Questões de Concursos Professor Auxiliar de Atividades de Ciências

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1Q994909 | Pedagogia, Componentes Curriculares, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de (2016), qual o papel da Ciências da Natureza para o/a estudante?
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2Q994910 | Ciências, Educação e Alfabetização Científica, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre o método científico recomendado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de (2016) entende-se:
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3Q994911 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Conceitos e Fundamentos em Meio Ambiente, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As queimadas, que atualmente atingiu boa parte do território brasileiro causando grave impacto ambiental, têm causado preocupação com a biodiversidade. Sobre biodiversidade é correto afirmar:
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4Q994912 | Meio Ambiente, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação ambiental é considerada de grande importância nos processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores como:
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5Q994913 | Meio Ambiente, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação Ambiental no contexto educacional contemporâneo é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis em relação à sustentabilidade, e sua eficácia é reforçada pela legislação, que garante sua inclusão nos currículos e orienta práticas pedagógicas voltadas para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a educação ambiental compreende como um dos princípios fundamentais:
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6Q994914 | Direito Ambiental, Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9795 de 1999, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, é importante para a prática ambiental no Brasil, pois estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental e define diretrizes que visam promover a conscientização e o engajamento de todos os cidadãos na preservação do meio ambiente.
Qual das alternativas abaixo se refere a prática em que está baseada a educação ambiental?
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7Q994915 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Lei nº 13.146, de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um marco legal que assegura e promove os direitos das pessoas com deficiência.
Sobre a referida Lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
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8Q994916 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei de 06 de julho de 2015 n° 13.146, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera-se pessoa com deficiência aquela que:
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9Q994917 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Florianópolis conta com um importante documento que é a Matriz Curricular para Educação das Relações ÉtnicoRaciais na Educação Básica. Nesse sentido qual a relevância do entendimento que deve ser estabelecido através da Educação das Relações Étnico-Raciais?
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10Q994918 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É de conhecimento que em 2003 a Lei Federal 10.639 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) estabelecendo a obrigatoriedade no currículo, da temática de História e Cultura e Afro-Brasileira no âmbito de todo o currículo escolar. Orientando que os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira sejam ministrados, em especial em quais nas áreas?
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11Q994919 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

( ) os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
( ) os fatores socioeconômicos, psicológicos e pessoais;
( ) a limitação no desempenho de atividades;
( ) a ampliação da participação.

Assinale V (verdadeiro) e F (falso) e indique a sequência correta.
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12Q994920 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a partir da compreensão do conhecimento científico, para trabalhar a Ciência da Natureza na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, são propostos 5 (cinco) eixos que guardam conhecimentos e relações próximas entre si. Correlacione as colunas, ligando cada item da COLUNA A EIXOS com sua descrição ou objetivo correspondente na COLUNA B.

Coluna A: EIXOS
1. Ambiente e Sustentabilidade;
2. O Planeta Terra e o Universo;
3. Biodiversidade;
4. Saúde e Bem-Estar e;
5. Materiais, Substâncias e Processos.

Coluna B: CONCEITOS
( ) O conhecimento sobre os órgãos e as funções do corpo humano também serão objeto deste eixo;
( ) Um sistema que envolve pessoas vivendo em comunidade e interagindo em relações econômicas de produção e consumo;
( ) Serão tratadas as funções vitais dos seres vivos, sua constituição e reprodução, bem como dos processos evolutivos;
( ) As formas como as atividades humanas de produção tecnológica afetam as características da atmosfera, da hidrosfera, da litosfera e da biosfera poderão ser exploradas por meio de exemplos concretos, como as mudanças climáticas;
( ) Os princípios físicos e químicos dos fenômenos naturais deverão ser enfocados pelos objetivos de ensino e aprendizagem deste eixo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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13Q994921 | Pedagogia, Currículo, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre transversalidade, entende-se:
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14Q994922 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Um projeto interdisciplinar sobre mudanças climáticas pode envolver conhecimentos de Geografia, Ciências, Matemática e até Língua Portuguesa, em que os alunos trabalham de forma integrada para compreender as consequências, analisar dados, calcular impactos e comunicar.
Sobre interdisciplinaridade, é correto afirmar:
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15Q994923 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No contexto atual é importante saber trabalhar com as mídias educomunicação e tecnologia na educação, dentro dessa proposta, Florianópolis aprovou em 2007, Carta de Florianópolis para Mídia-Educação pela Lei Municipal n.º 8623, de 2 de junho de 2011 com o objetivo de:
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16Q988624 | Direito Ambiental, Base Normativa Essencial, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a sustentabilidade é um dos 5 (cinco) eixos propostos para a compreensão do conhecimento científico, para trabalhar a Ciência da Natureza. Sobre sustentabilidade:

A sustentabilidade é tratada sob o aspecto da responsabilidade sobre o uso do ambiente, das interações de organismos com o ambiente e as _________ do uso de produtos tecnológicos nas mudanças climáticas e na saúde do ________. A aplicação do conhecimento científico para o desenvolvimento de ________ sociais sustentáveis, bem como as relações de consumo e disponibilidade de recursos naturais estão no cerne deste eixo.

As lacunas do texto são, respectivamente, corretas:
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17Q988625 | Direito Ambiental, Base Normativa Essencial, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A sustentabilidade na educação básica envolve a incorporação de práticas e conteúdos que promovem uma relação mais equilibrada e responsável com o meio ambiente, a sociedade e a economia. Esse tema também é um dos eixos da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).

Sobre sustentabilidade, é correto afirmar que:
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18Q988626 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que, por diversos motivos, não completaram o ensino básico na idade regular. São as três grandes funções da EJA explicitadas, também, na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2016.
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