Início

Questões de Concursos Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo

Resolva questões de Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q848834 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A teoria histórico cultural parte do pressuposto de que, na presença de condições adequadas de vida e de educação, as crianças se desenvolvem intensamente. Essa teoria foi criada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q847739 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A Entrevista Familiar Exploratória Situacional (EFES) pode ser definida pelo psicopedagogo como uma sessão conjunta com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q847619 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na relação, pois se trata de um sujeito estudando outros sujeitos. Essa inter-relação de sujeitos, em que se impede a aprendizagem, implica uma temática muito complexa. Para Alicia Fernández, esse saber só é possível com uma formação orientada sobre três pilares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q848559 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A sigla ECRO significa Esquema Conceitual Referencial Operativo, proposta pela epistemologia convergente como unidade operacional, que possibilita o psicopedagogo construir seu fazer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q847630 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia define a Psicopedagogia como um campo de atenção em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q848260 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia passou por fases distintas, assim como os demais aspectos dessa área de estudo. Kiguel, que também tem contribuído nesse processo de construção do saber psicopedagógico, afirma que o objetivo central da psicopedagogia está em torno do (a/s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q852029 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

Segundo Ferreiro, durante o processo da construção da escrita a criança passa por diferentes níveis estruturais da linguagem, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q850605 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

As três estruturas do aparelho mental, segundo a teoria da Personalidade desenvolvida por Freud, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q850377 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A visão Construtivista baseada na Escola de Genebra da Epistemologia Genética, concebe a aprendizagem em função de uma construção que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q847470 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

Quais os fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do Desenvolvimento Humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q848040 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A abordagem teórico-técnica denominada Epistemologia Convergente é uma integração das teorias de Piaget, da Psicanálise e da Psicologia Social. Quem criou a Epistemologia Convergente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q849644 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A proposta do diagnóstico Psicopedagógico baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno em que a realidade é significada a partir de uso de conceitos, noções e teorias científicas. A elaboração da Síntese Diagnóstica faz parte do processo e se desenvolve nas seguintes etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q850123 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

Para Freud, as fases ou estágios do desenvolvimento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q850141 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

O teórico que postula que o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.