Início Questões de Concursos Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico Resolva questões de Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q846870 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020O triatlo é um evento composto de três modalidades de endurance. Existem várias combinações de modalidades no triatlo, dependendo da região/país onde se desenvolve. Mas a combinação mais popular e reconhecida de triatlo é composta por natação, ciclismo e corrida. As fibras musculares predominantes nesses atletas têm como características: ✂️ a) Alta quantidade de reservas de ATP - CP. ✂️ b) Velocidade de contração lenta. ✂️ c) Densidade capilar baixa. ✂️ d) Conteúdo de mioglobina baixo. ✂️ e) Potencial oxidativo contínuo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q844451 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Os processos de testes, medidas e avaliação têm apresentado um crescente interesse por parte dos profissionais de Educação Física. Esse processo contribui para a identificação de parâmetros da aptidão física do indivíduo. Os parâmetros são importantes para iniciar um treino e/ou para promover o prosseguimento e a condução de exercícios. Sobre o conteúdo apresentado, marque a alternativa CORRETA. ✂️ a) A objetividade do teste reflete que ele produz escores similares para dado indivíduo, quando o mesmo é administrado por diferentes avaliadores. ✂️ b) A avaliação somativa é utilizada antes de iniciar o trabalho. Seu objetivo é conhecer as condições iniciais do avaliado, para serem traçados os objetivos do processo de treinamento. ✂️ c) O teste é um instrumento subjetivo, que se relaciona a um procedimento ou técnica de investigação. ✂️ d) A aptidão física utilizada nos testes possui a capacidade de ser conduzida através da orientação do movimento. ✂️ e) O tempo de duração determina a importância ou o valor da informação coletada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q844595 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Antes da inserção num programa de exercícios físicos, é muito importante a realização de uma avaliação física (funcional) do futuro praticante. Quando desejamos avaliar uma pessoa, devemos sempre levar em conta os critérios de autenticidade científica associados ao teste selecionado. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente esses critérios. Assinale-a. ✂️ a) Validade, custo e operacionalização. ✂️ b) Objetividade, confiabilidade e custo. ✂️ c) Fidedignidade, validade e objetividade. ✂️ d) Facilidade de aplicação, custo e fidedignidade. ✂️ e) Validade e custo benefício. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q843238 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020No treinamento em geral, algumas normas e regras foram sendo criadas ou desenvolvidas com base em princípios relacionados com a constituição física humana e com as respostas orgânicas aos estímulos aplicados. Sobre os princípios do treinamento, é CORRETO afirmar que ✂️ a) o princípio da especificidade leva em consideração cada ser humano com as suas estruturas físicas e psicológicas individualizadas. ✂️ b) o princípio da continuidade determina que todo treinamento deve ser elaborado respeitando-se a individualidade biológica. ✂️ c) o princípio da reversibilidade relaciona-se à aplicação das cargas, potencializando o trabalho. ✂️ d) o princípio pedagógico é desnecessário para a aplicação dos princípios biológicos. ✂️ e) o princípio da adaptação ocorre quando os tecidos são estimulados, produzindo tanto adaptações metabólicas quanto fisiológicas. Esse princípio deve ser aplicado com uma frequência gradativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q844639 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Leia o trecho de texto abaixo: [...] refere-se à energia mecânica produzida durante o movimento relativo à energia metabólica usada para causar o movimento. Fonte: ROBERGS, 2002, p. 69. O conceito explicitado no fragmento de texto apresentado é: ✂️ a) Eficiência do movimento. ✂️ b) Economia do esforço. ✂️ c) Lastro fisiológico. ✂️ d) Lastro aeróbio. ✂️ e) Desempenho funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q840721 | Educação Física, Patologias e Lesões, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Em relação à ocorrência da fadiga central, é CORRETO afirmar: ✂️ a) É desencadeada pela diminuição da quantidade de insulina circulante e como consequência a menor quantidade de glicose disponível para o sistema nervoso central. ✂️ b) Está relacionada ao desequilíbrio entre os níveis plasmáticos de triptofano livre e de aminoácidos de cadeia ramificada. ✂️ c) A diminuição da fosfocreatina muscular é o seu principal causador. ✂️ d) A elevação do pH associada à diminuição gradativa do glicogênio muscular esquelético é um dos principais fatores desencadeadores. ✂️ e) Ocorre em função da diminuição da adiponectina e da secreção pelo tecido adiposo de citocinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q840619 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Qual é a teoria conhecida entre os educadores que enfatiza a aquisição de processos do pensamento pelo desenvolvimento de estruturas cognitivas? ✂️ a) Teoria da Aprendizagem. ✂️ b) Teoria relacional. ✂️ c) Teoria psicanalítica. ✂️ d) Teoria cognitiva. ✂️ e) Teoria da Aquisição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q845662 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020A avaliação da aprendizagem de uma habilidade motora é, muitas vezes, realizada através da análise de curvas de performance. Embora bastante utilizadas, as curvas de performance, assim como todo instrumento avaliativo, apresentam limitações. Em I, II e III são apresentadas possíveis limitações referentes às curvas de performance. Analise-as. I - Os efeitos entre indivíduos são mascarados. II - A variabilidade intraindivíduo é mascarada. III - Curvas de performance não representam necessariamente curvas de aprendizagem. Acerca do exposto, é CORRETO afirmar que ✂️ a) apenas I e II apresentam limitações referentes às curvas de performance. ✂️ b) somente I e III apresentam limitações referentes às curvas de performance. ✂️ c) apenas III apresenta uma limitação referente às curvas de performance. ✂️ d) em I, II e III são apresentadas limitações referentes às curvas de performance. ✂️ e) apenas I apresenta uma limitação referente às curvas de performance. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q841396 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020A forma como as pessoas adquirem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em várias situações são compreendidas através da aprendizagem motora. A habilidade consiste na capacidade de executar uma tarefa com a máxima certeza e o mínimo dispêndio de energia e/ou tempo. A tentativa do indivíduo de solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência denomina-se: ✂️ a) Acomodação. ✂️ b) Equilibração. ✂️ c) Assimilação. ✂️ d) Isoequilíbrio. ✂️ e) Reversão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q844608 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da: ✂️ a) Velocidade. ✂️ b) Agilidade. ✂️ c) Força. ✂️ d) Flexibilidade. ✂️ e) Coordenação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q846870 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020O triatlo é um evento composto de três modalidades de endurance. Existem várias combinações de modalidades no triatlo, dependendo da região/país onde se desenvolve. Mas a combinação mais popular e reconhecida de triatlo é composta por natação, ciclismo e corrida. As fibras musculares predominantes nesses atletas têm como características: ✂️ a) Alta quantidade de reservas de ATP - CP. ✂️ b) Velocidade de contração lenta. ✂️ c) Densidade capilar baixa. ✂️ d) Conteúdo de mioglobina baixo. ✂️ e) Potencial oxidativo contínuo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q844451 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Os processos de testes, medidas e avaliação têm apresentado um crescente interesse por parte dos profissionais de Educação Física. Esse processo contribui para a identificação de parâmetros da aptidão física do indivíduo. Os parâmetros são importantes para iniciar um treino e/ou para promover o prosseguimento e a condução de exercícios. Sobre o conteúdo apresentado, marque a alternativa CORRETA. ✂️ a) A objetividade do teste reflete que ele produz escores similares para dado indivíduo, quando o mesmo é administrado por diferentes avaliadores. ✂️ b) A avaliação somativa é utilizada antes de iniciar o trabalho. Seu objetivo é conhecer as condições iniciais do avaliado, para serem traçados os objetivos do processo de treinamento. ✂️ c) O teste é um instrumento subjetivo, que se relaciona a um procedimento ou técnica de investigação. ✂️ d) A aptidão física utilizada nos testes possui a capacidade de ser conduzida através da orientação do movimento. ✂️ e) O tempo de duração determina a importância ou o valor da informação coletada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q844595 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Antes da inserção num programa de exercícios físicos, é muito importante a realização de uma avaliação física (funcional) do futuro praticante. Quando desejamos avaliar uma pessoa, devemos sempre levar em conta os critérios de autenticidade científica associados ao teste selecionado. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente esses critérios. Assinale-a. ✂️ a) Validade, custo e operacionalização. ✂️ b) Objetividade, confiabilidade e custo. ✂️ c) Fidedignidade, validade e objetividade. ✂️ d) Facilidade de aplicação, custo e fidedignidade. ✂️ e) Validade e custo benefício. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q843238 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020No treinamento em geral, algumas normas e regras foram sendo criadas ou desenvolvidas com base em princípios relacionados com a constituição física humana e com as respostas orgânicas aos estímulos aplicados. Sobre os princípios do treinamento, é CORRETO afirmar que ✂️ a) o princípio da especificidade leva em consideração cada ser humano com as suas estruturas físicas e psicológicas individualizadas. ✂️ b) o princípio da continuidade determina que todo treinamento deve ser elaborado respeitando-se a individualidade biológica. ✂️ c) o princípio da reversibilidade relaciona-se à aplicação das cargas, potencializando o trabalho. ✂️ d) o princípio pedagógico é desnecessário para a aplicação dos princípios biológicos. ✂️ e) o princípio da adaptação ocorre quando os tecidos são estimulados, produzindo tanto adaptações metabólicas quanto fisiológicas. Esse princípio deve ser aplicado com uma frequência gradativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q844639 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Leia o trecho de texto abaixo: [...] refere-se à energia mecânica produzida durante o movimento relativo à energia metabólica usada para causar o movimento. Fonte: ROBERGS, 2002, p. 69. O conceito explicitado no fragmento de texto apresentado é: ✂️ a) Eficiência do movimento. ✂️ b) Economia do esforço. ✂️ c) Lastro fisiológico. ✂️ d) Lastro aeróbio. ✂️ e) Desempenho funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q840721 | Educação Física, Patologias e Lesões, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Em relação à ocorrência da fadiga central, é CORRETO afirmar: ✂️ a) É desencadeada pela diminuição da quantidade de insulina circulante e como consequência a menor quantidade de glicose disponível para o sistema nervoso central. ✂️ b) Está relacionada ao desequilíbrio entre os níveis plasmáticos de triptofano livre e de aminoácidos de cadeia ramificada. ✂️ c) A diminuição da fosfocreatina muscular é o seu principal causador. ✂️ d) A elevação do pH associada à diminuição gradativa do glicogênio muscular esquelético é um dos principais fatores desencadeadores. ✂️ e) Ocorre em função da diminuição da adiponectina e da secreção pelo tecido adiposo de citocinas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q840619 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Qual é a teoria conhecida entre os educadores que enfatiza a aquisição de processos do pensamento pelo desenvolvimento de estruturas cognitivas? ✂️ a) Teoria da Aprendizagem. ✂️ b) Teoria relacional. ✂️ c) Teoria psicanalítica. ✂️ d) Teoria cognitiva. ✂️ e) Teoria da Aquisição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q845662 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020A avaliação da aprendizagem de uma habilidade motora é, muitas vezes, realizada através da análise de curvas de performance. Embora bastante utilizadas, as curvas de performance, assim como todo instrumento avaliativo, apresentam limitações. Em I, II e III são apresentadas possíveis limitações referentes às curvas de performance. Analise-as. I - Os efeitos entre indivíduos são mascarados. II - A variabilidade intraindivíduo é mascarada. III - Curvas de performance não representam necessariamente curvas de aprendizagem. Acerca do exposto, é CORRETO afirmar que ✂️ a) apenas I e II apresentam limitações referentes às curvas de performance. ✂️ b) somente I e III apresentam limitações referentes às curvas de performance. ✂️ c) apenas III apresenta uma limitação referente às curvas de performance. ✂️ d) em I, II e III são apresentadas limitações referentes às curvas de performance. ✂️ e) apenas I apresenta uma limitação referente às curvas de performance. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q841396 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020A forma como as pessoas adquirem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em várias situações são compreendidas através da aprendizagem motora. A habilidade consiste na capacidade de executar uma tarefa com a máxima certeza e o mínimo dispêndio de energia e/ou tempo. A tentativa do indivíduo de solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência denomina-se: ✂️ a) Acomodação. ✂️ b) Equilibração. ✂️ c) Assimilação. ✂️ d) Isoequilíbrio. ✂️ e) Reversão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q844608 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da: ✂️ a) Velocidade. ✂️ b) Agilidade. ✂️ c) Força. ✂️ d) Flexibilidade. ✂️ e) Coordenação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro