Questões de Concursos Professor Adjunto I

Resolva questões de Professor Adjunto I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q324896 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É correto afirmar que um ambiente alfabetizador

I. é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora. II. não é somente aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa, ou seja, o uso tem de ser efetivo. III. é aquele que se exige muita dedicação, inovação e criatividade do educador, para promover a aprendizagem dos alunos, e convivam com diversas formas de leitura e escrita. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q326628 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A construção do conhecimento lógico-matemático se faz a partir da vivência da criança, aliada às situações de desafio que lhe são colocadas na escola e em casa. Sem dúvida, o jogo é um aliado importante nesta construção. Assinale a alternativa que apresenta os estímulos que este conhecimento oferece.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q328492 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As escolas infantis no Brasil sofreram, no decorrer dos tempos, diferentes mudanças em suas funções. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Essas diferenças passaram pelo assistencialismo, pela custódia e pela privação cultural até a função educativa. II. Do ponto de vista histórico, houve um avanço significativo da legislação quando esta reconheceu a criança como cidadã, como sujeito de direitos, inclusive o direito à educação de qualidade desde o nascimento. III. A Educação Infantil obteve um grande avanço com a promulgação da Constituição Federal de 1988, em que o Estado passou a ter como dever garantir educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 anos. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q327402 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Letramento é o conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material ____________, enquanto alfabetização é um processo dentro do letramento, é a _____________ de ensinar, de aprender a ler e a escrever. A criança, mesmo não ____________________, já pode ser inserida em um processo de letramento, pois, ela faz a _______________ incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito antes das letras e vai além delas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q328696 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É importante ressaltar que a Educação Infantil tem uma função pedagógica, um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida e os amplia através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças e, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, é importante que o educador, na Educação Infantil, preocupe-se com a organização e aplicação das atividades contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.

Em relação a esse assunto, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, cabe ao Professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q319791 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em determinados princípios educativos. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As crianças devem ser consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

II. As crianças têm o direito de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

III. É importante o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, a fim de ampliar o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

IV. É fundamental a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q324750 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente como um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone etc. Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante

I. diversificar os assuntos tratados em sala de aula. II. fazer um rodízio para que todos falem em uma roda de conversa. Mostrar textos para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente e ler para eles. Fotos e ilustrações também são de grande ajuda. III. discutir sobre uma reportagem, um fato recente ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q327971 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo em relação às principais tendências pedagógicas na prática escolar do Brasil:

I. acentua a primazia dos conteúdos estudados no seu confronto com as realidades sociais. II. concebe o papel da escola como preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições. III. admite o princípio da aprendizagem significativa. De acordo com José Carlos Libâneo, em “Democratização da Escola Pública”, assinale a alternativa que define corretamente a tendência pedagógica descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q325426 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número. II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles. III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações. IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q323633 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeira e ____________________ orientadas, de forma que possa __________________ para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de _______________, respeito e confiança e o acesso pela criança aos _________________ mais amplos da realidade social e cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q324306 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.

I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo. II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia. III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q325937 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No âmbito escolar, a educação da matemática é vista como uma linguagem capaz de

I. traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças. II. envolver os alunos com atividades matemáticas que educam nas quais, ao manipulá-las, eles construam a aprendizagem de forma significativa. III. atuar como um instrumento disciplinador e excludente. IV. levar o aluno a aprender, fazendo com que o objeto da aprendizagem seja agradável e divertido. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q321811 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O MEC disponibiliza para os educadores da Educação Infantil, alguns materiais, entre os quais,

I. um volume relativo ao âmbito de experiência “Conhecimento de Mundo”, que contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças. II. os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. III. o exemplar do professor, para que este possa utilizá-lo como instrumento de trabalho cotidiano, consultá-lo, fazer anotações e discuti-lo com seus parceiros e/ou com os familiares das crianças usuárias das instituições. IV. uma cartilha inovadora e muito funcional com dicas de como alfabetizar no método tradicional. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q323918 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, analise as assertivas abaixo.

I. Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos alunos e deixando-os livres. II. O brincar deve ser direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos. III. O brincar deve ser utilizado ao fim da aula, como uma maneira de distrair e descansar as crianças, uma vez que o conteúdo já foi exposto ao longo do dia. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q319085 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É correto afirmar que o Professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q329103 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

É sabido que o contexto sócio-histórico em que _____________ está inserido(a) é de grande importância no entendimento sobre a _______________ e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma ____________ na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, ____________, afetivo e emocional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q322080 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O trabalho do Professor de Educação Infantil deve ser orientado pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, ou seja, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q327281 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q328054 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para que se possa atingir os objetivos na Educação Infantil, é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento de capacidades. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As capacidades podem ser de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. II. As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao autoconhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento com segurança. III. As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar e ao uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q816085 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O Professor de Educação Infantil tem o Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil referente às creches, entidades equivalentes e pré-escolas, que integra a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, atendendo às determinações da LDBEN, que estabelece

I. pela primeira vez na história do Brasil, que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. II. considerar a busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras; dessa forma, o RCN pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades. III. que os alunos não são capazes de crescer como cidadãos, nem contribuir para a sociedade e ter uma vida feliz se não frequentarem escolas privadas. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.