Questões de Concursos Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo

Resolva questões de Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q684797 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene).No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.Um pouco mais da metade da água é gasta no banheiro, em banhos, descargas ou outras utilizações, por isso os equipamentos economizadores podem auxiliar muito na economia da água e na educação do usuário. Esses equipamentos são tecnologias que funcionam com vazão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q682840 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

São nove as principais grandezas relativas à iluminação natural e artificial, e a maioria delas refere-se mais à iluminação artificial que à natural. Dentre as opções abaixo assinale a opção que apresenta apenas grandezas referentes à iluminação artificial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q683796 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

O conforto pode ser definido como uma qualidade do espaço que envolve a percepção e a interpretação de estímulos de diversas ordens, provenientes de fatores como as formas, as dimensões, a iluminação, as cores, a qualidade do ar, os ruídos e as temperaturas, e os estímulos que os usuários recebem dependem, também, da tarefa realizada. Um dos aspectos mais essenciais no processo da avaliação do conforto ambiental e a percepção espacial é a compreensão de como os indivíduos percebem, assimilam e agem a partir de informações que captam no ambiente à sua volta. É a partir dessa compreensão que as tarefas exercidas em determinado ambiente podem ser melhoradas principalmente em relação ao conforto e à segurança do usuário. Sob este ponto de vista, insere-se a ergonomia, que avalia características antropométricas, influência do ambiente físico, características psicofisiológicas e características dos ritmos circadianos, dos indivíduos em determinado ambiente. Sendo assim, esses ritmos circadianos referem-se às atividades que regulam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q681287 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

Os sistemas de aquecimento, ventilação e climatização estão evoluindo na maioria dos aspectos relacionados ao controle de sua operação, bem como no seu desempenho, reduzindo o consumo de energia. A eficiência desses sistemas é medida por meio do coeficiente de desempenho (COP), e no caso dos sistemas de climatização também pela vazão de ar de renovação (Vef). Essa vazão, dada em L/s, depende do número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q683502 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

Com referência ao projeto e à execução de instalações prediais de água quente, a instalação de misturadores de água fria é obrigatória se houver possibilidade de a água fornecida ao ponto de utilização para uso humano ultrapassar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q688225 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

É fato a crescente preocupação não só com o desempenho das edificações, durante todo o seu ciclo de vida, como também a especificação de materiais construtivos de menor impacto ambiental. A garantia de indicadores que assegurem a comparabilidade entre edifícios e soluções projetuais, materiais especificados, entre outros, é prerrogativa para o estabelecimento de metas de projeto, desempenhos de referência (benchmarks) e principalmente base para políticas públicas. No caso dos materiais construtivos, alguns indicadores podem ser considerados: energia incorporada (M/m2), pegada de carbono C02eq (kg/m2), pegada de água azul (m3/m2), conteúdo abiótico (kg/m2) e emissões de compostos orgânicos voláteis - COV (Kg/m2). Nesse caso, o conteúdo abiótico refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q685782 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

De acordo a NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbano - a sinalização direcional pode ser na forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q682814 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

A produção de um concreto fácil de ser trabalhado e durável, a um custo econômico, requer cuidado no cálculo e manipulação da mistura. Praticamente todos os concretos devem satisfazer a uma especificação referente à compressão após 28 dias. Sendo assim, a principal influência sobre a resistência de um concreto é exercida pela relação entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q687722 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

As trocas de calor que envolvem variação de temperatura são denominadas trocas secas. Os mecanismos de trocas secas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q690308 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica. Apesar de uso voluntário nas edificações, a Instrução Normativa N° 2, de 4 de junho de 2014, torna obrigatória a etiquetagem de edificações públicas federais. A referida Instrução Normativa dispõe sobre regras e uso da Etiqueta Nacional de Conservação de energia (ENCE) nos projetos e construções de edificações públicas federais, com área superior a 500m2, novas ou que recebam qualquer reforma que altere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q687177 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

As políticas voluntárias de certificação ambiental existentes no mundo objetivam elevar o desempenho ambiental dos edifícios e, como consequência, fornecerlhe um selo que agregue valor e ateste sua participação no processo. A partir da década de 1990, começou a surgir uma série de certificações ambientais que, ao redor do mundo, refletia a cultura de seu pais e as especificidades climáticas e construtivas peculiares a esses paises. Entre as principais certificações temos: SustainableBuildingAssessment (SBAT); Leadership in Environmental Design (LEED); BuildingResearch Establishment Environmental AssessmentMethod (BREEAM); GermanSustainableBuildingCouncil (DGNB) e Alta Qualidade Ambiental (AQUA), que surgiram respectivamente nos seguintes países:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q691093 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

A janela sempre teve um grande papel no processo de composição arquitetônica, seja ela distribuída em uma série de aberturas, criando ritmo na fachada, seja em uma cortina de vidro cujas áreas envidraçadas se tornam a parede propriamente dita. Todavia, o excesso de radiação (direta e difusa) dessas soluções, dependendo da localização do edifício, podem trazer problemas quanto ao desempenho térmico e ao consumo energético. Uma das estratégias de bloqueio da radiação difusa é a redução das áreas envidraçadas, minimizando a visão do céu. Por essa razão, entende-se que a proporção entre as superfícies transparentes e opacas da fachada é de grande importância para o desempenho térmico do edifício. Sendo assim, essa proporção é dada pelo índice:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q686798 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

As saídas de emergências em edifícios, de acordo com a NBR 9077, devem adotar, como largura mínima, a dimensão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q688293 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

Os átrios são espaços adjacentes às partes interiores de uma edificação, que combinam sistemas laterais e zenitais para captação da luz natural. Quanto à avaliação do desempenho de átrios na captação e distribuição da luz é correto afirmar que é complexa uma vez que envolve: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q694188 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

O Plano Piloto de Brasília, no Planalto Central, foi elaborado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q681141 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

Atualmente a ergonomia apresenta dois enfoques bem característicos segundo o tipo de abordagem do homem no trabalho: o enfoque americano e o enfoque europeu. Segundo essas abordagens é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q688635 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

Na utilização da carta solar, o “observador”, seja ele uma pessoa, um ponto na fachada de um edifício ou uma janela, está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q684235 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

As cartas solares são instrumentos para resolução de problemas de geometria da insolação a partir de plantas, cortes e coordenadas horizontais da posição do Soi acima da linha do horizonte. No hemisfério sul, a Carta solar aplicada sobre a planta, é orientada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q683704 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

A NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbano - estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q683731 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

O coeficiente Global de Transmissão Térmica - K ou Transmitància Térmica engloba as trocas térmicas superficiais e as trocas térmicas através dos materiais. Esse coeficiente quantifica a capacidade do material de ser atravessado por um fluxo de calor induzido por uma diferença de temperatura entre dois ambientes que o elemento constituído por tal material separa. Sendo assim, o "K“ tem como unidade: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.