Início Questões de Concursos Professor 25 Horas Resolva questões de Professor 25 Horas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor 25 Horas Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q987576 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação à literatura infantil e suas implicações no letramento, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre a importância da leitura compartilhada entre adultos e crianças: ✂️ a) a leitura compartilhada é desnecessária, uma vez que as crianças podem desenvolver habilidades de leitura de forma autônoma; ✂️ b) o impacto da leitura compartilhada é mínimo, pois as crianças aprendem a ler mais eficazmente quando deixadas a explorar os livros individualmente; ✂️ c) a leitura compartilhada fortalece vínculos emocionais, enriquece o vocabulário, estimula o desenvolvimento cognitivo e prepara as crianças para o letramento; ✂️ d) a leitura compartilhada é benéfica apenas se baseada em livros estritamente educativos, excluindo obras de ficção; ✂️ e) a literatura infantil deve ser introduzida apenas na fase escolar, uma vez que a leitura compartilhada não tem impacto significativo na primeira infância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q987589 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto das ferramentas do Google para Educação, especialmente o Google Docs, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre as funcionalidades de revisão e comentário: ✂️ a) o Google Docs permite apenas a revisão automática de gramática e ortografia, não oferecendo recursos para comentários e sugestões; ✂️ b) ao compartilhar um documento no Google Docs, os usuários só podem visualizar ou editar, sem a possibilidade de inserir comentários específicos em trechos do texto; ✂️ c) as sugestões de edição no Google Docs são restritas ao proprietário do documento, não permitindo que outros colaboradores forneçam sugestões; ✂️ d) o recurso de revisão no Google Docs possibilita a inserção de comentários, sugestões de edição e a identificação de alterações feitas por diferentes colaboradores; ✂️ e) o Google Docs não suporta a revisão colaborativa, sendo necessário utilizar outras ferramentas para esse fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q987590 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Dentro do contexto das ferramentas do Google para Educação, avalie a seguinte afirmação sobre o Gmail: "A função 'Agendar envio' no Gmail permite que os usuários programem o envio de e-mails para uma data e horário específicos, facilitando a gestão do tempo e o envio de comunicações em momentos estratégicos." Assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a função 'Agendar envio' no Gmail só está disponível para contas corporativas, não sendo acessível para usuários comuns; ✂️ b) a afirmação está incorreta, pois o Gmail não oferece a opção de agendar o envio de e-mails; ✂️ c) o Gmail oferece a opção de agendar o envio de e-mails, contribuindo para uma melhor organização e planejamento das comunicações. ✂️ d) a opção 'Agendar envio' no Gmail está disponível apenas na versão para dispositivos móveis, não sendo acessível na versão para desktop; ✂️ e) a afirmação é verdadeira, mas o recurso 'Agendar envio' no Gmail só está disponível para assinantes do serviço Google Workspace. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q987575 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando a promoção do letramento e o papel da literatura infantil, assinale a alternativa que indica a afirmação correta sobre a relação entre a leitura de histórias e o desenvolvimento cognitivo das crianças: ✂️ a) a leitura de histórias não influencia significativamente o desenvolvimento cognitivo, sendo uma atividade meramente recreativa; ✂️ b) a literatura infantil é mais eficaz quando apresenta apenas personagens e cenários fantasiosos, sem relação com a realidade das crianças; ✂️ c) a leitura de histórias contribui para o desenvolvimento da empatia, compreensão emocional e fortalecimento das habilidades cognitivas; ✂️ d) a literatura infantil deve focar exclusivamente em narrativas lineares para evitar confusões cognitivas nas crianças; ✂️ e) a leitura de histórias é mais eficaz quando apresenta desafioscognitivos excessivos,estimulando opensamento abstrato desde cedo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q987585 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando a complexidade dos programas de alfabetização, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre a abordagem fônica: ✂️ a) a abordagem fônica enfatiza exclusivamente a compreensão global de textos, negligenciando o ensino sistemático dos sons das letras; ✂️ b) programas de alfabetização baseados na abordagem fônica desconsideram a importância da relação entre fonemas e grafemas na aprendizagem da leitura; ✂️ c) a abordagem fônica prioriza o ensino sistemático dos sons das letras, permitindo que os alunos decifrem palavras através da associação entre sons e símbolos; ✂️ d) programas de alfabetização que adotam a abordagem fônica restringem-se a métodos visuais, excluindo a utilização de materiais auditivos; ✂️ e) a abordagem fônica é ineficaz na promoção da fluência de leitura, uma vez que enfatiza a segmentação excessiva das palavras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q992986 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Uma turma de alunos inclui uma criança com paralisia cerebral que tem dificuldades motoras significativas. A professora busca maneiras de promover a participação plena dessa criança nas atividades escolares. Nesse cenário, assinale a alternativa que indica qual estratégia de adaptação curricular e tecnologia assistiva seria mais apropriada para apoiar a participação da criança: ✂️ a) reduzir as expectativas acadêmicas para a criança com paralisia cerebral, adaptando o currículo de forma a simplificar as tarefas; ✂️ b) utilizar um dispositivo de comunicação alternativa, como um comunicador por símbolos, para auxiliar a criança na expressão de suas ideias e necessidades; ✂️ c) designar um assistente exclusivo para a criança, a fim de realizar as tarefas em seu lugar, garantindo que ela não fique para trás; ✂️ d) implementar um programa de ensino separado para a criança com paralisia cerebral, visando proporcionar um ambiente mais controlado; ✂️ e) ignorar a questão da participação da criança nas atividades escolares, considerando que ela não conseguirá acompanhar o ritmo dos demais alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q992991 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Assinale a alternativa que indica qual é a principal crítica ao método fônico tradicional nas práticas pedagógicas em alfabetização: ✂️ a) falta de ênfase nas habilidades de decodificação; ✂️ b) tendência a desconsiderar o contexto social e cultural do aluno; ✂️ c) abordagem excessivamente lúdica, sem foco na sistematização do ensino; ✂️ d) ênfase exagerada na memorização de palavras, negligenciando a compreensão; ✂️ e) ênfase nas estratégias globais de leitura, sem atenção às habilidades fonéticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q987588 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Crimes Infrações Administrativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146/2015), analise os itens abaixo: I. A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada. II. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para casar-se e constituir união estável. III. Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no menor grau possível, para a obtenção de consentimento. IV. É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) somente os itens II e IV; ✂️ b) somente os itens I e II; ✂️ c) somente os itens I, II e III; ✂️ d) somente os itens II e III; ✂️ e) todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q992978 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação às fases do desenvolvimento da leitura e da escrita, de acordo com as teorias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) na fase pré-silábica, as crianças já compreendem o princípio alfabético e conseguem associar as letras aos sons, formando palavras com facilidade; ✂️ b) durante a fase silábica, as crianças percebem que as letras representam unidades de som menores que a sílaba, e começam a combinar consoantes e vogais de maneira mais eficiente; ✂️ c) na fase silábio-alfabético o aluno necessita saber a relação de fonema e grafema; ✂️ d) na fase alfabética, as crianças ainda não conseguem identificar as letras, associando-as apenas a símbolos gráficos, o que dificulta o processo de leitura; ✂️ e) durante a fase silábico-alfabética, as crianças já dominam completamente a relação entre letras e sons, conseguindo decodificar palavras complexas de maneira fluente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q987572 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando a perspectiva da inclusão e diversidade na alfabetização, assinale a alternativa que indica qual estratégia pedagógica é mais apropriada para atender a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): ✂️ a) isolamento em atividades individualizadas para evitar estímulos externos; ✂️ b) fornecimento de material escrito com linguagem complexa para desafiar a capacidade cognitiva; ✂️ c) rotação constante de professores para expor o aluno a diferentes abordagens pedagógicas; ✂️ d) utilização de suportes visuais, rotinas estruturadas e adaptações sensoriais; ✂️ e) restrição de interações sociais para minimizar potenciais desconfortos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q987574 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto dos métodos de alfabetização, assinale a alternativa que indica a característica central do Método Montessori que o distingue de abordagens mais tradicionais: ✂️ a) ênfase na repetição de exercícios de cópia para fortalecer a memória visual; ✂️ b) foco na transmissão direta de conhecimento por meio de aulas expositivas; ✂️ c) utilização de materiais sensoriais e atividades práticas para estimular a aprendizagem; ✂️ d) abordagem exclusivamente individualizada, sem interações sociais; ✂️ e) utilização de cartilhas como principal recurso didático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q992982 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto da avaliação e diagnóstico em alfabetização, avalie as alternativas abaixo e assinale a CORRETA: ✂️ a) a avaliação somativa é mais eficaz no processo de alfabetização, uma vez que fornece informações detalhadas sobre o progresso individual do aluno, facilitando intervenções personalizadas; ✂️ b) o diagnóstico em alfabetização deve se basear exclusivamente em testes padronizados, garantindo a objetividade e confiabilidade das informações obtidas; ✂️ c) a avaliação formativa é uma estratégia que se concentra na coleta contínua de dados durante o processo de ensino, permitindo ajustes imediatos e fornecendo informações valiosas para aprimorar as práticas pedagógicas; ✂️ d) o uso exclusivo de avaliações externas, como exames padronizados em larga escala, é suficiente para compreender o desempenho dos alunos em alfabetização, dispensando a necessidade de avaliações internas; ✂️ e) o diagnóstico em alfabetização não deve considerar fatores socioemocionais, uma vez que a ênfase deve ser colocada exclusivamente nas habilidades cognitivas relacionadas à leitura e escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q992985 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No que concerne à identificação de perfil leitor e aos níveis de escrita, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a identificação do perfil leitor está restrita às habilidades de decodificação, desconsiderando aspectos como compreensão, inferência e análise crítica; ✂️ b) os níveis de escrita, segundo a teoria de Ferreiro e Teberosky, progridem linearmente, sem sobreposição entre as hipóteses, facilitando a compreensão do desenvolvimento infantil na alfabetização; ✂️ c) a análise do perfil leitor não inclui a avaliação da diversidade de gêneros textuais preferidos, tornando-se, assim, uma abordagem limitada; ✂️ d) no estágio de hipótese silábica, de acordo com os níveis de escrita, a criança já compreende a relação entre letras e sons, mas ainda utiliza sílabas para representar as palavras; ✂️ e) a identificação do perfil leitor é mais efetiva quando se baseia unicamente em testes padronizados, garantindo uma avaliação objetiva e imparcial das habilidades de leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q987583 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto das teorias do desenvolvimento, especialmente considerando as contribuições de Lev Vygotsky, assinale a alternativa que indica a afirmação correta sobre a zona proximal de desenvolvimento (ZPD): ✂️ a) a ZPD refere-se apenas ao estágio de desenvolvimento alcançado pela criança de forma independente, sem influência de interações sociais; ✂️ b) na ZPD, o aprendizado ocorre exclusivamente por meio da instrução direta do professor, sem envolvimento de pares; ✂️ c) a ZPD representa o nível máximo de aprendizado que a criança pode atingir, independentemente de qualquer apoio ou orientação; ✂️ d) na ZPD, o aprendizado é otimizado quando a criança é desafiada com tarefas que podem ser realizadas com a assistência de um parceiro mais experiente; ✂️ e) a ZPD é um conceito desconsiderado por Vygotsky em suas teorias sobre o desenvolvimento infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q987591 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto das ferramentas do Google para Educação, avalie a seguinte afirmação sobre o Google Classroom: "A funcionalidade 'Originalidade', presente no Google Classroom, permite que os professores verifiquem a autenticidade dos trabalhos dos alunos, identificando possíveis plágios por meio de comparação com fontes online." Assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a afirmação está incorreta, pois o Google Classroom não oferece recursos de verificação de originalidade; ✂️ b) o recurso 'Originalidade' no Google Classroom está disponível apenas para instituições de ensino que possuem uma assinatura premium do serviço; ✂️ c) a funcionalidade 'Originalidade' no Google Classroom é uma parceria com serviços externos de detecção de plágio, sendo necessário integrar uma ferramenta adicional para ter acesso a essa funcionalidade; ✂️ d) o Google Classroom oferece a funcionalidade 'Originalidade', permitindo aos professores verificar a autenticidade dos trabalhos dos alunos por meio da comparação com fontes online; ✂️ e) a opção 'Originalidade' no Google Classroom está disponível apenas para disciplinas de línguas, não sendo aplicável a outras áreas do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q992987 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Sobre adaptações curriculares e tecnologias assistivas, avalie as alternativas abaixo e assinale a CORRETA: ✂️ a) adaptações curriculares referem-se exclusivamente a alterações no conteúdo programático, não envolvendo modificações nas estratégias de ensino, o que as torna menos abrangentes; ✂️ b) tecnologias assistivas são restritas a dispositivos físicos, excluindo softwares e aplicativos, que não são considerados ferramentas relevantes para a inclusão de pessoas com deficiência; ✂️ c) adaptações curriculares individuais são mais eficazes do que as adaptações universais, uma vez que atendem de forma mais específica às necessidades de cada aluno com deficiência; ✂️ d) as tecnologias assistivas, ao promoverem a acessibilidade, têm como objetivo principal eliminar completamente as barreiras e desafios enfrentados por pessoas com deficiência, garantindo uma inclusão plena; ✂️ e) adaptações curriculares são dispensáveis quando se utiliza tecnologia assistiva, uma vez que as ferramentas tecnológicas são capazes de atender automaticamente às necessidades individuais de todos os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q992992 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Dentre as abordagens contemporâneas em alfabetização, assinale a alternativa que indica qual teoria destaca a importância da consciência fonológica como habilidade preditora crucial para o desenvolvimento da leitura: ✂️ a) teoria fônica; ✂️ b) abordagem socioconstrutivista; ✂️ c) modelo de instrução explícita; ✂️ d) perspectiva multissensorial; ✂️ e) teoria cognitiva da leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q992994 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Diante do contexto da inclusão e diversidade na alfabetização, assinale a alternativa que indica qual estratégia pedagógica é especialmente relevante para atender às necessidades de alunos com deficiência visual: ✂️ a) utilização exclusiva de materiais táteis, excluindo outros tipos de recursos; ✂️ b) fornecimento de áudio livros sem adaptações específicas; ✂️ c) uso de fontes e materiais ampliados para facilitar a leitura; ✂️ d) ressaltando apenas estratégias de memorização para compensar a deficiência; ✂️ e) envolvimento frequente em atividades exclusivamente auditivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q987577 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação ao uso de jogos e brincadeiras com intencionalidade no contexto educacional, assinale a alternativa que indica a abordagem mais alinhada ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças: ✂️ a) jogos competitivos que enfatizam a vitória individual para promover a autoestima; ✂️ b) brincadeiras de apostas estritamente dirigidas pelo educador para garantir objetivos educacionais específicos; ✂️ c) jogos de azar que incentivam a sorte como principal fator de sucesso; ✂️ d) brincadeiras cooperativas que promovem a colaboração, resolução de problemas e empatia entre as crianças; ✂️ e) atividades lúdicas que excluem a dimensão educativa para priorizar a diversão descomprometida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q992984 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Sobre a identificação de perfil leitor e níveis de escrita, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA: ✂️ a) a identificação do perfil leitor é uma prática irrelevante no contexto educacional, uma vez que o foco deve estar exclusivamente no desenvolvimento de habilidades de escrita; ✂️ b) o conceito de "níveis de escrita" refere-se apenas à correção ortográfica e gramatical, não levando em consideração o contexto, a coesão textual e a capacidade de análise crítica; ✂️ c) a análise do perfil leitor inclui apenas aspectos superficiais, como preferências de gênero literário, e não oferece informações significativas sobre a capacidade de compreensão e interpretação de textos; ✂️ d) os "níveis de escrita" indicam a compreensão progressiva da criança sobre o sistema alfabético, passando pela pré-alfabetização, hipótese silábica, alfabética e ortográfica; ✂️ e) a identificação do perfil leitor é mais eficaz quando baseada em testes padronizados, uma vez que fornecem uma avaliação objetiva das habilidades de leitura, desconsiderando a subjetividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q987576 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação à literatura infantil e suas implicações no letramento, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre a importância da leitura compartilhada entre adultos e crianças: ✂️ a) a leitura compartilhada é desnecessária, uma vez que as crianças podem desenvolver habilidades de leitura de forma autônoma; ✂️ b) o impacto da leitura compartilhada é mínimo, pois as crianças aprendem a ler mais eficazmente quando deixadas a explorar os livros individualmente; ✂️ c) a leitura compartilhada fortalece vínculos emocionais, enriquece o vocabulário, estimula o desenvolvimento cognitivo e prepara as crianças para o letramento; ✂️ d) a leitura compartilhada é benéfica apenas se baseada em livros estritamente educativos, excluindo obras de ficção; ✂️ e) a literatura infantil deve ser introduzida apenas na fase escolar, uma vez que a leitura compartilhada não tem impacto significativo na primeira infância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q987589 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto das ferramentas do Google para Educação, especialmente o Google Docs, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre as funcionalidades de revisão e comentário: ✂️ a) o Google Docs permite apenas a revisão automática de gramática e ortografia, não oferecendo recursos para comentários e sugestões; ✂️ b) ao compartilhar um documento no Google Docs, os usuários só podem visualizar ou editar, sem a possibilidade de inserir comentários específicos em trechos do texto; ✂️ c) as sugestões de edição no Google Docs são restritas ao proprietário do documento, não permitindo que outros colaboradores forneçam sugestões; ✂️ d) o recurso de revisão no Google Docs possibilita a inserção de comentários, sugestões de edição e a identificação de alterações feitas por diferentes colaboradores; ✂️ e) o Google Docs não suporta a revisão colaborativa, sendo necessário utilizar outras ferramentas para esse fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q987590 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Dentro do contexto das ferramentas do Google para Educação, avalie a seguinte afirmação sobre o Gmail: "A função 'Agendar envio' no Gmail permite que os usuários programem o envio de e-mails para uma data e horário específicos, facilitando a gestão do tempo e o envio de comunicações em momentos estratégicos." Assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a função 'Agendar envio' no Gmail só está disponível para contas corporativas, não sendo acessível para usuários comuns; ✂️ b) a afirmação está incorreta, pois o Gmail não oferece a opção de agendar o envio de e-mails; ✂️ c) o Gmail oferece a opção de agendar o envio de e-mails, contribuindo para uma melhor organização e planejamento das comunicações. ✂️ d) a opção 'Agendar envio' no Gmail está disponível apenas na versão para dispositivos móveis, não sendo acessível na versão para desktop; ✂️ e) a afirmação é verdadeira, mas o recurso 'Agendar envio' no Gmail só está disponível para assinantes do serviço Google Workspace. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q987575 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando a promoção do letramento e o papel da literatura infantil, assinale a alternativa que indica a afirmação correta sobre a relação entre a leitura de histórias e o desenvolvimento cognitivo das crianças: ✂️ a) a leitura de histórias não influencia significativamente o desenvolvimento cognitivo, sendo uma atividade meramente recreativa; ✂️ b) a literatura infantil é mais eficaz quando apresenta apenas personagens e cenários fantasiosos, sem relação com a realidade das crianças; ✂️ c) a leitura de histórias contribui para o desenvolvimento da empatia, compreensão emocional e fortalecimento das habilidades cognitivas; ✂️ d) a literatura infantil deve focar exclusivamente em narrativas lineares para evitar confusões cognitivas nas crianças; ✂️ e) a leitura de histórias é mais eficaz quando apresenta desafioscognitivos excessivos,estimulando opensamento abstrato desde cedo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q987585 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando a complexidade dos programas de alfabetização, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre a abordagem fônica: ✂️ a) a abordagem fônica enfatiza exclusivamente a compreensão global de textos, negligenciando o ensino sistemático dos sons das letras; ✂️ b) programas de alfabetização baseados na abordagem fônica desconsideram a importância da relação entre fonemas e grafemas na aprendizagem da leitura; ✂️ c) a abordagem fônica prioriza o ensino sistemático dos sons das letras, permitindo que os alunos decifrem palavras através da associação entre sons e símbolos; ✂️ d) programas de alfabetização que adotam a abordagem fônica restringem-se a métodos visuais, excluindo a utilização de materiais auditivos; ✂️ e) a abordagem fônica é ineficaz na promoção da fluência de leitura, uma vez que enfatiza a segmentação excessiva das palavras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q992986 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Uma turma de alunos inclui uma criança com paralisia cerebral que tem dificuldades motoras significativas. A professora busca maneiras de promover a participação plena dessa criança nas atividades escolares. Nesse cenário, assinale a alternativa que indica qual estratégia de adaptação curricular e tecnologia assistiva seria mais apropriada para apoiar a participação da criança: ✂️ a) reduzir as expectativas acadêmicas para a criança com paralisia cerebral, adaptando o currículo de forma a simplificar as tarefas; ✂️ b) utilizar um dispositivo de comunicação alternativa, como um comunicador por símbolos, para auxiliar a criança na expressão de suas ideias e necessidades; ✂️ c) designar um assistente exclusivo para a criança, a fim de realizar as tarefas em seu lugar, garantindo que ela não fique para trás; ✂️ d) implementar um programa de ensino separado para a criança com paralisia cerebral, visando proporcionar um ambiente mais controlado; ✂️ e) ignorar a questão da participação da criança nas atividades escolares, considerando que ela não conseguirá acompanhar o ritmo dos demais alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q992991 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Assinale a alternativa que indica qual é a principal crítica ao método fônico tradicional nas práticas pedagógicas em alfabetização: ✂️ a) falta de ênfase nas habilidades de decodificação; ✂️ b) tendência a desconsiderar o contexto social e cultural do aluno; ✂️ c) abordagem excessivamente lúdica, sem foco na sistematização do ensino; ✂️ d) ênfase exagerada na memorização de palavras, negligenciando a compreensão; ✂️ e) ênfase nas estratégias globais de leitura, sem atenção às habilidades fonéticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q987588 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Crimes Infrações Administrativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146/2015), analise os itens abaixo: I. A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada. II. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para casar-se e constituir união estável. III. Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no menor grau possível, para a obtenção de consentimento. IV. É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) somente os itens II e IV; ✂️ b) somente os itens I e II; ✂️ c) somente os itens I, II e III; ✂️ d) somente os itens II e III; ✂️ e) todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q992978 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação às fases do desenvolvimento da leitura e da escrita, de acordo com as teorias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) na fase pré-silábica, as crianças já compreendem o princípio alfabético e conseguem associar as letras aos sons, formando palavras com facilidade; ✂️ b) durante a fase silábica, as crianças percebem que as letras representam unidades de som menores que a sílaba, e começam a combinar consoantes e vogais de maneira mais eficiente; ✂️ c) na fase silábio-alfabético o aluno necessita saber a relação de fonema e grafema; ✂️ d) na fase alfabética, as crianças ainda não conseguem identificar as letras, associando-as apenas a símbolos gráficos, o que dificulta o processo de leitura; ✂️ e) durante a fase silábico-alfabética, as crianças já dominam completamente a relação entre letras e sons, conseguindo decodificar palavras complexas de maneira fluente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q987572 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando a perspectiva da inclusão e diversidade na alfabetização, assinale a alternativa que indica qual estratégia pedagógica é mais apropriada para atender a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): ✂️ a) isolamento em atividades individualizadas para evitar estímulos externos; ✂️ b) fornecimento de material escrito com linguagem complexa para desafiar a capacidade cognitiva; ✂️ c) rotação constante de professores para expor o aluno a diferentes abordagens pedagógicas; ✂️ d) utilização de suportes visuais, rotinas estruturadas e adaptações sensoriais; ✂️ e) restrição de interações sociais para minimizar potenciais desconfortos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q987574 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto dos métodos de alfabetização, assinale a alternativa que indica a característica central do Método Montessori que o distingue de abordagens mais tradicionais: ✂️ a) ênfase na repetição de exercícios de cópia para fortalecer a memória visual; ✂️ b) foco na transmissão direta de conhecimento por meio de aulas expositivas; ✂️ c) utilização de materiais sensoriais e atividades práticas para estimular a aprendizagem; ✂️ d) abordagem exclusivamente individualizada, sem interações sociais; ✂️ e) utilização de cartilhas como principal recurso didático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q992982 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto da avaliação e diagnóstico em alfabetização, avalie as alternativas abaixo e assinale a CORRETA: ✂️ a) a avaliação somativa é mais eficaz no processo de alfabetização, uma vez que fornece informações detalhadas sobre o progresso individual do aluno, facilitando intervenções personalizadas; ✂️ b) o diagnóstico em alfabetização deve se basear exclusivamente em testes padronizados, garantindo a objetividade e confiabilidade das informações obtidas; ✂️ c) a avaliação formativa é uma estratégia que se concentra na coleta contínua de dados durante o processo de ensino, permitindo ajustes imediatos e fornecendo informações valiosas para aprimorar as práticas pedagógicas; ✂️ d) o uso exclusivo de avaliações externas, como exames padronizados em larga escala, é suficiente para compreender o desempenho dos alunos em alfabetização, dispensando a necessidade de avaliações internas; ✂️ e) o diagnóstico em alfabetização não deve considerar fatores socioemocionais, uma vez que a ênfase deve ser colocada exclusivamente nas habilidades cognitivas relacionadas à leitura e escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q992985 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No que concerne à identificação de perfil leitor e aos níveis de escrita, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a identificação do perfil leitor está restrita às habilidades de decodificação, desconsiderando aspectos como compreensão, inferência e análise crítica; ✂️ b) os níveis de escrita, segundo a teoria de Ferreiro e Teberosky, progridem linearmente, sem sobreposição entre as hipóteses, facilitando a compreensão do desenvolvimento infantil na alfabetização; ✂️ c) a análise do perfil leitor não inclui a avaliação da diversidade de gêneros textuais preferidos, tornando-se, assim, uma abordagem limitada; ✂️ d) no estágio de hipótese silábica, de acordo com os níveis de escrita, a criança já compreende a relação entre letras e sons, mas ainda utiliza sílabas para representar as palavras; ✂️ e) a identificação do perfil leitor é mais efetiva quando se baseia unicamente em testes padronizados, garantindo uma avaliação objetiva e imparcial das habilidades de leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q987583 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto das teorias do desenvolvimento, especialmente considerando as contribuições de Lev Vygotsky, assinale a alternativa que indica a afirmação correta sobre a zona proximal de desenvolvimento (ZPD): ✂️ a) a ZPD refere-se apenas ao estágio de desenvolvimento alcançado pela criança de forma independente, sem influência de interações sociais; ✂️ b) na ZPD, o aprendizado ocorre exclusivamente por meio da instrução direta do professor, sem envolvimento de pares; ✂️ c) a ZPD representa o nível máximo de aprendizado que a criança pode atingir, independentemente de qualquer apoio ou orientação; ✂️ d) na ZPD, o aprendizado é otimizado quando a criança é desafiada com tarefas que podem ser realizadas com a assistência de um parceiro mais experiente; ✂️ e) a ZPD é um conceito desconsiderado por Vygotsky em suas teorias sobre o desenvolvimento infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q987591 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto das ferramentas do Google para Educação, avalie a seguinte afirmação sobre o Google Classroom: "A funcionalidade 'Originalidade', presente no Google Classroom, permite que os professores verifiquem a autenticidade dos trabalhos dos alunos, identificando possíveis plágios por meio de comparação com fontes online." Assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a afirmação está incorreta, pois o Google Classroom não oferece recursos de verificação de originalidade; ✂️ b) o recurso 'Originalidade' no Google Classroom está disponível apenas para instituições de ensino que possuem uma assinatura premium do serviço; ✂️ c) a funcionalidade 'Originalidade' no Google Classroom é uma parceria com serviços externos de detecção de plágio, sendo necessário integrar uma ferramenta adicional para ter acesso a essa funcionalidade; ✂️ d) o Google Classroom oferece a funcionalidade 'Originalidade', permitindo aos professores verificar a autenticidade dos trabalhos dos alunos por meio da comparação com fontes online; ✂️ e) a opção 'Originalidade' no Google Classroom está disponível apenas para disciplinas de línguas, não sendo aplicável a outras áreas do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q992987 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Sobre adaptações curriculares e tecnologias assistivas, avalie as alternativas abaixo e assinale a CORRETA: ✂️ a) adaptações curriculares referem-se exclusivamente a alterações no conteúdo programático, não envolvendo modificações nas estratégias de ensino, o que as torna menos abrangentes; ✂️ b) tecnologias assistivas são restritas a dispositivos físicos, excluindo softwares e aplicativos, que não são considerados ferramentas relevantes para a inclusão de pessoas com deficiência; ✂️ c) adaptações curriculares individuais são mais eficazes do que as adaptações universais, uma vez que atendem de forma mais específica às necessidades de cada aluno com deficiência; ✂️ d) as tecnologias assistivas, ao promoverem a acessibilidade, têm como objetivo principal eliminar completamente as barreiras e desafios enfrentados por pessoas com deficiência, garantindo uma inclusão plena; ✂️ e) adaptações curriculares são dispensáveis quando se utiliza tecnologia assistiva, uma vez que as ferramentas tecnológicas são capazes de atender automaticamente às necessidades individuais de todos os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q992992 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Dentre as abordagens contemporâneas em alfabetização, assinale a alternativa que indica qual teoria destaca a importância da consciência fonológica como habilidade preditora crucial para o desenvolvimento da leitura: ✂️ a) teoria fônica; ✂️ b) abordagem socioconstrutivista; ✂️ c) modelo de instrução explícita; ✂️ d) perspectiva multissensorial; ✂️ e) teoria cognitiva da leitura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q992994 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Diante do contexto da inclusão e diversidade na alfabetização, assinale a alternativa que indica qual estratégia pedagógica é especialmente relevante para atender às necessidades de alunos com deficiência visual: ✂️ a) utilização exclusiva de materiais táteis, excluindo outros tipos de recursos; ✂️ b) fornecimento de áudio livros sem adaptações específicas; ✂️ c) uso de fontes e materiais ampliados para facilitar a leitura; ✂️ d) ressaltando apenas estratégias de memorização para compensar a deficiência; ✂️ e) envolvimento frequente em atividades exclusivamente auditivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q987577 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação ao uso de jogos e brincadeiras com intencionalidade no contexto educacional, assinale a alternativa que indica a abordagem mais alinhada ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças: ✂️ a) jogos competitivos que enfatizam a vitória individual para promover a autoestima; ✂️ b) brincadeiras de apostas estritamente dirigidas pelo educador para garantir objetivos educacionais específicos; ✂️ c) jogos de azar que incentivam a sorte como principal fator de sucesso; ✂️ d) brincadeiras cooperativas que promovem a colaboração, resolução de problemas e empatia entre as crianças; ✂️ e) atividades lúdicas que excluem a dimensão educativa para priorizar a diversão descomprometida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q992984 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Sobre a identificação de perfil leitor e níveis de escrita, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA: ✂️ a) a identificação do perfil leitor é uma prática irrelevante no contexto educacional, uma vez que o foco deve estar exclusivamente no desenvolvimento de habilidades de escrita; ✂️ b) o conceito de "níveis de escrita" refere-se apenas à correção ortográfica e gramatical, não levando em consideração o contexto, a coesão textual e a capacidade de análise crítica; ✂️ c) a análise do perfil leitor inclui apenas aspectos superficiais, como preferências de gênero literário, e não oferece informações significativas sobre a capacidade de compreensão e interpretação de textos; ✂️ d) os "níveis de escrita" indicam a compreensão progressiva da criança sobre o sistema alfabético, passando pela pré-alfabetização, hipótese silábica, alfabética e ortográfica; ✂️ e) a identificação do perfil leitor é mais eficaz quando baseada em testes padronizados, uma vez que fornecem uma avaliação objetiva das habilidades de leitura, desconsiderando a subjetividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro