Início Questões de Concursos Professor Adjunto de Ensino Fundamental Resolva questões de Professor Adjunto de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Adjunto de Ensino Fundamental Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q351756 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em: ✂️ a) As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial. ✂️ b) Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias. ✂️ c) A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência. ✂️ d) O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta. ✂️ e) Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAinda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes ✂️ a) ao mercado de trabalho e à população economicamente ativa. ✂️ b) à natalidade, fecundidade, mortalidade e migração. ✂️ c) aos setores primário, secundário e terciário. ✂️ d) aos grupos étnicos, à mortalidade infantil e expectativa de vida. ✂️ e) ao PIB total, à renda per capita e renda média anual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q333721 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora? ✂️ a) Ensinar consiste em explicar, aprender consiste em repetir o ensinado até reproduzi-lo fielmente. ✂️ b) Ensinar consiste em utilizar muito material concreto e exercitar muito... repetir muitas vezes. ✂️ c) As crianças, de modo geral, não são capazes de aprender muitas coisas a partir de sua experiência familiar e social. ✂️ d) Os conhecimentos devem ser separados cuidadosamente, para evitar confusões, desse modo as crianças poderão aprender de forma organizada. ✂️ e) Ensinar consiste em reconhecer que a aprendizagem de certos conteúdos começa antes do ingresso da criança na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q351501 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que ✂️ a) visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade. ✂️ b) despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista. ✂️ c) visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica. ✂️ d) provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem. ✂️ e) necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q381756 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no ✂️ a) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu. ✂️ b) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. ✂️ c) heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. ✂️ d) geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. ✂️ e) geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q352033 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as afirmações abaixo. I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada. II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais. III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização. IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente. Trata-se de: ✂️ a) escala musical. ✂️ b) pauta musical. ✂️ c) notação musical. ✂️ d) partitura musical tradicional. ✂️ e) notas musicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q351750 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEla envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo. O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da ✂️ a) Seletividade no processo criador. ✂️ b) Intuição. ✂️ c) Imaginação criativa. ✂️ d) Percepção ✂️ e) Materialidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q482394 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm geografia, o conceito de metrópole apresenta dentre outras as seguintes características: I. Forte crescimento que expande a cidade, formando um espaço conurbado, complexo mas muito integrado. II. A existência de uma rede de infra-estrutura viária que garante fluxos de circulação de veículos constantes e rápidos. III. Forte dinamismo das paisagens que traz como conseqüência constante substituição de construções antigas e de centros históricos. IV. Grande mancha urbana com várias administrações político-administrativas autônomas. Estão corretas SOMENTE as características ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) II e III. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q380735 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações: I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas. II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais. III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado. É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q481989 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA observação é particularmente necessária na aprendizagem de Geografia, pois produz motivações a partir da problematização do real observado e conseqüentemente, possibilita a construção do conhecimento. (Adaptado de Cavalcanti, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998) Na Geografia, como dimensão aparente da realidade, constitui um objeto inicial de observação ✂️ a) a paisagem. ✂️ b) a região. ✂️ c) o território. ✂️ d) o lugar. ✂️ e) a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q339207 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCLeia as afirmações abaixo relativas ao sorteio de um único fogão. I. 100 pessoas participam do sorteio. II. Uma única pessoa será sorteada III. Todos os participantes têm igual probabilidade de ganhar o fogão. Supondo verdadeiras as afirmações I e II e falsa a afirmação III, é correto afirmar que ✂️ a) a probabilidade de cada pessoa participante ganhar o fogão é igual a 1%. ✂️ b) não há participante com mais de 1% de probabilidade de ganhar o fogão. ✂️ c) a probabilidade de determinada pessoa ganhar o fogão pode ser igual a 50%. ✂️ d) pode haver mais de uma pessoa com 52% de probabilidade de ganhar o fogão. ✂️ e) duas pessoas podem ter probabilidades iguais de serem sorteadas e, caso ganhem, serem obrigadas a dividir o prêmio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q332052 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara representar um número natural qualquer podemos utilizar a letra n. Para representar um número natural ímpar qualquer podemos utilizar a notação 2n + 1. Sendo assim, o resultado de (2n + 1)2 sempre será, para qualquer n, um número ✂️ a) primo. ✂️ b) múltiplo de 3. ✂️ c) par. ✂️ d) ímpar ✂️ e) divisor de 72. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q333062 | Matemática, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO problema: "Quantos quilos de semente de grama são necessários para semear um terreno de forma retangular com 15 m de largura por 32 m de comprimento, observando a recomendação de aplicar 1 quilo de semente por 16 m2 de terreno?" ✂️ a) não pode ser dado para os alunos resolverem porque não é possível comparar unidade de massa com unidade de área. ✂️ b) não pode ser resolvido porque faltam dados para isso. ✂️ c) para ser resolvido precisa, necessariamente, de uma representação gráfica. ✂️ d) pode ser resolvido através de uma proporção envolvendo grandezas diretamente proporcionais. ✂️ e) tem várias respostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q331471 | Matemática, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC"Tenho capacidade e talentos muito restritos. Nenhum para as Ciências Naturais, nenhum para a Matemática, nada para as coisas quantitativas." A citação acima, de Sigmund Freud, pai da psicanálise, foi retirada da página 21, da 5ª edição do livro Matemática e Língua Materna, de Nilson José Machado. Nessa obra, o autor discute uma série de "mal entendidos fundamentais" na maneira de conceber competências em Matemática, e utiliza a citação de Freud para discutir uma identificação indevida entre ✂️ a) inato e construído. ✂️ b) geral e específico. ✂️ c) inato e incapaz. ✂️ d) capacidade e generalidade. ✂️ e) capacidade e interesse. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q352257 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCDa proposta pedagógica de Viola Spolin para a aprendizagem do teatro, é válido dizer que: ✂️ a) o que diferencia o método é a listagem de jogos de observação, jogos de memória e jogos sensoriais que cabe ao professor selecionar e adequar à situação de sala de aula. ✂️ b) o processo se fundamenta no jogo, na ação improvisada e no acordo grupal. ✂️ c) o objetivo é a interpretação teatral que surge da relação de jogo. ✂️ d) é um sistema de jogos recreativos que desenvolve a linguagem teatral através da relação entre o jogo e a educação social da criança. ✂️ e) é uma metodologia que propõe a fisicalização na linguagem teatral como preparação para montagens de espetáculos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q481544 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCCavalcanti (1998), com base em Raffestin (1993), entende que o conceito de território, na Geografia atual, deva ir além da visão predominante na Geografia Tradicional, que o considera um atributo do Estado-Nação. Em um nova perspectiva, o território deve ser entendido como ✂️ a) produzido pelos homens, por atores sociais nas relações de poder tecidas em sua existência. ✂️ b) produto da relação homem-meio, evidenciando o maior ou menor domínio sobre os recursos naturais. ✂️ c) efeito da projeção, sobre o espaço, das novas tecnologias que conectam indivíduos em variadas escalas. ✂️ d) um conceito puramente jurídico, já que se refere às condições legais que regulam o acesso dos povos à terra. ✂️ e) um atributo de organismos como a ONU e a Cruz Vermelha, cujas ações ultrapassam os limites das fronteiras nacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q381100 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAo se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele ✂️ a) utilize mais textos descritivos dos fenômenos do que argumentações e raciocínios. ✂️ b) apresente a seqüência de conteúdos iguais à escolhida no planejamento do professor. ✂️ c) proponha diferentes atividades aos alunos, explorando diversos aspectos do conteúdo. ✂️ d) proponha exercícios para facilitar a memorização de termos e de fatos. ✂️ e) tenha conteúdos científicos independentes da vivência e da faixa etária dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q351712 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA Semiótica, ou a ciência dos signos, considera todos os fenômenos culturais como fenômenos de comunicação e como processo de significação que requerem uma interpretação por parte do destinatário. Pode-se afirmar que: I. A arte é uma linguagem com códigos específicos. II. A arte é linguagem somente quando o objeto artístico possui qualidades estéticas que geram a comunicação com o público. III. O processo comunicativo da arte se dá a partir das ressonâncias do efeito estético no espectador apenas quando conjugado com as analogias construídas. É correto APENAS ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e II. ✂️ c) III. ✂️ d) II. ✂️ e) I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q352228 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de ✂️ a) Viola Spolin, o modelo espontaneísta de Peter Slade e as concepções de Vygotsky sobre a construção do conhecimento na criança. ✂️ b) Joana Lopes fundamentada nos princípios do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a concepção de educação de Paulo Freire. ✂️ c) Augusto Boal, inspirada no trabalho de Brecht, e as concepções de Vygotsky sobre a construção do conhecimento na criança. ✂️ d) Viola Spolin fundamentada pelas concepções de Piaget, Vygotsky e a teoria de Wallon sobre a construção do conhecimento na criança. ✂️ e) Viola Spolin, inspirada no trabalho de Stanislavski, e a concepção piagetiana de construção do conhecimento na criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q480959 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO espaço vital para a sobrevivência humana é claramente delimitado. Grigoriev, em 1968, denominou-o estrato geográfico terrestre e o definiu como espaço limitado ✂️ a) pelas áreas de predomínio do clima temperado, pela zona intertropical. ✂️ b) pela litosfera, como piso, e pela estratosfera, onde está a camada de ozônio, como teto. ✂️ c) pela biosfera ou crosta terrestre, como ambiente de suporte de vida e pelos oceanos. ✂️ d) pelas cidades, como ambiente construído, e pelo campo antrópico, como segunda natureza. ✂️ e) pelas planícies e planaltos, ecúmenos, e pelas altas montanhas, anecúmenos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q351756 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em: ✂️ a) As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial. ✂️ b) Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias. ✂️ c) A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência. ✂️ d) O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta. ✂️ e) Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAinda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes ✂️ a) ao mercado de trabalho e à população economicamente ativa. ✂️ b) à natalidade, fecundidade, mortalidade e migração. ✂️ c) aos setores primário, secundário e terciário. ✂️ d) aos grupos étnicos, à mortalidade infantil e expectativa de vida. ✂️ e) ao PIB total, à renda per capita e renda média anual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q333721 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora? ✂️ a) Ensinar consiste em explicar, aprender consiste em repetir o ensinado até reproduzi-lo fielmente. ✂️ b) Ensinar consiste em utilizar muito material concreto e exercitar muito... repetir muitas vezes. ✂️ c) As crianças, de modo geral, não são capazes de aprender muitas coisas a partir de sua experiência familiar e social. ✂️ d) Os conhecimentos devem ser separados cuidadosamente, para evitar confusões, desse modo as crianças poderão aprender de forma organizada. ✂️ e) Ensinar consiste em reconhecer que a aprendizagem de certos conteúdos começa antes do ingresso da criança na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q351501 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que ✂️ a) visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade. ✂️ b) despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista. ✂️ c) visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica. ✂️ d) provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem. ✂️ e) necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q381756 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no ✂️ a) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu. ✂️ b) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. ✂️ c) heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. ✂️ d) geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. ✂️ e) geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q352033 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as afirmações abaixo. I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada. II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais. III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização. IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente. Trata-se de: ✂️ a) escala musical. ✂️ b) pauta musical. ✂️ c) notação musical. ✂️ d) partitura musical tradicional. ✂️ e) notas musicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q351750 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEla envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo. O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da ✂️ a) Seletividade no processo criador. ✂️ b) Intuição. ✂️ c) Imaginação criativa. ✂️ d) Percepção ✂️ e) Materialidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q482394 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm geografia, o conceito de metrópole apresenta dentre outras as seguintes características: I. Forte crescimento que expande a cidade, formando um espaço conurbado, complexo mas muito integrado. II. A existência de uma rede de infra-estrutura viária que garante fluxos de circulação de veículos constantes e rápidos. III. Forte dinamismo das paisagens que traz como conseqüência constante substituição de construções antigas e de centros históricos. IV. Grande mancha urbana com várias administrações político-administrativas autônomas. Estão corretas SOMENTE as características ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) II e III. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q380735 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações: I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas. II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais. III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado. É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q481989 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA observação é particularmente necessária na aprendizagem de Geografia, pois produz motivações a partir da problematização do real observado e conseqüentemente, possibilita a construção do conhecimento. (Adaptado de Cavalcanti, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998) Na Geografia, como dimensão aparente da realidade, constitui um objeto inicial de observação ✂️ a) a paisagem. ✂️ b) a região. ✂️ c) o território. ✂️ d) o lugar. ✂️ e) a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q339207 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCLeia as afirmações abaixo relativas ao sorteio de um único fogão. I. 100 pessoas participam do sorteio. II. Uma única pessoa será sorteada III. Todos os participantes têm igual probabilidade de ganhar o fogão. Supondo verdadeiras as afirmações I e II e falsa a afirmação III, é correto afirmar que ✂️ a) a probabilidade de cada pessoa participante ganhar o fogão é igual a 1%. ✂️ b) não há participante com mais de 1% de probabilidade de ganhar o fogão. ✂️ c) a probabilidade de determinada pessoa ganhar o fogão pode ser igual a 50%. ✂️ d) pode haver mais de uma pessoa com 52% de probabilidade de ganhar o fogão. ✂️ e) duas pessoas podem ter probabilidades iguais de serem sorteadas e, caso ganhem, serem obrigadas a dividir o prêmio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q332052 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara representar um número natural qualquer podemos utilizar a letra n. Para representar um número natural ímpar qualquer podemos utilizar a notação 2n + 1. Sendo assim, o resultado de (2n + 1)2 sempre será, para qualquer n, um número ✂️ a) primo. ✂️ b) múltiplo de 3. ✂️ c) par. ✂️ d) ímpar ✂️ e) divisor de 72. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q333062 | Matemática, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO problema: "Quantos quilos de semente de grama são necessários para semear um terreno de forma retangular com 15 m de largura por 32 m de comprimento, observando a recomendação de aplicar 1 quilo de semente por 16 m2 de terreno?" ✂️ a) não pode ser dado para os alunos resolverem porque não é possível comparar unidade de massa com unidade de área. ✂️ b) não pode ser resolvido porque faltam dados para isso. ✂️ c) para ser resolvido precisa, necessariamente, de uma representação gráfica. ✂️ d) pode ser resolvido através de uma proporção envolvendo grandezas diretamente proporcionais. ✂️ e) tem várias respostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q331471 | Matemática, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC"Tenho capacidade e talentos muito restritos. Nenhum para as Ciências Naturais, nenhum para a Matemática, nada para as coisas quantitativas." A citação acima, de Sigmund Freud, pai da psicanálise, foi retirada da página 21, da 5ª edição do livro Matemática e Língua Materna, de Nilson José Machado. Nessa obra, o autor discute uma série de "mal entendidos fundamentais" na maneira de conceber competências em Matemática, e utiliza a citação de Freud para discutir uma identificação indevida entre ✂️ a) inato e construído. ✂️ b) geral e específico. ✂️ c) inato e incapaz. ✂️ d) capacidade e generalidade. ✂️ e) capacidade e interesse. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q352257 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCDa proposta pedagógica de Viola Spolin para a aprendizagem do teatro, é válido dizer que: ✂️ a) o que diferencia o método é a listagem de jogos de observação, jogos de memória e jogos sensoriais que cabe ao professor selecionar e adequar à situação de sala de aula. ✂️ b) o processo se fundamenta no jogo, na ação improvisada e no acordo grupal. ✂️ c) o objetivo é a interpretação teatral que surge da relação de jogo. ✂️ d) é um sistema de jogos recreativos que desenvolve a linguagem teatral através da relação entre o jogo e a educação social da criança. ✂️ e) é uma metodologia que propõe a fisicalização na linguagem teatral como preparação para montagens de espetáculos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q481544 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCCavalcanti (1998), com base em Raffestin (1993), entende que o conceito de território, na Geografia atual, deva ir além da visão predominante na Geografia Tradicional, que o considera um atributo do Estado-Nação. Em um nova perspectiva, o território deve ser entendido como ✂️ a) produzido pelos homens, por atores sociais nas relações de poder tecidas em sua existência. ✂️ b) produto da relação homem-meio, evidenciando o maior ou menor domínio sobre os recursos naturais. ✂️ c) efeito da projeção, sobre o espaço, das novas tecnologias que conectam indivíduos em variadas escalas. ✂️ d) um conceito puramente jurídico, já que se refere às condições legais que regulam o acesso dos povos à terra. ✂️ e) um atributo de organismos como a ONU e a Cruz Vermelha, cujas ações ultrapassam os limites das fronteiras nacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q381100 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAo se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele ✂️ a) utilize mais textos descritivos dos fenômenos do que argumentações e raciocínios. ✂️ b) apresente a seqüência de conteúdos iguais à escolhida no planejamento do professor. ✂️ c) proponha diferentes atividades aos alunos, explorando diversos aspectos do conteúdo. ✂️ d) proponha exercícios para facilitar a memorização de termos e de fatos. ✂️ e) tenha conteúdos científicos independentes da vivência e da faixa etária dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q351712 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA Semiótica, ou a ciência dos signos, considera todos os fenômenos culturais como fenômenos de comunicação e como processo de significação que requerem uma interpretação por parte do destinatário. Pode-se afirmar que: I. A arte é uma linguagem com códigos específicos. II. A arte é linguagem somente quando o objeto artístico possui qualidades estéticas que geram a comunicação com o público. III. O processo comunicativo da arte se dá a partir das ressonâncias do efeito estético no espectador apenas quando conjugado com as analogias construídas. É correto APENAS ✂️ a) II e III. ✂️ b) I e II. ✂️ c) III. ✂️ d) II. ✂️ e) I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q352228 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de ✂️ a) Viola Spolin, o modelo espontaneísta de Peter Slade e as concepções de Vygotsky sobre a construção do conhecimento na criança. ✂️ b) Joana Lopes fundamentada nos princípios do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a concepção de educação de Paulo Freire. ✂️ c) Augusto Boal, inspirada no trabalho de Brecht, e as concepções de Vygotsky sobre a construção do conhecimento na criança. ✂️ d) Viola Spolin fundamentada pelas concepções de Piaget, Vygotsky e a teoria de Wallon sobre a construção do conhecimento na criança. ✂️ e) Viola Spolin, inspirada no trabalho de Stanislavski, e a concepção piagetiana de construção do conhecimento na criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q480959 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO espaço vital para a sobrevivência humana é claramente delimitado. Grigoriev, em 1968, denominou-o estrato geográfico terrestre e o definiu como espaço limitado ✂️ a) pelas áreas de predomínio do clima temperado, pela zona intertropical. ✂️ b) pela litosfera, como piso, e pela estratosfera, onde está a camada de ozônio, como teto. ✂️ c) pela biosfera ou crosta terrestre, como ambiente de suporte de vida e pelos oceanos. ✂️ d) pelas cidades, como ambiente construído, e pelo campo antrópico, como segunda natureza. ✂️ e) pelas planícies e planaltos, ecúmenos, e pelas altas montanhas, anecúmenos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro