Questões de Concurso Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio

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1 Q988632 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Tecnologia Assistiva e do Direito à Participação na Vida Pública e Política, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Lei nº 13.146/2015 prevê medidas que devem ser adotadas nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas. Sobre as medidas que devem ser adotadas analise as afirmativas.

1. tradução completa do edital e de suas retificações em braile;
2. disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência;
3. disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência;
4. atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

2 Q988633 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Tecnologia Assistiva e do Direito à Participação na Vida Pública e Política, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Prevê a Lei nº 13.146/2015 em seu Art. 77 que o poder público deve fomentar o desenvolvimento científico, a pesquisa e a inovação e a capacitação tecnológicas, voltados à melhoria da qualidade de vida e ao trabalho da pessoa com deficiência e sua inclusão social. Qual deve ser a prioridade do poder público nesse fomento?

3 Q988634 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo:

1. transversalidade da educação especial desde a educação médio até a educação superior;
2. atendimento educacional especializado;
3. descontinuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;
4. formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

Sobre as garantias da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

4 Q988639 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Município de Florianópolis estabeleceu critérios para contratação de professor auxiliar para educação especial, conforme consta na Portaria Nº 007/2014.
Sobre as atribuições do professor auxiliar de educação especial, analise as afirmativas e assinale verdadeiras (V) e as falsas (F).

( ) Elaborar relatórios sobre o estudante que acompanha, anexando-os às pastas dos estudantes arquivadas nas salas multimeios;
( ) Elaborar atividades pedagógicas de acordo com os conteúdos do currículo mínimo, levando em consideração as especificidades do estudante;
( ) Auxiliar o estudante com o transtorno do espectro autista na organização de suas atividades escolares;
( ) Avaliar as atividades escolares propostas em sala de aula e o desenvolvimento de aprendizado do estudantes;
( ) Participar dos momentos coletivos de organização do trabalho pedagógico da escola, tais como: reuniões pedagógicas; colegiado de classe; planejamento; grupos de estudos das unidades educativas entre outros.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:

5 Q988641 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis contempla Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional.
Sobre os exemplos de AEE analise as afirmativas verdadeiras e assinale (V) e as falsas (F).

( ) Atividades que auxiliam no uso de recursos aquáticos e não aquáticos.
( ) Estimulação visual.
( ) Indicação para aquisição e adequação de mobiliário escolar e de cadeiras de rodas, em parceria com profissionais da área da assistência.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:

6 Q994925 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a LDB no seu Art. 1º, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações:

7 Q988627 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Portaria nº 007/2014, da Secretaria Municipal de Educação, o professor auxiliar de educação especial deverá ter um plano de trabalho para os estudantes que acompanha de forma que possa?

8 Q988628 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Portaria nº 007/2014 observe as afirmativas sobre a destinação da hora/atividade do professor auxiliar de educação especial e assinale V (verdadeira) e F (Falso).

( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial é destinada a momentos de interação com o professor de sala multimeios e o professor de sala de aula;
( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial é destinada ao planejamento dos horários de acompanhamento aos grupos de estudantes, a partir das necessidades apresentadas por cada um, respeitadas suas especificidades;
( ) A hora/atividade do professor auxiliar de educação especial não pode ser destinada a estudos individuais e formação continuada centralizada.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

9 Q988629 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Uma Escola Municipal de Florianópolis está em um dia de atividades normais, quando a professora auxiliar de educação especial não pode comparecer. Marília, uma estudante com transtorno do espectro autista (TEA), frequenta a escola e costuma contar com o apoio dessa professora para suas atividades diárias. Tendo como parâmetro a Portaria Municipal nº 007/2014 a unidade educativa deve:

10 Q988630 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Educação Especial Profissional de Apoio, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme preconiza a Portaria Municipal nº 007/2014 quem deve, periodicamente, avaliar a permanência do serviço de professor auxiliar de educação especial, quanto a sua efetividade e necessidade de continuidade?
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