Questões de Concursos Primeiro Tenente Pedagogia

Resolva questões de Primeiro Tenente Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q689909 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Com base no estudo de Rocha (In Bacich e Moran, 2018), são princípios do design thinking, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q681657 | Não definido, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Relvas (2009), a memória é a base de todo o saber e, também, de toda a existência humana desde o nascimento. A memória determina nossa individualidade como pessoa e como povos. Para a autora, o local de comunicação entre os neurônios e a unidade elementar de armazenamento da memória e onde ocorrem sínteses de proteínas, trocas elétricas e ativação de genes que resultam no armazenamento de informação, chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q683738 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para Libâneo (2013), os conteúdos de ensino se compõem de quatro elementos: conhecimentos sistematizados, habilidades e hábitos; atitudes e convicções. Segundo o autor, as atitudes e convicções
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q684545 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Ferreira (apud Rangel et al., 2013), assinale a opção que apresenta os conteúdos do trabalho profissional da supervisão, no que concerne ao planejamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q686153 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Aranha (2006) afirma que pensadores contemporâneos de Hegel, como Fichte, Schleiermacher, Von Humboldt, empenharam-se na chamada pedagogia do neo-humanismo. Segundo o historiador da educação Franco Cambi o tema pedagógico dominante desses autores é o da Bildung (ou formação humana) que aponta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q685313 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Kenski (2010), o ambiente Teleduc tem por objetivo oferecer um ambiente digital que permita ao professor elaborar e acompanhar cursos via web. Assinale a opção que, segundo o autor, apresenta os quatro tipos de usuários do ambiente Teleduc.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q684814 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Menegolla e Sant’Anna (2012) afirmam que o objetivo é um propósito ou alvo que se pretende atingir; é tudo aquilo que se quer alcançar através de uma ação clara e explícita. Logo, para os autores, uma boa definição dos objetivos para uma disciplina ou conteúdos deve apresentaras seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q691354 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Romanelli (2009), o Ato Adicional de 1834 “conferiu às províncias o direito de legislar sobre instrução pública e estabelecimentos próprios a promovê-la, excluindo, porém, de sua competência, as Faculdades de Medicina e Direito e as Academias então existentes e outros quaisquer estabelecimentos que, no futuro, fossem criados por lei geral". Isso suscitou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q688136 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Monitoramento e avaliação são duas ações inter-relacionadas. Segundo Luck (2013), apesar dessa inter-relação importante para a qualidade do trabalho, no entanto, apresentam especificidades que devem ser compreendidas. Assinale a opção que descreve corretamente um papel específico afeto ao monitoramento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q693955 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Bacich, (2015), o que NÃO podemos afirmar sobre a sala de aula invertida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q682591 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Relvas (2009), se o educando não aprende um conteúdo é porque não encontrou nenhuma referência nos arquivos já formados para abrigar a informação e por isso a aprendizagem não ocorreu. Em seu livro, a autora cita como uma das estratégias mnemônicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q694196 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Luck (2015), as escolas que, em vez de orientação educacional, estabelecem em seus serviços a orientação disciplinar, guiam-se por qual pressuposto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q690084 | Não definido, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com a Lei do Ensino na Marinha (Lei n° 11.279/2006), assinale a opção que apresenta corretamente um curso do Sistema de Ensino Naval (SEN) destinado para o pessoal militar e sua respectiva definição legal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q685066 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para melhor compreender o conceito de habilidade, Moretto (2010) propõe que façamos um estudo de duas metáforas relacionadas à construção de habilidades para resolver situações complexas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q689213 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Sant’Ana (2013), assinale a opção correta sobre os critérios de avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q685354 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Moraes (2015), a dinâmica que nos permite trabalhar o conhecimento de modo transdisciplinar pode ser detalhada na Matriz Geradora de Finalidades Educativas com as seguintes propostas de dimensões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q693077 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Silva e Spanhol (2014), alguns autores como Davenport e Prusak (1998) e Rowley (2006) relacionam "dado, informação e conhecimento", afirmando que dados são conceituados como registros, informação é aquilo que tem um significado e conhecimento é uma mistura fluida de experiência, valores, informação contextual e insight experimentado, o que proporciona uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q683532 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Para Bordenave e Pereira (2016), Piaget estudou o desenvolvimento paralelo da inteligência e da emocionalidade durante o crescimento da criança e do adolescente. Depedendo da interação da criança e seu meio ambiente o menino desenvolve, mais ou menos seus “esquemas de assimilação", assim como a estrutura da sua inteligência e de sua emocionalidade, para enfrentar a estimulação do meio e resolver problemas apresentados pelo mesmo. Assim, da mera capacidade perceptiva inicial a criança passa a ser capaz de operações mentais abstratas e do egoísmo inicial passa a ser capaz de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q691537 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

De acordo com Santos (in Bacich et al., 2015), na mudança de paradigma sobre a forma de ensinar para alunos do século XXI, o espaço de aprendizagem tem papel importante. Diferente mente do modelo massificado de ensino ao qual estamos acostumados, não é o aluno que deve se adaptar ao espaço, mas este adaptar-se àquele. Para o autor em tela, a escola do passado (e que ainda resiste e persiste no presente) era pautada pela massificação do ensino. Assim, o seu espaço foi e está todo configurado para atender a dois tipos de atividades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q681401 | Pedagogia, Primeiro Tenente Pedagogia, Quadro Técnico, Marinha, 2019

Segundo Moraes (2015), a missão de um educador transdisciplinar, em todos os ambientes que trabalha e intervém, consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.