Questões de Concursos Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional

Resolva questões de Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q988681 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação contribui para superarmos a exclusão digital que se transforma em exclusão social pela importância que a tecnologia exerce hoje em nossa vida.

Sobre o percurso formativo e o desafio de trabalhar a cultura digital na educação escolar analise as alternativas e assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q988673 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A sigla TICs no contexto educacional, da rede privada e pública da educação básica de ensino significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q988679 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ressalta que as experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas.
As interações previstas na BNCC correspondem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q988675 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o acesso aos equipamentos e a inclusão digital na educação implica essencialmente:


( ) o acesso aos equipamentos digitais dependem das dimensões da inclusão digital na unidade de ensino, que envolve somente a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
( ) a inclusão digital na unidade de ensino depende exclusivamente da tecnologia digital envolvendo a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;

( ) o acesso aos equipamentos é somente uma das dimensões da inclusão digital na unidade, que envolve mais que a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;

( ) apenas disponibilizar tecnologia nas unidades de ensino, não significa incluir as pessoas na cultura digital e não garante a qualificação da educação escolar.


Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q988683 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O jogo da comunicação consiste em, através de mensagens, _______, _______, _______ o contexto compartilhado pelos parceiros. Ao dizer que o sentido de uma mensagem é uma “função” do contexto, não se define nada, já que o contexto, longe de ser um dado estável, é algo que está em jogo, um objeto perpetuamente reconstruído e negociado. Palavras, frases, letras, sinais ou caretas interpretam, cada um à sua maneira, a rede das ________ anteriores e tentam influir sobre ó significado das mensagens futuras (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. LÉVY, p.13, 1995).

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente às lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q988677 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Definir as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica faz parte de um movimento de consolidação das políticas educacionais municipais que se articulam às políticas nacionais. Esse movimento de consolidação, de acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), tem o intento de assegurar o direito a todos os cidadãos e cidadãs para uma educação pública, gratuita e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q988667 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As práticas educativas aliadas à tecnologia que fundamenta o papel do Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional na rede Municipal de Ensino de Florianópolis têm a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q988670 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O atendimento educacional especializado tem como objetivo identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, considerando as necessidades específicas dos alunos.

Dentre as atividades de atendimento educacional especializado são disponibilizados programas de enriquecimento curricular por meio de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q988672 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), é necessário um currículo que vá além da perspectiva dos Componentes Curriculares e de suas grades, vivenciando a transversalidade do conhecimento, seja no ambiente escolar ou fora dele, mas sempre tendo presente que a especificidade do papel que cabe à escola na sociedade NÃO pode:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q988668 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

“As tecnologias digitais surgiram, então, como a infraestrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento”. (Lévy, 1999)

Analise o texto e assinale a alternativa correta sobre tecnologia e a educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.