Questões de Concursos Professor Auxiliar de Educação Infantil

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1Q988657 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o Art. 7º, da Res. nº1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, as instituições de Educação Infantil são classificadas em duas categorias administrativas, pública e privada.
Sobre a classificação das Instituições Infantis de categoria administrativa privada, correlacione a Colunas A com a Coluna B.

COLUNA A

1. Particulares 2. Comunitárias 3. Confessionais 4. Filantrópicas


COLUNA B

( ) sem fins econômicos, na forma da Lei;
( ) em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentam as características dos incisos abaixo;
( ) são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendam à orientação confessional e ideologia específica e ao disposto no inciso anterior;
( ) são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
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2Q988660 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), em seu Art. 8, assegurar à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, bem como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças deve ser um objetivo de qual documento das instituições de Educação Infantil?
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3Q988646 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em consonância com os documentos curriculares da RMEF as crianças são sujeitos do processo educativo, seres ativos, pensantes, que decidem, agem, resolvem, escolhem e tomam iniciativas, experienciando o mundo. Dessa forma, elas são vistas e tratadas como:
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4Q988654 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao desenvolver seu trabalho, o professor precisa acompanhar o andamento, valendo-se da observação, registro e avaliação do processo vivenciado no coletivo e individualmente com as crianças. As avaliações estão diretamente relacionadas ao planejamento das ações educativas executadas cotidianamente na educação infantil. Estas avaliações devem ser:
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5Q988655 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Para planejar o trabalho com bebês, é de suma importância ter em mente que eles precisam de experiências diversificadas, em grande parte sensoriais.

É através dos sentidos que eles constroem suas percepções e entendem suas vivências. Por isso, é necessário que o espaço deles disponha de elementos que:
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6Q988647 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao longo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podemos encontrar os termos intencionalidade educativa, que se caracteriza pela organização e proposição de experiências pelo educador, nos diferentes âmbitos da sua vida, e a intencionalidade pedagógica, que:
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7Q988652 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo o Art. 27, da Lei Brasileira de Inclusão, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de:
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8Q988662 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme citam as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), formar crianças desde a educação infantil para lerem e produzirem textos é algo muito desejado. No entanto, para que isso ocorra, é necessário compreender que:
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9Q994944 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, quando a inclusão escolar tem início?
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10Q988649 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre a perspectiva de espaço e tempo, marque a alternativa abaixo que apresenta os ideais da Rede Municipal de Florianópolis para a Educação Infantil nas escolas.
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11Q988651 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Um dos principais conceitos necessários ao entendimento das finalidades do currículo para a educação infantil é o desenvolvimento. Sobre o conceito de desenvolvimento de Zoia Prestes (2008), contido no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), analise as afirmativas assinalando (F) falsa e (V) verdadeira.

( ) é a emergência do novo, que surge na infância, sobretudo, com a atividade do brincar, um processo ininterrupto de mudanças;
( ) não há intencionalidade na organização das condições para as relações entre as crianças;
( ) não é linear ou natural, tampouco é resultado apenas de um amadurecimento biológico;
( ) O desenvolvimento é consequência das relações sociais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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12Q994945 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o previsto no Art. 25, da Resolução nº1/2017, do CME de Florianópolis sobre as requisições para a instituição que atender crianças de 0 (zero) a 2 (dois) anos de idade, analise e classifique como (V) verdadeira ou (F) falsa as afirmativas a seguir.


( ) ambiente adequado para repouso;
( ) espaço com área livre com piso adequado para movimentação;
( ) mobiliário, equipamentos, material e brinquedos adequados à faixa etária;
( ) espaço para banho de piscina;
( ) armários/prateleiras para guardar os materiais de higiene de uso coletivo das crianças.
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13Q988658 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Resolução nº 5/2009 direciona as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem aplicadas na organização das propostas pedagógicas. De acordo com esse documento, classifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir:


( ) as vagas em creches e pré-escolas não devem ser oferecidas próximas às residências das crianças;
( ) é obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula;
( ) a frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental;
( ) é dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, utilizando requisitos de seleção.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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14Q988650 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Para que as pessoas com deficiências acessem o direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer com oportunidades igualitárias socialmente, de acordo com o previsto no artigo 42, do capítulo IX, da Lei Brasileira de Inclusão, lhes serão assegurados:

I- bens culturais em formato acessível;
II- espaços especiais em eventos culturais;
III- programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível;
IV- monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos;
V- instrução, treinamento e recursos adequados de forma igualitária.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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15Q988653 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o Art. 7º, da Lei Brasileira de Inclusão é dever de quem comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência?
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16Q988661 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis o que é compreendida(o) como ação inseparável dos processos de ensino e de aprendizagem, devendo ser também diagnóstica(o) e contínua(o), possibilitando coletar, durante todo o processo educacional, informações sobre a elaboração/reelaboração dos conhecimentos pelos/pelas estudantes e análise das dificuldades que estão enfrentando para avançar em sua aprendizagem e desenvolvimento?
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17Q988663 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É necessário “reparar no ser poético” de cada criança. Assim, então, poderemos ________ para a ampliação das tão decantadas “múltiplas linguagens”, ajudando meninos e meninas a darem forma/expressão aos seus ________ e devaneios. Só a partir do reconhecimento da base poética e metafórica do pensamento da ________ poderemos, partilhando experiências e conhecimentos, ajudá-la a seguir adiante em seus “despropósitos”.

Tendo como referência as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
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18Q988648 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo o parágrafo 1º, do artigo 2º, da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Analise as afirmativas que, segundo a referida legislação, serão consideradas para fins da avaliação biopsicossocial de pessoas com deficiências.

I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
III - a discriminação de participação e oportunidades;
IV - a limitação no desempenho de atividades;
V - a restrição de participação;
VI - a diminuição das interações sociais.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
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19Q988656 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, a avaliação deve contemplar as diversas dimensões da formação humana, sendo ______ de análise coletiva, o que possibilita convergir com o caráter ________ esperado. Os instrumentos de avaliação devem vislumbrar essas ________; os critérios precisam ser claros, discutidos e explicitados coletivamente.

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
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20Q988659 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação Infantil é caracterizada pela prática da docência compartilhada, que envolve um conjunto de profissionais conduzindo o trabalho pedagógico, pois tem demarcado o protagonismo da criança e o alargamento do entendimento do papel do adulto. De acordo com os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil, qual o olhar efetivo e que necessita de vigilância está presente de forma ampliada nos documentos curriculares da RMEF?
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