Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q379757 | Biologia, Genética, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

De acordo com pesquisas desenvolvidas no Projeto Genoma Humano, o número total de genes do genoma humano situa-se entre 30 mil a 40 mil, resultado que surpreendeu a comunidade científica, que acreditava ser esse número maior que 100 mil. A próxima meta de pesquisadores, na área da genética humana, é inventariar todos os genes efetivamente transcritos pelas células do organismo humano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q321665 | Pedagogia, Professor, SEE SP, VUNESP

Segundo Reily, os sistemas de comunicação alternativa são recursos necessários para pessoas que apresentam impedimentos ou prejuízos na produção de sons e palavras reconhecíveis na língua. A autora aponta alguns grupos que podem se beneficiar do uso dos sistemas de comunicação. São pessoas que necessitam:

I. a longo prazo, de um meio alternativo de expressão, mas que preservam a capacidade de compreensão da linguagem oral;
II. de comunicação alternativa como estímulo para aquisição de habilidade e competências;
III. de comunicação alternativa para aquisição de linguagem;
IV. temporariamente de um auxílio de comunicação, pois há expectativa de aquisição ou retomada da fala no futuro.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q5115 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q38628 | Pedagogia, Professor, IFSP

Segundo José Manuel Moran, “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens. Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas variáveis, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q321376 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Jonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança.

Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q794829 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A organização e acumulação de conhecimento são características do saber. Entre os vários tipos de saber, o saber ético aborda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q320005 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Zabalza (1998), a fundamentação de um novo conceito de criança pequena como sujeito da educação constitui a base dos desafios que a escola infantil precisa enfrentar. O autor compreende que a criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q321267 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Sabe-se, atualmente, que existem pelo menos seis tipos diferentes de aprendizagem, o que demanda, da parte dos educadores, procedimentos diferenciados para que a criança seja adequadamente estimulada. Assinale a opção que apresenta, corretamente, um dos seis tipos de aprendizagem e sua definição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q38630 | Pedagogia, Professor, IFSP

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q352233 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O teatro de bonecos é muito antigo e há mais de mil anos antes de Cristo já era muito popular na China e na Índia. Os bonecos podem ser confeccionados com diversos materiais e manipulados de várias maneiras, sendo possível criá-los e utilizá-los em sala de aula para que os alunos desenvolvam capacidades variadas. Um exemplo é o trabalho com figuras sem fios, que têm a cabeça de madeira, de barro ou de papel, e que são manipuladas com a mão dentro da indumentária, enquanto a cabeça é movida com os dedos, que são os:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q336587 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Num campeonato de futebol, 16 times jogam entre si apenas uma vez. A pontuação do campeonato é feita da seguinte maneira: 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e nenhum ponto por derrota. Considere que um desses times obteve 19 pontos ao final do campeonato. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que, para esse time:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q795146 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A respeito da questão ética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q333137 | Matemática, Relações Trigonométricas, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Em um mapa, as cidades A, B e C são os vértices de um triângulo retângulo, e o ângulo reto está em A. A estrada AB tem 80 km e a estrada BC tem 100 km. Um rio impede a construção de uma estrada que ligue diretamente a cidade A com a cidade C. Por esse motivo, projetou-se uma estrada saindo da cidade A e perpendicular à estrada BC, para que ela seja a mais curta possível. Qual será o comprimento da estrada que a ser construída?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q794653 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q351841 | Artes, Teoria de Teatro, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Augusto Boal criou uma forma de teatro que tem como princípios básicos a transformação do espectador em protagonista da ação teatral e, também, a tentativa de, através dessa transformação, modificar a sociedade, e não apenas interpretá-la. Trata-se do Teatro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q484741 | Geografia, Conferências e Tratados Ambientais, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O relatório conhecido como “Os limites do Crescimento” é uma importante publicação que trata da utilização indiscriminada dos recursos naturais e chama a atenção para um possível colapso destes recursos, caso medidas de planejamento, proteção e conservação não forem adotadas pela sociedade. Esse documento está associado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q324213 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q322402 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q380890 | Biologia, Biologia molecular, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Considere que um cientista esteja, em um laboratório, tentando reproduzir "in vitro" a síntese de moléculas de DNA. Com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, corretamente, as moléculas imprescindíveis que ele deve utilizar para que possa atingir o seu objetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q5111 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.