Questões de Concursos Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa

Resolva questões de Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q832771 | Informática, Microsoft Word, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Sobre o programa Microsoft Word, verifique as assertivas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q832264 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.

As estrelas dirão — “Ai! nada somos,
Pois ela se morreu silente e fria...”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.

A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.

Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?"

(Alphonsus de Guimaraens. Hão de chorar por ela os cinamomos.).
Assinale a alternativa que apresenta o tema principal abordado no poema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q832543 | Português, Morfologia Pronomes, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta um vocábulo sublinhado que pertence à mesma classe gramatical de aquilo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q832554 | Português, Pontuação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica

Da Maré para o mundo. É assim que Marllon Araújo, de 23 anos, e Luyd de Souza Carvalho, 22, pretendem dar seus passos. E num futuro não muito distante.
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., escola de Bruxelas, Bélgica, reconhecida mundialmente como referência no ensino de dança contemporânea.
Entre 1.196 candidatos, a dupla ocupará duas das 45 vagas a partir de outubro.
Para Marllon, a conquista vai muito além de uma boa oportunidade de aprender novas técnicas.

(Mateus Almeida. Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica. G1 – Portal de Notícias. 2019). 
Acerca dos recursos morfossintáticos de construção de sentidos, no trecho Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., as vírgulas isolam o aposto. Nesse caso, o aposto possui valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q834616 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Analise as informações abaixo relacionadas a Política Nacional de Educação – Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 no que diz respeito ao Ensino Fundamental e identifique a sequência correta:
O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. O desenvolvimento da capacidade de ensinar, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita. II. A compreensão do ambiente natural e esportivo, do sistema jurídico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q832858 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q832096 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arte e Cultura na Atualidade, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar 2021. Assinale a alternativa correta no que fiz respeito aos filmes que estão concorrendo ao Oscar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q833389 | Informática, Internet, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Sobre a navegação na internet, verifique as assertivas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q831857 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. No que diz respeito ao assunto “Sustentabilidade” analise as questões abaixo e identifique a sequência correta:
I. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. II. O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades empresariais. III. Um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras. IV. Como exemplo de sustentabilidade temos: economia de água, garantia de alimentação em longo prazo e controle da urbanização e integração entre campo e cidades maiores.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q834421 | Português, Ortografia, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas:
O farol andava louco desde que Ivan morrera. Outrora emitia a sua luz a cada dois segundos, essa era a sua identidade. Um lampejo certeiro e brevíssimo a cada dois segundos e então os marinheiros sabiam exatamente em que ponto da costa se encontravam, os barcos manobravam para longe das traiçoeiras rochas do litoral próximo a Oedivetnom e seguiam viagem até o seu destino final. (Letícia Wierzchowski. “Sal”, p.11.)
I. Na primeira frase do texto, considerando os aspectos semânticos, tem-se uma construção por personificação. II. O vocábulo brevíssimo encontra-se no grau superlativo absoluto analítico. III. O vocábulo viagem poderia ser substituído por viajem sem alteração de classe gramatical.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q833656 | Português, Morfologia, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Com base na estrutura e nos processos de formação das palavras, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q833145 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

O município de Palhoça está localizado na região da Grande Florianópolis. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito ao referido município:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q832125 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta:
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Assim:
I. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os professores desenvolvam ao longo da escolaridade básica. II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. III. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. IV. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos e professores têm direito.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q832153 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q831642 | Português, Sintaxe, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Considerando os aspectos sintáticos, leia as assertivas abaixo:
I. Em Passamos férias maravilhosas, o sujeito é desinencial. II. Em Alguém comeu o meu pudim, o sujeito é simples. III. Em Nas cidades do sul, neva no inverno, o sujeito é indeterminado.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q831652 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q832934 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas:
Gostei da reportagem sobre adoção. As informações sobre como funciona o processo de adoção no Brasil são realmente muito importantes. Pois muitas pessoas deixam de adotar uma criança por não saber como funciona e o que é preciso para tal gesto. Que essa matéria sirva de exemplo para que muitas pessoas possam dar um novo lar a uma criança.
(Carta dos leitores. Antonio Luciano Vieira, Diadema, SP. Revista Época. Nº 327/2004).
I. A carta do leitor é um gênero textual veiculado pelos meios de comunicação, principalmente jornais e revistas, e pauta-se pela exposição crítica do leitor sobre determinados assuntos. II. De tipologia narrativa, a carta do leitor, geralmente, é narrada em 1ª pessoa e apresenta registro formal de escrita. III. Um dos elementos mais característicos da carta do leitor é a assinatura do emissor.
Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q832170 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Língua Portuguesa, IESES, 2021

Considerando os elementos coesivos de um texto, pode-se afirmar que a relação de consequência está corretamente indicada em qual das seguintes frases?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.