Questões de Concursos Primeira Etapa

Resolva questões de Primeira Etapa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q678357 | Literatura, Escolas Literárias, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Excerto 1 INCONSTÂNCIA DOS BENS DO MUNDO (317) Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura?
Excerto 2 DEFINE A SUA CIDADE (94) [...] Bahia tem letras cinco que são BAHIA, logo ninguém me dirá que dous ff chega a ter pois nenhum contém sequer, salvo se em boa verdade são os ff da cidade um furtar, outro foder.
MATOS, Gregório de. Seleção de Obras Poéticas. p. 2-5. Disponível em: <http//www.bibvirt.futuro.usp.br.> Acesso em: 11 nov. 2019.
Com base nos trechos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q678358 | Literatura, Escolas Literárias, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Excerto 1

“Estes Índios são de cor baça, e cabelo corredio; tem o rosto amassado, e algumas feições dele à maneira de Chins. Pela maior parte são bem dispostos, rijos e de boa estatura; gente mui esforçada, e que estima pouco morrer, temerária na guerra, e de muito pouco consideração: são desagradecidos em Grã maneira, e mui desumanos e cruéis, inclinados a pelejar, e vingativos por extremo. Vivem todos mui descansados sem terem outros pensamentos senão de comer, beber, e matar gente, e por isso engordam muito, mas com qualquer desgosto pelo conseguinte tornam a emagrecer, e muitas vezes pode deles tanto a imaginação que se algum deseja a morte, ou alguém lhe mete em cabeça que há de morrer tal dia ou tal noite não passa daquele termo que não morra.”

Fonte: GÂNDAVO, p. 26. Disponível em: <www.nead.unama.br.>. Acesso em: 11 nov. 2019

Excerto 2

“Ubirajara, senhor da lança, é tempo de empunhares o grande arco da nação araguaia, que deve estar na mão do mais possante. Camacã o conquistou no dia em que escolheu por esposa Jaçanã, a virgem dos olhos de fogo, em cujo seio te gerou seu primeiro sangue. Ainda hoje, apesar da velhice que lhe mirrou o corpo, nenhum guerreiro ousaria disputar o grande arco ao velho chefe, que não sofresse logo o castigo de sua audácia. Mas Tupã ordena que o ancião se curve para a terra, até desabar como o tronco carcomido; e que o mancebo se eleve para o céu como a árvore altaneira. Camacã revive em ti; a glória de ser o maior guerreiro cresce com a glória de ter gerado um guerreiro ainda maior do que ele.”

Fonte: ALENCAR, José de. Ubirajara. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1874. p. 11.

Analisando os excertos, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q678359 | Literatura, Escolas Literárias, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

TRECHO 1

“Quando Ubirajara viu o êxito do combate, lamentou que dos dois grandes guerreiros não restasse nenhum, para que ele o vencesse. Seus olhos descobriram Pahã que fugia no meio dos destroços de sua nação. Ergueu a mão, mas não chegou a retesar a seta. A águia não persegue a andorinha. Era indigno de um guerreiro, quanto mais de um chefe, empregar seu valor contra um menino.”

Fonte: ALENCAR, José de. Ubirajara. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1874. p. 44.

TRECHO 2

“Porém pelejam desordenadamente e desmandam-se muito uns e outros em semelhantes brigas, porque não têm Capitão que os governe, nem outros oficiais de guerra a quem hajam de obedecer nos tais tempos; mas ainda que desta ordenança careçam, todavia por outra parte dão-se a grande manha em seus cometimentos, e são mui cautos no escolher do tempo em que hão de fazer seus assaltos às aldeias dos inimigos, sobre os quais costumam dar de noite a hora em que os acém mais descuidosos.”

Fonte: GÂNDAVO. p. 30. Disponível em:: <www.nead.unama.br.>. Acesso em: 11 nov. 2019.

Com base nos trechos, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q678360 | Literatura, Escolas Literárias, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

A diretora de cinema Norma Bengell fez uma adaptação cinematográfica do romance “O Guarani”, de José de Alencar. É sabido que, ao se traduzir uma obra literária para o cinema, escolhas e recortes são necessários por se tratar de expressões artísticas diferentes. Diante disso, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q678361 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Nos últimos anos, o Brasil tem se deparado com inúmeros problemas ambientais. O derramamento de produtos (óleo/petróleo e derivados) tem ocorrido com frequência no litoral brasileiro, acarretando prejuízos e impactos não só ambientais, mas também econômicos, culturais e sociais. As afirmativas abaixo se referem a esse assunto. Analise as e assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q678362 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

É frequente a associação entre diferentes tipos de câncer e os alimentos que ingerimos. Os vilões são os resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos in natura e também em vários produtos processados industrialmente, como biscoitos, lasanhas, pizzas e outros que levam na sua formulação trigo, milho e soja. Animais alimentados com ração contendo traços de agrotóxicos podem fornecer-nos carne e leite não tão saudáveis.

Considerando o exposto, é CORRETO afirmar que o texto faz referência ao processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q678363 | Biologia, A química da vida, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

As proteínas são diferentes em vários aspectos. Muitas diferenças funcionais são devidas às diferenças estruturais. Sobre as proteínas, analise o exposto nas afirmativas I, II e III. I - Garantem suporte, forma e proteção externa aos vertebrados. II - Atuam como enzimas e também exercem funções reguladoras. III - Podem atuar como transportadoras de oxigênio. Acerca do assunto abordado, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q678364 | Biologia, Uma visão geral da célula, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

“Um estudo das universidades de Greifswald (Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald), na Alemanha, e de Bradford, na Inglaterra, sobre um tratamento para o vitiligo, doença que causa despigmentação da pele, pode dar pistas para futuros tratamentos contra cabelos brancos. Isso é possível porque as duas condições apresentam ao menos uma causa em comum: o stress oxidativo [...].”

Disponível em: <veja.abril.com.br/ciencia/pesquisa-para-tratamento-de-vitiligo-abre-caminho-para-reverter-cabelos-brancos/>. Acesso em: 7 nov. 2019.


Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a organela celular e a enzima diretamente associadas ao exposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q678365 | Física, Queda Livre, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Em um helicóptero, a 260 m do solo, encontra-se uma equipe de resgate. Um paraquedista abandona o helicóptero e cai livremente por 2 s, quando o paraquedas abre. A partir desse instante, considere o movimento vertical do paraquedista com velocidade constante. A aceleração da gravidade no local é g = 10 m/s². O tempo decorrido desse voo, desde o momento que deixa o helicóptero até atingir o solo, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q678366 | Geografia, Projeções e Representações, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

“A palavra cartografia tem origem na língua portuguesa, tendo sido registrada pela primeira vez em 1839 numa correspondência indicando ideia de um traçado de mapas e cartas. Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta apresentada através de mapas, cartas ou plantas. Por meio da cartografia, quaisquer levantamentos (ambientais, socioeconômicos, educacionais, de saúde etc.) podem ser representados espacialmente, retratando a dimensão territorial, facilitando e tornando mais eficaz sua compreensão”.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro, 2012.

Considerando o texto e o seu conhecimento sobre o que ele aborda, estão corretas as afirmativas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q678367 | Geografia, Conceitos Demográficos, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

“A população urbana mundial cresceu rapidamente de 746 milhões, em 1950, para 3,9 bilhões, em 2014. A Ásia, sozinha, hospeda 53% desse quinhão, seguida pela Europa (14%) e pela América Latina (13%). As cidades do planeta deverão somar 6 bilhões de habitantes em 2045, o que apresentará a países em desenvolvimento ‘diversos desafios para saciar as necessidades’ como ‘habitação, infraestrutura, transporte, energia e emprego, bem como serviços básicos como educação e saúde’, apontou a ONU”.

Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2014/07/Mais-de-metade-da-populacao-mundial-ja-vive-emareas-urbanas-diz-ONU-4547970.html. Acesso em: 22 set. 2019. Adaptado.

Assinale a alternativa CORRETA, considerando aspectos da população urbana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q678368 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

A escravidão foi uma instituição nacional. Acerca da escravidão no Brasil, durante o período colonial, NÃO se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q678369 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Leia atentamente as afirmativas abaixo, relacionadas ao mercantilismo, e considere se são CORRETAS ou INCORRETAS.

( ) O mercantilismo pode ser entendido como um conjunto de teorias e práticas de intervenção econômica que vigorou nos Estados Nacionais da Europa Moderna, desde meados do século XV.

( ) O mercantilismo foi um modo de produção que sucedeu o Feudalismo na Europa e se caracterizou pela aplicação de uma política de livre concorrência entre as nações.

( ) Estímulo às exportações combinado com controle de importações e aplicação de uma política protecionista entre os Estados são características do mercantilismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q678370 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

A agricultura era a base da economia da França, durante a Idade Moderna. Acerca disso, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q678371 | História e Geografia de Estados e Municípios, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Acerca da formação social das Minas Gerais no século XVIII, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q939748 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia este texto de Anahi Guedes de Mello para responder à questão.

O que é capacitismo?

