Questões de Concursos Professor Auxiliar de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor Auxiliar de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q994946 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com Emília Ferreiro, o processo de alfabetização deve ser compreendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q994947 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Considerando o conceito de numeramento e a perspectiva de Paulo Freire sobre a educação, analise a citação a seguir:

"A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." (Freire, 1996).

Com base nessa afirmação, sobre o papel do numeramento na educação crítica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q994948 | Pedagogia, Currículo, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A respeito da transversalidade no currículo da educação básica, analise as afirmativas a seguir:

( ) A transversalidade permite a abordagem de temas que permeiam várias disciplinas, como ética, meio ambiente e cidadania.
( ) A inclusão de temas transversais no currículo visa promover uma educação integral e cidadã, envolvendo diferentes áreas do conhecimento.
( ) A transversalidade propõe que os temas transversais sejam abordados exclusivamente nas disciplinas de Ciências e História.

Com base nas afirmativas acima, escolha a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q994949 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a LDB, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e as condições para o atendimento de suas necessidades educacionais, garantindo o pleno acesso ao currículo em uma perspectiva inclusiva.
Sobre as condições para o atendimento de suas necessidades educacionais, garantindo o pleno acesso ao currículo em uma perspectiva inclusiva, correlacione a Colunas A com a Coluna B.

COLUNAS A

1. Acessibilidade; 2. Flexibilidade curricular; 3. Participação; 4. Valorização da diversidade.

COLUNA B

( ) Garante que os estudantes tenham acesso físico e intelectual ao espaço e materiais de aprendizagem;
( ) Permite que o currículo se adapte para atender às diferentes necessidades dos alunos;
( ) Reconhece e valoriza as diferenças individuais, promovendo o respeito entre todos no ambiente escolar;
( ) Promove o engajamento ativo de todos os estudantes no processo educacional, com inclusão efetiva nas atividades.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q994950 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Diversos autores destacam a importância do letramento como uma prática essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais informada. Segundo Magda Soares, letramento é um conceito que envolve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q994951 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, estabelece diretrizes importantes para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. Sobre os princípios e metodologias da educação inclusiva segundo a LBI, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q994952 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A partir da visão de Paulo Freire sobre multiletramento, observe o trecho a seguir:

"Ler não é caminhar sobre as palavras; ler é reconstruir as viagens feitas por elas." (Freire, 1989).

A partir da perspectiva de Freire sobre leitura e multiletramento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q994953 | Pedagogia, Currículo, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre a importância da transversalidade para a educação básica, analise as seguintes afirmativas e assinale F (falsa) V (verdadeira).

( ) A abordagem transversal no currículo visa criar uma educação focada em habilidades técnicas, sem considerar a formação cidadã dos estudantes;
( ) A transversalidade permite que temas de relevância social, como saúde, ética e diversidade cultural, sejam trabalhados em todas as disciplinas;
( ) A transversalidade facilita a integração entre as disciplinas e prepara os alunos para compreenderem questões complexas que afetam o mundo atual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q994954 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir:

"Planejar é antecipar mentalmente uma ação, organizando e prevendo suas etapas de maneira sistemática, de modo a orientar o professor em suas práticas cotidianas e garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos." (Libâneo, 2013)

Com base nesse entendimento sobre a importância do planejamento na gestão pedagógica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q994955 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre a educação das relações étnico-raciais na educação básica, analise as afirmativas a seguir e, assinale F (falsa) V (verdadeira).

( ) A educação das relações étnico-raciais é fundamentada na promoção da igualdade, no respeito à diversidade e na valorização da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais;
( ) O ensino da cultura africana e afro-brasileira, conforme a legislação brasileira, é uma recomendação opcional para escolas públicas e privadas, podendo ser adotado conforme o interesse da instituição;
( ) A Lei 10.639/03, que alterou a LDB, determina a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica em todo o território nacional;
( ) A abordagem de temas sobre as relações étnico-raciais é exclusiva da disciplina de História, pois se concentra na compreensão do passado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q994956 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Considerar as identidades que configuram o processo educativo no ensino fundamental é essencial para promover uma educação inclusiva e respeitosa, que valorize as características únicas de cada estudante.

Nesse sentido e considerando as características das diferentes faixas etárias no contexto educativo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q994957 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir:

"As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fundamentais para a construção de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio processo educativo."
(KENSKI, 2007)


Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre o papel das mídias e tecnologias na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q994958 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre a importância do processo de avaliação nas práticas curriculares, considere o seguinte trecho:

"A avaliação deve ser um instrumento de reflexão e de transformação, proporcionando informações valiosas para o ajuste das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento do aluno." (Luckesi, 2011)


Com base nessa afirmação, correlacione a afirmação sobre o papel da avaliação com o que se espera de uma gestão pedagógica eficaz e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q994959 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade.

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q994960 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao reconhecer e respeitar essas identidades, o professor pode adaptar suas práticas pedagógicas para atender melhor às necessidades específicas de cada grupo e indivíduo, incentivando o desenvolvimento integral e o bem-estar dos alunos. Sobre as identidades e o processo educativo em diferentes idades, analise as alternativas a seguir e escolha a que melhor se aplica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q994961 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Considere a citação a seguir:

"A inclusão das mídias digitais no ensino não é apenas uma questão de acesso, mas envolve a formação de competências que possibilitem aos educadores e alunos a produção e a reflexão crítica sobre o conhecimento."
(MORAN, 2013)


Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor representa a visão de Moran sobre mídias e tecnologia na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q994962 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016):

"O currículo deve ser entendido como um processo dinâmico e flexível, que deve considerar a realidade dos estudantes, promovendo a articulação entre os saberes escolares e as vivências da comunidade."

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q994963 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Analise as afirmativas sobre interdisciplinaridade e transversalidade no currículo da educação básica:

I. A interdisciplinaridade pode ser entendida como uma colaboração entre professores de diferentes disciplinas para enriquecer o aprendizado dos alunos.
II. A transversalidade é um conceito que se aplica apenas em disciplinas de ciências naturais.
III. Ambas as abordagens contribuem para a formação integral dos alunos, conectando o conhecimento às suas vivências e realidades.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q988665 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Considere a seguinte citação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016):

"É imprescindível que o currículo contemple a diversidade cultural e social da população florianopolitana, garantindo uma educação que respeite e valorize as identidades de todos os alunos."

Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor reflete os princípios da proposta curricular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.