Início

Questões de Concursos Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo

Resolva questões de Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q852532 | Contabilidade Geral, Análise das Demonstrações Contábeis, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O balanço patrimonial relata a posição patrimonial e financeira da entidade em uma determinada data, retratando seus bens e direitos, obrigações e deveres. Esse relatório contábil é dividido em duas colunas: a coluna da esquerda, denominada Ativo; e a do lado direito, que exibe o Passivo e o Patrimônio Líquido.

II. A análise das demonstrações contábeis é um ramo da contabilidade que busca identificar e interpretar o momento financeiro e estratégico da entidade a partir de seus indicadores de qualidade na prestação dos serviços. Essa vertente estuda aspectos como endividamento, retornos financeiros e resultado operacional expressos nas demonstrações para que se possa tomar novas decisões estratégicas para a organização.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q856583 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O conserto de um carro foi realizado em 4 etapas sequenciais que duraram, respectivamente: 58 minutos, 30 minutos, 58 minutos e 15 minutos. Assim, considerando apenas os dados apresentados, é correto afirmar que o tempo total desse conserto foi superior a 2,3 horas.

II. Para uma festa, foram comprados 16 refrigerantes e 84 cervejas. Com base nesses dados, é correto afirmar que é necessário que mais de 32 cervejas sejam consumidas para que o total de refrigerantes represente 25% do total de bebidas na festa.

III. A instalação de um gerador de energia exige a montagem de quatro componentes. O tempo de instalação do primeiro componente é de 121 minutos; o segundo, exige 57 minutos de trabalho; o terceiro pode ser montado em 103 minutos; e o quarto, precisa de 24 minutos para ser montado. Assim, considerando os dados apresentados, é correto afirmar que o tempo total desse processo é superior a 5,77 horas e inferior a 6,11 horas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q848646 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os principais elementos a serem considerados na definição do layout de armazenagem são: a definição dos materiais a serem armazenados; o volume de material; as férias programadas dos colaboradores; a política de segurança de dados da entidade; e os requisitos legais de segurança de materiais na organização.

II. O inventário é uma ferramenta de controle dos estoques dos almoxarifados e do ativo imobilizado (bens patrimoniais) de uma entidade. Se for corretamente desenvolvido, o inventário compreenderá o registro de todos os colaboradores, usuários dos serviços e fornecedores da instituição. Com base nessas informações, o inventário pode ser utilizado como principal informação a ser considerada no planejamento da gestão de recursos humanos de uma instituição.

III. A embalagem primária é empregada para facilitar os processos de movimentação e embalagem de materiais. Um palete com 10 caixas de papelão (cada uma com 8 litros de leite) é um exemplo de embalagem terciária.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q850838 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A análise do ambiente fornece um diagnóstico situacional indispensável para formular o plano estratégico, ao considerar os fatores internos e externos que impactam no funcionamento da organização e o alcance de sua missão institucional. Dependendo do método utilizado, a análise ambiental permite que diferentes partes interessadas, inclusive externas à organização, participem do processo de planejamento estratégico.

II. A gestão estratégica é um processo contínuo, que integra o planejamento estratégico à implementação, ao monitoramento e à avaliação da estratégia para transcurar o cumprimento das diretrizes organizacionais. A gestão estratégica é, portanto, um elemento importante da governança organizacional, pois serve para definir regras, criar estruturas e dirigir as organizações, interagindo diretamente com outros subsistemas, como a gestão de desempenho e a gestão de projetos.

III. O controle interno da gestão é um conjunto de diretrizes, regras, procedimentos, protocolos e rotinas informatizadas que ajudam a alcançar os objetivos estratégicos e a executar as operações de forma ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz. O controle interno mantém uma preocupação constante com o cumprimento de leis, de regulamentos e de obrigações de accountability pela entidade a fim de manter a transparência e evitar danos, perdas e o mau uso de recursos públicos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q851408 | Administração Geral, Organizações, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O diagrama causa-e-efeito é uma representação gráfica que permite visualizar facilmente a cadeia de causas e efeitos de um problema que está sendo analisado. Esse diagrama mostra a relação entre as características da qualidade e os seus fatores. Ele também representa a relação entre o efeito de todas as possibilidades de causas que contribuem para esse efeito. Para cada um dos efeitos analisados no diagrama, existem inúmeras causas dentro das categorias como as 6 M’S: método, mão-de-obra, matéria-prima, máquinas, mensuração e meio ambiente.

II. Os fluxogramas (ou gráficos de processos) são usados para o registo de dados, que é um formulário de papel no qual os itens a serem verificados já estão impressos, de modo que os dados possam ser coletados de forma fácil e precisa. Tendo como fim organizar os dados a serem verificados, os fluxogramas permitem ao servidor ter uma rápida noção da veracidade de um item inspecionado, ajudando a diminuir os erros.

Marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q853656 | Legislação Federal, Lei de Acesso Informação, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O tratamento da informação, à luz da Lei Federal nº 12.527, de 2011, compreende o conjunto de ações referentes à produção, à recepção e à classificação das informações produzidas por entidades públicas e que devem ser disponibilizadas pela imprensa oficial em até dez dias úteis, conforme determina o artigo 4º dessa lei.

II. Na concessão de crédito por ente da Federação a pessoa física ou jurídica, que não esteja sob seu controle direto ou indireto, os encargos financeiros, as comissões e as despesas congêneres não serão inferiores aos definidos em lei ou ao custo de captação, conforme previsto no artigo 27 da Lei Complementar nº 101, de 2000.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q852278 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) compreende os movimentos financeiros realizados por uma entidade. Assim, a DRE ilustra o lucro ou o prejuízo de uma entidade, levando em conta todas as receitas e despesas que a entidade teve naquele exercício. Ela retrata, portanto, a riqueza gerada aos acionistas, demonstrando propriamente seu resultado financeiro final.

II. No balanço patrimonial, as aplicações que correspondem aos bens e aos recursos aplicados na entidade são denominadas Ativos. Por outro lado, as despesas e as obrigações da entidade com terceiros são chamadas de Passivos. O valor líquido da entidade, o seu capital próprio, é chamado de Patrimônio Líquido. A relação entre esses três conceitos é dada pela equação Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

Marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q857636 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os números decimais podem ser utilizados em diversas operações matemáticas. Por exemplo, é possível multiplicar 0,3 por 0,6, o que resulta em um número decimal maior que 0,11 e menor que 0,27.

II. João possui 24 brinquedos. Pedro possui o dobro do número de brinquedos de João. Carlos possui o quádruplo da quantidade de brinquedos de João. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o número total de brinquedos de João, Pedro e Carlos é superior a 171 e inferior a 198.

III. Em uma sala, há 4 garotas e 5 rapazes, todos com idades entre 15 e 17 anos. Diante desses dados, é correto afirmar que a proporção de garotas em relação ao total de adolescentes presentes na sala é dada por 4/9, fração essa que corresponde, em números decimais, a 0,467.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q851194 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A armazenagem de materiais pode ser entendida como a atividade de planejamento e organização das operações destinadas a manter e a abrigar adequadamente os itens de material, mantendo-os em condições de uso até o momento de sua demanda efetiva pela organização. Uma armazenagem racional tem por objetivo principal a minimização dos custos a ela inerentes e a rápida disponibilização dos materiais necessários para o funcionamento da instituição.

II. O processo de armazenagem deve maximizar a utilização dos espaços, utilizando-o da maneira mais eficiente possível; facilitar o acesso a todos os itens de material; proteger os itens estocados, de forma que sua manipulação não incorra em danos; prover um ambiente cujas características não afetem a qualidade e a integridade dos itens estocados; e apresentar um arranjo físico que possibilite o uso eficiente de mão-de-obra e de equipamentos.

III. Os materiais de armazenagem complexa podem exigir uma infraestrutura de guarda especial, incluindo, entre outros recursos, equipamentos de prevenção de incêndio; ambientes climatizados (câmaras frigoríficas etc.); ambientes com controle de temperatura e umidade (paióis de munição etc.); e uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos colaboradores que lidam diretamente com esses materiais. De posse da informação do tipo de armazenagem que é demandada pelo material (simples ou complexa), cabe ao gestor de almoxarifado adotar um critério de guarda dos materiais.

Marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q850459 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em sentido amplo, as receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias.

II. De acordo com o princípio da unidade (ou totalidade), o orçamento deve ser único, ou seja, cada ente governamental deve elaborar um único orçamento. Esse princípio é mencionado no caput do artigo 2º da Lei Federal nº 4.320, de 1964, e visa evitar múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada nível federativo: a Lei Orçamentária Anual.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q854904 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Um caminhão percorreu 39 km em 16 horas e, em seguida, percorreu mais 80 km em 29 horas. Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que a sua velocidade média em todo o percurso foi superior a 2,81 km/h.

II. Um restaurante vendeu 887 litros de suco a R$ 5,35 por litro, e de 2.421 litros de refrigerante a R$ 3,45 por litro. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o faturamento com as vendas de suco representa mais de 31% e menos de 34% do total arrecadado.

III. Nos três últimos dias, os preços de uma moeda estrangeira foram os seguintes: R$ 3,42, R$ 3,89 e R$ 3,13. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o preço médio dessa moeda, no período considerado, foi superior a R$ 3,27 e inferior a R$ 3,51.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q849170 | Direito Financeiro, A Receita Pública, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Lei Complementar nº 101, de 2000, em seu artigo 29, V, caracteriza o refinanciamento da dívida mobiliária como a emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

II. A lei de responsabilidade fiscal, em seu artigo 27, parágrafo único, determina que dispensam a autorização em lei específica as prorrogações e as composições de dívidas decorrentes de operações de crédito, bem como a concessão de empréstimos ou financiamentos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q848100 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os almoxarifados são locais destinados à guarda e à conservação dos itens de material em estoque de uma determinada organização. A gestão dos almoxarifados deve ser eficiente, visando à minimização dos custos de armazenamento de estoques, bem como à maximização da qualidade do atendimento aos colaboradores que precisam dos itens armazenados para o desenvolvimento do seu trabalho diário.

II. Em geral, o recebimento de um material no almoxarifado é uma etapa posterior à compra e anterior ao pagamento do fornecedor. Ou seja, em muitas organizações, somente após o recebimento do item, é que o pagamento é autorizado. Dessa forma, a atividade de recebimento mantém estreito relacionamento com as áreas contábeis e de compras da entidade, além de contar, por vezes, com o suporte provido pelo setor de transportes.

III. No almoxarifado de órgãos públicos, por ocasião do recebimento, três informações alusivas às especificações dos materiais devem ser comparadas, verificando se há conformidade entre elas: as informações constantes da nota de empenho; da nota fiscal; e os dados da mercadoria efetivamente entregue. No entanto, há órgãos públicos nos quais nem todos os materiais de consumo são recebidos em almoxarifados. As exceções, em geral, são alusivas aos materiais de consumo imediato, que podem não transitar fisicamente pelos almoxarifados.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q848542 | Administração Geral, Organizações, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências de um fenômeno, da maior para a menor, possibilitando a ordenação prévia dos problemas, causas de problemas ou consequências a serem analisados. Esse diagrama indica, ainda, a curva de percentagens acumuladas do fenômeno analisado. Assim, pode-se afirmar que a maior utilidade desse diagrama é permitir uma fácil visualização e o reconhecimento das causas ou problemas mais relevantes em um processo ou projeto analisado, possibilitando a centralização de esforços sobre eles.

II. O fluxograma é um tipo de diagrama que pode ser interpretado através de uma representação gráfica de um processo, normalmente feita com gráficos que ilustram de forma simples a transição de informações ou insumos entre os elementos que o compõe.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q849063 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal LC n 101 de 2000, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O conceito de informação previsto no artigo 4º, I, da lei federal nº 12.527, de 2011, compreende os dados, processados ou não, que podem ser utilizados para a produção e a transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.

II. A dívida pública mobiliária é representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, pelos estados e pelos municípios, conforme previsto no artigo 29, II, da Lei Complementar nº 101, de 2000.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q853352 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Fernanda elaborou 4 relatórios em 18 minutos, cada; e mais 7 pareceres em 20 minutos, cada. Todas essas atividades foram realizadas em sequência. Assim, considerando os dados apresentados, é correto afirmar que o tempo gasto por ela para realizar essas atividades foi maior que 2,93 horas.

II. Uma empresa comprou 432 unidades do item 1 ao preço de R$ 41 por item; 264 unidades do item 2 ao preço de R$ 33,9 por item; e 256 unidades do item 3 ao preço de R$ 29,7 por item. Sobre o valor total dessa compra, foi aplicado um desconto de 17%. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final das compras, após o desconto, foi superior a R$ 27.110 e inferior a R$ 27.865.

III. Um terreno possui o formato de um triângulo com 44m de base e 90m de altura. Outro terreno possui o formato de um retângulo com 97m de largura e 152m de comprimento. Ambos os terrenos possuem 47% da sua área ocupada por um gramado. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a soma da área do gramado de ambos os terrenos é superior a 8.017 m² e inferior a 8.109 m².

Marque a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q855673 | Legislação Federal, Lei de Acesso Informação, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Lei Federal nº 12.527, de 2011, em seu artigo 4º, considera que uma informação é sigilosa se ela foi modificada ou alterada por um agente público em função da sua imaterialidade ou se ela está arquivada em um servidor de dados próprio da instituição.

II. À luz do artigo 16 da lei de responsabilidade fiscal, é incompatível com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias, a despesa que se conforme com as diretrizes, os objetivos, as prioridades e as metas previstos nesses instrumentos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q848145 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Como função da governança, a gestão estratégica incorpora a gestão de riscos para identificar, avaliar e gerenciar as metas, os prazos e as necessidades internas e operacionais da entidade. Na perspectiva estratégica, o gerenciamento de riscos também é responsável por processos como a elaboração de cronogramas, de orçamentos e a avaliação da equipe.

II. A cadeia de valor é uma ferramenta de diagnóstico e gestão que permite representar uma organização como um conjunto de subsistemas (atividades), com entradas (insumos), processos de transformação e saídas (produtos). A forma como as atividades da cadeia de valor é organizada e executada determina os custos e afeta os resultados da organização. A decomposição da cadeia de valor em atividades permite analisar suas forças e fraquezas, fontes de custo, indicadores e o potencial de melhoria dos macroprocessos da instituição. Permite também identificar sobreposições, lacunas e deficiências nas atividades da organização, criando oportunidades para integrar, coordenar e melhorar processos e sistemas.

III. O planejamento estratégico é um processo de análise, de criação de alternativas e de tomada de decisão sobre o que é a organização, o que ela faz, e por que ela o faz. Além de alocar recursos, essas decisões servem para alinhar propósitos, programas, projetos, pessoas, estruturas e suporte político em prol de objetivos definidos. O produto do planejamento estratégico é um plano, que documenta os desafios, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e as ações necessárias para alcançar uma situação futura desejada pela instituição.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q849627 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os mapas mentais são constituídos por três linhas paralelas em que cada uma delas representa um limite de controle para o gerenciamento da qualidade. A linha central representa o valor médio característico da qualidade; a linha superior representa o limite superior de controle; e a linha inferior representa o limite inferior de controle.

II. Através de uma lista de possíveis causas de problemas, um diagrama de dispersão permite identificar as mais prováveis e selecioná-las para uma análise mais completa. Esse diagrama contribui para o exame de cada causa de um problema ou de um aspecto que afeta a qualidade, permitindo, com a ajuda do grupo e mediante a análise da disposição visual das causas agrupadas por categorias, identificar e solucionar falhas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q851496 | Direito Financeiro, A Despesa Pública, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em decorrência da necessidade de garantir o cumprimento dos resultados fiscais estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias e de obter maior controle sobre os gastos, a Administração Pública, em atendimento aos artigos 8º, 9º e 13º da Lei de Responsabilidade Fiscal, faz a programação orçamentária e financeira da execução das despesas públicas, bem como o monitoramento do cumprimento das metas de superávit primário.

II. As despesas de capital são as que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. Já as despesas correntes, por sua vez, são as que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.