Início

Questões de Concursos Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional

Resolva questões de Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q848900 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Percepção e Paradigma:

( ) É por meio do processo perceptivo que as pessoas constroem a sua própria realidade;

( ) É com base no que é percebido que as pessoas raciocinam, tomam decisões e agem;

( ) Nossa percepção do mundo à nossa volta é amplamente guiada por nosso conhecimento estruturado sobre o mundo, e sobre as coisas e pessoas que encontramos nele;

( ) Percepção e paradigmas são sinônimos.

Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q849044 | Psicologia, Behaviorismo, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Leia o trecho abaixo:

“_____ definiu-a como a ciência do comportamento, sendo este um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, considera a existência na _____ entre o animal e o homem. Para os _____, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q851321 | Psicologia, Behaviorismo, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Para nortear as ideias do behaviorismo é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento:

I. Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente);

II. Estímulo = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos;

III. Resposta = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos);

Sobre os itens acima podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q847900 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Estudou o desenvolvimento psicossexual da personalidade contida no Id (instintos) e nas motivações inconscientes, assim como no Superego, o foco de sua teoria. Falamos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q848662 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Erikson dedicou-se ao estudo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q847946 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Assinale a alternativa que mais se aproxima dos estudos de Erikson:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q849236 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Sobre a trajetória de Melanie Klein e suas teorias podemos afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q848122 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Erikson dividiu o desenvolvimento da personalidade em oito fases, do nascimento à velhice, que caracterizam as oito idades do homem ou as crises do Ego. Não é uma delas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q849626 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

As contribuições de Melanie Klein para a psicanálise vão além de seu estudo voltado para as crianças. Dentre essas contribuições, algumas são consideradas como conceitos clássicos. Não é um deles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q851800 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

O desenvolvimento biológico, emocional e intelectual é acompanhado do desenvolvimento da personalidade, que juntos contribuem para o desenvolvimento psíquico do indivíduo. Várias teorias explicam o desenvolvimento da personalidade de acordo com o fator (percepção, motivação, aprendizagem etc.) adotado como determinante para esse desenvolvimento. O desenvolvimento da personalidade tem entre esses dois seus principais expoentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q850810 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Aqui são considerados os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial. Consideramse as estruturações e reestruturações ao longo do tempo, dando grande importância a esses acontecimentos durante crises e mudanças próprias a certos períodos etários. É um critério que recebe particular simpatia da psiquiatria infantil, de adolescentes e geriátrica.

A descrição acima corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q849830 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Leia o trecho a seguir:

“Segundo _______, a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito. É necessário obter contato com o difícil, com o incomodo para desestruturar o já existente e em seguida estruturá-lo novamente, com a pesquisa e também motivações tanto intrínseca como extrínseca para obter a aprendizagem, ressaltando que a motivação _______ é _______ importante porque o sujeito tem que estar interessado em aprender, sendo que a junção dos dois (intrínseca e extrínseca) formam importantes aliados para a melhor aprendizagem do sujeito.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.