Início Questões de Concursos Professor Auxiliar de Ensino Fundamental Resolva questões de Professor Auxiliar de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Auxiliar de Ensino Fundamental Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q994952 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A partir da visão de Paulo Freire sobre multiletramento, observe o trecho a seguir: "Ler não é caminhar sobre as palavras; ler é reconstruir as viagens feitas por elas." (Freire, 1989). A partir da perspectiva de Freire sobre leitura e multiletramento, é correto afirmar que: ✂️ a) Freire considera que a leitura deve ser apenas uma habilidade técnica, sem envolver análise crítica. ✂️ b) multiletramento, na visão de Freire, trata apenas do entendimento de textos escritos, sem contemplar mídias digitais ou outros modos de expressão. ✂️ c) para Freire, o multiletramento deve incluir a interpretação crítica dos significados em diferentes mídias e contextos culturais. ✂️ d) o conceito de multiletramento, segundo Freire, referese somente à leitura de textos didáticos e não engloba o uso social da linguagem para interpretação crítica. ✂️ e) multiletramento, segundo o autor envolve a simples repetição de significados, sem a necessidade de interpretação crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q994955 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a educação das relações étnico-raciais na educação básica, analise as afirmativas a seguir e, assinale F (falsa) V (verdadeira). ( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais; ( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição; ( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional; ( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V – V – F – F ✂️ b) V – F – V – F ✂️ c) F – V – V – F ✂️ d) V – F – V – V ✂️ e) F – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q994956 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Considerar as identidades que configuram o processo educativo no ensino fundamental é essencial para promover uma educação inclusiva e respeitosa, que valorize as características únicas de cada estudante. Nesse sentido e considerando as características das diferentes faixas etárias no contexto educativo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Crianças aprendem de forma mais eficaz através de métodos expositivos que priorizam a memorização de conteúdos. ✂️ b) Adolescentes são mais receptivos ao aprendizado quando suas experiências pessoais e emocionais são consideradas nas atividades escolares. ✂️ c) Adultos geralmente têm dificuldade. em se adaptar a novos métodos de ensino, preferindo sempre as abordagens tradicionais. ✂️ d) Idosos apresentam um processo educativo que se baseia exclusivamente na repetição de conteúdos já aprendidos. ✂️ e) Todas as faixas etárias possuem a mesma forma de aprender, sendo desnecessária a adaptação das práticas educativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q994948 | Pedagogia, Currículo, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A respeito da transversalidade no currículo da educação básica, analise as afirmativas a seguir: ( ) A transversalidade permite a abordagem de temas que permeiam várias disciplinas, como ética, meio ambiente e cidadania. ( ) A inclusão de temas transversais no currículo visa promover uma educação integral e cidadã, envolvendo diferentes áreas do conhecimento. ( ) A transversalidade propõe que os temas transversais sejam abordados exclusivamente nas disciplinas de Ciências e História. Com base nas afirmativas acima, escolha a alternativa correta. ✂️ a) V – V – V ✂️ b) V – V – F ✂️ c) V – F – V ✂️ d) F – V – F ✂️ e) F – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q994958 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a importância do processo de avaliação nas práticas curriculares, considere o seguinte trecho: "A avaliação deve ser um instrumento de reflexão e de transformação, proporcionando informações valiosas para o ajuste das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento do aluno." (Luckesi, 2011) Com base nessa afirmação, correlacione a afirmação sobre o papel da avaliação com o que se espera de uma gestão pedagógica eficaz e assinale a alternativa correta. ✂️ a) A avaliação deve ser contínua, promovendo ajustes nas práticas pedagógicas conforme as necessidades identificadas no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ b) A avaliação deve ocorrer exclusivamente ao final do período letivo, para determinar a promoção ou retenção do aluno. ✂️ c) A avaliação, segundo a gestão pedagógica, visa principalmente ao controle dos resultados, sem necessidade de análise crítica das práticas de ensino. ✂️ d) A avaliação deve ser aplicada de forma padronizada para todos os alunos, sem considerar diferenças de aprendizagem. ✂️ e) A avaliação deve ser utilizada como uma ferramenta de punição, para que os alunos possam se adequar às normas acadêmicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q994961 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Considere a citação a seguir: "A inclusão das mídias digitais no ensino não é apenas uma questão de acesso, mas envolve a formação de competências que possibilitem aos educadores e alunos a produção e a reflexão crítica sobre o conhecimento." (MORAN, 2013) Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor representa a visão de Moran sobre mídias e tecnologia na educação. ✂️ a) A tecnologia deve ser utilizada apenas para complementar a metodologia tradicional, sem alterar o currículo escolar. ✂️ b) O acesso à tecnologia é suficiente para garantir um aprendizado eficaz, independentemente da formação dos professores. ✂️ c) A formação de competências digitais é essencial para que tanto educadores quanto alunos possam utilizar as mídias de maneira crítica e produtiva. ✂️ d) As mídias digitais são uma moda passageira e não devem ser integradas no currículo da educação básica. ✂️ e) O uso de mídias digitais deve ser exclusivo para aulas práticas, não sendo relevante para conteúdos teóricos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q994959 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade. Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) disciplinar, ocasiões, educativa ✂️ b) transversal, disciplinas, pedagógica ✂️ c) disciplinar, disciplinas, educativa ✂️ d) transversal, ocasiões, pedagógica ✂️ e) particular, disciplinas, educativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q994957 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir: "As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fundamentais para a construção de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio processo educativo." (KENSKI, 2007) Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre o papel das mídias e tecnologias na educação. ✂️ a) O uso das TICs deve ser limitado a projetos extracurriculares, pois não são relevantes para o ensino regular e assim não potencializam a participação ativa dos alunos. ✂️ b) As tecnologias devem ser vistas como ferramentas que, se integradas adequadamente, podem potencializar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. ✂️ c) O ensino tradicional não deve ser alterado pela introdução de tecnologias, pois isso pode confundir os alunos. ✂️ d) As TICs são eficazes apenas para a educação superior e não têm impacto significativo na educação básica e não potencializa a participação ativa dos estudantes. ✂️ e) A integração de tecnologias na educação não requer formação específica para os professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q994960 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao reconhecer e respeitar essas identidades, o professor pode adaptar suas práticas pedagógicas para atender melhor às necessidades específicas de cada grupo e indivíduo, incentivando o desenvolvimento integral e o bem-estar dos alunos. Sobre as identidades e o processo educativo em diferentes idades, analise as alternativas a seguir e escolha a que melhor se aplica. ✂️ a) Crianças têm uma visão limitada do mundo e, portanto, não conseguem relacionar conteúdos escolares com suas realidades. ✂️ b) Adolescentes frequentemente precisam de autonomia nas decisões educativas para se sentirem motivados a aprender. ✂️ c) Adultos aprendem de forma mais eficaz quando os conteúdos são teóricos e não têm ligação com sua vida cotidiana. ✂️ d) Idosos geralmente preferem métodos de ensino que não considerem suas experiências de vida, focando apenas na teoria. ✂️ e) Todas as faixas etárias são indiferentes à aplicação prática do conhecimento no seu cotidiano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q994962 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016): "O currículo deve ser entendido como um processo dinâmico e flexível, que deve considerar a realidade dos estudantes, promovendo a articulação entre os saberes escolares e as vivências da comunidade." Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O currículo deve ser fixo e imutável, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas experiências de aprendizado. ✂️ b) A realidade dos estudantes não é relevante para a construção do currículo, que deve seguir um modelo padronizado. ✂️ c) A articulação entre os saberes escolares e as vivências da comunidade é fundamental para tornar o aprendizado significativo e contextualizado. ✂️ d) O currículo é uma lista de conteúdos a serem ensinados, sem relação com a prática pedagógica, portanto indiferente para o aprendizado. ✂️ e) A flexibilidade do currículo deve ser aplicada apenas em atividades extracurriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q988664 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com o Art. 14, da Lei Brasileira de Inclusão o processo de habilitação e de reabilitação da pessoa com deficiência é um(a): ✂️ a) dever. ✂️ b) obrigação. ✂️ c) proteção. ✂️ d) proibição. ✂️ e) direito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q994953 | Pedagogia, Currículo, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a importância da transversalidade para a educação básica, analise as seguintes afirmativas e assinale F (falsa) V (verdadeira). ( ) A abordagem transversal no currículo visa criar uma educação focada em habilidades técnicas, sem considerar a formação cidadã dos estudantes; ( ) A transversalidade permite que temas de relevância social, como saúde, ética e diversidade cultural, sejam trabalhados em todas as disciplinas; ( ) A transversalidade facilita a integração entre as disciplinas e prepara os alunos para compreenderem questões complexas que afetam o mundo atual. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V – F – V ✂️ b) F – V – V ✂️ c) F – F – V ✂️ d) V – V – F ✂️ e) F – V – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q994947 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Considerando o conceito de numeramento e a perspectiva de Paulo Freire sobre a educação, analise a citação a seguir: "A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Freire, 1996). Com base nessa afirmação, sobre o papel do numeramento na educação crítica, é correto afirmar que: ✂️ a) na citação de Freire, o numeramento trata apenas da habilidade de realizar operações matemáticas de forma automatizada. ✂️ b) para Freire, o numeramento é uma forma de ensinar matemática sem aplicar seus conceitos no cotidiano. ✂️ c) freire acredita que o numeramento é essencial para a compreensão crítica do mundo, capacitando o indivíduo a transformá-lo. ✂️ d) o numeramento deve se limitar à transmissão de conteúdos matemáticos sem associá-los à realidade social, como mostra a citação. ✂️ e) numeramento, para Freire, refere-se apenas à habilidade de leitura e escrita dos números, sem relação com a prática cidadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q994949 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a LDB, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e as condições para o atendimento de suas necessidades educacionais, garantindo o pleno acesso ao currículo em uma perspectiva inclusiva. Sobre as condições para o atendimento de suas necessidades educacionais, garantindo o pleno acesso ao currículo em uma perspectiva inclusiva, correlacione a Colunas A com a Coluna B. COLUNAS A 1. Acessibilidade; 2. Flexibilidade curricular; 3. Participação; 4. Valorização da diversidade. COLUNA B ( ) Garante que os estudantes tenham acesso físico e intelectual ao espaço e materiais de aprendizagem; ( ) Permite que o currículo se adapte para atender às diferentes necessidades dos alunos; ( ) Reconhece e valoriza as diferenças individuais, promovendo o respeito entre todos no ambiente escolar; ( ) Promove o engajamento ativo de todos os estudantes no processo educacional, com inclusão efetiva nas atividades. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 1 – 2 – 3 – 4 ✂️ b) 2 – 3 – 4 – 1 ✂️ c) 2 – 4 – 3 – 2 ✂️ d) 1 – 2 – 4 – 3 ✂️ e) 4 – 1 – 2 – 3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q994951 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, estabelece diretrizes importantes para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. Sobre os princípios e metodologias da educação inclusiva segundo a LBI, é correto afirmar que: ✂️ a) a LBI garante o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e incentiva a criação de escolas e turmas exclusivas para pessoas com deficiência, para melhor atendimento de suas necessidades. ✂️ b) a LBI prevê que as instituições de ensino devem oferecer apenas adaptações físicas para promover a inclusão de estudantes com deficiência. ✂️ c) a LBI garante o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, que deve ocorrer preferencialmente em salas de recurso multifuncionais no turno contrário das aulas regulares. ✂️ d) a LBI garante o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e estabelece que os professores podem optar por não aplicar adaptações curriculares para alunos com deficiência, caso o currículo já seja inclusivo. ✂️ e) a LBI propõe que o apoio pedagógico especializado deve ser feito por profissionais voluntários, sem necessidade de formação específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q994963 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Analise as afirmativas sobre interdisciplinaridade e transversalidade no currículo da educação básica: I. A interdisciplinaridade pode ser entendida como uma colaboração entre professores de diferentes disciplinas para enriquecer o aprendizado dos alunos. II. A transversalidade é um conceito que se aplica apenas em disciplinas de ciências naturais. III. Ambas as abordagens contribuem para a formação integral dos alunos, conectando o conhecimento às suas vivências e realidades. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas. ✂️ a) Apenas a afirmativa I é correta. ✂️ b) Todas as afirmativas são corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas I e III são corretas. ✂️ d) Apenas a afirmativa III é correta. ✂️ e) Apenas as afirmativas I e II são corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q994954 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir: "Planejar é antecipar mentalmente uma ação, organizando e prevendo suas etapas de maneira sistemática, de modo a orientar o professor em suas práticas cotidianas e garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos." (Libâneo, 2013) Com base nesse entendimento sobre a importância do planejamento na gestão pedagógica, é correto afirmar que: ✂️ a) o planejamento é opcional e não é necessário ser sistemático, pois as aulas podem ser conduzidas de acordo com as circunstâncias do dia a dia. ✂️ b) a gestão pedagógica enfatiza que o planejamento deve ser realizado apenas pelo coordenador pedagógico, sem a participação dos professores. ✂️ c) o planejamento contribui para que as práticas pedagógicas sejam organizadas e intencionais, visando atender aos objetivos de aprendizagem de forma estruturada. ✂️ d) o planejamento curricular deve ser realizado apenas no início do ano letivo, não sendo necessário revisá-lo durante o semestre sendo opcional para a gestão pedagógica. ✂️ e) o planejamento é considerado secundário, pois a execução das aulas é o que realmente determina o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q994946 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com Emília Ferreiro, o processo de alfabetização deve ser compreendido como: ✂️ a) um processo de memorização das letras e palavras sem considerar o desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) uma prática exclusivamente escolar que ocorre na infância. ✂️ c) um processo de construção ativa em que a criança formula hipóteses sobre a escrita. ✂️ d) a habilidade de reproduzir textos sem compreender o seu significado. ✂️ e) um processo linear, onde todos os alunos passam pelas mesmas etapas ao mesmo tempo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q988665 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Considere a seguinte citação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016): "É imprescindível que o currículo contemple a diversidade cultural e social da população florianopolitana, garantindo uma educação que respeite e valorize as identidades de todos os alunos." Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor reflete os princípios da proposta curricular. ✂️ a) O currículo deve ser universal, sem considerar as particularidades culturais e sociais dos alunos ✂️ b) A diversidade cultural deve ser tratada como um tema opcional no currículo, a ser abordado apenas se houver interesse da escola. ✂️ c) A valorização das identidades dos alunos é um aspecto secundário na elaboração do currículo, que deve priorizar conteúdos acadêmicos. ✂️ d) A inclusão da diversidade cultural e social no currículo é essencial para promover uma educação equitativa e que respeite as identidades dos alunos. ✂️ e) A proposta curricular deve focar apenas em conteúdos teóricos, deixando a diversidade cultural de lado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q994950 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Diversos autores destacam a importância do letramento como uma prática essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais informada. Segundo Magda Soares, letramento é um conceito que envolve: ✂️ a) a habilidade de decodificar palavras e frases sem considerar o contexto social. ✂️ b) um processo que se limita ao aprendizado técnico da leitura e escrita. ✂️ c) o uso social e cultural da leitura e escrita, onde o indivíduo se torna capaz de participar da sociedade. ✂️ d) a capacidade de recitar palavras e frases de forma automática, sem compreensão e crítica. ✂️ e) uma habilidade restrita à escolarização formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q994952 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A partir da visão de Paulo Freire sobre multiletramento, observe o trecho a seguir: "Ler não é caminhar sobre as palavras; ler é reconstruir as viagens feitas por elas." (Freire, 1989). A partir da perspectiva de Freire sobre leitura e multiletramento, é correto afirmar que: ✂️ a) Freire considera que a leitura deve ser apenas uma habilidade técnica, sem envolver análise crítica. ✂️ b) multiletramento, na visão de Freire, trata apenas do entendimento de textos escritos, sem contemplar mídias digitais ou outros modos de expressão. ✂️ c) para Freire, o multiletramento deve incluir a interpretação crítica dos significados em diferentes mídias e contextos culturais. ✂️ d) o conceito de multiletramento, segundo Freire, referese somente à leitura de textos didáticos e não engloba o uso social da linguagem para interpretação crítica. ✂️ e) multiletramento, segundo o autor envolve a simples repetição de significados, sem a necessidade de interpretação crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q994955 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a educação das relações étnico-raciais na educação básica, analise as afirmativas a seguir e, assinale F (falsa) V (verdadeira). ( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais; ( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição; ( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional; ( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V – V – F – F ✂️ b) V – F – V – F ✂️ c) F – V – V – F ✂️ d) V – F – V – V ✂️ e) F – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q994956 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Considerar as identidades que configuram o processo educativo no ensino fundamental é essencial para promover uma educação inclusiva e respeitosa, que valorize as características únicas de cada estudante. Nesse sentido e considerando as características das diferentes faixas etárias no contexto educativo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Crianças aprendem de forma mais eficaz através de métodos expositivos que priorizam a memorização de conteúdos. ✂️ b) Adolescentes são mais receptivos ao aprendizado quando suas experiências pessoais e emocionais são consideradas nas atividades escolares. ✂️ c) Adultos geralmente têm dificuldade. em se adaptar a novos métodos de ensino, preferindo sempre as abordagens tradicionais. ✂️ d) Idosos apresentam um processo educativo que se baseia exclusivamente na repetição de conteúdos já aprendidos. ✂️ e) Todas as faixas etárias possuem a mesma forma de aprender, sendo desnecessária a adaptação das práticas educativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q994948 | Pedagogia, Currículo, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A respeito da transversalidade no currículo da educação básica, analise as afirmativas a seguir: ( ) A transversalidade permite a abordagem de temas que permeiam várias disciplinas, como ética, meio ambiente e cidadania. ( ) A inclusão de temas transversais no currículo visa promover uma educação integral e cidadã, envolvendo diferentes áreas do conhecimento. ( ) A transversalidade propõe que os temas transversais sejam abordados exclusivamente nas disciplinas de Ciências e História. Com base nas afirmativas acima, escolha a alternativa correta. ✂️ a) V – V – V ✂️ b) V – V – F ✂️ c) V – F – V ✂️ d) F – V – F ✂️ e) F – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q994958 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a importância do processo de avaliação nas práticas curriculares, considere o seguinte trecho: "A avaliação deve ser um instrumento de reflexão e de transformação, proporcionando informações valiosas para o ajuste das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento do aluno." (Luckesi, 2011) Com base nessa afirmação, correlacione a afirmação sobre o papel da avaliação com o que se espera de uma gestão pedagógica eficaz e assinale a alternativa correta. ✂️ a) A avaliação deve ser contínua, promovendo ajustes nas práticas pedagógicas conforme as necessidades identificadas no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ b) A avaliação deve ocorrer exclusivamente ao final do período letivo, para determinar a promoção ou retenção do aluno. ✂️ c) A avaliação, segundo a gestão pedagógica, visa principalmente ao controle dos resultados, sem necessidade de análise crítica das práticas de ensino. ✂️ d) A avaliação deve ser aplicada de forma padronizada para todos os alunos, sem considerar diferenças de aprendizagem. ✂️ e) A avaliação deve ser utilizada como uma ferramenta de punição, para que os alunos possam se adequar às normas acadêmicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q994961 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Considere a citação a seguir: "A inclusão das mídias digitais no ensino não é apenas uma questão de acesso, mas envolve a formação de competências que possibilitem aos educadores e alunos a produção e a reflexão crítica sobre o conhecimento." (MORAN, 2013) Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor representa a visão de Moran sobre mídias e tecnologia na educação. ✂️ a) A tecnologia deve ser utilizada apenas para complementar a metodologia tradicional, sem alterar o currículo escolar. ✂️ b) O acesso à tecnologia é suficiente para garantir um aprendizado eficaz, independentemente da formação dos professores. ✂️ c) A formação de competências digitais é essencial para que tanto educadores quanto alunos possam utilizar as mídias de maneira crítica e produtiva. ✂️ d) As mídias digitais são uma moda passageira e não devem ser integradas no currículo da educação básica. ✂️ e) O uso de mídias digitais deve ser exclusivo para aulas práticas, não sendo relevante para conteúdos teóricos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q994959 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade. Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas. ✂️ a) disciplinar, ocasiões, educativa ✂️ b) transversal, disciplinas, pedagógica ✂️ c) disciplinar, disciplinas, educativa ✂️ d) transversal, ocasiões, pedagógica ✂️ e) particular, disciplinas, educativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q994957 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir: "As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fundamentais para a construção de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio processo educativo." (KENSKI, 2007) Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre o papel das mídias e tecnologias na educação. ✂️ a) O uso das TICs deve ser limitado a projetos extracurriculares, pois não são relevantes para o ensino regular e assim não potencializam a participação ativa dos alunos. ✂️ b) As tecnologias devem ser vistas como ferramentas que, se integradas adequadamente, podem potencializar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. ✂️ c) O ensino tradicional não deve ser alterado pela introdução de tecnologias, pois isso pode confundir os alunos. ✂️ d) As TICs são eficazes apenas para a educação superior e não têm impacto significativo na educação básica e não potencializa a participação ativa dos estudantes. ✂️ e) A integração de tecnologias na educação não requer formação específica para os professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q994960 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Ao reconhecer e respeitar essas identidades, o professor pode adaptar suas práticas pedagógicas para atender melhor às necessidades específicas de cada grupo e indivíduo, incentivando o desenvolvimento integral e o bem-estar dos alunos. Sobre as identidades e o processo educativo em diferentes idades, analise as alternativas a seguir e escolha a que melhor se aplica. ✂️ a) Crianças têm uma visão limitada do mundo e, portanto, não conseguem relacionar conteúdos escolares com suas realidades. ✂️ b) Adolescentes frequentemente precisam de autonomia nas decisões educativas para se sentirem motivados a aprender. ✂️ c) Adultos aprendem de forma mais eficaz quando os conteúdos são teóricos e não têm ligação com sua vida cotidiana. ✂️ d) Idosos geralmente preferem métodos de ensino que não considerem suas experiências de vida, focando apenas na teoria. ✂️ e) Todas as faixas etárias são indiferentes à aplicação prática do conhecimento no seu cotidiano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q994962 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016): "O currículo deve ser entendido como um processo dinâmico e flexível, que deve considerar a realidade dos estudantes, promovendo a articulação entre os saberes escolares e as vivências da comunidade." Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O currículo deve ser fixo e imutável, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas experiências de aprendizado. ✂️ b) A realidade dos estudantes não é relevante para a construção do currículo, que deve seguir um modelo padronizado. ✂️ c) A articulação entre os saberes escolares e as vivências da comunidade é fundamental para tornar o aprendizado significativo e contextualizado. ✂️ d) O currículo é uma lista de conteúdos a serem ensinados, sem relação com a prática pedagógica, portanto indiferente para o aprendizado. ✂️ e) A flexibilidade do currículo deve ser aplicada apenas em atividades extracurriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q988664 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com o Art. 14, da Lei Brasileira de Inclusão o processo de habilitação e de reabilitação da pessoa com deficiência é um(a): ✂️ a) dever. ✂️ b) obrigação. ✂️ c) proteção. ✂️ d) proibição. ✂️ e) direito. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q994953 | Pedagogia, Currículo, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a importância da transversalidade para a educação básica, analise as seguintes afirmativas e assinale F (falsa) V (verdadeira). ( ) A abordagem transversal no currículo visa criar uma educação focada em habilidades técnicas, sem considerar a formação cidadã dos estudantes; ( ) A transversalidade permite que temas de relevância social, como saúde, ética e diversidade cultural, sejam trabalhados em todas as disciplinas; ( ) A transversalidade facilita a integração entre as disciplinas e prepara os alunos para compreenderem questões complexas que afetam o mundo atual. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) V – F – V ✂️ b) F – V – V ✂️ c) F – F – V ✂️ d) V – V – F ✂️ e) F – V – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q994947 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Considerando o conceito de numeramento e a perspectiva de Paulo Freire sobre a educação, analise a citação a seguir: "A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Freire, 1996). Com base nessa afirmação, sobre o papel do numeramento na educação crítica, é correto afirmar que: ✂️ a) na citação de Freire, o numeramento trata apenas da habilidade de realizar operações matemáticas de forma automatizada. ✂️ b) para Freire, o numeramento é uma forma de ensinar matemática sem aplicar seus conceitos no cotidiano. ✂️ c) freire acredita que o numeramento é essencial para a compreensão crítica do mundo, capacitando o indivíduo a transformá-lo. ✂️ d) o numeramento deve se limitar à transmissão de conteúdos matemáticos sem associá-los à realidade social, como mostra a citação. ✂️ e) numeramento, para Freire, refere-se apenas à habilidade de leitura e escrita dos números, sem relação com a prática cidadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q994949 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a LDB, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e as condições para o atendimento de suas necessidades educacionais, garantindo o pleno acesso ao currículo em uma perspectiva inclusiva. Sobre as condições para o atendimento de suas necessidades educacionais, garantindo o pleno acesso ao currículo em uma perspectiva inclusiva, correlacione a Colunas A com a Coluna B. COLUNAS A 1. Acessibilidade; 2. Flexibilidade curricular; 3. Participação; 4. Valorização da diversidade. COLUNA B ( ) Garante que os estudantes tenham acesso físico e intelectual ao espaço e materiais de aprendizagem; ( ) Permite que o currículo se adapte para atender às diferentes necessidades dos alunos; ( ) Reconhece e valoriza as diferenças individuais, promovendo o respeito entre todos no ambiente escolar; ( ) Promove o engajamento ativo de todos os estudantes no processo educacional, com inclusão efetiva nas atividades. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 1 – 2 – 3 – 4 ✂️ b) 2 – 3 – 4 – 1 ✂️ c) 2 – 4 – 3 – 2 ✂️ d) 1 – 2 – 4 – 3 ✂️ e) 4 – 1 – 2 – 3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q994951 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, estabelece diretrizes importantes para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. Sobre os princípios e metodologias da educação inclusiva segundo a LBI, é correto afirmar que: ✂️ a) a LBI garante o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e incentiva a criação de escolas e turmas exclusivas para pessoas com deficiência, para melhor atendimento de suas necessidades. ✂️ b) a LBI prevê que as instituições de ensino devem oferecer apenas adaptações físicas para promover a inclusão de estudantes com deficiência. ✂️ c) a LBI garante o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, que deve ocorrer preferencialmente em salas de recurso multifuncionais no turno contrário das aulas regulares. ✂️ d) a LBI garante o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) e estabelece que os professores podem optar por não aplicar adaptações curriculares para alunos com deficiência, caso o currículo já seja inclusivo. ✂️ e) a LBI propõe que o apoio pedagógico especializado deve ser feito por profissionais voluntários, sem necessidade de formação específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q994963 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Analise as afirmativas sobre interdisciplinaridade e transversalidade no currículo da educação básica: I. A interdisciplinaridade pode ser entendida como uma colaboração entre professores de diferentes disciplinas para enriquecer o aprendizado dos alunos. II. A transversalidade é um conceito que se aplica apenas em disciplinas de ciências naturais. III. Ambas as abordagens contribuem para a formação integral dos alunos, conectando o conhecimento às suas vivências e realidades. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas. ✂️ a) Apenas a afirmativa I é correta. ✂️ b) Todas as afirmativas são corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas I e III são corretas. ✂️ d) Apenas a afirmativa III é correta. ✂️ e) Apenas as afirmativas I e II são corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q994954 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir: "Planejar é antecipar mentalmente uma ação, organizando e prevendo suas etapas de maneira sistemática, de modo a orientar o professor em suas práticas cotidianas e garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos." (Libâneo, 2013) Com base nesse entendimento sobre a importância do planejamento na gestão pedagógica, é correto afirmar que: ✂️ a) o planejamento é opcional e não é necessário ser sistemático, pois as aulas podem ser conduzidas de acordo com as circunstâncias do dia a dia. ✂️ b) a gestão pedagógica enfatiza que o planejamento deve ser realizado apenas pelo coordenador pedagógico, sem a participação dos professores. ✂️ c) o planejamento contribui para que as práticas pedagógicas sejam organizadas e intencionais, visando atender aos objetivos de aprendizagem de forma estruturada. ✂️ d) o planejamento curricular deve ser realizado apenas no início do ano letivo, não sendo necessário revisá-lo durante o semestre sendo opcional para a gestão pedagógica. ✂️ e) o planejamento é considerado secundário, pois a execução das aulas é o que realmente determina o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q994946 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com Emília Ferreiro, o processo de alfabetização deve ser compreendido como: ✂️ a) um processo de memorização das letras e palavras sem considerar o desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) uma prática exclusivamente escolar que ocorre na infância. ✂️ c) um processo de construção ativa em que a criança formula hipóteses sobre a escrita. ✂️ d) a habilidade de reproduzir textos sem compreender o seu significado. ✂️ e) um processo linear, onde todos os alunos passam pelas mesmas etapas ao mesmo tempo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q988665 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Considere a seguinte citação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016): "É imprescindível que o currículo contemple a diversidade cultural e social da população florianopolitana, garantindo uma educação que respeite e valorize as identidades de todos os alunos." Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor reflete os princípios da proposta curricular. ✂️ a) O currículo deve ser universal, sem considerar as particularidades culturais e sociais dos alunos ✂️ b) A diversidade cultural deve ser tratada como um tema opcional no currículo, a ser abordado apenas se houver interesse da escola. ✂️ c) A valorização das identidades dos alunos é um aspecto secundário na elaboração do currículo, que deve priorizar conteúdos acadêmicos. ✂️ d) A inclusão da diversidade cultural e social no currículo é essencial para promover uma educação equitativa e que respeite as identidades dos alunos. ✂️ e) A proposta curricular deve focar apenas em conteúdos teóricos, deixando a diversidade cultural de lado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q994950 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Diversos autores destacam a importância do letramento como uma prática essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais informada. Segundo Magda Soares, letramento é um conceito que envolve: ✂️ a) a habilidade de decodificar palavras e frases sem considerar o contexto social. ✂️ b) um processo que se limita ao aprendizado técnico da leitura e escrita. ✂️ c) o uso social e cultural da leitura e escrita, onde o indivíduo se torna capaz de participar da sociedade. ✂️ d) a capacidade de recitar palavras e frases de forma automática, sem compreensão e crítica. ✂️ e) uma habilidade restrita à escolarização formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro