Questões de Concursos Processo Seletivo 3

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1Q686950 | Português, Parônimos e Homônimos, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Leia a frase. Aquele que é bom assume por obrigação combater o mau. O momento atual, exige, mais do que nunca, buscar o bem para efetivamente afastar o mal de nossa sociedade. As palavras em destaque correspondem, sucessivamente, a
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2Q686952 | Português, Regência, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias que exprimem. Eles podem ser de afirmação, de negação, de modo, de lugar, de dúvida, de intensidade, de tempo e interrogativos. Já, quando duas ou mais palavras (geralmente preposição + substantivo ou advérbio) formam uma expressão que equivale a um advérbio chamamos de locução adverbial. Na frase, “O jogador errou o gol de propósito, no jogo de domingo, à noite”, há
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3Q948617 | Português, Orações subordinadas substantivas Subjetivas, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Texto I


Quadrilha


João amava Teresa que amava Raimundo que amava

Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

Carlos Drummond de Andrade.


De acordo com a opção sintática considerada pelo poeta ao criar o poema, é correto afirmar que

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4Q948618 | Português, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Leia o texto Felicidade Clandestina de Clarice Lispector. (Adaptado-fragmento)

Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria. Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recifemesmo, onde morávamos, com suas pontes mais do que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”. Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia. Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o. E completamente acima de minhas posses. Disse- -me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria. (...) E assim continuou. Quanto tempo? Não sei. Ela sabia que era tempo indefinido, enquanto o fel não escorresse todo de seu corpo grosso. Eu já começara a adivinhar que ela me escolhera para eu sofrer, às vezes adivinho. Mas, adivinhando-me mesmo, às vezes aceito: como se quem quer me fazer sofrer esteja precisando danadamente que eu sofra. (...)

De acordo com o texto acima, analise o trecho: Ela sabia que era tempo indefinido, enquanto o fel não escorresse todo de seu corpo grosso. A oração subordinada substantiva “que era tempo indefinido” pode ser classificada como
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5Q948619 | Português, Significação Contextual de Palavras, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Leia o poema Gato que brincas na rua, de Fernando Pessoa.

Gato que brincas na rua

Como se fosse na cama,

Invejo a sorte que é tua

Porque nem sorte se chama.


Bom servo das leis fatais

Que regem pedras e gentes,

Que tens instintos gerais

E sentes só o que sentes.


És feliz porque és assim,

Todo o nada que és é teu.

Eu vejo-me e estou sem mim,

Conheço-me e não sou eu.

Fernando Pessoa, Obra Poética.

No poema de Fernando Pessoa, o eu lírico lamenta-se sobre a sua condição de humano que o obriga a um angustiante questionamento sobre si mesmo contrariamente à condição do gato, que, por não ter consciência da sua natureza, vive apenas em função de sensações e instintos e não fica sujeito a crises de identidade.

Analise o verso “Gato que brincas na rua”

A palavra “que” constante no verso, pode ser classificada como

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6Q948620 | Português, Adjetivos, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Sinonímia é um fenômeno da Língua Portuguesa em que as palavras apresentam significados iguais ou semelhantes. Há esse fenômeno na frase inserida na alternativa
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7Q948622 | Português, Advérbios, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Referindo-se à significação entre palavras da Língua Portuguesa, pode-se afirmar que há vocábulos homônimos homófonos inseridos na alternativa
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8Q948624 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Em relação à regência verbal da Língua Portuguesa padrão, encontra-se correta a frase contida na alternativa
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9Q948625 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Todos os vocábulos encontram-se com a grafia correta na alternativa
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10Q948626 | Português, Orações coordenadas assindéticas, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

No axioma filosófico “Penso, logo existo.”, há dois verbos, portanto duas orações com sentido completo: pensamos e existimos. Dessa forma, a relação estabelecida pela conjunção “logo” entre esses dois pensamentos é
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11Q948627 | Português, Adjetivos, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Leia o poema o Poema de sete faces, de Carlos Drummond de Andrade.

Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. (...) Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu não era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração. Eu não devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo. Carlos Drummond de Andrade in Alguma Poesia (1930)

Analise os versos a seguir:

Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração.

De acordo com a colocação desses versos em períodos, eles classificam-se como orações coordenadas
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12Q948628 | Inglês, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Texto associado.

A questao refere-se ao texto abaixo.


The Century Trilogy: An epic of Follett proportions

By Kevin Nance September 7, 2012



Well before blockbuster movies, there were blockbuster novels: big, juicy, page-turning epics, with dozens of characters, exotic settings and multiple plots playing out over several years, often against the backdrop of some extended historical conflict. Tolstoy largely invented the form in 1869 with “War and Peace,” and by the middle of the 20th century, its latter-day stalwarts — including James Jones, Herman Wouk and the tireless fiction factory known as James Michener — bestrode the bestseller lists like the titans they were. In recent years, however, the form has fallen somewhat out of favor with writers, if not with readers. Who wants to spend so much time, day in and day out, with the same set of protagonists? Who wants to do all that research? Who has the nerve, not to mention the patience, to keep all those narrative balls in the air over hundreds of pages?

Ken Follett, actually. At 63, the Welsh author is one of the last Mohicans of the form, having traded his highly successful thrillers (“Eye of the Needle,” “The Key to Rebecca”) for the multigenerational historical saga in 1989’s “The Pillars of the Earth” (adapted as a Starz miniseries in 2010) and its sequel, 2007’s “World Without End,” which premieres as a miniseries on Reelz next month.

Adaptado - Disponível em: https://www.washingtonpost. com/entertainment/books/the-century-trilogy-an-epic-of- -follett-proportions/2012/09/07.Acesso 22/9/16.

Leia o fragmento de texto: Organização textual.

O ser humano se comunica por meio de textos. Desde uma simples e passageira interjeição como Olá até uma mensagem muitíssimo extensa. Em princípio, esses textos eram apenas orais. Hoje, são também escritos. Nesse processo, os textos ganharam formas de organização distintas, com propósitos nitidamente distintos também. (...)
Disponível em: http://educacao.globo.com/portugues/ assunto/texto-argumentativo/argumentacao.html. Acesso em 20 de set de 2016.

“Desde uma simples e passageira interjeição como Olá até uma mensagem "muitíssimo" extensa.” No trecho acima, o vocábulo "muitíssimo"
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13Q948629 | Inglês, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Texto associado.

A questao refere-se ao texto abaixo.


The Century Trilogy: An epic of Follett proportions

By Kevin Nance September 7, 2012



Well before blockbuster movies, there were blockbuster novels: big, juicy, page-turning epics, with dozens of characters, exotic settings and multiple plots playing out over several years, often against the backdrop of some extended historical conflict. Tolstoy largely invented the form in 1869 with “War and Peace,” and by the middle of the 20th century, its latter-day stalwarts — including James Jones, Herman Wouk and the tireless fiction factory known as James Michener — bestrode the bestseller lists like the titans they were. In recent years, however, the form has fallen somewhat out of favor with writers, if not with readers. Who wants to spend so much time, day in and day out, with the same set of protagonists? Who wants to do all that research? Who has the nerve, not to mention the patience, to keep all those narrative balls in the air over hundreds of pages?

Ken Follett, actually. At 63, the Welsh author is one of the last Mohicans of the form, having traded his highly successful thrillers (“Eye of the Needle,” “The Key to Rebecca”) for the multigenerational historical saga in 1989’s “The Pillars of the Earth” (adapted as a Starz miniseries in 2010) and its sequel, 2007’s “World Without End,” which premieres as a miniseries on Reelz next month.

Adaptado - Disponível em: https://www.washingtonpost. com/entertainment/books/the-century-trilogy-an-epic-of- -follett-proportions/2012/09/07.Acesso 22/9/16.

De acordo com o texto acima, é correto afirmar que
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14Q948630 | Raciocínio Lógico, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Com a aparição de um navio pirata, Snoopy tem intenção de
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15Q948631 | Matemática, Porcentagem, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Uma empresa farmacêutica colocou no mercado um produto em dois tipos de embalagens diferentes: em vidro e em plástico. Passado algum tempo, a empresa entrevistou 200 pessoas sobre a preferência pelas embalagens. Dos entrevistados, 133 preferem a embalagem de vidro, 152 de plástico e 45 desconhecem o produto em questão. O número de pessoas para as quais a embalagem utilizada é indiferente, é
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16Q948632 | Matemática, Áreas e Perímetros, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Uma cidade tem população de 1.000.000 habitantes, dos quais 20% possuem sangue do tipo AB. Sabe-se que 10% dos portadores de sangue AB desenvolvem determinada doença, enquanto para os demais habitantes a proporção é de apenas 4%. O número de habitantes portadores da doença na cidade é
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17Q948633 | Matemática, Pontos e Retas, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Uma rifa tem 100 bilhetes, numerados de 1 a 100. A probabilidade de um bilhete sorteado ser um número maior que 35 é de
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18Q948634 | Matemática, Álgebra Linear, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

As equações

y=2x+3 ,

2x+y-5=0, e

x2 + y2 =25

representam no plano cartesiano, respectivamente

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