Questões de Concursos Professor Adjunto I

Resolva questões de Professor Adjunto I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1038681 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

A pedagogia no século XX é reestruturada e renovada no que se refere ao seu plano teórico [...], fazendo, assim, surgir um novo modelo pedagógico onde a filosofia e a ciência, principalmente como pesquisa experimental ganham espaço. Portanto, a educação nova consiste em uma corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista e livresca, dandolhe sentido vivo e ativo.
LUZURIAG. (1987).

Sobre a tendência nomeada no texto como educação nova, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1038682 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

Alguns responderão que a educação é responsável pela direção da sociedade, na medida em que ela é capaz de direcionar a vida social, salvando-a da situação em que se encontra; um segundo grupo entende que a educação reproduz a sociedade como ela está; há um terceiro grupo de pedagogos e teóricos da educação que compreendem a educação como uma instância mediadora de uma forma de entender e viver a sociedade. Para estes a educação nem salva nem reproduz a sociedade, mas pode e deve servir de meio para a efetivação de uma concepção de sociedade.
LUCKESI. (1994).

O autor classificou essas três concepções de educação, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1038683 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Na base do desenvolvimento humano encontra-se a aprendizagem como processo social que permite ao indivíduo adentrar na vida intelectual de outras pessoas. Citando Vigotski, a autora informa que “a natureza psicológica da pessoa é o conjunto das relações sociais, transferidas para dentro e que se tornaram funções da personalidade e formas da sua estrutura”.
FREITAS. (2014).

Assinale a opção que apresenta o conceito de Vigotski que interfere diretamente no processo de desenvolvimento com aprendizagem social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1044665 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

A construção da inteligência se dá, portanto, em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras, necessitando de estruturas orgânicas, de experiências do sujeito sobre o meio físico e social, de interações e da capacidade interna de assimilar e acomodar conhecimentos, visando a compensações do sujeito em resposta aos desafios e perturbações que a realidade (interna e externa) imponha.
XAVIER e NUNES. (2015).

Com base no que afirmam as autoras, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1044666 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

O ato de avaliar a aprendizagem na escola se expressa como uma investigação da qualidade dos resultados obtidos, portanto, resulta num conhecimento do desempenho do educando individual, assim como de sua turma, coletivamente.
LUCKESI. (2017).

Sobre a avaliação da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O avaliador deve coletar dados conforme as variáveis que compõem o seu objeto de estudo, atendo-se primeiramente ao que foi planejado.
II. A avaliação é a aliada necessária das soluções a serem gerenciadas, tendo em vista a obtenção dos resultados desejados e necessários.
III. Alterações na prática avaliativa sempre produzem falhas nos resultados da aprendizagem.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1044667 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da corresponsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
MEC. (2004).

Na elaboração do projeto político-pedagógico, devem ser considerados os fatores a seguir.

I. A experiência acumulada pelos profissionais da educação de cada escola.
II. A cultura da comunidade e os currículos locais.
III. Uma bibliografia especializada, as normas e diretrizes do sistema de ensino.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1044668 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na educação, a organização de espaços colegiados se realiza em diferentes instâncias de poder. Esses espaços e organizações são fundamentais para a definição de políticas educacionais que orientem a prática educativa e os processos de participação.
(MEC, 2004).

Um dos espaços colegiados é descrito, no mesmo texto do MEC, como um importante espaço no processo de democratização, na medida em que reúne diretores, professores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola.

Trata-se do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1044669 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre a educação inclusiva, considerando o que dispõe a Lei nº 13.146/2015, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1044670 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia os fragmentos a seguir.

Um código de ética, em linhas gerais, é um instrumento normativo – mas também constitutivo de princípios e de diretrizes –, que institucionaliza as orientações éticas que se devem evidenciar no exercício profissional.
VEIGA e ARAÚJO. (2007).

Cabe ressaltar que na organização de um código de ética é necessário que se trace sua base filosófica.
SILVA, ISHII e KRASILCHIK. (2022).

No caso dos professores, tal base envolve as relações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1044671 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

As transformações sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas das últimas décadas têm impactado de forma significativa a vida das pessoas, as relações estabelecidas entre elas, o mundo do trabalho e, por conseguinte, a escola.
Esta última talvez seja a que mais tem sido “sacudida”, dada a solidez histórica de sua estrutura [...] em oposição às experiências pedagógicas “sólidas” e conteudistas, as atuais demandas sociais exigem do docente uma nova postura e o estabelecimento de uma nova relação entre este e o conhecimento, uma vez que cabe a ele, primordialmente, a condução desse processo.

DIESEL et al. (2017).

Parte da resposta a essas demandas vem das chamadas metodologias ativas de ensino.

A esse respeito, considere os princípios a seguir.

I. O interacionismo, que serve de base teórica às metodologias ativas, considera que o humano nasce de um jeito e nunca mudará.
II. As metodologias ativas situam o estudante no centro do processo, em contraponto à posição de mero expectador.
III. Na perspectiva das metodologias ativas, ao professor cabe a tarefa de despertar no educando uma atitude crítica diante da realidade em que se encontra inserido.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1044672 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade, que vêm revolucionando o currículo da escola fundamental, resultam da evolução do conhecimento na civilização ocidental e têm por finalidade modificar a visão tradicional de currículo, que se caracteriza pela fragmentação, linearidade, alienação e estímulo ao individualismo no trabalho escolar.
MORAES. (2005).

Sobre os conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade, Assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1044673 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Existem tendências contemporâneas no ensino de alguma forma influenciadas pelo pensamento pós-moderno? Certamente sim, elas existem e aos poucos vão ocupando espaços na prática de professores embora, como de costume, com fortes traços de reducionismo ou modismo. Algumas dessas correntes são esforços teóricos de releitura das teorias modernas, outras afiliam-se explicitamente ao pensamento pós-moderno focadas na escola e no trabalho dos professores, enquanto que outras utilizam-se do discurso pós-moderno sem interesse nenhum em chegar a propostas concretas para a sala de aula e para o trabalho de professor, ao contrário, propõem-se a desmontar as propostas existentes.
LIBÂNEO (2005).

Com base em “pesquisa bibliográfica e da observação da difusão de ideias em congressos, encontros e seminários”, Libâneo propõe uma classificação das tendências pedagógicas contemporâneas.

Assinale a opção que contém duas das tendências apontadas pelo autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1034946 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Um dos compromissos assumidos no texto do Currículo Paulista diz respeito ao desenvolvimento de competências. Segundo o referido documento, o Currículo indica claramente o que os estudantes devem “saber” (em termos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, o que devem “saber fazer”. O texto apresenta, ainda, as aprendizagens que os estudantes devem alcançar.

Assinale a opção que indica as aprendizagens definidas no Currículo Paulista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1044674 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre planejamento no âmbito da educação escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. Objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação constituem elementos estruturantes do planejamento de ações de ensino.
II. Os objetivos podem ser categorizados em gerais e específicos.
III. Os objetivos específicos expressam propósitos mais amplos acerca da função da educação.
IV. A avaliação da aprendizagem está diretamente imbricada com os objetivos, mas não faz parte da metodologia de ensino.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1034947 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre o que dispõe o Currículo Paulista sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1044675 | Direito Constitucional, Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Art. 208, caput, da Constituição Federal/1988 dispõe que: o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de

I. progressiva universalização do ensino médio gratuito.
II. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
III. educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1034948 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com base nos objetivos do Compromisso definidos no Decreto nº 11.556/23, que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, analise as afirmativas a seguir.

I. Implementar políticas, programas e ações para que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental.
II. Promover medidas para a recomposição da aprendizagem, com foco na alfabetização e na ampliação e no aprofundamento das competências em leitura e escrita, priorizando as que não alcançaram os padrões adequados de alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental.
III. Desenvolver os processos de alfabetização e letramento dentro da idade certa, com base em evidências científicas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1044676 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Artigo 1º, caput, da Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Base da Educação Nacional, dispõe que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

O § 2º do mesmo artigo, estabelece que a educação escolar deve vincular-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1034949 | Legislação Estadual, Constituição do Estado de São Paulo, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Art. 238 da Constituição do Estado de São Paulo dispõe que a lei organizará o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, levando em conta o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1044677 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Resolução nº 7/2010 fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Assinale a opção que indica o fundamento maior dessas diretrizes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.