Questões de Concursos Primeiro Tenente Pedagogia

Resolva questões de Primeiro Tenente Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q684545 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Ferreira (apud Rangel et al., 2013), assinale a opção que apresenta os conteúdos do trabalho profissional da supervisão, no que concerne ao planejamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q685313 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Kenski (2010), o ambiente Teleduc tem por objetivo oferecer um ambiente digital que permita ao professor elaborar e acompanhar cursos via web. Assinale a opção que, segundo o autor, apresenta os quatro tipos de usuários do ambiente Teleduc.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q688136 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Monitoramento e avaliação são duas ações inter-relacionadas. Segundo Luck (2013), apesar dessa inter-relação importante para a qualidade do trabalho, no entanto, apresentam especificidades que devem ser compreendidas. Assinale a opção que descreve corretamente um papel específico afeto ao monitoramento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q685066 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para melhor compreender o conceito de habilidade, Moretto (2010) propõe que façamos um estudo de duas metáforas relacionadas à construção de habilidades para resolver situações complexas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q683532 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para Bordenave e Pereira (2016), Piaget estudou o desenvolvimento paralelo da inteligência e da emocionalidade durante o crescimento da criança e do adolescente. Depedendo da interação da criança e seu meio ambiente o menino desenvolve, mais ou menos seus “esquemas de assimilação", assim como a estrutura da sua inteligência e de sua emocionalidade, para enfrentar a estimulação do meio e resolver problemas apresentados pelo mesmo. Assim, da mera capacidade perceptiva inicial a criança passa a ser capaz de operações mentais abstratas e do egoísmo inicial passa a ser capaz de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q684814 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Menegolla e Sant’Anna (2012) afirmam que o objetivo é um propósito ou alvo que se pretende atingir; é tudo aquilo que se quer alcançar através de uma ação clara e explícita. Logo, para os autores, uma boa definição dos objetivos para uma disciplina ou conteúdos deve apresentaras seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q686889 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Perrenoud (2002), o professor-educador deve assumir a responsabilidade ética de ser um agente de mudanças em seu ambiente de trabalho, transformando-se em multiplicador de novas idéias. Assinale a opção que apresenta duas propostas metodológicas que o professor-educador pode utilizar para o desenvolvimento de competências em seus alunos, reconhecidas como Novas Tecnologias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q685354 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Moraes (2015), a dinâmica que nos permite trabalhar o conhecimento de modo transdisciplinar pode ser detalhada na Matriz Geradora de Finalidades Educativas com as seguintes propostas de dimensões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q689213 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Sant’Ana (2013), assinale a opção correta sobre os critérios de avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q687934 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Determinado pedagogo de uma Organização Militar do Sistema de Ensino Naval foi designado para formular objetivos do Serviço de Orientação Educacional (SOE), inserindo-os no projeto pedagógico da instituição. Ao recorrer à literatura especializada para melhor fundamentar a sua prática, esse pedagogo constatou que objetivo é a descrição clara e precisa do que se pretende alcançar ao final de uma determinada ação, representando, assim, uma intenção e uma previsão, em termos de resultados. O pedagogo observou, também, que toda a ação educativa é intencional e busca alcançar determinados resultados referentes à formação e à aprendizagem dos alunos. Com base no estudo realizado por Lück (2009), o qual foi objeto de consulta do referido Oficial pedagogo, a fim de que tenham condições de ser um guia prático para a ação, os objetivos educacionais são elaborados tendo-se em vista alguns aspectos básicos. Assinale a opção que apresenta corretamente características referentes ao critério da evidência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q687681 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Uma avaliação da teoria e da pesquisa de Piaget só pela extensão de suas contribuições já se apresenta muito ampla. Mais espaço, contudo, abre-se para a crítica devido ao método clínico, particularidade do trabalho piagetiano. Com base no livro de Goulart (2015), assinale a opção que NÃO constitui uma crítica às construções teóricas de Piaget.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q692291 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988, a lei estabelecerá o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q686153 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Aranha (2006) afirma que pensadores contemporâneos de Hegel, como Fichte, Schleiermacher, Von Humboldt, empenharam-se na chamada pedagogia do neo-humanismo. Segundo o historiador da educação Franco Cambi o tema pedagógico dominante desses autores é o da Bildung (ou formação humana) que aponta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q691537 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Santos (in Bacich et al., 2015), na mudança de paradigma sobre a forma de ensinar para alunos do século XXI, o espaço de aprendizagem tem papel importante. Diferente mente do modelo massificado de ensino ao qual estamos acostumados, não é o aluno que deve se adaptar ao espaço, mas este adaptar-se àquele. Para o autor em tela, a escola do passado (e que ainda resiste e persiste no presente) era pautada pela massificação do ensino. Assim, o seu espaço foi e está todo configurado para atender a dois tipos de atividades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q685908 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Luck (2009), uma das grandes qualidades dos planos e projetos é a capacidade de permitir conversar com a realidade, interagindo com a ação, de maneira que se ajuste a ela, continuamente conforme seja necessário. Na medida em que assim o faça, é capaz de garantir qualidades importantes para a efetividade de ação. Marque a opção que apresenta apenas uma dessas qualidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q689492 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Lück (2013), assinale a opção que contém alguns dos procedimentos básicos recomendados na definição de um programa de monitoramento e avaliação, a fim de garantir a sua qualidade.


I- Desenvolver fundamentação e lógica conceitual.

II- Selecionar indicadores e medidas de desempenho.

III- Envolver profissionais responsáveis.

IV- Sistematizar as lições aprendidas.

V- Maximizar oportunidades de formação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q693077 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Silva e Spanhol (2014), alguns autores como Davenport e Prusak (1998) e Rowley (2006) relacionam "dado, informação e conhecimento", afirmando que dados são conceituados como registros, informação é aquilo que tem um significado e conhecimento é uma mistura fluida de experiência, valores, informação contextual e insight experimentado, o que proporciona uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q682845 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

No que tange à disposição sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q682591 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Relvas (2009), se o educando não aprende um conteúdo é porque não encontrou nenhuma referência nos arquivos já formados para abrigar a informação e por isso a aprendizagem não ocorreu. Em seu livro, a autora cita como uma das estratégias mnemônicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q688479 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Lopes (2011), ao longo da história do curículo, podem ser situadas inúmeras propostas de currículo integrado, sob denominações distintas. Podemos agrupar as diferentes propostas de integração curricular em três modalidades diversas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.