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Questões de Concursos Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica

Resolva questões de Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q687487 | Química, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A compreensão de muitas propriedades físicas dos materiais está baseada no conhecimento das forças interatômicas que unem os átomos, conhecida como ligações atômicas. A ligação covalente é uma das formas de unirem os átomos. 
O número de ligações covalentes, que é possível para um átomo particular, é determinado pelo número de
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2Q692633 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A ordenação atômica em sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Dessa forma, ao descrever as estruturas cristalinas com frequência, torna-se conveniente subdividir a estrutura em pequenas entidades que se repetem, chamadas de células unitárias. 
A esse respeito, é correto afirmar que não representa um tipo de estrutura cristalina o
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3Q692599 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Com base no tipo de arranjo atômico, a classificação dos materiais, está relacionada com a forma de organização da estrutura em um modelo, que pode ser ordenado ou sem ordem e de longo ou curto alcance.
Avalie as classificações e suas características de arranjo. 
I. Materiais amorfos: sem ordenação de longo alcance. 
II. Gases monoatômicos: arranjo ordenado. 
III. Cristais líquidos: arranjo ordenado de longo e curto alcance. 
IV. Materiais cristalinos: arranjo ordenado de longo e curto alcance. 
Está correto apenas o que se afirma em
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4Q689478 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O ensaio de resistência à fadiga é um meio de especificar limites de tensão e de tempo de uso de uma peça ou de um elemento de máquina. 
O ensaio de fadiga é baseado em esforços de 
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5Q686830 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Em uma das etapas de produção de uma siderurgia, há um conjunto de fornos com altas temperaturas onde o carvão mineral é depositado sem contato com o ar onde é colocado uma matéria prima. Durante o aquecimento, os componentes voláteis são evaporados. 
O material sólido que resta nos fornos é uma massa de carbono, denominada
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6Q688003 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Um tipo de defeito interfacial, que separa dois pequenos cristais que possuem diferentes orientações cristalográficas em materiais policristalinos, é chamado de
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7Q692896 | Química, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O Bronze é uma liga metálica classificada como não ferros com diversas aplicações, especialmente com uma vantagem de ser resistente à corrosão. 
A esse respeito, é correto afirmar que a combinação de elementos que forma essa liga metálica é de
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8Q684210 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Existem três maneiras principais segundo as quais uma carga pode ser aplicada para avaliar o comportamento mecânico de um material para um ensaio de tensão e deformação. 
É correto afirmar que não condiz com um tipo de ensaio para esse fim a/o
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9Q691294 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A eletronegatividade dos elementos químicos, na tabela periódica, cresce da esquerda para a direita e de baixo para cima. Quanto maior for a diferença entre a eletronegatividade de dois elementos, mais iônica será a ligação. De maneira contrária, quanto mais próximos estiverem os átomos, maior será o grau de covalência. 
Diante dessa afirmação, o par de elementos químicos que possui maior grau de covalência é
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10Q688928 | Química, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Lacuna é um tipo de defeito em uma rede cristalina simples e muito comum. Todos os sólidos cristalinos possuem lacunas. Para calcular o número de lacunas em equilíbrio, é usada uma fórmula que possui como parâmetro o número total de sítios atômicos, a energia necessária para formar a lacuna, a temperatura e a constante de Boltzmann. 
Entre os parâmetros citados, o que tem maior influência na formação de lacunas é a/o
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11Q683873 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A usinabilidade é o grau de dificuldade para usinar um determinado material, é correto afirmar que não é considerada uma propriedade do material que afeta a usinabilidade a
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12Q686239 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

As propriedades dos materiais influenciam diretamente na usinabilidade. 
Em relação às propriedades abaixo, é correto afirmar que não condiz com a usinabilidade a
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13Q684818 | Química, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

 De fato, os átomos estão em constante movimentação em materiais sólidos, mudando rapidamente as suas posições. Para um átomo fazer esse tipo de movimento, duas condições devem ser atendidas: (1) deve existir um sítio adjacente vazio e (2) o átomo deve possuir energia suficiente para quebrar as ligações atômicas que o unem aos seus átomos vizinhos e, então, causar alguma distorção na rede cristalina durante o deslocamento. 
Sobre, é correto afirmar que não é considerado um tipo de energia, capaz de causar essa movimentação
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14Q689157 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A classificação dos ensaios não destrutivos pode ser efetuada por meio de vários critérios, tais como, em função dos seus princípios físicos, pelas suas aplicações, em função das condições do material ou produto e da sua capacidade de detecção. Abaixo são apresentadas várias relações entre tipo de ensaio com sua aplicação. 
A esse respeito, é incorreto afirmar que, para essas relações, as análises
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15Q682924 | Química, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Quando duas partes de uma superfície, ou de uma estrutura metálica, apresentam potenciais eletroquímicos diferentes, elas podem formar uma (ou mais) pilha(s) eletroquímica(s) com dissolução metálica em uma região específica. Tem-se, nesse caso, o que se chama de corrosão localizada. 
Não representa uma corrosão localizada aquela identificada como
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16Q687186 | Matemática, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O alumínio é um tipo de material classificado como estrutura cristalina do tipo CFC (cúbico de face centrada), cujo raio atômico equivale a 0,1431nm. 
A aresta desse cubo, com base na fórmula padrão, em nm, é de 
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17Q681915 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

A grandeza de penetração descreve geometricamente a relação de penetração entre a ferramenta e a peça. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. 
( ) Largura de usinagem é a largura de penetração da ferramenta em relação à peça. ( ) A largura de usinagem é medida paralelamente ao plano de trabalho.
( ) Penetração de trabalho é medido no plano de trabalho e perpendicularmente à direção de avanço. 
( ) A penetração de trabalho tem importância predominante no fresamento e na retificação plana. 
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
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18Q684231 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Considerando uma tubulação longa de aço enterrada em solo arenoso e rochoso, distante de qualquer interferência, é correto afirmar que a sequência que representa o tipo de pilha e a forma de corrosão, respectivamente, é
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19Q682579 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Em processos de fabricação, a união de materiais é uma atividade comum nas indústrias. 
É correto afirmar que o processo chamado “Brasagem” ocorre por meio do método de fixação 
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20Q687411 | Metalurgia, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Ao longo de quase um século de desenvolvimento no campo da engenharia aeronáutica, diversas áreas do conhecimento evoluíram motivadas não só pelas crescentes exigências de desempenho, mas também pela ocorrência de falhas e acidentes catastróficos, como, por exemplo, relacionados aos procedimentos de projeto estrutural quanto à fadiga. Após vários anos de avanço, a metodologia mais adotada é baseada na filosofia DTA (Damage Tolerance Analisys – Análise de Tolerância ao Dano). 
Um programa típico de análise de tolerância ao dano envolve diversas atividades, que são agrupadas em quatro grandes áreas, exceto
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