Questões de Concursos Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2

Resolva questões de Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q323816 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

No livro As Cem linguagens da criança, pode-se encontrar uma variedade de projetos e atividades desenvolvidas com as crianças, tais como: investigação sobre o funcionamento de um supermercado, incluindo entrevistas com o gerente e os funcionários; visita das crianças aos locais onde seus pais trabalham; expressão gráfica de sons e de emoções. É correto afirmar que esses projetos e atividades são bons exemplos para o trabalho do professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q324542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q324200 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Quando duas crianças se desentendem diante de um jogo e vivenciam um conflito de idéias e interesses, diante do professor de educação infantil, a postura inicial mais adequada deste é a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q320473 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A expressão "cultura infantil" tem sido muito usada entre os profissionais da educação infantil. A utilização correta dessa expressão é feita quando o discurso se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q328795 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma rotina com uma seqüência de fatos (lavar as mãos, nomear um ajudante dentre as crianças, dispor pratos e talheres na mesa, ajudar as crianças a se servirem e se alimentarem...) e de falas (Agora, vamos lavar as mãos, Hoje, temos arroz, feijão, salada e bolinhos de carne para o almoço...) que acabam ficando bastante conhecidas das crianças. Sobre situações desse tipo na rotina da instituição de Educação Infantil, pode-se dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q325945 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A atividade lúdica está presente e exerce importante papel no desenvolvimento humano. No planejamento pedagógico para a educação infantil esta atividade deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q325514 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Leia abaixo a fala de duas professoras com relação a aprendizagem de seus alunos.

Professora 1: "É, as coisas caminham... Mas, o Pedro não tem jeito! Todas as crianças da turma, mesmo as mais novas, são capazes de contar histórias sozinhas e fazer classificações básicas com os objetos da sala, menos ele."

Professora 2: "Em geral, as crianças vão indo bem. Caio já consegue contar histórias a partir das perguntas que faço. João, com a ajuda dos colegas, já participa das brincadeiras no pátio. Algumas crianças já conseguem sozinhas fazer conjuntos classificando objetos da sala."

Tendo em vista uma compreensão da aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma perspectiva vygotskyana, pode-se dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q321368 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Na organização do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e higiene das crianças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q326258 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil compreendem a avaliação como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q328601 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Uma perspectiva assistencialista de atendimento na Educação Infantil tem sido criticada, principalmente, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q320138 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Por função simbólica entende-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q320614 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

As formas não científicas de produção do conhecimento, como a arte, as brincadeiras e os jogos tradicionais infantis

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q324711 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Quando o professor de educação infantil escolhe um livro de história para contar às crianças, organiza o grupo previamente para a atividade, mostra-lhes as gravuras do livro, acompanha o interesse das crianças pela história e estimula-as a comentarem sobre a mesma, ele está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q325340 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Numa escola de educação infantil que respeite o direito da criança à infância e valorize a cultura infantil, a maneira mais adequada do professor tratar os desenhos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q327981 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

O planejamento pedagógico na pré-escola consiste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q324763 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A ação mais adequada a uma concepção que respeita a especificidade da infância ao se deparar com uma criança que demonstra interesse por conhecer a linguagem escrita é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q327344 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A escola de Educação Infantil na vida da criança deve desempenhar o papel de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q320381 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q325897 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q322222 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Por volta dos 2-3 anos de idade, as crianças começam a apresentar atitudes de oposição aos educadores com que interagem. Essas situações de oposição indicam que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.