Início Questões de Concursos Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo Resolva questões de Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q849689 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020A teoria psicogenética apresenta uma concepção bastante peculiar de desenvolvimento. De acordo com essa teoria, ✂️ a) a equilibração, um dos mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo, é um processo em que o sujeito organiza o conhecimento de forma passiva, acomodando-se às novas realidades. ✂️ b) os humanos, em função de sua inteligência, são os únicos seres vivos capazes de organizar os próprios esquemas de conhecimento para lidar com o ambiente e adaptar-se às exigências ambientais, mediante processos de assimilação e acomodação. ✂️ c) o desenvolvimento é um processo de organização e reorganização estrutural de natureza sequencial que ocorre em estádios independentes de idades cronológicas fixas. ✂️ d) as formas de organização da inteligência e os mecanismos responsáveis pelo funcionamento intelectual (assimilação e acomodação) modificam-se continuamente na interação entre o indivíduo e seu ambiente. ✂️ e) a inteligência, em função dos processos de assimilação e acomodação, é construída a partir da aquisição da linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q847786 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Fracasso escolar e problemas de aprendizagem já foram, muitas vezes, caracterizados como sinônimos, mas atualmente são entendidos como conceitos distintos. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta, de acordo com as teorias recentes da psicopedagogia. ✂️ a) Fracasso escolar deve ser tratado em clínica por meio de uma psicopedagogia preventiva. ✂️ b) Fracasso escolar é uma patologia instalada nas modalidades de ensino da escola. ✂️ c) Problemas de aprendizagem devem ser tratados por meio de intervenção institucional. ✂️ d) Problemas de aprendizagem são uma patologia externa ao indivíduo. ✂️ e) As causas do fracasso escolar e dos problemas de aprendizagem são as mesmas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q850242 | Psicologia, Freud, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Freud, baseando-se na biologia, percebia o ser humano no contexto do plano biopsicossocial. Nesse sentido, o pensamento freudiano é ✂️ a) criacionista. ✂️ b) mecânico-evolucionista. ✂️ c) positivista. ✂️ d) sistêmico. ✂️ e) socioconstrutivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q849510 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Na década de 70 do século passado, após um ano de diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldades de aprendizagem, psicopedagogos argentinos perceberam ✂️ a) o deslocamento de sintoma nesses pacientes, que haviam desenvolvido distúrbios de personalidade. ✂️ b) a necessidade de excluir o olhar e a escuta psicanalítica nos tratamentos desses pacientes. ✂️ c) a importância de utilizar o método clínico de Piaget no tratamento desses pacientes. ✂️ d) a conveniência de determinar ações reeducadoras para pacientes com essas dificuldades. ✂️ e) a relação dessas dificuldades com a disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q850737 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Na proposta fundamental sobre o processo de alfabetização inicial de crianças, ✂️ a) deve-se esperar que ocorra, imediatamente, correlação gráfica e ortográfica. ✂️ b) a língua escrita deve ser destituída do seu caráter de objeto social. ✂️ c) a estimulação com a língua escrita deve restringir-se ao ambiente escolar. ✂️ d) não se deve supervalorizar a criança supondo-se que, de imediato, ela compreenderá a relação entre a escrita e a língua. ✂️ e) pressupõe-se que a produção e a interpretação da escrita ocorrem a partir do nível alfabético. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q848964 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020No que se refere à psicopedagogia clínica, julgue os itens a seguir. I Tem como missão retirar as pessoas da condição inadequada de aprendizagem, fazendo-as perceber suas potencialidades e recuperar o sentimento de autoestima e os seus processos internos de apreensão da realidade, em todos os seus aspectos individuais. II Desenvolve sua atuação em um espaço onde o processo de aprendizagem ocorre de maneira planejada, possibilitando o atendimento a públicos de diferentes faixas etárias, auxiliando alunos e professores. III Caracteriza-se por analisar diversos aspectos da instituição de ensino, prestando, por exemplo, orientação ao quadro docente, auxiliando no planejamento de aulas e desenvolvendo projetos escolares. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item III está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q849610 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Ao atuar no assessoramento da escola, o psicopedagogo deve considerar ✂️ a) o modo como a escola se relaciona com a diversidade de aprendizagens. ✂️ b) as abordagens de intervenção exclusivamente clínica na interpretação da história traumática de aprendizagem dos estudantes. ✂️ c) exclusivamente os estudantes com problemas de aprendizagem, com o intuito de reintegrá-los ao ambiente escolar. ✂️ d) a comunidade educadora unicamente como agente de integração e mediação no processo de inclusão. ✂️ e) aspectos intelectuais, emocionais e cognitivos dos sujeitos, em detrimento dos aspectos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q845230 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os seguintes itens. I Toda criança tem direito de contestar os critérios avaliativos das escolas, podendo recorrer a instâncias superiores. II Os pais têm direito de participar da definição da proposta educacional das escolas onde seus filhos estudem. III É dever dos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicar ao conselho tutelar os casos de elevados níveis de repetência. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item II está certo. ✂️ b) Apenas o item III está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q851075 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020O método clínico piagetiano de pesquisa psicológica consiste em ✂️ a) uma concepção rígida sobre o sistema de avaliar e classificar os níveis de inteligência das crianças. ✂️ b) contabilizar um número de respostas predeterminadas como corretas. ✂️ c) desenvolver uma conversa com o sujeito, para tentar aprender a sequência dos seus pensamentos. ✂️ d) aplicar questionários fechados e fazer observações. ✂️ e) um método unicamente experimental. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q849689 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020A teoria psicogenética apresenta uma concepção bastante peculiar de desenvolvimento. De acordo com essa teoria, ✂️ a) a equilibração, um dos mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo, é um processo em que o sujeito organiza o conhecimento de forma passiva, acomodando-se às novas realidades. ✂️ b) os humanos, em função de sua inteligência, são os únicos seres vivos capazes de organizar os próprios esquemas de conhecimento para lidar com o ambiente e adaptar-se às exigências ambientais, mediante processos de assimilação e acomodação. ✂️ c) o desenvolvimento é um processo de organização e reorganização estrutural de natureza sequencial que ocorre em estádios independentes de idades cronológicas fixas. ✂️ d) as formas de organização da inteligência e os mecanismos responsáveis pelo funcionamento intelectual (assimilação e acomodação) modificam-se continuamente na interação entre o indivíduo e seu ambiente. ✂️ e) a inteligência, em função dos processos de assimilação e acomodação, é construída a partir da aquisição da linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q847786 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Fracasso escolar e problemas de aprendizagem já foram, muitas vezes, caracterizados como sinônimos, mas atualmente são entendidos como conceitos distintos. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta, de acordo com as teorias recentes da psicopedagogia. ✂️ a) Fracasso escolar deve ser tratado em clínica por meio de uma psicopedagogia preventiva. ✂️ b) Fracasso escolar é uma patologia instalada nas modalidades de ensino da escola. ✂️ c) Problemas de aprendizagem devem ser tratados por meio de intervenção institucional. ✂️ d) Problemas de aprendizagem são uma patologia externa ao indivíduo. ✂️ e) As causas do fracasso escolar e dos problemas de aprendizagem são as mesmas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q850242 | Psicologia, Freud, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Freud, baseando-se na biologia, percebia o ser humano no contexto do plano biopsicossocial. Nesse sentido, o pensamento freudiano é ✂️ a) criacionista. ✂️ b) mecânico-evolucionista. ✂️ c) positivista. ✂️ d) sistêmico. ✂️ e) socioconstrutivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q849510 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Na década de 70 do século passado, após um ano de diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldades de aprendizagem, psicopedagogos argentinos perceberam ✂️ a) o deslocamento de sintoma nesses pacientes, que haviam desenvolvido distúrbios de personalidade. ✂️ b) a necessidade de excluir o olhar e a escuta psicanalítica nos tratamentos desses pacientes. ✂️ c) a importância de utilizar o método clínico de Piaget no tratamento desses pacientes. ✂️ d) a conveniência de determinar ações reeducadoras para pacientes com essas dificuldades. ✂️ e) a relação dessas dificuldades com a disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q850737 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Na proposta fundamental sobre o processo de alfabetização inicial de crianças, ✂️ a) deve-se esperar que ocorra, imediatamente, correlação gráfica e ortográfica. ✂️ b) a língua escrita deve ser destituída do seu caráter de objeto social. ✂️ c) a estimulação com a língua escrita deve restringir-se ao ambiente escolar. ✂️ d) não se deve supervalorizar a criança supondo-se que, de imediato, ela compreenderá a relação entre a escrita e a língua. ✂️ e) pressupõe-se que a produção e a interpretação da escrita ocorrem a partir do nível alfabético. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q848964 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020No que se refere à psicopedagogia clínica, julgue os itens a seguir. I Tem como missão retirar as pessoas da condição inadequada de aprendizagem, fazendo-as perceber suas potencialidades e recuperar o sentimento de autoestima e os seus processos internos de apreensão da realidade, em todos os seus aspectos individuais. II Desenvolve sua atuação em um espaço onde o processo de aprendizagem ocorre de maneira planejada, possibilitando o atendimento a públicos de diferentes faixas etárias, auxiliando alunos e professores. III Caracteriza-se por analisar diversos aspectos da instituição de ensino, prestando, por exemplo, orientação ao quadro docente, auxiliando no planejamento de aulas e desenvolvendo projetos escolares. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item III está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ d) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q849610 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Ao atuar no assessoramento da escola, o psicopedagogo deve considerar ✂️ a) o modo como a escola se relaciona com a diversidade de aprendizagens. ✂️ b) as abordagens de intervenção exclusivamente clínica na interpretação da história traumática de aprendizagem dos estudantes. ✂️ c) exclusivamente os estudantes com problemas de aprendizagem, com o intuito de reintegrá-los ao ambiente escolar. ✂️ d) a comunidade educadora unicamente como agente de integração e mediação no processo de inclusão. ✂️ e) aspectos intelectuais, emocionais e cognitivos dos sujeitos, em detrimento dos aspectos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q845230 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020Considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os seguintes itens. I Toda criança tem direito de contestar os critérios avaliativos das escolas, podendo recorrer a instâncias superiores. II Os pais têm direito de participar da definição da proposta educacional das escolas onde seus filhos estudem. III É dever dos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicar ao conselho tutelar os casos de elevados níveis de repetência. Assinale a opção correta. ✂️ a) Apenas o item II está certo. ✂️ b) Apenas o item III está certo. ✂️ c) Apenas os itens I e II estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q851075 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020O método clínico piagetiano de pesquisa psicológica consiste em ✂️ a) uma concepção rígida sobre o sistema de avaliar e classificar os níveis de inteligência das crianças. ✂️ b) contabilizar um número de respostas predeterminadas como corretas. ✂️ c) desenvolver uma conversa com o sujeito, para tentar aprender a sequência dos seus pensamentos. ✂️ d) aplicar questionários fechados e fazer observações. ✂️ e) um método unicamente experimental. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro