Início Questões de Concursos Professor Auxiliar de Educação Infantil Resolva questões de Professor Auxiliar de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Auxiliar de Educação Infantil Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q988657 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com o Art. 7º, da Res. nº1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, as instituições de Educação Infantil são classificadas em duas categorias administrativas, pública e privada. Sobre a classificação das Instituições Infantis de categoria administrativa privada, correlacione a Colunas A com a Coluna B. COLUNA A 1. Particulares 2. Comunitárias 3. Confessionais 4. Filantrópicas COLUNA B ( ) sem fins econômicos, na forma da Lei; ( ) em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentam as características dos incisos abaixo; ( ) são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendam à orientação confessional e ideologia específica e ao disposto no inciso anterior; ( ) são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 1 – 2 – 3 – 4 ✂️ b) 4 – 3 – 2 – 1 ✂️ c) 3 – 2 – 1 – 4 ✂️ d) 4 – 1 – 3 – 2 ✂️ e) 2 – 4 – 1 – 3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q988660 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), em seu Art. 8, assegurar à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, bem como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças deve ser um objetivo de qual documento das instituições de Educação Infantil? ✂️ a) Da avaliação individual. ✂️ b) Do Plano de gestão. ✂️ c) Da ata do Conselho de Classe. ✂️ d) Da ata do conselho municipal de educação. ✂️ e) Da proposta pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q988654 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao desenvolver seu trabalho, o professor precisa acompanhar o andamento, valendo-se da observação, registro e avaliação do processo vivenciado no coletivo e individualmente com as crianças. As avaliações estão diretamente relacionadas ao planejamento das ações educativas executadas cotidianamente na educação infantil. Estas avaliações devem ser: ✂️ a) somativas. ✂️ b) comparativas. ✂️ c) formativas. ✂️ d) quantitativas. ✂️ e) ilustrativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q988655 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Para planejar o trabalho com bebês, é de suma importância ter em mente que eles precisam de experiências diversificadas, em grande parte sensoriais. É através dos sentidos que eles constroem suas percepções e entendem suas vivências. Por isso, é necessário que o espaço deles disponha de elementos que: ✂️ a) proporcionem experiências com as mesmas sonoridades, sem os desafiarem e os encorajarem a experimentar novos movimentos. ✂️ b) proporcionem experiências com diferentes sonoridades, os desafiem e os encorajem a experimentar novos movimentos. ✂️ c) proporcionem experiências com os mesmos aromas, os desafiem e os encorajem a experimentar novos movimentos. ✂️ d) proporcionem experiências com diferentes aromas, sem os desafiarem e os encorajarem a experimentar novos movimentos. ✂️ e) proporcionem experiências com os mesmos aromas e sonoridades, sem os desafiarem a experimentar novos movimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q988646 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em consonância com os documentos curriculares da RMEF as crianças são sujeitos do processo educativo, seres ativos, pensantes, que decidem, agem, resolvem, escolhem e tomam iniciativas, experienciando o mundo. Dessa forma, elas são vistas e tratadas como: ✂️ a) seres que aprendem e ensinam, se constituindo através das desconexões proporcionadas pelas histórias e pelo imaginário, tanto com adultos quanto com seus pares. ✂️ b) seres que aprendem, mas não ensinam, se constituindo através das trocas proporcionadas pelas interações e brincadeiras, tanto com adultos quanto com seus pares. ✂️ c) seres que não aprendem, mas ensinam, se constituindo através das trocas proporcionadas pelas interações e brincadeiras, tanto com adultos quanto com seus pares. ✂️ d) seres que aprendem e ensinam, se constituindo através das trocas proporcionadas pelas interações e brincadeiras, tanto com adultos quanto com seus pares. ✂️ e) seres que aprendem, mas não entendem, se constituindo através das trocas proporcionadas pelas interações e brincadeiras, tanto com adultos quanto com seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q988662 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Conforme citam as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), formar crianças desde a educação infantil para lerem e produzirem textos é algo muito desejado. No entanto, para que isso ocorra, é necessário compreender que: ✂️ a) como as/os professoras/es ensinam a linguagem escrita, como se tornam leitoras e produtoras de texto. ✂️ b) como as crianças aprendem a linguagem escrita, mas não precisam se tornar leitoras e produtoras de texto. ✂️ c) como as crianças aprendem a linguagem escrita, como se tornam leitoras e produtoras de texto. ✂️ d) como um instrumento da comunicação da criança com o mundo e da sua expressão. ✂️ e) como os desafios específicos de cada Componente Curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q994944 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, quando a inclusão escolar tem início? ✂️ a) Na educação infantil. ✂️ b) No ensino Fundamental. ✂️ c) Na educação pública. ✂️ d) No ensino médio. ✂️ e) Na educação privada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q988647 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao longo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podemos encontrar os termos intencionalidade educativa, que se caracteriza pela organização e proposição de experiências pelo educador, nos diferentes âmbitos da sua vida, e a intencionalidade pedagógica, que: ✂️ a) enfatiza a importância da brincadeira com intencionalidade pedagógica e a estruturação do cotidiano, mediante o processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. ✂️ b) enfatiza a importância da brincadeira sem intencionalidade pedagógica e a estruturação do cotidiano, mediante o processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. ✂️ c) enfatiza a importância da brincadeira com intencionalidade pedagógica e sem estruturação do cotidiano, mediante o processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. ✂️ d) enfatiza a importância da brincadeira com intencionalidade pedagógica e a estruturação do cotidiano, sem processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. ✂️ e) enfatiza a importância da brincadeira sem intencionalidade pedagógica e sem estruturação do cotidiano, processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q988652 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo o Art. 27, da Lei Brasileira de Inclusão, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de: ✂️ a) proteção. ✂️ b) alfabetização. ✂️ c) letramento. ✂️ d) aprendizagem. ✂️ e) educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q988649 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a perspectiva de espaço e tempo, marque a alternativa abaixo que apresenta os ideais da Rede Municipal de Florianópolis para a Educação Infantil nas escolas. ✂️ a) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o encontro esporádico e irregular entre crianças de diferentes origens. ✂️ b) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o encontro diário e contínuo entre adultos e crianças de diferentes origens. ✂️ c) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o encontro parcial entre adultos e crianças de diferentes origens. ✂️ d) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o desencontro diário entre adultos e crianças de diferentes origens. ✂️ e) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o encontro diário e fragmentado entre adultos e crianças diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q994945 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com o previsto no Art. 25, da Resolução nº1/2017, do CME de Florianópolis sobre as requisições para a instituição que atender crianças de 0 (zero) a 2 (dois) anos de idade, analise e classifique como (V) verdadeira ou (F) falsa as afirmativas a seguir. ( ) ambiente adequado para repouso; ( ) espaço com área livre com piso adequado para movimentação; ( ) mobiliário, equipamentos, material e brinquedos adequados à faixa etária; ( ) espaço para banho de piscina; ( ) armários/prateleiras para guardar os materiais de higiene de uso coletivo das crianças. ✂️ a) F – V – V – F – V ✂️ b) F – F – V – V – F ✂️ c) V – F – F – F – V ✂️ d) V – V – V – F – F ✂️ e) V – V – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q988648 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo o parágrafo 1º, do artigo 2º, da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Analise as afirmativas que, segundo a referida legislação, serão consideradas para fins da avaliação biopsicossocial de pessoas com deficiências. I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; III - a discriminação de participação e oportunidades; IV - a limitação no desempenho de atividades; V - a restrição de participação; VI - a diminuição das interações sociais. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas. ✂️ a) são corretas apenas as afirmativas I, II e VI. ✂️ b) são corretas apenas as afirmativas I, III, IV e V. ✂️ c) são corretas apenas as afirmativas I, II, IV e V. ✂️ d) são corretas apenas as afirmativas II, IV, V e VI. ✂️ e) são corretas apenas as afirmativas III, IV e VI. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q988650 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Para que as pessoas com deficiências acessem o direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer com oportunidades igualitárias socialmente, de acordo com o previsto no artigo 42, do capítulo IX, da Lei Brasileira de Inclusão, lhes serão assegurados: I- bens culturais em formato acessível; II- espaços especiais em eventos culturais; III- programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível; IV- monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos; V- instrução, treinamento e recursos adequados de forma igualitária. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) estão corretas apenas as afirmativas I, II e V. ✂️ b) estão corretas apenas as afirmativas II, III e V. ✂️ c) estão corretas apenas as afirmativas I, II e III. ✂️ d) estão corretas apenas as afirmativas III, IV e V. ✂️ e) estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q988651 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Um dos principais conceitos necessários ao entendimento das finalidades do currículo para a educação infantil é o desenvolvimento. Sobre o conceito de desenvolvimento de Zoia Prestes (2008), contido no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), analise as afirmativas assinalando (F) falsa e (V) verdadeira. ( ) é a emergência do novo, que surge na infância, sobretudo, com a atividade do brincar, um processo ininterrupto de mudanças; ( ) não há intencionalidade na organização das condições para as relações entre as crianças; ( ) não é linear ou natural, tampouco é resultado apenas de um amadurecimento biológico; ( ) O desenvolvimento é consequência das relações sociais. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V – F – V – F ✂️ b) V – F – V – V ✂️ c) F – V – V – F ✂️ d) F – F – V – V ✂️ e) V – V – F – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q988658 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Resolução nº 5/2009 direciona as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem aplicadas na organização das propostas pedagógicas. De acordo com esse documento, classifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir: ( ) as vagas em creches e pré-escolas não devem ser oferecidas próximas às residências das crianças; ( ) é obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula; ( ) a frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental; ( ) é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, utilizando requisitos de seleção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) F – V – F – F ✂️ b) F – V – V – F ✂️ c) V – F – V – V ✂️ d) F – F – V – F ✂️ e) V – F – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q988663 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024É necessário “reparar no ser poético” de cada criança. Assim, então, poderemos ________ para a ampliação das tão decantadas “múltiplas linguagens”, ajudando meninos e meninas a darem forma/expressão aos seus ________ e devaneios. Só a partir do reconhecimento da base poética e metafórica do pensamento da ________ poderemos, partilhando experiências e conhecimentos, ajudá-la a seguir adiante em seus “despropósitos”. Tendo como referência as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) promover, pesadelos, vida ✂️ b) contribuir, sonhos, criança ✂️ c) distribuir, sonhos, infância ✂️ d) promover, pesadelos, criança ✂️ e) contribuir, pesadelo, vida Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q988653 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com o Art. 7º, da Lei Brasileira de Inclusão é dever de quem comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência? ✂️ a) Família. ✂️ b) Todos. ✂️ c) Estado. ✂️ d) Sociedade. ✂️ e) Comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q988661 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis o que é compreendida(o) como ação inseparável dos processos de ensino e de aprendizagem, devendo ser também diagnóstica(o) e contínua(o), possibilitando coletar, durante todo o processo educacional, informações sobre a elaboração/reelaboração dos conhecimentos pelos/pelas estudantes e análise das dificuldades que estão enfrentando para avançar em sua aprendizagem e desenvolvimento? ✂️ a) A leitura. ✂️ b) O letramento. ✂️ c) A brincadeira. ✂️ d) A avaliação. ✂️ e) O PPP. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q988656 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, a avaliação deve contemplar as diversas dimensões da formação humana, sendo ______ de análise coletiva, o que possibilita convergir com o caráter ________ esperado. Os instrumentos de avaliação devem vislumbrar essas ________; os critérios precisam ser claros, discutidos e explicitados coletivamente. Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) objeto, formativo, dimensões ✂️ b) artigo, construtivo, lacunas ✂️ c) peça, instrutivo, dimensões ✂️ d) objeto, instrutivo, proporções ✂️ e) peça, formativo, proporções Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q988659 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação Infantil é caracterizada pela prática da docência compartilhada, que envolve um conjunto de profissionais conduzindo o trabalho pedagógico, pois tem demarcado o protagonismo da criança e o alargamento do entendimento do papel do adulto. De acordo com os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil, qual o olhar efetivo e que necessita de vigilância está presente de forma ampliada nos documentos curriculares da RMEF? ✂️ a) Homogêneo. ✂️ b) Padronizado. ✂️ c) Heterogêneo. ✂️ d) Similar. ✂️ e) Igual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q988657 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com o Art. 7º, da Res. nº1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, as instituições de Educação Infantil são classificadas em duas categorias administrativas, pública e privada. Sobre a classificação das Instituições Infantis de categoria administrativa privada, correlacione a Colunas A com a Coluna B. COLUNA A 1. Particulares 2. Comunitárias 3. Confessionais 4. Filantrópicas COLUNA B ( ) sem fins econômicos, na forma da Lei; ( ) em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentam as características dos incisos abaixo; ( ) são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendam à orientação confessional e ideologia específica e ao disposto no inciso anterior; ( ) são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 1 – 2 – 3 – 4 ✂️ b) 4 – 3 – 2 – 1 ✂️ c) 3 – 2 – 1 – 4 ✂️ d) 4 – 1 – 3 – 2 ✂️ e) 2 – 4 – 1 – 3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q988660 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), em seu Art. 8, assegurar à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, bem como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças deve ser um objetivo de qual documento das instituições de Educação Infantil? ✂️ a) Da avaliação individual. ✂️ b) Do Plano de gestão. ✂️ c) Da ata do Conselho de Classe. ✂️ d) Da ata do conselho municipal de educação. ✂️ e) Da proposta pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q988654 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao desenvolver seu trabalho, o professor precisa acompanhar o andamento, valendo-se da observação, registro e avaliação do processo vivenciado no coletivo e individualmente com as crianças. As avaliações estão diretamente relacionadas ao planejamento das ações educativas executadas cotidianamente na educação infantil. Estas avaliações devem ser: ✂️ a) somativas. ✂️ b) comparativas. ✂️ c) formativas. ✂️ d) quantitativas. ✂️ e) ilustrativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q988655 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Para planejar o trabalho com bebês, é de suma importância ter em mente que eles precisam de experiências diversificadas, em grande parte sensoriais. É através dos sentidos que eles constroem suas percepções e entendem suas vivências. Por isso, é necessário que o espaço deles disponha de elementos que: ✂️ a) proporcionem experiências com as mesmas sonoridades, sem os desafiarem e os encorajarem a experimentar novos movimentos. ✂️ b) proporcionem experiências com diferentes sonoridades, os desafiem e os encorajem a experimentar novos movimentos. ✂️ c) proporcionem experiências com os mesmos aromas, os desafiem e os encorajem a experimentar novos movimentos. ✂️ d) proporcionem experiências com diferentes aromas, sem os desafiarem e os encorajarem a experimentar novos movimentos. ✂️ e) proporcionem experiências com os mesmos aromas e sonoridades, sem os desafiarem a experimentar novos movimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q988646 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em consonância com os documentos curriculares da RMEF as crianças são sujeitos do processo educativo, seres ativos, pensantes, que decidem, agem, resolvem, escolhem e tomam iniciativas, experienciando o mundo. Dessa forma, elas são vistas e tratadas como: ✂️ a) seres que aprendem e ensinam, se constituindo através das desconexões proporcionadas pelas histórias e pelo imaginário, tanto com adultos quanto com seus pares. ✂️ b) seres que aprendem, mas não ensinam, se constituindo através das trocas proporcionadas pelas interações e brincadeiras, tanto com adultos quanto com seus pares. ✂️ c) seres que não aprendem, mas ensinam, se constituindo através das trocas proporcionadas pelas interações e brincadeiras, tanto com adultos quanto com seus pares. ✂️ d) seres que aprendem e ensinam, se constituindo através das trocas proporcionadas pelas interações e brincadeiras, tanto com adultos quanto com seus pares. ✂️ e) seres que aprendem, mas não entendem, se constituindo através das trocas proporcionadas pelas interações e brincadeiras, tanto com adultos quanto com seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q988662 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Conforme citam as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), formar crianças desde a educação infantil para lerem e produzirem textos é algo muito desejado. No entanto, para que isso ocorra, é necessário compreender que: ✂️ a) como as/os professoras/es ensinam a linguagem escrita, como se tornam leitoras e produtoras de texto. ✂️ b) como as crianças aprendem a linguagem escrita, mas não precisam se tornar leitoras e produtoras de texto. ✂️ c) como as crianças aprendem a linguagem escrita, como se tornam leitoras e produtoras de texto. ✂️ d) como um instrumento da comunicação da criança com o mundo e da sua expressão. ✂️ e) como os desafios específicos de cada Componente Curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q994944 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, quando a inclusão escolar tem início? ✂️ a) Na educação infantil. ✂️ b) No ensino Fundamental. ✂️ c) Na educação pública. ✂️ d) No ensino médio. ✂️ e) Na educação privada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q988647 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao longo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podemos encontrar os termos intencionalidade educativa, que se caracteriza pela organização e proposição de experiências pelo educador, nos diferentes âmbitos da sua vida, e a intencionalidade pedagógica, que: ✂️ a) enfatiza a importância da brincadeira com intencionalidade pedagógica e a estruturação do cotidiano, mediante o processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. ✂️ b) enfatiza a importância da brincadeira sem intencionalidade pedagógica e a estruturação do cotidiano, mediante o processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. ✂️ c) enfatiza a importância da brincadeira com intencionalidade pedagógica e sem estruturação do cotidiano, mediante o processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. ✂️ d) enfatiza a importância da brincadeira com intencionalidade pedagógica e a estruturação do cotidiano, sem processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. ✂️ e) enfatiza a importância da brincadeira sem intencionalidade pedagógica e sem estruturação do cotidiano, processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q988652 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo o Art. 27, da Lei Brasileira de Inclusão, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de: ✂️ a) proteção. ✂️ b) alfabetização. ✂️ c) letramento. ✂️ d) aprendizagem. ✂️ e) educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q988649 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a perspectiva de espaço e tempo, marque a alternativa abaixo que apresenta os ideais da Rede Municipal de Florianópolis para a Educação Infantil nas escolas. ✂️ a) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o encontro esporádico e irregular entre crianças de diferentes origens. ✂️ b) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o encontro diário e contínuo entre adultos e crianças de diferentes origens. ✂️ c) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o encontro parcial entre adultos e crianças de diferentes origens. ✂️ d) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o desencontro diário entre adultos e crianças de diferentes origens. ✂️ e) As instituições de Educação Infantil são espaços que privilegiam, na contemporaneidade, o encontro diário e fragmentado entre adultos e crianças diferentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q994945 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com o previsto no Art. 25, da Resolução nº1/2017, do CME de Florianópolis sobre as requisições para a instituição que atender crianças de 0 (zero) a 2 (dois) anos de idade, analise e classifique como (V) verdadeira ou (F) falsa as afirmativas a seguir. ( ) ambiente adequado para repouso; ( ) espaço com área livre com piso adequado para movimentação; ( ) mobiliário, equipamentos, material e brinquedos adequados à faixa etária; ( ) espaço para banho de piscina; ( ) armários/prateleiras para guardar os materiais de higiene de uso coletivo das crianças. ✂️ a) F – V – V – F – V ✂️ b) F – F – V – V – F ✂️ c) V – F – F – F – V ✂️ d) V – V – V – F – F ✂️ e) V – V – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q988648 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo o parágrafo 1º, do artigo 2º, da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Analise as afirmativas que, segundo a referida legislação, serão consideradas para fins da avaliação biopsicossocial de pessoas com deficiências. I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; III - a discriminação de participação e oportunidades; IV - a limitação no desempenho de atividades; V - a restrição de participação; VI - a diminuição das interações sociais. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas. ✂️ a) são corretas apenas as afirmativas I, II e VI. ✂️ b) são corretas apenas as afirmativas I, III, IV e V. ✂️ c) são corretas apenas as afirmativas I, II, IV e V. ✂️ d) são corretas apenas as afirmativas II, IV, V e VI. ✂️ e) são corretas apenas as afirmativas III, IV e VI. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q988650 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Para que as pessoas com deficiências acessem o direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer com oportunidades igualitárias socialmente, de acordo com o previsto no artigo 42, do capítulo IX, da Lei Brasileira de Inclusão, lhes serão assegurados: I- bens culturais em formato acessível; II- espaços especiais em eventos culturais; III- programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível; IV- monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos; V- instrução, treinamento e recursos adequados de forma igualitária. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) estão corretas apenas as afirmativas I, II e V. ✂️ b) estão corretas apenas as afirmativas II, III e V. ✂️ c) estão corretas apenas as afirmativas I, II e III. ✂️ d) estão corretas apenas as afirmativas III, IV e V. ✂️ e) estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q988651 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Um dos principais conceitos necessários ao entendimento das finalidades do currículo para a educação infantil é o desenvolvimento. Sobre o conceito de desenvolvimento de Zoia Prestes (2008), contido no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), analise as afirmativas assinalando (F) falsa e (V) verdadeira. ( ) é a emergência do novo, que surge na infância, sobretudo, com a atividade do brincar, um processo ininterrupto de mudanças; ( ) não há intencionalidade na organização das condições para as relações entre as crianças; ( ) não é linear ou natural, tampouco é resultado apenas de um amadurecimento biológico; ( ) O desenvolvimento é consequência das relações sociais. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V – F – V – F ✂️ b) V – F – V – V ✂️ c) F – V – V – F ✂️ d) F – F – V – V ✂️ e) V – V – F – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q988658 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Resolução nº 5/2009 direciona as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem aplicadas na organização das propostas pedagógicas. De acordo com esse documento, classifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir: ( ) as vagas em creches e pré-escolas não devem ser oferecidas próximas às residências das crianças; ( ) é obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula; ( ) a frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental; ( ) é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, utilizando requisitos de seleção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) F – V – F – F ✂️ b) F – V – V – F ✂️ c) V – F – V – V ✂️ d) F – F – V – F ✂️ e) V – F – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q988663 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024É necessário “reparar no ser poético” de cada criança. Assim, então, poderemos ________ para a ampliação das tão decantadas “múltiplas linguagens”, ajudando meninos e meninas a darem forma/expressão aos seus ________ e devaneios. Só a partir do reconhecimento da base poética e metafórica do pensamento da ________ poderemos, partilhando experiências e conhecimentos, ajudá-la a seguir adiante em seus “despropósitos”. Tendo como referência as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) promover, pesadelos, vida ✂️ b) contribuir, sonhos, criança ✂️ c) distribuir, sonhos, infância ✂️ d) promover, pesadelos, criança ✂️ e) contribuir, pesadelo, vida Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q988653 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com o Art. 7º, da Lei Brasileira de Inclusão é dever de quem comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência? ✂️ a) Família. ✂️ b) Todos. ✂️ c) Estado. ✂️ d) Sociedade. ✂️ e) Comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q988661 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis o que é compreendida(o) como ação inseparável dos processos de ensino e de aprendizagem, devendo ser também diagnóstica(o) e contínua(o), possibilitando coletar, durante todo o processo educacional, informações sobre a elaboração/reelaboração dos conhecimentos pelos/pelas estudantes e análise das dificuldades que estão enfrentando para avançar em sua aprendizagem e desenvolvimento? ✂️ a) A leitura. ✂️ b) O letramento. ✂️ c) A brincadeira. ✂️ d) A avaliação. ✂️ e) O PPP. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q988656 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, a avaliação deve contemplar as diversas dimensões da formação humana, sendo ______ de análise coletiva, o que possibilita convergir com o caráter ________ esperado. Os instrumentos de avaliação devem vislumbrar essas ________; os critérios precisam ser claros, discutidos e explicitados coletivamente. Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) objeto, formativo, dimensões ✂️ b) artigo, construtivo, lacunas ✂️ c) peça, instrutivo, dimensões ✂️ d) objeto, instrutivo, proporções ✂️ e) peça, formativo, proporções Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q988659 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação Infantil é caracterizada pela prática da docência compartilhada, que envolve um conjunto de profissionais conduzindo o trabalho pedagógico, pois tem demarcado o protagonismo da criança e o alargamento do entendimento do papel do adulto. De acordo com os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil, qual o olhar efetivo e que necessita de vigilância está presente de forma ampliada nos documentos curriculares da RMEF? ✂️ a) Homogêneo. ✂️ b) Padronizado. ✂️ c) Heterogêneo. ✂️ d) Similar. ✂️ e) Igual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro