Questões de Concursos Professor Auxiliar Intérprete Educacional

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1Q988645 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na educação e nos currículos refere-se à abordagem integrada e interdisciplinar de temas, habilidades e valores que cruzam diversas disciplinas e áreas do conhecimento. Essa é compreensão de:
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2Q994932 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir e responda à questão:

"A diversidade da comunidade surda no ambiente escolar é marcada por diferentes níveis de proficiência em Libras, variações culturais e a presença de outras deficiências associadas. Os tradutores/intérpretes e os professores devem estar preparados para lidar com essa pluralidade, adaptando as práticas pedagógicas e de interpretação para atender às especificidades de cada estudante, respeitando sua individualidade e promovendo uma educação inclusiva e acessível."
(Fonte: Strobel, K. (2008). Surdez e educação: uma perspectiva bilíngue e multicultural. Florianópolis: UFSC.)

Considerando o trecho e o papel dos profissionais de educação no contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa correta.
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3Q994943 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Envolve a gestão responsável dos recursos naturais, sociais e econômicos para garantir a qualidade de vida atual e futura. Busca equilibrar as necessidades do presente com as do futuro, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. É um desafio global que requer a colaboração de governos, empresas, sociedade civil e indivíduos para criar um futuro mais equitativo e responsável. Essa é a compreensão e características de:
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4Q994926 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

"A educação inclusiva, ao priorizar a participação de todos no espaço comum, rompe com a visão tradicional de que alunos com deficiência devem ser atendidos em instituições ou classes especiais. Essa perspectiva demanda um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar, comprometida em adaptar o ambiente para responder às necessidades de cada estudante."
(Fonte: Carvalho, R. E. (2009). Educação inclusiva com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.)

A partir do trecho, assinale a alternativa que melhor representa uma prática de Educação Inclusiva de acordo com os fundamentos apresentados.
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5Q994930 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir e responda à questão.

"A Educação Inclusiva baseia-se no princípio de que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, devem ter acesso a uma educação de qualidade no ambiente comum, de modo a promover a equidade e o respeito às diferenças. Esse modelo visa não apenas integrar, mas também garantir a participação plena de cada estudante, contribuindo para a valorização da diversidade como um dos pilares fundamentais do processo educativo."
Com base nesse princípio, analise as alternativas e assinale (F) Falsa e (V) Verdadeira.

( ) A escola deve adaptar seu currículo e práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, respeitando suas especificidades;
( ) A exclusão de alunos com deficiência de atividades regulares é permitida se essas atividades forem julgadas difíceis para sua participação plena;
( ) A avaliação deve ser adaptada para contemplar as diferentes formas de aprendizagem, promovendo uma abordagem equitativa;
( ) A escola deve buscar eliminar barreiras arquitetônicas e comunicacionais, proporcionando acessibilidade a todos os alunos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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6Q994934 | Libras, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre os fundamentos e aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), analise as afirmativas e assinale (F) falsa e (V) verdadeira.

( ) Na Libras, o uso de expressões faciais é essencial para a construção de sentido dos enunciados, desempenhando um papel gramatical que modifica o significado dos sinais;
( ) A Libras é uma língua baseada no sistema visual-espacial e possui estrutura própria, sendo independente da língua portuguesa;
( ) Assim como o português, a Libras segue uma estrutura linear e sequencial, onde os sinais são apresentados em uma ordem rígida e fixa.

Assinale a alternativa correta:
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7Q994938 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Assinale a alternativa correta que corresponda a um dos objetivos das diretrizes da política de educação especial da rede municipal de ensino de Florianópolis, conforme estabelecido pela Portaria nº 122/2016.
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8Q994942 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o movimento de inclusão escolar assegura o direito à educação a todos/todas os/as estudantes, sem exceções, nas salas de aula da Educação ________, reconhece o direito à diferença na igualdade de direitos e desafia a escola a _________ os modelos tradicionais de organização curricular seriados, __________ e homogeneizadores.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
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9Q994933 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), avalie as afirmativas abaixo e assinale (V) verdadeiro e (F) Falso.

( ) A PNEEPEI considera o Atendimento Educacional Especializado (AEE) um recurso essencial para complementar o aprendizado dos estudantes com deficiência em classes regulares;
( ) A PNEEPEI recomenda que as escolas regulares não realizem adaptações curriculares, pois os alunos devem seguir o currículo padrão de ensino;
( ) A Política visa a formação de professores para a educação inclusiva, capacitando-os para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência e outras necessidades especiais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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10Q1014256 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Existem diferentes níveis de interferência linguística nas sobreposições de bilíngues bimodais de dois pares de línguas como brasileiro usando a língua de sinais e a língua portuguesa. Quadros (2017) aponta várias interferências, nesse sentido, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Há tendência de ter omissões da morfologia do português.

(__) Há omissão de usos de palavras funcionais no português.

(__) Quando as duas línguas são produzidas simultaneamente, há prejuízos para a prosódia de ambas.

(__) O modo bilíngue exige mais esforço cognitivo processual.

(__) Quando as línguas faladas forem usadas como primária, as línguas de sinais se acomodam à estruturas das línguas faladas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

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