Questões de Concursos Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q324611 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Os teóricos da pedagogia histórico-crítica afirmam que a dialética é a essência dessa proposta didática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q323590 | Pedagogia, Relação aluno, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q323336 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

A didática, na perspectiva sócio-histórica, tem a prática social como ponto de partida de todo o processo pedagógico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q328210 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com a didática de ensino, na perspectiva sócio-histórica, entende-se por instrumentalização o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q319035 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com José Carlos Libâneo, o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar ao aluno os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levarem adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I O conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor ou uma professora é denominado profissionalidade.

II A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo.

III A profissionalização refere-se às condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade.

IV O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e comprometido dos deveres e das responsabilidades, que constituem a especificidade de ser professor e refere-se, ainda, ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.

V Um professor despreparado profissionalmente, recebendo salários baixos e trabalhando em precárias condições terá dificuldades de atuar com profissionalismo. Por outro lado, um professor muito dedicado, que ama sua profissão e respeita os alunos, é assíduo ao trabalho, terá muito pouco êxito na sua atividade profissional se não apresentar as qualidades e competências consideradas ideais a um profissional, isto é, os requisitos da profissionalização.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q321599 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

A problematização é um dos elementos essenciais da didática na perspectiva sócio-histórica. É o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto. A respeito da problematização, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q321612 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Acerca do plano de aula, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q326484 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Na perspectiva sócio-histórica, a gestão da sala de aula deve levar em conta o papel de mediação assumido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q325210 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q326757 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Quando se faz referência ao fracasso escolar, além de se tentar analisar os fatores que contribuem para seu surgimento, é necessário conceituar aquilo que viria a ser seu oposto: a aprendizagem. Acerca dessas informações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q327090 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se instalou na organização escolar e que a nova Lei de Diretrizes e Bases pouco avançou na direção de exclusão dessa cultura. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q326087 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Ao planejar sua aula, o professor escolheu os seguintes itens de um roteiro de plano de aula: disciplina, conteúdo, ano de ensino, tema, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material, encaminhamento metodológico. Assinale a alternativa em que os itens em um plano de aula são apresentados em sequência lógica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q325839 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Na execução de um plano de aula, têm-se distintos momentos, de acordo com o que foi planejado. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta na perspectiva sócio-histórica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q324308 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Uma pedagogia que se coloca a serviço da transformação social requer novas posturas em sala de aula. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.