Início Questões de Concursos Professor Auxiliar Intérprete Educacional Resolva questões de Professor Auxiliar Intérprete Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Auxiliar Intérprete Educacional Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q994932 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir e responda à questão: "A diversidade da comunidade surda no ambiente escolar é marcada por diferentes níveis de proficiência em Libras, variações culturais e a presença de outras deficiências associadas. Os tradutores/intérpretes e os professores devem estar preparados para lidar com essa pluralidade, adaptando as práticas pedagógicas e de interpretação para atender às especificidades de cada estudante, respeitando sua individualidade e promovendo uma educação inclusiva e acessível." (Fonte: Strobel, K. (2008). Surdez e educação: uma perspectiva bilíngue e multicultural. Florianópolis: UFSC.) Considerando o trecho e o papel dos profissionais de educação no contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Todos os estudantes surdos têm o mesmo nível de proficiência em Libras, o que facilita a atuação dos intérpretes. ✂️ b) A presença de outras deficiências associadas não interfere na prática dos intérpretes de Libras, que apenas traduzem o conteúdo. ✂️ c) O intérprete deve adaptar sua prática de interpretação conforme o nível de compreensão de cada estudante e suas necessidades específicas. ✂️ d) O tradutor/intérprete deve utilizar um único método de comunicação, independentemente da diversidade da comunidade surda. ✂️ e) A educação inclusiva implica que o intérprete apenas acompanhe o estudante, sem adaptar o conteúdo para seu nível de entendimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q994943 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Envolve a gestão responsável dos recursos naturais, sociais e econômicos para garantir a qualidade de vida atual e futura. Busca equilibrar as necessidades do presente com as do futuro, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. É um desafio global que requer a colaboração de governos, empresas, sociedade civil e indivíduos para criar um futuro mais equitativo e responsável. Essa é a compreensão e características de: ✂️ a) comunidade. ✂️ b) sustentabilidade. ✂️ c) ecossistema. ✂️ d) meio ambiente. ✂️ e) geologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q994926 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024"A educação inclusiva, ao priorizar a participação de todos no espaço comum, rompe com a visão tradicional de que alunos com deficiência devem ser atendidos em instituições ou classes especiais. Essa perspectiva demanda um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar, comprometida em adaptar o ambiente para responder às necessidades de cada estudante." (Fonte: Carvalho, R. E. (2009). Educação inclusiva com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.) A partir do trecho, assinale a alternativa que melhor representa uma prática de Educação Inclusiva de acordo com os fundamentos apresentados. ✂️ a) Os alunos são integrados na escola comum, mas participam de atividades exclusivamente com seus pares com deficiência, para facilitar seu processo de aprendizagem. ✂️ b) A escola realiza atividades de conscientização para a comunidade escolar sobre a importância da convivência com a diversidade e o respeito às diferenças. ✂️ c) A escola possui classes especiais para alunos com deficiência e realiza atividades em conjunto somente em datas comemorativas. ✂️ d) As atividades são planejadas para que cada aluno participe, sem a necessidade de adaptações, pois a escola considera que todos devem se adaptar ao currículo comum. ✂️ e) A escola mantém alunos com deficiência em classes regulares, mas os exclui das avaliações formais para evitar constrangimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q988645 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Na educação e nos currículos refere-se à abordagem integrada e interdisciplinar de temas, habilidades e valores que cruzam diversas disciplinas e áreas do conhecimento. Essa é compreensão de: ✂️ a) transversalidade ✂️ b) intersetorialidade ✂️ c) interdisciplinaridade ✂️ d) multidisciplinaridade ✂️ e) transdisciplinaridade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q994938 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Assinale a alternativa correta que corresponda a um dos objetivos das diretrizes da política de educação especial da rede municipal de ensino de Florianópolis, conforme estabelecido pela Portaria nº 122/2016. ✂️ a) Promover o atendimento exclusivo em salas de recursos multifuncionais, afastando os alunos com deficiência das salas regulares. ✂️ b) Garantir a inclusão de alunos com deficiência em classes regulares, assegurando o apoio necessário para seu desenvolvimento e participação plena. ✂️ c) Estabelecer