Por Anahi Guedes de Mello
Data da publicação: 2 de dezembro de 2016

Capacitismo é a discriminação ou violências praticadas contra as pessoas com deficiência. É a atitude preconceituosa que hierarquiza as pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade funcional. Com base no capacitismo, discriminam-se pessoas com deficiência. Trata-se de uma categoria que define a forma como pessoas com deficiência são tratadas como incapazes (incapazes de trabalhar, de frequentar uma escola de ensino regular, de cursar uma universidade, de amar, de sentir desejo, de ter relações sexuais etc.), aproximando as demandas dos movimentos de pessoas com deficiência a outras discriminações sociais como o sexismo, o racismo e a homofobia [...]

A campanha “É capacitismo quando…”

Em 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no mundo. Nesse sentido, as pessoas com deficiência do Brasil resolveram se organizar e discutir sobre a invisibilidade e seu impacto em seu dia a dia. Convidamos vocês a chamarem seus amigos e amigas para se juntar à campanha: escreva um texto, faça um vídeo, compartilhe a hashtag #ÉCapacitismoQuando e conte-nos sobre suas experiências. Alguns exemplos dos posts com a hastag da campanha:

#ÉCapacitismoQuando percebemos que o termo se refere à naturalização e hierarquização das capacidades corporais humanas. Ouvir, enxergar, falar, pensar e andar, por exemplo, são consideradas coisas naturais que não exigem uma série de aprendizados individuais e condições sociais ao longo da vida. Dessa forma, quando uma pessoa não enxerga com os olhos ela é considerada naturalmente deficiente e passa a ser percebida como um todo ‗incapaz‘. O capacitismo é essa forma hierarquizada e naturalizada de conceber o corpo humano como algo que deva funcionar e agir sobre regras muito bem definidas biologicamente. O capacitismo impede a consideração de que é possível andar sem ter pernas, ouvir com os lábios, enxergar com os ouvidos e pensar com cada centímetro de pele que possuímos. (Marco Antonio Gavério)

#Écapacitismoquando a pessoa tenta minimizar o fato de eu ter deficiência dizendo ―mas todo mundo tem uma deficiência, né?‖. Não. Deficiência é uma condição específica para além da lesão do corpo, que se dá no enfrentamento das barreiras social e historicamente construídas. (Karla Garcia Luiz) #Écapacitismoquando você quer xingar alguém ou algo e chama ela de autista. (Amanda Paschoal)

#Écapacitismoquando você exclui a pessoa com síndrome de Down da participação em todos os espaços da vida cotidiana, mesmo dentro dos movimentos sociais da deficiência, simplesmente porque você acha que ela não tem autonomia para fazer escolhas por possuir uma deficiência pior (sic) que a sua. (Anahi Guedes de Mello)

Fonte: Portal Inclusive (adaptado). Disponível em: http://www.inclusive.org.br/arquivos/29958 Acesso em: 1/05/2019
Esse texto de Anahi Guedes de Mello:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q678372 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

As capitanias hereditárias, do ponto de vista da administração colonial, podem ser consideradas o marco inicial da colonização do Brasil pelos portugueses. Acerca das capitanias hereditárias, pode-se afirmar que os capitães donatários podiam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q939749 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia este texto de Anahi Guedes de Mello para responder à questão.

O que é capacitismo?

Por Anahi Guedes de Mello
Data da publicação: 2 de dezembro de 2016

Capacitismo é a discriminação ou violências praticadas contra as pessoas com deficiência. É a atitude preconceituosa que hierarquiza as pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade funcional. Com base no capacitismo, discriminam-se pessoas com deficiência. Trata-se de uma categoria que define a forma como pessoas com deficiência são tratadas como incapazes (incapazes de trabalhar, de frequentar uma escola de ensino regular, de cursar uma universidade, de amar, de sentir desejo, de ter relações sexuais etc.), aproximando as demandas dos movimentos de pessoas com deficiência a outras discriminações sociais como o sexismo, o racismo e a homofobia [...]

A campanha “É capacitismo quando…”

Em 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no mundo. Nesse sentido, as pessoas com deficiência do Brasil resolveram se organizar e discutir sobre a invisibilidade e seu impacto em seu dia a dia. Convidamos vocês a chamarem seus amigos e amigas para se juntar à campanha: escreva um texto, faça um vídeo, compartilhe a hashtag #ÉCapacitismoQuando e conte-nos sobre suas experiências. Alguns exemplos dos posts com a hastag da campanha:

#ÉCapacitismoQuando percebemos que o termo se refere à naturalização e hierarquização das capacidades corporais humanas. Ouvir, enxergar, falar, pensar e andar, por exemplo, são consideradas coisas naturais que não exigem uma série de aprendizados individuais e condições sociais ao longo da vida. Dessa forma, quando uma pessoa não enxerga com os olhos ela é considerada naturalmente deficiente e passa a ser percebida como um todo ‗incapaz‘. O capacitismo é essa forma hierarquizada e naturalizada de conceber o corpo humano como algo que deva funcionar e agir sobre regras muito bem definidas biologicamente. O capacitismo impede a consideração de que é possível andar sem ter pernas, ouvir com os lábios, enxergar com os ouvidos e pensar com cada centímetro de pele que possuímos. (Marco Antonio Gavério)

#Écapacitismoquando a pessoa tenta minimizar o fato de eu ter deficiência dizendo ―mas todo mundo tem uma deficiência, né?‖. Não. Deficiência é uma condição específica para além da lesão do corpo, que se dá no enfrentamento das barreiras social e historicamente construídas. (Karla Garcia Luiz) #Écapacitismoquando você quer xingar alguém ou algo e chama ela de autista. (Amanda Paschoal)

#Écapacitismoquando você exclui a pessoa com síndrome de Down da participação em todos os espaços da vida cotidiana, mesmo dentro dos movimentos sociais da deficiência, simplesmente porque você acha que ela não tem autonomia para fazer escolhas por possuir uma deficiência pior (sic) que a sua. (Anahi Guedes de Mello)

Fonte: Portal Inclusive (adaptado). Disponível em: http://www.inclusive.org.br/arquivos/29958 Acesso em: 1/05/2019
Com base nesse texto, conclui-se que capacitismo ocorre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q939750 | Arquivologia, Morfologia, Primeira Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

Texto associado.
Leia este texto de Anahi Guedes de Mello para responder à questão.

O que é capacitismo?

Por Anahi Guedes de Mello
Data da publicação: 2 de dezembro de 2016

Capacitismo é a discriminação ou violências praticadas contra as pessoas com deficiência. É a atitude preconceituosa que hierarquiza as pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade funcional. Com base no capacitismo, discriminam-se pessoas com deficiência. Trata-se de uma categoria que define a forma como pessoas com deficiência são tratadas como incapazes (incapazes de trabalhar, de frequentar uma escola de ensino regular, de cursar uma universidade, de amar, de sentir desejo, de ter relações sexuais etc.), aproximando as demandas dos movimentos de pessoas com deficiência a outras discriminações sociais como o sexismo, o racismo e a homofobia [...]

A campanha “É capacitismo quando…”

Em 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no mundo. Nesse sentido, as pessoas com deficiência do Brasil resolveram se organizar e discutir sobre a invisibilidade e seu impacto em seu dia a dia. Convidamos vocês a chamarem seus amigos e amigas para se juntar à campanha: escreva um texto, faça um vídeo, compartilhe a hashtag #ÉCapacitismoQuando e conte-nos sobre suas experiências. Alguns exemplos dos posts com a hastag da campanha:

#ÉCapacitismoQuando percebemos que o termo se refere à naturalização e hierarquização das capacidades corporais humanas. Ouvir, enxergar, falar, pensar e andar, por exemplo, são consideradas coisas naturais que não exigem uma série de aprendizados individuais e condições sociais ao longo da vida. Dessa forma, quando uma pessoa não enxerga com os olhos ela é considerada naturalmente deficiente e passa a ser percebida como um todo ‗incapaz‘. O capacitismo é essa forma hierarquizada e naturalizada de conceber o corpo humano como algo que deva funcionar e agir sobre regras muito bem definidas biologicamente. O capacitismo impede a consideração de que é possível andar sem ter pernas, ouvir com os lábios, enxergar com os ouvidos e pensar com cada centímetro de pele que possuímos. (Marco Antonio Gavério)

#Écapacitismoquando a pessoa tenta minimizar o fato de eu ter deficiência dizendo ―mas todo mundo tem uma deficiência, né?‖. Não. Deficiência é uma condição específica para além da lesão do corpo, que se dá no enfrentamento das barreiras social e historicamente construídas. (Karla Garcia Luiz) #Écapacitismoquando você quer xingar alguém ou algo e chama ela de autista. (Amanda Paschoal)

#Écapacitismoquando você exclui a pessoa com síndrome de Down da participação em todos os espaços da vida cotidiana, mesmo dentro dos movimentos sociais da deficiência, simplesmente porque você acha que ela não tem autonomia para fazer escolhas por possuir uma deficiência pior (sic) que a sua. (Anahi Guedes de Mello)

Fonte: Portal Inclusive (adaptado). Disponível em: http://www.inclusive.org.br/arquivos/29958 Acesso em: 1/05/2019
Do ponto de vista morfológico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.