Questões de Concursos Professor 5a a 8a Série

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1Q435980 | Direito Constitucional, União, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 consagrou o Brasil como uma República Federativa. A LDB organizou o sistema nacional de ensino de acordo com o federalismo. A respeito da organização educacional brasileira, julgue os itens seguintes.

Uma das funções da União é calcular o custo mínimo alunoano ao final de cada ano, a fim de que o mesmo possa ser aplicado pelos sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital.

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2Q440878 | Direito Constitucional, União, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 consagrou o Brasil como uma República Federativa. A LDB organizou o sistema nacional de ensino de acordo com o federalismo. A respeito da organização educacional brasileira, julgue os itens seguintes.

A responsabilidade da União de calcular o custo mínimo aluno-ano ao final de cada ano atende aos princípios constitucionais de colaboração entre as unidades da Federação e de função supletiva e redistributiva da União em relação aos recursos financeiros e técnicos.
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3Q320023 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

No que tange à educação continuada dos profissionais envolvidos, direta e indiretamente, com o trabalho educativo, compete à escola: proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada de seus profissionais e elaborar seu programa de formação sem depender dos órgãos centrais do sistema de ensino, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, execução e avaliação do referido programa.

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4Q322092 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Os poderes públicos municipais têm de se ater à forma regular na oferta de ensino obrigatório e gratuito.

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5Q322326 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

As relações intersubjetivas que ocorrem no mundo do trabalho são o espaço sociocultural, por excelência, de formação das lideranças tradicionais.

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6Q323850 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados.

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7Q323871 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

De modo geral, os indivíduos justificam sua impossibilidade de participação por intermédio de motivos racionalizadores tais como falta de tempo, falta de recursos e ineficácia do esforço. Esses argumentos racionais, em geral, escondem motivações emocionais e socioculturais tais como medo de represálias; receio dos efeitos da projeção do indivíduo e(ou) do grupo; insegurança quanto à própria competência individual e(ou) do grupo; e desconhecimento de saberes e de procedimentos específicos necessários à ação.

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8Q810506 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 e a LDB estabeleceram os primeiros parâmetros curriculares para a educação básica. Acerca desses parâmetros, julgue os itens subseqüentes.

A educação física é componente curricular obrigatório, sendo sua prática facultativa aos alunos que tenham prole; que estejam prestando serviço militar obrigatório; que cumpram jornada de trabalho superior a oito horas e que tenham mais de quarenta anos.

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9Q321037 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

Algumas características de um líder autoritário são: impaciência para ouvir os argumentos da alteridade; intolerância para com pontos de vista divergentes; concentração de decisões; imposição de tarefas; culpabilização da alteridade pelo fracasso; assunção pessoal do sucesso; personalismo.

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10Q427509 | Direito Constitucional, Municípios, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 consagrou o Brasil como uma República Federativa. A LDB organizou o sistema nacional de ensino de acordo com o federalismo. A respeito da organização educacional brasileira, julgue os itens seguintes.

Os municípios podem atuar em todos os níveis de ensino, desde que atendam primeiramente às necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

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11Q320800 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

Algumas características de um líder democrático são: pontualidade; sabe o que deve fazer; transforma o trabalho em rotina.

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12Q809406 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 e a LDB estabeleceram os primeiros parâmetros curriculares para a educação básica. Acerca desses parâmetros, julgue os itens subseqüentes.

Os conhecimentos pertinentes à Sociologia e Filosofia são componentes curriculares obrigatórios a partir do segundo ciclo do ensino fundamental.

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13Q322632 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola é fio ordenador e integrador do pensar e do fazer do trabalho educativo, cujos eixos norteadores auxiliam na organização, execução e avaliação do trabalho educativo de todos os sujeitos da comunidade escolar.

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14Q433235 | Direito Constitucional, Intervenção, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 consagrou o Brasil como uma República Federativa. A LDB organizou o sistema nacional de ensino de acordo com o federalismo. A respeito da organização educacional brasileira, julgue os itens seguintes.

Os municípios poderão sofrer intervenção federal caso não apliquem o mínimo exigido da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino que lhes é devido.

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15Q327875 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Toda estrutura curricular apresenta o que a teoria crítica chama de currículo oculto: o conjunto de normas, valores e crenças não declarados, mas transmitidos aos estudantes por intermédio do conteúdo formal das disciplinas e pelas relações sociais que acontecem entre os segmentos que compõem a comunidade escolar.

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16Q319284 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.

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17Q808783 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 e a LDB estabeleceram os primeiros parâmetros curriculares para a educação básica. Acerca desses parâmetros, julgue os itens subseqüentes.

Para o ensino fundamental público as diretrizes curriculares são: ensino obrigatoriamente em língua portuguesa; ensino religioso obrigatório ao estabelecimento de ensino, mas de matrícula optativa; e opção de língua materna e de metodologias às comunidades indígenas.
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18Q325731 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

As avaliações parciais desenvolvidas durante o processo ensino-aprendizagem devem estar vinculadas somente aos objetivos específicos, a fim de atingir a mudança comportamental almejada.

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19Q319385 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

No planejamento curricular, cada disciplina deve-se alicerçar em uma filosofia específica, visto que não há possibilidade de compatibilidade filosófica entre as grandes áreas do conhecimento, subdividas em exatas e humanas.

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20Q325826 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.

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