apenas o atendimento educacional especializado fora do horário regular para estudantes com deficiência. ✂️ d) Limitar a matrícula de estudantes com deficiência a instituições especializadas fora da rede regular de ensino. ✂️ e) Implementar um currículo específico para alunos com deficiência, independente do currículo regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q994930 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir e responda à questão. "A Educação Inclusiva baseia-se no princípio de que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, devem ter acesso a uma educação de qualidade no ambiente comum, de modo a promover a equidade e o respeito às diferenças. Esse modelo visa não apenas integrar, mas também garantir a participação plena de cada estudante, contribuindo para a valorização da diversidade como um dos pilares fundamentais do processo educativo." Com base nesse princípio, analise as alternativas e assinale (F) Falsa e (V) Verdadeira. ( ) A escola deve adaptar seu currículo e práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, respeitando suas especificidades; ( ) A exclusão de alunos com deficiência de atividades regulares é permitida se essas atividades forem julgadas difíceis para sua participação plena; ( ) A avaliação deve ser adaptada para contemplar as diferentes formas de aprendizagem, promovendo uma abordagem equitativa; ( ) A escola deve buscar eliminar barreiras arquitetônicas e comunicacionais, proporcionando acessibilidade a todos os alunos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V –V – V – F ✂️ b) V – F – V – V ✂️ c) F – F – V – V ✂️ d) V – V – F – F ✂️ e) F – V – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q994934 | Libras, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre os fundamentos e aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), analise as afirmativas e assinale (F) falsa e (V) verdadeira. ( ) Na Libras, o uso de expressões faciais é essencial para a construção de sentido dos enunciados, desempenhando um papel gramatical que modifica o significado dos sinais; ( ) A Libras é uma língua baseada no sistema visual-espacial e possui estrutura própria, sendo independente da língua portuguesa; ( ) Assim como o português, a Libras segue uma estrutura linear e sequencial, onde os sinais são apresentados em uma ordem rígida e fixa. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) V – F – V ✂️ b) V – V – F ✂️ c) F – V – V ✂️ d) F – F – V ✂️ e) V – F – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q994936 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Disposições Preliminares, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) estabelece diretrizes e direitos fundamentais para assegurar a inclusão e a dignidade das pessoas com deficiência. Relacione a COLUNA 1 com a COLUNA 2. COLUNA 1 1. Atendimento prioritário; 2. Educação inclusiva; 3. Assistência social; 4. Capacidade civil. COLUNA 2 ( ) Sistema de ensino que deve atender pessoas com deficiência sem exclusão, garantindo a aprendizagem e participação plena; ( ) Prover, com celeridade, o atendimento para pessoas com deficiência em instituições de saúde e serviços públicos; ( ) Condição que permite que pessoas com deficiência possam exercer plenamente seus direitos civis, respeitando sua autonomia; ( ) Garantia de programas sociais que promovam a inclusão das pessoas com deficiência em condições de igualdade. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ b) 1 – 2 – 3 – 4 ✂️ c) 1 – 3 – 4 – 2 ✂️ d) 3 – 4 – 2 – 1 ✂️ e) 2 – 3 – 4 – 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1014256 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023Existem diferentes níveis de interferência linguística nas sobreposições de bilíngues bimodais de dois pares de línguas como brasileiro usando a língua de sinais e a língua portuguesa. Quadros (2017) aponta várias interferências, nesse sentido, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:(__) Há tendência de ter omissões da morfologia do português.(__) Há omissão de usos de palavras funcionais no português.(__) Quando as duas línguas são produzidas simultaneamente, há prejuízos para a prosódia de ambas. (__) O modo bilíngue exige mais esforço cognitivo processual.(__) Quando as línguas faladas forem usadas como primária, as línguas de sinais se acomodam à estruturas das línguas faladas.Assinale a alternativa com a sequência correta: ✂️ a) V - V - V - V - V. ✂️ b) V - F - V - V - F. ✂️ c) F - F - F - V - F. ✂️ d) V - V - V - F - V. ✂️ e) F - V - F - F - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q994931 | Libras, Tradução e Transliteração, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir e responda à questão. "A tradução e a interpretação de Libras para o português e vice-versa envolvem mais do que uma simples conversão de palavras; é necessário considerar aspectos culturais e contextuais que impactam o sentido das mensagens. Assim, o intérprete deve possuir um conhecimento profundo tanto da Libras quanto do português, bem como das especificidades culturais da comunidade surda, para mediar, de forma eficaz, a comunicação entre os dois grupos." (Fonte: Lacerda, C. B. F., & Lodi, A. C. B. (2005). Tradução e interpretação em Língua de Sinais. Campinas: Mercado de Letras.) Com base no trecho, assinale a alternativa correta que representa um aspecto importante no processo de tradução e interpretação entre Libras e português. ✂️ a) A tradução entre Libras e português é simples, pois ambas as línguas seguem estruturas lineares de pensamento. ✂️ b) O intérprete precisa apenas de conhecimento da língua portuguesa para realizar uma tradução eficiente, pois o contexto cultural não influencia no significado. ✂️ c) A tradução entre Libras e português requer adaptações culturais e contextuais para que o sentido da mensagem seja corretamente transmitido. ✂️ d) O trabalho do intérprete é somente literal, focando em converter palavras de uma língua para outra sem necessidade de interpretação cultural. ✂️ e) A tradução entre Libras e português é facilitada pela equivalência gramatical entre as duas línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q994933 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), avalie as afirmativas abaixo e assinale (V) verdadeiro e (F) Falso. ( ) A PNEEPEI considera o Atendimento Educacional Especializado (AEE) um recurso essencial para complementar o aprendizado dos estudantes com deficiência em classes regulares; ( ) A PNEEPEI recomenda que as escolas regulares não realizem adaptações curriculares, pois os alunos devem seguir o currículo padrão de ensino; ( ) A Política visa a formação de professores para a educação inclusiva, capacitando-os para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência e outras necessidades especiais. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – F – V ✂️ b) F – V – F ✂️ c) V – V – F ✂️ d) F – F – V ✂️ e) V – F – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q994928 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre os princípios da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, relacione a COLUNA 1 com a COLUNA 2. COLUNA 1 1. Igualdade de oportunidades 2. Acessibilidade 3. Participação e inclusão plena 4. Respeito pela dignidade e autonomia 5. Não discriminação COLUNA 2 ( ) Direito das pessoas com deficiência de serem tratadas com respeito, decidindo sobre suas vidas de maneira independente; ( ) Eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e sociais para garantir o acesso a espaços e serviços; ( ) Garantia de que todas as pessoas, independentemente de deficiência, tenham as mesmas chances de sucesso e desenvolvimento; ( ) Participação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social, política e cultural; ( ) Compromisso de não segregar ou diferenciar indivíduos com deficiência de forma a prejudicar sua dignidade. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 4 – 2 – 1 – 3 – 5 ✂️ b) 1 – 3 – 2 – 5 – 4 ✂️ c) 4 – 5 - 2 – 1 – 3 ✂️ d) 3 – 5 – 4 – 2 - 1 ✂️ e) 4 – 3 – 2 – 1 – 5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q994942 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o movimento de inclusão escolar assegura o direito à educação a todos/todas os/as estudantes, sem exceções, nas salas de aula da Educação ________, reconhece o direito à diferença na igualdade de direitos e desafia a escola a _________ os modelos tradicionais de organização curricular seriados, __________ e homogeneizadores. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. ✂️ a) Fundamental, perpetuar, horizontalizados ✂️ b) Especial, reiterar, hierarquizados ✂️ c) Básica, repensar, hierarquizados ✂️ d) Inclusiva, repensar, horizontalizados ✂️ e) Básica, reiterar, horizontalizados Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q994927 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), analise as afirmativas e assinale (V) verdadeira e (F) Falsa. ( ) A PNEEPEI visa a inclusão escolar de todos os estudantes, independentemente de suas condições, e promove o acesso, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino regulares; ( ) A Política recomenda que os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação sejam atendidos preferencialmente, em classes e escolas especiais para garantir seu pleno desenvolvimento; ( ) A PNEEPEI propõe que as escolas eliminem barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais para garantir a inclusão de estudantes com deficiência. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – F – V ✂️ b) V – V – F ✂️ c) F – V – V ✂️ d) V – F – F ✂️ e) F – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q994929 | Libras, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir e responda à questão: "A Libras é caracterizada por ser uma língua visual-espacial e não linear, o que significa que as informações são apresentadas simultaneamente em diferentes dimensões do espaço. Ao contrário da língua portuguesa, onde as palavras seguem uma sequência linear, na Libras os sinais podem ser sobrepostos, estabelecendo uma gramática única que valoriza as expressões faciais e corporais para dar sentido ao enunciado." (Fonte: Ferreira Brito, L. (1995). Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.) Com base no trecho, assinale a alternativa que melhor caracteriza um aspecto da estrutura da Língua Brasileira de Sinais. ✂️ a) A Libras utiliza um sistema linear e sequencial de sinais, similar ao português. ✂️ b) Na Libras, expressões faciais e corporais são meramente decorativas e não interferem no sentido dos sinais. ✂️ c) A sequência na Libras é predominantemente oral, o que facilita a leitura labial por pessoas surdas. ✂️ d) A simultaneidade na Libras permite o uso de expressões faciais e corporais para enriquecer e modificar o significado dos sinais. ✂️ e) A Libras depende de um alfabeto oral-escrito para complementar a comunicação visual-espacial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q994935 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Assinale a alternativa que reflete um dos princípios fundamentais previstos na proposta Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016). ✂️ a) A proposta curricular é rígida e deve ser seguida estritamente por todos os professores, sem espaço para adaptações locais. ✂️ b) O currículo deve ser flexível, permitindo que os educadores adaptem as práticas pedagógicas às necessidades e realidades de seus alunos. ✂️ c) A formação dos alunos deve se concentrar apenas na memorização de conteúdo, sem considerar suas experiências e contextos. ✂️ d) A proposta curricular não aborda a importância da interdisciplinaridade nas práticas educativas. ✂️ e) A avaliação deve ser realizada somente através de provas tradicionais, sem considerar outras formas de mensuração do aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q994941 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direitos Fundamentais da Pessoa com Deficiência, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), relacione as disposições de direitos com suas descrições: Relacione a COLUNA 1 com a COLUNA 2. COLUNA 1 1. Direito à moradia; 2. Direito à cultura, ao esporte e ao lazer; 3. Direito à saúde. COLUNA 2 ( ) Assegura que os espaços públicos e privados ofereçam opções inclusivas para garantir a participação de todos nas atividades culturais e de lazer; ( ) Prevê condições de habitação digna, com adaptações e acessibilidade em moradias e condomínios; ( ) Garante atendimento integral, incluindo o acesso a equipamentos, órteses e próteses para promoção da saúde. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 2 - 1 – 3 ✂️ b) 1 – 2 – 3 ✂️ c) 2 – 3 – 1 ✂️ d) 1 – 3 – 2 ✂️ e) 3 – 2 – 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q994940 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia a citação abaixo e responda à pergunta. "O conhecimento não é uma cópia da realidade, mas sim uma construção feita pelo sujeito em interação com o mundo." — Jean Piaget (1970). A partir da citação de Piaget, qual das seguintes afirmativas sobre as identidades que configuram o processo educativo está correta? ✂️ a) As identidades dos alunos não afetam a forma como eles constroem conhecimento, pois todos aprendem da mesma maneira. ✂️ b) O processo educativo deve considerar as experiências e identidades dos alunos, pois estas influenciam a construção do conhecimento. ✂️ c) Apenas as crianças têm identidades que impactam seu aprendizado, pois jovens e adultos já estão plenamente formados. ✂️ d) A educação deve ser padronizada, independentemente das identidades, para garantir que todos aprendam da mesma forma. ✂️ e) As identidades são irrelevantes no processo educativo, pois o conhecimento é adquirido apenas através da memorização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q988644 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Um campo interdisciplinar que busca utilizar estratégias de comunicação para facilitar processos educativos, promover a construção de conhecimento e fortalecer a cidadania. Essa é compreensão de: ✂️ a) mídias sociais. ✂️ b) tecnologia social. ✂️ c) educomunicação. ✂️ d) inovação. ✂️ e) tv educativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q1014257 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023Segundo Ferreira-Brito (1995), no processo produtivo na língua de sinais de incorporação da negação, o item a ser negado sofre alteração em um dos parâmetros, o que acarreta o aparecimento de um item de estrutura "fonético-fonológico" diferente daquele que e a sua base. O parâmetro que a autora menciona é: ✂️ a) Configuração da mão. ✂️ b) Movimento. ✂️ c) Orientação da palma. ✂️ d) Expressão facial. ✂️ e) Ponto de articulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q994932 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir e responda à questão: "A diversidade da comunidade surda no ambiente escolar é marcada por diferentes níveis de proficiência em Libras, variações culturais e a presença de outras deficiências associadas. Os tradutores/intérpretes e os professores devem estar preparados para lidar com essa pluralidade, adaptando as práticas pedagógicas e de interpretação para atender às especificidades de cada estudante, respeitando sua individualidade e promovendo uma educação inclusiva e acessível." (Fonte: Strobel, K. (2008). Surdez e educação: uma perspectiva bilíngue e multicultural. Florianópolis: UFSC.) Considerando o trecho e o papel dos profissionais de educação no contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Todos os estudantes surdos têm o mesmo nível de proficiência em Libras, o que facilita a atuação dos intérpretes. ✂️ b) A presença de outras deficiências associadas não interfere na prática dos intérpretes de Libras, que apenas traduzem o conteúdo. ✂️ c) O intérprete deve adaptar sua prática de interpretação conforme o nível de compreensão de cada estudante e suas necessidades específicas. ✂️ d) O tradutor/intérprete deve utilizar um único método de comunicação, independentemente da diversidade da comunidade surda. ✂️ e) A educação inclusiva implica que o intérprete apenas acompanhe o estudante, sem adaptar o conteúdo para seu nível de entendimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q994943 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Envolve a gestão responsável dos recursos naturais, sociais e econômicos para garantir a qualidade de vida atual e futura. Busca equilibrar as necessidades do presente com as do futuro, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. É um desafio global que requer a colaboração de governos, empresas, sociedade civil e indivíduos para criar um futuro mais equitativo e responsável. Essa é a compreensão e características de: ✂️ a) comunidade. ✂️ b) sustentabilidade. ✂️ c) ecossistema. ✂️ d) meio ambiente. ✂️ e) geologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q994926 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024"A educação inclusiva, ao priorizar a participação de todos no espaço comum, rompe com a visão tradicional de que alunos com deficiência devem ser atendidos em instituições ou classes especiais. Essa perspectiva demanda um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar, comprometida em adaptar o ambiente para responder às necessidades de cada estudante." (Fonte: Carvalho, R. E. (2009). Educação inclusiva com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.) A partir do trecho, assinale a alternativa que melhor representa uma prática de Educação Inclusiva de acordo com os fundamentos apresentados. ✂️ a) Os alunos são integrados na escola comum, mas participam de atividades exclusivamente com seus pares com deficiência, para facilitar seu processo de aprendizagem. ✂️ b) A escola realiza atividades de conscientização para a comunidade escolar sobre a importância da convivência com a diversidade e o respeito às diferenças. ✂️ c) A escola possui classes especiais para alunos com deficiência e realiza atividades em conjunto somente em datas comemorativas. ✂️ d) As atividades são planejadas para que cada aluno participe, sem a necessidade de adaptações, pois a escola considera que todos devem se adaptar ao currículo comum. ✂️ e) A escola mantém alunos com deficiência em classes regulares, mas os exclui das avaliações formais para evitar constrangimentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q988645 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Na educação e nos currículos refere-se à abordagem integrada e interdisciplinar de temas, habilidades e valores que cruzam diversas disciplinas e áreas do conhecimento. Essa é compreensão de: ✂️ a) transversalidade ✂️ b) intersetorialidade ✂️ c) interdisciplinaridade ✂️ d) multidisciplinaridade ✂️ e) transdisciplinaridade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q994938 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Assinale a alternativa correta que corresponda a um dos objetivos das diretrizes da política de educação especial da rede municipal de ensino de Florianópolis, conforme estabelecido pela Portaria nº 122/2016. ✂️ a) Promover o atendimento exclusivo em salas de recursos multifuncionais, afastando os alunos com deficiência das salas regulares. ✂️ b) Garantir a inclusão de alunos com deficiência em classes regulares, assegurando o apoio necessário para seu desenvolvimento e participação plena. ✂️ c) Estabelecer apenas o atendimento educacional especializado fora do horário regular para estudantes com deficiência. ✂️ d) Limitar a matrícula de estudantes com deficiência a instituições especializadas fora da rede regular de ensino. ✂️ e) Implementar um currículo específico para alunos com deficiência, independente do currículo regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q994930 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir e responda à questão. "A Educação Inclusiva baseia-se no princípio de que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, devem ter acesso a uma educação de qualidade no ambiente comum, de modo a promover a equidade e o respeito às diferenças. Esse modelo visa não apenas integrar, mas também garantir a participação plena de cada estudante, contribuindo para a valorização da diversidade como um dos pilares fundamentais do processo educativo." Com base nesse princípio, analise as alternativas e assinale (F) Falsa e (V) Verdadeira. ( ) A escola deve adaptar seu currículo e práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, respeitando suas especificidades; ( ) A exclusão de alunos com deficiência de atividades regulares é permitida se essas atividades forem julgadas difíceis para sua participação plena; ( ) A avaliação deve ser adaptada para contemplar as diferentes formas de aprendizagem, promovendo uma abordagem equitativa; ( ) A escola deve buscar eliminar barreiras arquitetônicas e comunicacionais, proporcionando acessibilidade a todos os alunos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V –V – V – F ✂️ b) V – F – V – V ✂️ c) F – F – V – V ✂️ d) V – V – F – F ✂️ e) F – V – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q994934 | Libras, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre os fundamentos e aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), analise as afirmativas e assinale (F) falsa e (V) verdadeira. ( ) Na Libras, o uso de expressões faciais é essencial para a construção de sentido dos enunciados, desempenhando um papel gramatical que modifica o significado dos sinais; ( ) A Libras é uma língua baseada no sistema visual-espacial e possui estrutura própria, sendo independente da língua portuguesa; ( ) Assim como o português, a Libras segue uma estrutura linear e sequencial, onde os sinais são apresentados em uma ordem rígida e fixa. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) V – F – V ✂️ b) V – V – F ✂️ c) F – V – V ✂️ d) F – F – V ✂️ e) V – F – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q994936 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Disposições Preliminares, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) estabelece diretrizes e direitos fundamentais para assegurar a inclusão e a dignidade das pessoas com deficiência. Relacione a COLUNA 1 com a COLUNA 2. COLUNA 1 1. Atendimento prioritário; 2. Educação inclusiva; 3. Assistência social; 4. Capacidade civil. COLUNA 2 ( ) Sistema de ensino que deve atender pessoas com deficiência sem exclusão, garantindo a aprendizagem e participação plena; ( ) Prover, com celeridade, o atendimento para pessoas com deficiência em instituições de saúde e serviços públicos; ( ) Condição que permite que pessoas com deficiência possam exercer plenamente seus direitos civis, respeitando sua autonomia; ( ) Garantia de programas sociais que promovam a inclusão das pessoas com deficiência em condições de igualdade. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 2 – 1 – 4 – 3 ✂️ b) 1 – 2 – 3 – 4 ✂️ c) 1 – 3 – 4 – 2 ✂️ d) 3 – 4 – 2 – 1 ✂️ e) 2 – 3 – 4 – 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1014256 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023Existem diferentes níveis de interferência linguística nas sobreposições de bilíngues bimodais de dois pares de línguas como brasileiro usando a língua de sinais e a língua portuguesa. Quadros (2017) aponta várias interferências, nesse sentido, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:(__) Há tendência de ter omissões da morfologia do português.(__) Há omissão de usos de palavras funcionais no português.(__) Quando as duas línguas são produzidas simultaneamente, há prejuízos para a prosódia de ambas. (__) O modo bilíngue exige mais esforço cognitivo processual.(__) Quando as línguas faladas forem usadas como primária, as línguas de sinais se acomodam à estruturas das línguas faladas.Assinale a alternativa com a sequência correta: ✂️ a) V - V - V - V - V. ✂️ b) V - F - V - V - F. ✂️ c) F - F - F - V - F. ✂️ d) V - V - V - F - V. ✂️ e) F - V - F - F - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q994931 | Libras, Tradução e Transliteração, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir e responda à questão. "A tradução e a interpretação de Libras para o português e vice-versa envolvem mais do que uma simples conversão de palavras; é necessário considerar aspectos culturais e contextuais que impactam o sentido das mensagens. Assim, o intérprete deve possuir um conhecimento profundo tanto da Libras quanto do português, bem como das especificidades culturais da comunidade surda, para mediar, de forma eficaz, a comunicação entre os dois grupos." (Fonte: Lacerda, C. B. F., & Lodi, A. C. B. (2005). Tradução e interpretação em Língua de Sinais. Campinas: Mercado de Letras.) Com base no trecho, assinale a alternativa correta que representa um aspecto importante no processo de tradução e interpretação entre Libras e português. ✂️ a) A tradução entre Libras e português é simples, pois ambas as línguas seguem estruturas lineares de pensamento. ✂️ b) O intérprete precisa apenas de conhecimento da língua portuguesa para realizar uma tradução eficiente, pois o contexto cultural não influencia no significado. ✂️ c) A tradução entre Libras e português requer adaptações culturais e contextuais para que o sentido da mensagem seja corretamente transmitido. ✂️ d) O trabalho do intérprete é somente literal, focando em converter palavras de uma língua para outra sem necessidade de interpretação cultural. ✂️ e) A tradução entre Libras e português é facilitada pela equivalência gramatical entre as duas línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q994933 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), avalie as afirmativas abaixo e assinale (V) verdadeiro e (F) Falso. ( ) A PNEEPEI considera o Atendimento Educacional Especializado (AEE) um recurso essencial para complementar o aprendizado dos estudantes com deficiência em classes regulares; ( ) A PNEEPEI recomenda que as escolas regulares não realizem adaptações curriculares, pois os alunos devem seguir o currículo padrão de ensino; ( ) A Política visa a formação de professores para a educação inclusiva, capacitando-os para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência e outras necessidades especiais. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – F – V ✂️ b) F – V – F ✂️ c) V – V – F ✂️ d) F – F – V ✂️ e) V – F – F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q994928 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre os princípios da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, relacione a COLUNA 1 com a COLUNA 2. COLUNA 1 1. Igualdade de oportunidades 2. Acessibilidade 3. Participação e inclusão plena 4. Respeito pela dignidade e autonomia 5. Não discriminação COLUNA 2 ( ) Direito das pessoas com deficiência de serem tratadas com respeito, decidindo sobre suas vidas de maneira independente; ( ) Eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e sociais para garantir o acesso a espaços e serviços; ( ) Garantia de que todas as pessoas, independentemente de deficiência, tenham as mesmas chances de sucesso e desenvolvimento; ( ) Participação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social, política e cultural; ( ) Compromisso de não segregar ou diferenciar indivíduos com deficiência de forma a prejudicar sua dignidade. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 4 – 2 – 1 – 3 – 5 ✂️ b) 1 – 3 – 2 – 5 – 4 ✂️ c) 4 – 5 - 2 – 1 – 3 ✂️ d) 3 – 5 – 4 – 2 - 1 ✂️ e) 4 – 3 – 2 – 1 – 5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q994942 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o movimento de inclusão escolar assegura o direito à educação a todos/todas os/as estudantes, sem exceções, nas salas de aula da Educação ________, reconhece o direito à diferença na igualdade de direitos e desafia a escola a _________ os modelos tradicionais de organização curricular seriados, __________ e homogeneizadores. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. ✂️ a) Fundamental, perpetuar, horizontalizados ✂️ b) Especial, reiterar, hierarquizados ✂️ c) Básica, repensar, hierarquizados ✂️ d) Inclusiva, repensar, horizontalizados ✂️ e) Básica, reiterar, horizontalizados Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q994927 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), analise as afirmativas e assinale (V) verdadeira e (F) Falsa. ( ) A PNEEPEI visa a inclusão escolar de todos os estudantes, independentemente de suas condições, e promove o acesso, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino regulares; ( ) A Política recomenda que os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação sejam atendidos preferencialmente, em classes e escolas especiais para garantir seu pleno desenvolvimento; ( ) A PNEEPEI propõe que as escolas eliminem barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais para garantir a inclusão de estudantes com deficiência. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. ✂️ a) V – F – V ✂️ b) V – V – F ✂️ c) F – V – V ✂️ d) V – F – F ✂️ e) F – F – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q994929 | Libras, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia o trecho a seguir e responda à questão: "A Libras é caracterizada por ser uma língua visual-espacial e não linear, o que significa que as informações são apresentadas simultaneamente em diferentes dimensões do espaço. Ao contrário da língua portuguesa, onde as palavras seguem uma sequência linear, na Libras os sinais podem ser sobrepostos, estabelecendo uma gramática única que valoriza as expressões faciais e corporais para dar sentido ao enunciado." (Fonte: Ferreira Brito, L. (1995). Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.) Com base no trecho, assinale a alternativa que melhor caracteriza um aspecto da estrutura da Língua Brasileira de Sinais. ✂️ a) A Libras utiliza um sistema linear e sequencial de sinais, similar ao português. ✂️ b) Na Libras, expressões faciais e corporais são meramente decorativas e não interferem no sentido dos sinais. ✂️ c) A sequência na Libras é predominantemente oral, o que facilita a leitura labial por pessoas surdas. ✂️ d) A simultaneidade na Libras permite o uso de expressões faciais e corporais para enriquecer e modificar o significado dos sinais. ✂️ e) A Libras depende de um alfabeto oral-escrito para complementar a comunicação visual-espacial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q994935 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Assinale a alternativa que reflete um dos princípios fundamentais previstos na proposta Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016). ✂️ a) A proposta curricular é rígida e deve ser seguida estritamente por todos os professores, sem espaço para adaptações locais. ✂️ b) O currículo deve ser flexível, permitindo que os educadores adaptem as práticas pedagógicas às necessidades e realidades de seus alunos. ✂️ c) A formação dos alunos deve se concentrar apenas na memorização de conteúdo, sem considerar suas experiências e contextos. ✂️ d) A proposta curricular não aborda a importância da interdisciplinaridade nas práticas educativas. ✂️ e) A avaliação deve ser realizada somente através de provas tradicionais, sem considerar outras formas de mensuração do aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q994941 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direitos Fundamentais da Pessoa com Deficiência, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), relacione as disposições de direitos com suas descrições: Relacione a COLUNA 1 com a COLUNA 2. COLUNA 1 1. Direito à moradia; 2. Direito à cultura, ao esporte e ao lazer; 3. Direito à saúde. COLUNA 2 ( ) Assegura que os espaços públicos e privados ofereçam opções inclusivas para garantir a participação de todos nas atividades culturais e de lazer; ( ) Prevê condições de habitação digna, com adaptações e acessibilidade em moradias e condomínios; ( ) Garante atendimento integral, incluindo o acesso a equipamentos, órteses e próteses para promoção da saúde. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta. ✂️ a) 2 - 1 – 3 ✂️ b) 1 – 2 – 3 ✂️ c) 2 – 3 – 1 ✂️ d) 1 – 3 – 2 ✂️ e) 3 – 2 – 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q994940 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Leia a citação abaixo e responda à pergunta. "O conhecimento não é uma cópia da realidade, mas sim uma construção feita pelo sujeito em interação com o mundo." — Jean Piaget (1970). A partir da citação de Piaget, qual das seguintes afirmativas sobre as identidades que configuram o processo educativo está correta? ✂️ a) As identidades dos alunos não afetam a forma como eles constroem conhecimento, pois todos aprendem da mesma maneira. ✂️ b) O processo educativo deve considerar as experiências e identidades dos alunos, pois estas influenciam a construção do conhecimento. ✂️ c) Apenas as crianças têm identidades que impactam seu aprendizado, pois jovens e adultos já estão plenamente formados. ✂️ d) A educação deve ser padronizada, independentemente das identidades, para garantir que todos aprendam da mesma forma. ✂️ e) As identidades são irrelevantes no processo educativo, pois o conhecimento é adquirido apenas através da memorização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q988644 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Um campo interdisciplinar que busca utilizar estratégias de comunicação para facilitar processos educativos, promover a construção de conhecimento e fortalecer a cidadania. Essa é compreensão de: ✂️ a) mídias sociais. ✂️ b) tecnologia social. ✂️ c) educomunicação. ✂️ d) inovação. ✂️ e) tv educativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q1014257 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023Segundo Ferreira-Brito (1995), no processo produtivo na língua de sinais de incorporação da negação, o item a ser negado sofre alteração em um dos parâmetros, o que acarreta o aparecimento de um item de estrutura "fonético-fonológico" diferente daquele que e a sua base. O parâmetro que a autora menciona é: ✂️ a) Configuração da mão. ✂️ b) Movimento. ✂️ c) Orientação da palma. ✂️ d) Expressão facial. ✂️ e) Ponto de articulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro