, um som musical que me agrada. Foi por causa de gota assim, repetida, que Chopin criou o prelúdio da Gota d’água.


Para mim, em minha deliciosa clausura, o que a chuva tem de mais importante são os sons. Tantos e tão variados. Sobre as folhas, sobre a areia, sobre o cimento, sobre o balde de alumínio. Depois, escorrendo nas telhas. Quem mora engavetado num apartamento não sabe o que seja a chuva correndo, escorrendo, se esfregando nas telhas. É preciso morar em casas térreas.


Quando nós éramos meninos, as casas tinham uma outra telha de vidro, e a gente não só ouvia, como via a chuva deslizando, resvalando, tinindo no beiral da nossa casa já morta, lá longe, onde os bois mugiam suplicantes de madrugada. Lá longe, onde os carneiros, no entardecer, tinham olhos desavisados. Lá longe, onde os sapos assobiavam uma música dodecafônica. Lá longe, onde dormem, profundamente, os nossos mortos e a nossa puerícia. Quão enganosa e ligeira foi a infância!


Esta chuva, que está caindo desde ontem e continua caindo, agora me traz algumas esperanças que estavam a morrer. Não se detenham, amigos, em pensamentos pessimistas, nem chorem a dor que ainda não doeu. Somos homens e a palavra “homem” sinonimiza com força e liberdade. Eu sou livre, mesmo neste quarto de portas fechadas. Só o fato de eu querer continuar preso me cobre de todas as liberdades da vida. Meu corpo, grande e farto, coberto de liberdades. O espírito diáfano, com uma asa em cada omoplata, tem todo o céu do sonho para voar.


Faz-me bem esta chuva. Não quero dizer, com isto, que a poesia tenha voltado. Nem irei garantir que ela tenha havido um dia. Quero comunicar, a sei lá quem, que estou bem e queeste bem, que me vai por dentro e me veste o corpo, deve estar com alguns de vocês, que preferem a chuva ao êxito; a chuva ao poder; a chuva ao dinheiro; a chuva à sociedade; a chuva ao smoking. Tenho chuva e amor. Uma coisa e outra são prazeres que embevecem. As duas coisas se completam, em nós... e o homem aquiescente aceita a paz, afinal, como o único bem da terra.


Ah, não estou ligando para as notícias dos jornais. Não foi Deus quem as escreveu. Foram os homens. Estão todas truncadas, intrigadas, todas. Sou livre. A liberdade completa é não querer e não poder. Brindemos essa chuva, que me aumenta a capacidade de ir escrevendo essas verdades intatas, sem grande sentido aparente, sem nenhuma importância fundamental. O fundamental que fique a cargo dos poderosos. Não quero mais que a música reminiscente da chuva que está caindo e a mão do amor sobre minha fronte e meus cabelos.


MARIA, A. A candura da chuva. In: TAUIL, G. (Org.) Vento vadio: as crônicas de Antônio Maria, 2021, p. 132-134.

Verifica-se, no uso da palavra “engavetado”, em “Quem mora engavetado num apartamento não sabe o que seja a chuva correndo”, a figura de linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1045680 | Matemática, Aritmética e Problemas, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Carlos participou de três corridas e anotou os tempos que levou para completar cada uma delas: na primeira, fez o percurso em 12 minutos, na segunda em 16 minutos e na terceira em 14 minutos. Indique a média de tempo que Carlos levou nas três corridas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1045665 | Português, Interpretação de Textos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

A candura da chuva



E as chuvas voltaram. Elas, que nos tinham abandonado, para nos advertir de quanto precisamos delas. No jardim, o verde da folhagem resplandeceu. Uma goteira intermitente, caindo sobre uma folha grande (nunca sei os nomes das plantas), repete, em espaços certos, um som musical que me agrada. Foi por causa de gota assim, repetida, que Chopin criou o prelúdio da Gota d’água.


Para mim, em minha deliciosa clausura, o que a chuva tem de mais importante são os sons. Tantos e tão variados. Sobre as folhas, sobre a areia, sobre o cimento, sobre o balde de alumínio. Depois, escorrendo nas telhas. Quem mora engavetado num apartamento não sabe o que seja a chuva correndo, escorrendo, se esfregando nas telhas. É preciso morar em casas térreas.


Quando nós éramos meninos, as casas tinham uma outra telha de vidro, e a gente não só ouvia, como via a chuva deslizando, resvalando, tinindo no beiral da nossa casa já morta, lá longe, onde os bois mugiam suplicantes de madrugada. Lá longe, onde os carneiros, no entardecer, tinham olhos desavisados. Lá longe, onde os sapos assobiavam uma música dodecafônica. Lá longe, onde dormem, profundamente, os nossos mortos e a nossa puerícia. Quão enganosa e ligeira foi a infância!


Esta chuva, que está caindo desde ontem e continua caindo, agora me traz algumas esperanças que estavam a morrer. Não se detenham, amigos, em pensamentos pessimistas, nem chorem a dor que ainda não doeu. Somos homens e a palavra “homem” sinonimiza com força e liberdade. Eu sou livre, mesmo neste quarto de portas fechadas. Só o fato de eu querer continuar preso me cobre de todas as liberdades da vida. Meu corpo, grande e farto, coberto de liberdades. O espírito diáfano, com uma asa em cada omoplata, tem todo o céu do sonho para voar.


Faz-me bem esta chuva. Não quero dizer, com isto, que a poesia tenha voltado. Nem irei garantir que ela tenha havido um dia. Quero comunicar, a sei lá quem, que estou bem e queeste bem, que me vai por dentro e me veste o corpo, deve estar com alguns de vocês, que preferem a chuva ao êxito; a chuva ao poder; a chuva ao dinheiro; a chuva à sociedade; a chuva ao smoking. Tenho chuva e amor. Uma coisa e outra são prazeres que embevecem. As duas coisas se completam, em nós... e o homem aquiescente aceita a paz, afinal, como o único bem da terra.


Ah, não estou ligando para as notícias dos jornais. Não foi Deus quem as escreveu. Foram os homens. Estão todas truncadas, intrigadas, todas. Sou livre. A liberdade completa é não querer e não poder. Brindemos essa chuva, que me aumenta a capacidade de ir escrevendo essas verdades intatas, sem grande sentido aparente, sem nenhuma importância fundamental. O fundamental que fique a cargo dos poderosos. Não quero mais que a música reminiscente da chuva que está caindo e a mão do amor sobre minha fronte e meus cabelos.


MARIA, A. A candura da chuva. In: TAUIL, G. (Org.) Vento vadio: as crônicas de Antônio Maria, 2021, p. 132-134.

O penúltimo parágrafo do texto permite depreender que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1045681 | Matemática, Aritmética e Problemas, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Sabe-se que em um evento para 100 pessoas com duração de 3 horas consome-se 30 litros de refrigerante. Se fizermos um evento para 50 pessoas com duração de 2 horas, quantos litros de refrigerante seriam necessários, considerando que o consumo de refrigerante é proporcional ao número de pessoas e ao tempo do evento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1045854 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise cada uma das alternativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.

[ ] A educação inclusiva restringe-se apenas às pessoas com deficiência.
[ ] A definição atual de educação inclusiva é fruto de diversos movimentos de um contexto histórico permeado pela consciência de uma sociedade igualitária, com equiparação de oportunidades e, no caso da educação, direito garantido a todos
[ ] A consciência de uma sociedade para todos nem sempre existiu. Ela começa a ser formada a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada em 1948.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1045666 | Português, Interpretação de Textos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

A candura da chuva



E as chuvas voltaram. Elas, que nos tinham abandonado, para nos advertir de quanto precisamos delas. No jardim, o verde da folhagem resplandeceu. Uma goteira intermitente, caindo sobre uma folha grande (nunca sei os nomes das plantas), repete, em espaços certos, um som musical que me agrada. Foi por causa de gota assim, repetida, que Chopin criou o prelúdio da Gota d’água.


Para mim, em minha deliciosa clausura, o que a chuva tem de mais importante são os sons. Tantos e tão variados. Sobre as folhas, sobre a areia, sobre o cimento, sobre o balde de alumínio. Depois, escorrendo nas telhas. Quem mora engavetado num apartamento não sabe o que seja a chuva correndo, escorrendo, se esfregando nas telhas. É preciso morar em casas térreas.


Quando nós éramos meninos, as casas tinham uma outra telha de vidro, e a gente não só ouvia, como via a chuva deslizando, resvalando, tinindo no beiral da nossa casa já morta, lá longe, onde os bois mugiam suplicantes de madrugada. Lá longe, onde os carneiros, no entardecer, tinham olhos desavisados. Lá longe, onde os sapos assobiavam uma música dodecafônica. Lá longe, onde dormem, profundamente, os nossos mortos e a nossa puerícia. Quão enganosa e ligeira foi a infância!


Esta chuva, que está caindo desde ontem e continua caindo, agora me traz algumas esperanças que estavam a morrer. Não se detenham, amigos, em pensamentos pessimistas, nem chorem a dor que ainda não doeu. Somos homens e a palavra “homem” sinonimiza com força e liberdade. Eu sou livre, mesmo neste quarto de portas fechadas. Só o fato de eu querer continuar preso me cobre de todas as liberdades da vida. Meu corpo, grande e farto, coberto de liberdades. O espírito diáfano, com uma asa em cada omoplata, tem todo o céu do sonho para voar.


Faz-me bem esta chuva. Não quero dizer, com isto, que a poesia tenha voltado. Nem irei garantir que ela tenha havido um dia. Quero comunicar, a sei lá quem, que estou bem e queeste bem, que me vai por dentro e me veste o corpo, deve estar com alguns de vocês, que preferem a chuva ao êxito; a chuva ao poder; a chuva ao dinheiro; a chuva à sociedade; a chuva ao smoking. Tenho chuva e amor. Uma coisa e outra são prazeres que embevecem. As duas coisas se completam, em nós... e o homem aquiescente aceita a paz, afinal, como o único bem da terra.


Ah, não estou ligando para as notícias dos jornais. Não foi Deus quem as escreveu. Foram os homens. Estão todas truncadas, intrigadas, todas. Sou livre. A liberdade completa é não querer e não poder. Brindemos essa chuva, que me aumenta a capacidade de ir escrevendo essas verdades intatas, sem grande sentido aparente, sem nenhuma importância fundamental. O fundamental que fique a cargo dos poderosos. Não quero mais que a música reminiscente da chuva que está caindo e a mão do amor sobre minha fronte e meus cabelos.


MARIA, A. A candura da chuva. In: TAUIL, G. (Org.) Vento vadio: as crônicas de Antônio Maria, 2021, p. 132-134.

O trecho “Uma coisa e outra são prazeres que embevecem” é reescrito com um sentido similar apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1045671 | Português, Sintaxe, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Nas sentenças a seguir, verifica-se um adjetivo substantivado, com papel sintático de sujeito, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1045677 | Matemática, Raciocínio Lógico, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Dois faróis marítimos, A e B, piscam em ciclos regulares para orientar os navegantes.

O farol A pisca uma vez a cada 45 segundos. O farol B pisca uma vez a cada 60 segundos.

Ambos piscam juntos às 18h em ponto. Qual será o próximo horário em que ambos os faróis piscarão juntos novamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1045690 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

O Programa Educação Inclusiva é pautado em vários instrumentos que representam a sua base teórica, como por exemplo a Declaração de Salamanca. Em consonância com a referida declaração compete afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1045858 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Ao analisar os aspectos históricos que contextualizam a educação especial, observa-se que ela se organizou tradicionalmente como um determinado tipo de atendimento educacional especializado, assinale-o abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1014628 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise os enunciados e marque a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1045687 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

De acordo com o artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando [...] os aspectos descritos por meio dos enunciados. Analise-os e marque a alternativa correta.

I – ao pleno desenvolvimento de sua pessoa
II – ao preparo para o exercício da cidadania
III – à qualificação para o trabalho
IV – ao desenvolvimento intelectual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1045848 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.

I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
II - A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1045853 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Sobre a educação especial, em conformidade com a LDB, analise as afirmativas abaixo:

I - Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
II - O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1045857 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

O atendimento às necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes demanda a adoção de uma série de estratégias. Ao analisar especificamente o currículo e a avaliação, observa-se que eles devem apresentar qual das características abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1045860 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

De acordo com o LDB, “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” qual dos aspectos a seguir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.