Questões de Concursos: Professor Auxiliar Intérprete Educacional

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1 Q988645 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na educação e nos currículos refere-se à abordagem integrada e interdisciplinar de temas, habilidades e valores que cruzam diversas disciplinas e áreas do conhecimento. Essa é compreensão de:

2 Q994926 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

"A educação inclusiva, ao priorizar a participação de todos no espaço comum, rompe com a visão tradicional de que alunos com deficiência devem ser atendidos em instituições ou classes especiais. Essa perspectiva demanda um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar, comprometida em adaptar o ambiente para responder às necessidades de cada estudante."
(Fonte: Carvalho, R. E. (2009). Educação inclusiva com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.)

A partir do trecho, assinale a alternativa que melhor representa uma prática de Educação Inclusiva de acordo com os fundamentos apresentados.

3 Q994931 | Libras, Tradução e Transliteração, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir e responda à questão.

"A tradução e a interpretação de Libras para o português e vice-versa envolvem mais do que uma simples conversão de palavras; é necessário considerar aspectos culturais e contextuais que impactam o sentido das mensagens. Assim, o intérprete deve possuir um conhecimento profundo tanto da Libras quanto do português, bem como das especificidades culturais da comunidade surda, para mediar, de forma eficaz, a comunicação entre os dois grupos."
(Fonte: Lacerda, C. B. F., & Lodi, A. C. B. (2005). Tradução e interpretação em Língua de Sinais. Campinas: Mercado de Letras.)

Com base no trecho, assinale a alternativa correta que representa um aspecto importante no processo de tradução e interpretação entre Libras e português.

4 Q994932 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir e responda à questão:

"A diversidade da comunidade surda no ambiente escolar é marcada por diferentes níveis de proficiência em Libras, variações culturais e a presença de outras deficiências associadas. Os tradutores/intérpretes e os professores devem estar preparados para lidar com essa pluralidade, adaptando as práticas pedagógicas e de interpretação para atender às especificidades de cada estudante, respeitando sua individualidade e promovendo uma educação inclusiva e acessível."
(Fonte: Strobel, K. (2008). Surdez e educação: uma perspectiva bilíngue e multicultural. Florianópolis: UFSC.)

Considerando o trecho e o papel dos profissionais de educação no contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa correta.

5 Q994938 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Assinale a alternativa correta que corresponda a um dos objetivos das diretrizes da política de educação especial da rede municipal de ensino de Florianópolis, conforme estabelecido pela Portaria nº 122/2016.

6 Q994942 | Pedagogia, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o movimento de inclusão escolar assegura o direito à educação a todos/todas os/as estudantes, sem exceções, nas salas de aula da Educação ________, reconhece o direito à diferença na igualdade de direitos e desafia a escola a _________ os modelos tradicionais de organização curricular seriados, __________ e homogeneizadores.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

7 Q994943 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Envolve a gestão responsável dos recursos naturais, sociais e econômicos para garantir a qualidade de vida atual e futura. Busca equilibrar as necessidades do presente com as do futuro, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. É um desafio global que requer a colaboração de governos, empresas, sociedade civil e indivíduos para criar um futuro mais equitativo e responsável. Essa é a compreensão e características de:

8 Q994928 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre os princípios da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, relacione a COLUNA 1 com a COLUNA 2.

COLUNA 1
1. Igualdade de oportunidades
2. Acessibilidade
3. Participação e inclusão plena
4. Respeito pela dignidade e autonomia
5. Não discriminação

COLUNA 2
( ) Direito das pessoas com deficiência de serem tratadas com respeito, decidindo sobre suas vidas de maneira independente;
( ) Eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e sociais para garantir o acesso a espaços e serviços;
( ) Garantia de que todas as pessoas, independentemente de deficiência, tenham as mesmas chances de sucesso e desenvolvimento;
( ) Participação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social, política e cultural;
( ) Compromisso de não segregar ou diferenciar indivíduos com deficiência de forma a prejudicar sua dignidade.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.

9 Q994930 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir e responda à questão.

"A Educação Inclusiva baseia-se no princípio de que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, devem ter acesso a uma educação de qualidade no ambiente comum, de modo a promover a equidade e o respeito às diferenças. Esse modelo visa não apenas integrar, mas também garantir a participação plena de cada estudante, contribuindo para a valorização da diversidade como um dos pilares fundamentais do processo educativo."
Com base nesse princípio, analise as alternativas e assinale (F) Falsa e (V) Verdadeira.

( ) A escola deve adaptar seu currículo e práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, respeitando suas especificidades;
( ) A exclusão de alunos com deficiência de atividades regulares é permitida se essas atividades forem julgadas difíceis para sua participação plena;
( ) A avaliação deve ser adaptada para contemplar as diferentes formas de aprendizagem, promovendo uma abordagem equitativa;
( ) A escola deve buscar eliminar barreiras arquitetônicas e comunicacionais, proporcionando acessibilidade a todos os alunos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

10 Q994933 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), avalie as afirmativas abaixo e assinale (V) verdadeiro e (F) Falso.

( ) A PNEEPEI considera o Atendimento Educacional Especializado (AEE) um recurso essencial para complementar o aprendizado dos estudantes com deficiência em classes regulares;
( ) A PNEEPEI recomenda que as escolas regulares não realizem adaptações curriculares, pois os alunos devem seguir o currículo padrão de ensino;
( ) A Política visa a formação de professores para a educação inclusiva, capacitando-os para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência e outras necessidades especiais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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