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Questões de Concursos Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE

Resolva questões de Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q947687 | Geografia, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

A organização política das elites alagoanas foi fundamental para a manutenção de privilégios sociais e econômicos. No século XX:
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2Q947668 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Considerado o mais prolífico poeta do Barroco brasileiro, Gregório de Matos criticou e satirizou tanto os fidalgos “caramurus” quanto os mestiços e as mulatas. No entanto, a sua obra poética não só se compõe de críticas e de sátiras, mas explora também temas como:

1) A devoção religiosa. 2) A crítica ao papado. 3) A fugacidade da vida. 4) A crítica aos senhores de engenho. 5) A defesa de uma República federalista.

Estão corretas, apenas:
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3Q947702 | Biologia, Meiose, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), protagonista do filme “Rio”, e outras sete espécies de aves foram recentemente consideradas extintas na natureza ou com extinção altamente provável. A extinção de espécies:

1) pode ser intensificada pela introdução de espécies exóticas. 2) ocorre pela destruição dos hábitats, além da caça e da pesca predatória. 3) não é um processo natural, já que necessita da ação humana. 4) não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a função da espécie extinta.

Estão corretas as afirmativas apenas:
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4Q947662 | Português, Interpretação de Textos, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
TEXTO 1

A valorização da ética


(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais, filósofos e educadores concordam quanto aos valores a serem transmitidos e preservados. A questão é que a crença nos valores se dá no atacado e no abstrato, enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos: sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um ‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem, reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico, que nega a validade de qualquer escolha e adota o princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento reflita nossos princípios e transformarmos os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade. Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por temor à punição ou à censura, mas como exercício de amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004, p. 148-151. Adaptado)
O paradoxo de que fala o Texto 1 se manifesta:
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5Q947673 | Literatura, Gênero Épico ou Narrativo, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Graciliano Ramos versou em sua obra literária sobre vários temas. Um deles, diz respeito especificamente às perseguições políticas que ele e muitos dos seus contemporâneos sofreram durante os anos em que Getúlio Vargas governou o Brasil pela primeira vez: 1930-1945. Em qual obra Graciliano declina sobre esse período da vida brasileira?
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6Q947706 | Sociologia, Instituições sociais, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Por ‘Instituições Sociais’, segundo a Sociologia, se entende:
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7Q947705 | Sociologia, Instituições sociais, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Se a Sociologia é uma disciplina cujo estudo ajuda a melhor compreender a sociabilidade, enquanto exigência natural do ser humano, conclui-se que essa ciência:
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8Q947661 | Português, Interpretação de Textos, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
TEXTO 1

A valorização da ética


(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais, filósofos e educadores concordam quanto aos valores a serem transmitidos e preservados. A questão é que a crença nos valores se dá no atacado e no abstrato, enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos: sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um ‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem, reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico, que nega a validade de qualquer escolha e adota o princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento reflita nossos princípios e transformarmos os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade. Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por temor à punição ou à censura, mas como exercício de amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004, p. 148-151. Adaptado)
Globalmente, em relação à “valorização da ética”, o Texto 1 propõe que:
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9Q947682 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

No século XX, as dificuldades sociais facilitaram o fortalecimento do totalitarismo em alguns países da Europa. Na Alemanha:
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10Q947684 | História, Era Vargas 19301954, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

As rebeliões que aconteceram no Brasil ameaçaram o poder de Portugal mas conseguiram conquistas importantes. No século XVIII, por exemplo, as rebeliões:
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11Q947678 | Inglês, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
Read the text below and answer the following question.


Redefining the Kilogram


The kilogram is shrinking.

The official object that defines the mass of a kilogram is a tiny, 139-year-old cylinder of platinum and iridium that resides in a triple-locked vault near Paris. Because it is so important, scientists almost never take it out; instead they use copies called working standards. But the last time they did inspect the real kilogram, they found it is roughly five parts in 100 million heavier than all the working standards, which have been leaving behind a few atoms of metal every time they are put on scales. This is one of the reasons the kilogram may soon be redefined not by a physical object but through calculations based on fundamental constants.

“This [shrinking] is the kind of thing that happens when you have an object that needs to be conserved in order to have a standard,” says Peter Mohr, a physicist at the National Institute of Standards and Technology (NIST), who serves on the committee that oversees the International System of Units (SI). “Fundamental constants, on the other hand, are not going to change over time.”

The redefinition of the kilogram will be part of a planned larger overhaul to make SI units fully dependent on constants of nature. Representatives from 57 countries will vote on the proposed change this month at a conference in Versailles, France, and the new rules are expected to pass.

What will happen to the old kilogram artifacts after the redefinition? Rather than packing them off to museums, scientists plan to keep studying how they fare over time. “There is so much measurement history on these,” says physicist Stephan Schlamminger of NIST. “It would be irresponsible to not continue to measure them.”

Adaptado de:<https://www.scientificamerican.com/article/redefining-thekilogram/> Acessado em 10 de outubro de 2018.
The Kilogram as we know it
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12Q947675 | Inglês, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
Read the text below and answer the following question.


Do tweens and teens believe “fake news”?


Let's be clear: "Fake news" has always existed. From P.T. Barnum to Ripley's Believe It or Not to supermarket tabloids, selling outrageous ideas has long been a part of our culture. Most kids can tell the difference between the shocking stories they see in the checkout line and the more evenhanded reporting they see on the local TV news.

But today's fake online news sources so closely mimic real news that it's challenging even for adults to discern what's real and what's fake. Also, kids have less experience in and context for evaluating news sources, so certain words or images that might immediately tell an adult that something is fake or biased might not have the same effect on kids.

According to Common Sense Media's report, News and America's Kids: How Young People Perceive and Are Impacted by the News, less than half of kids agree that they know how to tell fake news stories from real ones. When it comes to online news, the stats reveal a serious lack of faith:

Only about one in four kids who gets news online think that news posted online is "very accurate."

Only seven percent think news by people they don't know well is "very accurate."

Tweens are more likely than teens to think that news posted online is "very accurate."

The good news is that kids who get news from social media sites are trying to be careful readers. Most kids who get their news from social media say they pay "a lot" or "some" attention to the source the link on social media takes them to. And the majority who get news online say that when they come across information in a news story that they think is wrong, they "sometimes" or "often" try to figure out whether or not it's true.

Adaptado de: < https://www.commonsensemedia.org/news-andmedia-literacy/do-tweens-and-teens-believe-fake-news> Acessado em 19 de outubro de 2018.
Fake news
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13Q947670 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?
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14Q947703 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Em agosto de 2018, foi anunciada uma descoberta importante na área de evolução humana: o registro de um fóssil híbrido de 50 mil anos que, possivelmente, derivou de relações sexuais entre neandertais e hominídeos de Denisova (uma caverna no Sul da Sibéria). Considerando que os traços genéticos de ambas as populações são observados em tribos atuais da Nova Guiné, é possível concluir que neandertais e hominídeos de Denisova:

1) produziram uma prole que apresentava descendência fértil. 2) são espécies alopátricas que tiveram isolamento reprodutivo parcial. 3) apresentaram troca de genes e viveram em situação de simpatria. 4) são raças geográficas isoladas devido a desastres naturais.

Estão corretas apenas:
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15Q947669 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Ao lado de Cláudio Manoel da Costa, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga é um dos nomes mais representativos do arcadismo brasileiro. No entanto, além de poeta, Gonzaga escreveu um conjunto de sátiras ao Governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Menezes. Como se chamam essas sátiras?
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16Q947695 | Matemática, Áreas e Perímetros, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

O gerente de uma firma analisou suas vendas e concluiu que seus clientes irão comprar 15% a mais de seus produtos se houver uma redução de R$ 10,00 no preço unitário. Ao preço atual de R$ 120,00 do produto, a firma vende 500 unidades. Se a firma pretende vender 725 unidades desse produto, qual deverá ser o preço unitário? Admita que o número de unidades vendidas do produto é uma função afim do preço unitário.
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17Q947710 | Biologia, Uma visão geral da célula, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

O conceito de liberdade, conforme entendido no pensamento filosófico da tradição ocidental, consiste na capacidade do homem:
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18Q947676 | Inglês, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
Read the text below and answer the following question.


Do tweens and teens believe “fake news”?


Let's be clear: "Fake news" has always existed. From P.T. Barnum to Ripley's Believe It or Not to supermarket tabloids, selling outrageous ideas has long been a part of our culture. Most kids can tell the difference between the shocking stories they see in the checkout line and the more evenhanded reporting they see on the local TV news.

But today's fake online news sources so closely mimic real news that it's challenging even for adults to discern what's real and what's fake. Also, kids have less experience in and context for evaluating news sources, so certain words or images that might immediately tell an adult that something is fake or biased might not have the same effect on kids.

According to Common Sense Media's report, News and America's Kids: How Young People Perceive and Are Impacted by the News, less than half of kids agree that they know how to tell fake news stories from real ones. When it comes to online news, the stats reveal a serious lack of faith:

Only about one in four kids who gets news online think that news posted online is "very accurate."

Only seven percent think news by people they don't know well is "very accurate."

Tweens are more likely than teens to think that news posted online is "very accurate."

The good news is that kids who get news from social media sites are trying to be careful readers. Most kids who get their news from social media say they pay "a lot" or "some" attention to the source the link on social media takes them to. And the majority who get news online say that when they come across information in a news story that they think is wrong, they "sometimes" or "often" try to figure out whether or not it's true.

Adaptado de: < https://www.commonsensemedia.org/news-andmedia-literacy/do-tweens-and-teens-believe-fake-news> Acessado em 19 de outubro de 2018.
Children and adults
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19Q947672 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Inúmeros são os poemas que Manuel Bandeira escreveu sobre a sua infância e, particularmente, sobre a sua cidade natal: Recife. Entre eles, podemos citar os poemas “Evocação do Recife” e “Profundamente”. Nesses dois poemas, Manuel Bandeira discorre sobre quais aspectos do Recife e da sua infância?

1) A Rua da União e a casa dos seus avós. 2) A lembrança daqueles que estão dormindo profundamente. 3) As brincadeiras de infância e os primeiros deslumbramentos. 4) A vida de boemia e de namoros que ele viveu no Recife. 5) O período em que ele foi seminarista.

Estão corretas, apenas:
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20Q947664 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.
TEXTO 1

A valorização da ética


(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais, filósofos e educadores concordam quanto aos valores a serem transmitidos e preservados. A questão é que a crença nos valores se dá no atacado e no abstrato, enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos: sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um ‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem, reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico, que nega a validade de qualquer escolha e adota o princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento reflita nossos princípios e transformarmos os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade. Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por temor à punição ou à censura, mas como exercício de amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004, p. 148-151. Adaptado)
Analise a formulação do seguinte trecho: “Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo”. Pode-se perceber nesse trecho:
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