Início Questões de Concursos Professor Adjunto para Educação Especial Resolva questões de Professor Adjunto para Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Adjunto para Educação Especial Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1045780 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025Texto associado. A questão se refere à Lei Orgânica Municipal de União do Oeste. As leis delegadas serão elaboradas pelo Prefeito, que deverá solicitar a deliberação à Câmara Municipal. Nesse sentido, é correto afirmar que: I. Os atos de competência privativa da Câmara, e os Planos Plurianuais e Orçamentos não serão objetos de delegação. II. A delegação ao Prefeito será efetuada sob forma de decreto legislativo, que especificará o seu conteúdo e os termos de seu exercício. III. O decreto legislativo poderá determinar a apreciação do projeto pela Câmara que o fará em votação única, vedada a apresentação de emenda. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas II e III. ✂️ d) Apenas I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1045781 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025Um professor identifica que um de seus alunos, de 12 anos, chega frequentemente à escola com sinais de maus-tratos, como hematomas e comportamento retraído. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual deve ser a atitude correta desse profissional? ✂️ a) Conversar com o aluno, mas não intervir, pois a escola não pode se envolver em questões familiares. ✂️ b) Aguardar que a criança relate o problema espontaneamente antes de tomar qualquer providência. ✂️ c) Denunciar o caso ao Conselho Tutelar ou autoridade competente, pois o ECA obriga qualquer cidadão a comunicar suspeitas de violência. ✂️ d) Chamar os responsáveis e exigir explicações antes de qualquer notificação oficial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1045782 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025Na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, uma característica frequentemente observada é: ✂️ a) A ausência total da capacidade de aprendizado, tornando inviável a escolarização. ✂️ b) Um ritmo mais lento de aquisição de conhecimentos, necessitando de estratégias diferenciadas e reforço pedagógico. ✂️ c) Habilidades cognitivas superiores à média, exigindo currículo avançado. ✂️ d) Dificuldade exclusiva na comunicação oral, sem impacto na resolução de problemas matemáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1045783 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025O Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) é um dispositivo utilizado para ______________________________, permitindo que alunos com deficiência auditiva possam captar e amplificar sons, favorecendo sua comunicação e participação no ambiente escolar. Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna? ✂️ a) Converter texto em fala para alunos com deficiência visual. ✂️ b) Facilitar a digitação para estudantes com deficiência motora. ✂️ c) Substituir a linguagem de sinais na comunicação entre alunos surdos. ✂️ d) Ampliar e melhorar a percepção dos sons para estudantes com deficiência auditiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1045784 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, as escolas devem: ✂️ a) Garantir matrícula preferencial de alunos sem deficiência, priorizando a padronização do ensino. ✂️ b) Criar classes especiais obrigatórias para todos os alunos com deficiência, impedindo sua participação no ensino regular. ✂️ c) Assegurar que todos os estudantes com deficiência tenham acesso ao ensino regular, com os apoios necessários para sua aprendizagem. ✂️ d) Evitar a matrícula de alunos com deficiência em escolas regulares, pois podem prejudicar o desempenho acadêmico geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1045780 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025Texto associado. A questão se refere à Lei Orgânica Municipal de União do Oeste. As leis delegadas serão elaboradas pelo Prefeito, que deverá solicitar a deliberação à Câmara Municipal. Nesse sentido, é correto afirmar que: I. Os atos de competência privativa da Câmara, e os Planos Plurianuais e Orçamentos não serão objetos de delegação. II. A delegação ao Prefeito será efetuada sob forma de decreto legislativo, que especificará o seu conteúdo e os termos de seu exercício. III. O decreto legislativo poderá determinar a apreciação do projeto pela Câmara que o fará em votação única, vedada a apresentação de emenda. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas II e III. ✂️ d) Apenas I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1045781 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025Um professor identifica que um de seus alunos, de 12 anos, chega frequentemente à escola com sinais de maus-tratos, como hematomas e comportamento retraído. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qual deve ser a atitude correta desse profissional? ✂️ a) Conversar com o aluno, mas não intervir, pois a escola não pode se envolver em questões familiares. ✂️ b) Aguardar que a criança relate o problema espontaneamente antes de tomar qualquer providência. ✂️ c) Denunciar o caso ao Conselho Tutelar ou autoridade competente, pois o ECA obriga qualquer cidadão a comunicar suspeitas de violência. ✂️ d) Chamar os responsáveis e exigir explicações antes de qualquer notificação oficial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1045782 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025Na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, uma característica frequentemente observada é: ✂️ a) A ausência total da capacidade de aprendizado, tornando inviável a escolarização. ✂️ b) Um ritmo mais lento de aquisição de conhecimentos, necessitando de estratégias diferenciadas e reforço pedagógico. ✂️ c) Habilidades cognitivas superiores à média, exigindo currículo avançado. ✂️ d) Dificuldade exclusiva na comunicação oral, sem impacto na resolução de problemas matemáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1045783 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025O Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) é um dispositivo utilizado para ______________________________, permitindo que alunos com deficiência auditiva possam captar e amplificar sons, favorecendo sua comunicação e participação no ambiente escolar. Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna? ✂️ a) Converter texto em fala para alunos com deficiência visual. ✂️ b) Facilitar a digitação para estudantes com deficiência motora. ✂️ c) Substituir a linguagem de sinais na comunicação entre alunos surdos. ✂️ d) Ampliar e melhorar a percepção dos sons para estudantes com deficiência auditiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1045784 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto para Educação Especial, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, as escolas devem: ✂️ a) Garantir matrícula preferencial de alunos sem deficiência, priorizando a padronização do ensino. ✂️ b) Criar classes especiais obrigatórias para todos os alunos com deficiência, impedindo sua participação no ensino regular. ✂️ c) Assegurar que todos os estudantes com deficiência tenham acesso ao ensino regular, com os apoios necessários para sua aprendizagem. ✂️ d) Evitar a matrícula de alunos com deficiência em escolas regulares, pois podem prejudicar o desempenho acadêmico geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro