Início Questões de Concursos Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional Resolva questões de Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q848900 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Percepção e Paradigma: ( ) É por meio do processo perceptivo que as pessoas constroem a sua própria realidade; ( ) É com base no que é percebido que as pessoas raciocinam, tomam decisões e agem; ( ) Nossa percepção do mundo à nossa volta é amplamente guiada por nosso conhecimento estruturado sobre o mundo, e sobre as coisas e pessoas que encontramos nele; ( ) Percepção e paradigmas são sinônimos. Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é: ✂️ a) V - V - F - V. ✂️ b) V - F - V - V. ✂️ c) V - V - V - F. ✂️ d) F - V - V - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q849044 | Psicologia, Behaviorismo, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Leia o trecho abaixo: _____ definiu-a como a ciência do comportamento, sendo este um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, considera a existência na _____ entre o animal e o homem. Para os _____, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios. Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras: ✂️ a) Watson - Continuidade - Comportamentalistas. ✂️ b) Skinner - Descontinuidade - Gestaltistas. ✂️ c) Jung - Descontinuidade - Psicanalistas. ✂️ d) Freud - Continuidade - Gestaltistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q851321 | Psicologia, Behaviorismo, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Para nortear as ideias do behaviorismo é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento: I. Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente); II. Estímulo = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos; III. Resposta = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos); Sobre os itens acima podemos afirmar: ✂️ a) Todos os itens estão corretos. ✂️ b) Apenas o item I está correto. ✂️ c) Apenas o item II está correto. ✂️ d) Apenas o item III está correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q847900 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Estudou o desenvolvimento psicossexual da personalidade contida no Id (instintos) e nas motivações inconscientes, assim como no Superego, o foco de sua teoria. Falamos de: ✂️ a) Watson. ✂️ b) Skinner. ✂️ c) Freud. ✂️ d) Pavlov. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q848662 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Erikson dedicou-se ao estudo: ✂️ a) Das crises do Ego na construção da identidade. ✂️ b) Do papel dos seios maternos no desenvolvimento biopsicossocial da criança. ✂️ c) De analogias fenomênicas na construção da psique humana. ✂️ d) Dos revestimentos da couraça humana e sua proteção às doenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q851038 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Freud dividiu o desenvolvimento da personalidade (ou da sexualidade) em cinco fases que vão do nascimento à adolescência. Não é uma delas: ✂️ a) Oral. ✂️ b) Anal. ✂️ c) Fálica. ✂️ d) Temporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q847946 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Assinale a alternativa que mais se aproxima dos estudos de Erikson: ✂️ a) Sem menosprezar a importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, deu ênfase aos processos que ocorrem na puberdade e adolescência, avançando no estudo da idade adulta e velhice. ✂️ b) Desconsiderando a importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, deu ênfase aos processos que ocorrem nas fases terminais do desenvolvimento humano. ✂️ c) Em detrimento da importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, relativizou os processos que ocorrem na puberdade e adolescência, dando maior importância ao estudo da idade adulta e velhice. ✂️ d) Em detrimento da importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, centrou seus estudos na problemática das fases terminais do desenvolvimento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q849236 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Sobre a trajetória de Melanie Klein e suas teorias podemos afirmar: ✂️ a) A sua teoria psicanalítica divergiu e diferenciou-se das teorias de Freud em todos os seus pontos. ✂️ b) Ela deu muito menos atenção às crianças do que Freud. ✂️ c) Melanie propôs inovações à teoria psicanalítica, ao ter dedicado parte de seu estudo às crianças. ✂️ d) Freud se engajou entusiasticamente em seus trabalhos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q848122 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Erikson dividiu o desenvolvimento da personalidade em oito fases, do nascimento à velhice, que caracterizam as oito idades do homem ou as crises do Ego. Não é uma delas: ✂️ a) Confiança x desconfiança básicas. ✂️ b) Autonomia x vergonha e dúvida. ✂️ c) Iniciativa x culpa. ✂️ d) Invasão x evasão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q849626 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020As contribuições de Melanie Klein para a psicanálise vão além de seu estudo voltado para as crianças. Dentre essas contribuições, algumas são consideradas como conceitos clássicos. Não é um deles: ✂️ a) Conceitos a respeito das etapas mais primitivas do desenvolvimento psicossexual. ✂️ b) Conceito de posição. ✂️ c) Conceito de mundo exógeno. ✂️ d) Conceitos sobre a formação do ego e do superego e conceito a respeito da situação edipiana. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q851800 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020O desenvolvimento biológico, emocional e intelectual é acompanhado do desenvolvimento da personalidade, que juntos contribuem para o desenvolvimento psíquico do indivíduo. Várias teorias explicam o desenvolvimento da personalidade de acordo com o fator (percepção, motivação, aprendizagem etc.) adotado como determinante para esse desenvolvimento. O desenvolvimento da personalidade tem entre esses dois seus principais expoentes: ✂️ a) Freud e Skinner. ✂️ b) Freud e Erikson. ✂️ c) Skinner e Watson. ✂️ d) Watson e Erikson. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q850810 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Aqui são considerados os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial. Consideramse as estruturações e reestruturações ao longo do tempo, dando grande importância a esses acontecimentos durante crises e mudanças próprias a certos períodos etários. É um critério que recebe particular simpatia da psiquiatria infantil, de adolescentes e geriátrica. A descrição acima corresponde a: ✂️ a) Normalidade formativa. ✂️ b) Normalidade reativa. ✂️ c) Normalidade como cadência. ✂️ d) Normalidade como processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q849830 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Leia o trecho a seguir: Segundo _______, a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito. É necessário obter contato com o difícil, com o incomodo para desestruturar o já existente e em seguida estruturá-lo novamente, com a pesquisa e também motivações tanto intrínseca como extrínseca para obter a aprendizagem, ressaltando que a motivação _______ é _______ importante porque o sujeito tem que estar interessado em aprender, sendo que a junção dos dois (intrínseca e extrínseca) formam importantes aliados para a melhor aprendizagem do sujeito. Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras: ✂️ a) Cagliari - Extrínseca - Mais. ✂️ b) Cagliari - Intrínseca - Menos. ✂️ c) Piaget - Intrínseca - Mais. ✂️ d) Vygotsky - Extrínseca - Menos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q851371 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Não é um dos principais mecanismos de defesa: ✂️ a) Repressão. ✂️ b) Contemplação. ✂️ c) Negação. ✂️ d) Formação reativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q848900 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Percepção e Paradigma: ( ) É por meio do processo perceptivo que as pessoas constroem a sua própria realidade; ( ) É com base no que é percebido que as pessoas raciocinam, tomam decisões e agem; ( ) Nossa percepção do mundo à nossa volta é amplamente guiada por nosso conhecimento estruturado sobre o mundo, e sobre as coisas e pessoas que encontramos nele; ( ) Percepção e paradigmas são sinônimos. Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é: ✂️ a) V - V - F - V. ✂️ b) V - F - V - V. ✂️ c) V - V - V - F. ✂️ d) F - V - V - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q849044 | Psicologia, Behaviorismo, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Leia o trecho abaixo: _____ definiu-a como a ciência do comportamento, sendo este um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, considera a existência na _____ entre o animal e o homem. Para os _____, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios. Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras: ✂️ a) Watson - Continuidade - Comportamentalistas. ✂️ b) Skinner - Descontinuidade - Gestaltistas. ✂️ c) Jung - Descontinuidade - Psicanalistas. ✂️ d) Freud - Continuidade - Gestaltistas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q851321 | Psicologia, Behaviorismo, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Para nortear as ideias do behaviorismo é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento: I. Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente); II. Estímulo = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos; III. Resposta = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos); Sobre os itens acima podemos afirmar: ✂️ a) Todos os itens estão corretos. ✂️ b) Apenas o item I está correto. ✂️ c) Apenas o item II está correto. ✂️ d) Apenas o item III está correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q847900 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Estudou o desenvolvimento psicossexual da personalidade contida no Id (instintos) e nas motivações inconscientes, assim como no Superego, o foco de sua teoria. Falamos de: ✂️ a) Watson. ✂️ b) Skinner. ✂️ c) Freud. ✂️ d) Pavlov. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q848662 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Erikson dedicou-se ao estudo: ✂️ a) Das crises do Ego na construção da identidade. ✂️ b) Do papel dos seios maternos no desenvolvimento biopsicossocial da criança. ✂️ c) De analogias fenomênicas na construção da psique humana. ✂️ d) Dos revestimentos da couraça humana e sua proteção às doenças. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q851038 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Freud dividiu o desenvolvimento da personalidade (ou da sexualidade) em cinco fases que vão do nascimento à adolescência. Não é uma delas: ✂️ a) Oral. ✂️ b) Anal. ✂️ c) Fálica. ✂️ d) Temporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q847946 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Assinale a alternativa que mais se aproxima dos estudos de Erikson: ✂️ a) Sem menosprezar a importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, deu ênfase aos processos que ocorrem na puberdade e adolescência, avançando no estudo da idade adulta e velhice. ✂️ b) Desconsiderando a importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, deu ênfase aos processos que ocorrem nas fases terminais do desenvolvimento humano. ✂️ c) Em detrimento da importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, relativizou os processos que ocorrem na puberdade e adolescência, dando maior importância ao estudo da idade adulta e velhice. ✂️ d) Em detrimento da importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, centrou seus estudos na problemática das fases terminais do desenvolvimento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q849236 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Sobre a trajetória de Melanie Klein e suas teorias podemos afirmar: ✂️ a) A sua teoria psicanalítica divergiu e diferenciou-se das teorias de Freud em todos os seus pontos. ✂️ b) Ela deu muito menos atenção às crianças do que Freud. ✂️ c) Melanie propôs inovações à teoria psicanalítica, ao ter dedicado parte de seu estudo às crianças. ✂️ d) Freud se engajou entusiasticamente em seus trabalhos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q848122 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Erikson dividiu o desenvolvimento da personalidade em oito fases, do nascimento à velhice, que caracterizam as oito idades do homem ou as crises do Ego. Não é uma delas: ✂️ a) Confiança x desconfiança básicas. ✂️ b) Autonomia x vergonha e dúvida. ✂️ c) Iniciativa x culpa. ✂️ d) Invasão x evasão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q849626 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020As contribuições de Melanie Klein para a psicanálise vão além de seu estudo voltado para as crianças. Dentre essas contribuições, algumas são consideradas como conceitos clássicos. Não é um deles: ✂️ a) Conceitos a respeito das etapas mais primitivas do desenvolvimento psicossexual. ✂️ b) Conceito de posição. ✂️ c) Conceito de mundo exógeno. ✂️ d) Conceitos sobre a formação do ego e do superego e conceito a respeito da situação edipiana. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q851800 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020O desenvolvimento biológico, emocional e intelectual é acompanhado do desenvolvimento da personalidade, que juntos contribuem para o desenvolvimento psíquico do indivíduo. Várias teorias explicam o desenvolvimento da personalidade de acordo com o fator (percepção, motivação, aprendizagem etc.) adotado como determinante para esse desenvolvimento. O desenvolvimento da personalidade tem entre esses dois seus principais expoentes: ✂️ a) Freud e Skinner. ✂️ b) Freud e Erikson. ✂️ c) Skinner e Watson. ✂️ d) Watson e Erikson. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q850810 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Aqui são considerados os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial. Consideramse as estruturações e reestruturações ao longo do tempo, dando grande importância a esses acontecimentos durante crises e mudanças próprias a certos períodos etários. É um critério que recebe particular simpatia da psiquiatria infantil, de adolescentes e geriátrica. A descrição acima corresponde a: ✂️ a) Normalidade formativa. ✂️ b) Normalidade reativa. ✂️ c) Normalidade como cadência. ✂️ d) Normalidade como processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q849830 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Leia o trecho a seguir: Segundo _______, a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito. É necessário obter contato com o difícil, com o incomodo para desestruturar o já existente e em seguida estruturá-lo novamente, com a pesquisa e também motivações tanto intrínseca como extrínseca para obter a aprendizagem, ressaltando que a motivação _______ é _______ importante porque o sujeito tem que estar interessado em aprender, sendo que a junção dos dois (intrínseca e extrínseca) formam importantes aliados para a melhor aprendizagem do sujeito. Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras: ✂️ a) Cagliari - Extrínseca - Mais. ✂️ b) Cagliari - Intrínseca - Menos. ✂️ c) Piaget - Intrínseca - Mais. ✂️ d) Vygotsky - Extrínseca - Menos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q851371 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020Não é um dos principais mecanismos de defesa: ✂️ a) Repressão. ✂️ b) Contemplação. ✂️ c) Negação. ✂️ d) Formação reativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro