Questões de Concursos Professor Artes

Resolva questões de Professor Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q657931 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Em 1968 foi sistematizada a censura a peças teatrais, músicas, cinemas e novelas. Paradoxalmente, após três anos, por força da Lei nº 5692/71, estabeleceu-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q658456 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

O Festival de Teatro Infantil de Vila Velha foi idealizado no ano de 1999. São realizadas diversas peças infantis encenadas por companhias teatrais de várias regiões do Espírito Santo e do Brasil, em que os atores interagem com o público, em sua maioria crianças. A artista considerada uma das precursoras do teatro infantil brasileiro pela fundação do grupo “O Tablado” e pelo seu texto mais famoso, “Pluft, o Fantasminha” (1955) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q656927 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Quando o aluno observa obras de arte e é estimulado e não obrigado a escolher uma delas como suporte de seu trabalho plástico a sua expressão individual se realiza da mesma maneira que se organiza quando o suporte estimulador é a paisagem que ele vê ou a cadeira de seu quarto (…) O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem. Assim estaremos ao mesmo tempo preservando a livre expressão, importante conquista do modernismo que caracterizou a vanguarda do ensino da arte no Brasil de 1948 aos anos setenta, e nos tornado contemporâneos” (BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. SP/Porto Alegre: Perspectiva/Fundação Ioschpe, 1991).
O fragmento citado menciona a sistematização de um termo conceitual oriundo da prática do trabalho no Museu de Arte Contemporânea da USP e posteriormente disseminado em práticas artísticas escolares no Brasil a partir da década de 1990. O termo é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q658223 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Em 1928, utilizando-se das idéias de Nordaus, o arquiteto e teórico racista Paul Schultze-Naumburg publica o livro “Kunst und Rasse “(Arte e Raça), no qual aparece pela primeira vez a associação da arte moderna com o termo entartet (degenerado). (…) A campanha nazista contra a arte moderna começa com a tomada de poder. Em 1933, Hitler fecha a Escola Bauhaus e e promove a primeira exposição difamatória da arte moderna em Karlsruhe e Mannheim. (…) Mais de 16.500 obras de arte consideradas degeneradas são confiscadas, muitas das quais foram destruídas ou perdidas. Obras de valor – como Auto Retrato(1888) de Vincent Van Gogh (1853 - 1890) ou Acrobata e Jovem Arlequim (1905), de Pablo Picasso (1881 - 1973) - são vendidas num leilão em 1939 na Galeria Fischer, em Lucerna, Suíça, e revertidas em divisas para os nazistas.
(Adaptado de http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo328/artedegenerada)

A alternativa relacionada aos artistas citados no fragmento acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q658225 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Observe o texto.

____________________ de uma obra sempre corresponde a uma visão de vida – visão pessoal ou, mais amplamente, visão cultural de uma determinada sociedade em um determinado momento histórico. __________________ de uma época cristaliza certos valores dando-lhes forma expressiva concreta e ultrapassa o âmbito artístico sendo entendido como princípio normativo do fazer em geral.

A opção que completa corretamente a frase acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q657232 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Beatriz Milhazes, Hélio Oiticica e Cildo Meireles têm em comum a exposição permanente em um importante espaço de arte contemporânea no Brasil aberto ao grande público no ano de 2006. Trata-se da(do):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q657491 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

O filme do pioneiro Mario Peixoto (1908 - 1992) aborda a história pregressa de três pessoas angustiadas que se encontram em um barco à deriva. Dessa revolta resultou uma obra que flerta com a tradição do expressionismo alemão, mas que não deixou muitos herdeiros no Brasil. A produção é também a única obra brasileira restaurada pela Film Foundation, entidade capitaneada por Martin Scorsese. O filme de 1930 considerado marco do cinema brasileiro chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q658549 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Um professor iniciou a aula de artes em uma turma de ensino fundamental apresentando um elemento visual que em diferentes obras artísticas dirige a atenção dos estudantes com várias possibilidades de modulação a partir de intervalos e também do efeito simultâneo rítmico da relação espaço- tempo. O elemento básico nesta caracterização é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q656791 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A escultura David, uma das obras mais famosas da história da arte, apresenta pequenas fissuras na parte inferior de suas pernas. A causa é a sua própria inclinação, que poderia colocar em risco a integridade da própria escultura. O estado da escultura foi revelado em um estudo realizado em conjunto pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e a Universidade de Florença e divulgado pelos meios de comunicação italianos. Os responsáveis por essa análise assinalam que a inclinação da obra é de 5 graus, e que essa é a causa de que o mármore de seus tornozelos esteja sendo avariado.

(Adaptado de https://brasil.elpais.com/brasil/2014/05/01/cultura/1398970684_090191.html)

Sobre este trabalho é possível dizer que a autoria é de :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q656806 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Observe o texto.

“A criação __________________ em 1839 é considerado (a) o ponto de partida da fotografia. No Brasil o passo inicial foi o documentário fotográfico com destaque para _____________e ______________.

Assinale a opção que completa corretamente a frase proposta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q657319 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Considerando as matrizes indígenas e africanas e as possibilidades educativas no currículo da disciplina Arte, associe as duas colunas numerando os parênteses:


(I) Museu Afro Brasil

(II) Lei nº10.639/2003

(III) Lei nº11.645/2008

(IV) Museu do Índio


( ) O trabalho desenvolvido ali desde 1953, pretende divulgar uma imagem correta, atualizada e sem preconceitos, fornecendo informações qualificadas e contribuindo, assim, para maior conscientização da importância destas culturas, o reconhecimento e respeito por sua diversidade.

( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura AfroBrasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

( ) Localizado no Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, conserva, em 11 mil m2, um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

( ) seu conteúdo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.


A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q656827 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Na música, _____________________ começou como um exagero, até mesmo uma distorção, do romantismo tardio, em que os compositores passaram a despejar na música toda a carga de suas emoções mais intensas e profundas com destaque para “A Segunda Escola de Viena” integrada por Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton Webem.

A opção que completa corretamente a frase acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q658376 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Sobre danças folclóricas brasileiras, analise as seguintes afirmativas:


I. As principais danças de origem ibérica no Brasil, sem contar as religiosas, como a de São Gonçalo, e as Folias de Reis e do Divino, são as danças do fandango.

II. Existem as danças coletivas, que podem ser classificadas como de Cortejo e Dramáticas.

III. As danças no Brasil, salvo as indígenas e afro-brasileiras, são quase todas adaptações das danças europeias, cuja forma geral foi folclorizada, ou então receberam empréstimos de movimento, passos e figurações.

IV. As danças folclóricas não são acompanhadas por instrumentos ou conjuntos instrumentais.


Pode-se dizer que está correto o que se afirma no(s) item(itens):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q657100 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“A Igreja de São Miguel das Missões abriga hoje o Museu das Missões, que reúne fragmentos arquitetônicos e esculturas da época: obras de arte concebidas segundo princípios europeus, mas feitas pela criativa mão-de-obra Guarani. Em 1983, a UNESCO deu às ruínas de São Miguel o título de Patrimônio Histórico e Cultural da humanidade” (PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. SP: Ática, 2008)


Em relação à arte brasileira, o texto acima traduz o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q657107 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Como exigir de um aluno que pinte o tronco da árvore de marrom e as folhas de verde para ficar bonito se os artistas modernos já descontruíram essas visualidades?” (IAVELBERG, Rosa. Ensino de arte. SP: Thomson Learning, 2006). Esta indagação sugere que o seguinte repertório deve fazer parte da formação do professor, para que ele não seja superado pelas visualidades criadas pelos alunos, julgando-os sem critérios adequados à atualização na área de conhecimentos sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q657140 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e manter seu olhar inclusivo atento contra as exclusões. Isto porque a escola é, se não o principal palco onde situações de exclusão acontecem, certamente, uma arena fundamental. E, se ali acontecem exclusões, é porque podem acontecer também as contrapartidas: práticas inclusivas. Dado que a arte é o que nos abre para diferentes possibilidades, que caminhos melhores que o da arte-educação para promover culturas, profissionais e avaliações inclusivos? (SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação artística e inclusão: possíveis interseções. In: Educação, arte, inclusão. Caderno de textos 3. FUNARTE: Programa Arte sem Barreiras, 2002).
Na relação entre ensino de arte e educação especial, quanto ao preparo profissional, algumas características gerais parecem essenciais, dentre outras:
I. descrição, recriação, classificação, construção e interpretação. II. criatividade, competência, experiência, investigação e crítica. III. sistema, código, signo, significado e repertório. IV. fruição, autoria, expressão, parceria e parâmetro.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma apenas no(s) item(itens):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q222235 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não corresponde à importância do ensino de Teatro na escola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q224055 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

No início do século XX, os mestres do balé eram franceses e italianos e o público já clamava por algo mais novo e original o que anunciava a dança moderna.

A respeito da evolução da dança moderna, analise as afirmativas a seguir.

I. A dança moderna reencontra os ritmos dos movimentos inatos do homem, tendo como inspiração os movimentos da natureza.
II. A dança moderna tem essência na emoção porque a dança não precisa de história. Ela é o próprio enredo. III. A dança moderna começa a ter um propósito político e de denúncia da sociedade.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q228159 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

A dança, como fator cultural, permite que o aluno tome conhecimento dos vários ritmos de danças populares e folclóricas, tais como a lambada, o forró, o break, o Rap, a capoeira, a dança do Boi.Bumbá, entre outras.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O ato criativo de troca de vocabulário é importante para conhecer, produzir, analisar e ampliar o repertório de danças já estabelecido.
II. O tratamento da dança popular como mercadoria cria uma possibilidade de acomodação em um universo de resistência ao folclorismo.
III. A dança, como um dos lugares de memória, encontra em cada gesto esquecido outras lembranças a serem procuradas provocando uma mudança de valores e uma reinvenção de lugares.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q226380 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

"A voz humana, em conexão com o ouvido, deve fornecer os referenciais para as discussões sobre o ambiente acústico saudável à vida. " (R. Murray Schafer)
Os Currículos de Arte do Estado de São Paulo mencionam a "coleta sensorial " como uma experiência que deve ser proporcionada aos alunos durante as aulas.
A esse respeito, analise as propostas de atividades a seguir.
I. Estimular as crianças a lembrarem dos sons ouvidos em outros ambientes e espaços.
II. Promover "expedições " pelos vários espaços da escola, com o fim de, por meio da escuta reflexiva e do registro desenhos, gravações, etc.) dos sons de cada ambiente, confeccionar um "mapa sonoro " do cotidiano escolar. III. Pesquisar e experimentar recursos e possibilidades da voz para produzir sons diversos e inusitados como, por exemplo, imitar sons da natureza, dos animais, de máquinas, de objetos e dos instrumentos musicais. A(s) atividade(s) que melhor contempla(m) o pressuposto da "coleta sensorial ", em concordância com o pensamento de R. Murray Schafer é (são):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.