Questões de Concursos Professor Bilíngue

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1Q1014812 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Considerando a perspectiva inclusiva da educação de pessoas com surdez, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o conceito de bilinguismo?
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2Q1014813 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa correta sobre as diferenças entre a Libras e a Língua Portuguesa.
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3Q1014814 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Sobre o planejamento do AEE em Libras, analise as seguintes assertivas:

I. É atribuição do professor de AEE.

II. O acolhimento de todos os alunos, valorizando uma relação de respeito e confiança, não é uma etapa essencial do planejamento do AEE.

III. A identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos inclui a avaliação inicial dos seus conhecimentos.

IV. Não considera as habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos.

Quais estão corretas?

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4Q1014815 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Qual das seguintes alternativas descreve corretamente o papel do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILS/LP)?
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5Q1014816 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa correta sobre o contraste entre a Libras e a Língua Portuguesa.
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6Q1016097 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Em relação às práticas pedagógicas específicas para o ensino bilíngue (Libras-Português) no contexto educacional de alunos surdos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os desafios para garantir a aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua, considerando a complexidade do processo de alfabetização em uma língua de modalidade oral-auditiva.
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7Q1016098 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento de material didático bilíngue (Libras-português) para alunos surdos?
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8Q1016099 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Representam desafios para a formação continuada de professores bilíngues:

1. Falta de capacitação específica para ensino bilíngue: muitos cursos de formação de professores ainda não abordam de maneira adequada as especificidades do ensino bilíngue (Libras-Português).

2. Dificuldades na integração de práticas bilíngues em sala de aula: a formação continuada deve focar na aplicação prática de metodologias bilíngues.

3. Escassez de materiais didáticos adaptados: um dos desafios mencionados é a falta de materiais pedagógicos bilíngues que contemplem tanto Libras quanto a Língua Portuguesaescrita.

4. Falta de programas de formação continuada estruturados: os professores, muitas vezes, não têm acesso a formações continuadas específicas que abordem o ensino bilíngue, o que reforça a necessidade de políticas públicas que promovam cursos de capacitação adequados e contínuos.

5. A inexistência de tecnologias acessíveis para tradução simultânea em Libras e Português: a formação continuada depende de avanços tecnológicos inexistentes devido à falta de investimentos públicos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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9Q1016100 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Maria é professora em uma escola bilíngue. Para avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da produção em Libras. Ela também realiza a transcrição para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma comparação entre as formas de dizer de um mesmo sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas diferentes.

No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre essa prática de Maria, é correto afirmar que:

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10Q1014397 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa apresentam diferenças fundamentais em sua estrutura linguística e em sua forma de expressão.

Assinale a alternativa correta sobre essas diferenças.

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11Q1014398 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise a citação abaixo:

“Compreende o uso da Libras como língua natural dos surdos e, posteriormente, o aprendizado do português escrito, favorecendo o desenvolvimento linguístico e cultural dos surdos.” (Lodi, 2013).

Essa citação refere-se a qual metodologia de ensino na educação de surdos?

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12Q1033911 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Professor Bilingue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Admitindo como verdadeira a proposição “Todos os profissionais bem-sucedidos são pessoas competentes”, analise as assertivas a seguir:

I. Alguns profissionais bem-sucedidos são pessoas competentes.

II. Todos os profissionais bem-sucedidos não são pessoas incompetentes.

III. Alguns profissionais bem-sucedidos não são pessoas competentes.

Quais são as corretas?

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13Q1018813 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

A inclusão de pessoas surdas na escola regular comum demanda buscar meios para beneficiar sua participação e aprendizagem, tanto na sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com Dorziat (1998), o aperfeiçoamento da escola comum em favor de todos os alunos é primordial. A escola comum precisa implementar ações que tenham sentido para os alunos em geral e esse sentido deve poder ser compartilhado com os alunos com surdez. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
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14Q1018814 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da comunicação total.
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15Q1018815 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Considerando o processo de organização do trabalho do AEE em Libras, qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma das ações realizadas pelos professores e instrutores de Libras?
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16Q1018816 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Sobre o AEE em Libras na escola comum, analise as assertivas abaixo:

I. Esse atendimento não constitui um dos momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos na escola comum.

II. O professor de língua de sinais ministra sua aula utilizando-a em diferentes modalidades, etapas e níveis de ensino como meio de comunicação e interlocução.

III. A organização didática desse espaço de ensino implica o uso de muitas imagens visuais e de todo tipo de referências que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo, na sala de aula comum.

IV. Os materiais e os recursos para esse fim precisam estar presentes na sala de AEE, quais sejam: mural de avisos e notícias, biblioteca da sala, painéis de gravuras e fotos sobre temas de aula, roteiro de planejamento, fichas de atividades e outros.

Quais estão corretas?

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17Q1018817 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Qual das seguintes alternativas descreve corretamente o papel do intérprete educacional, tradutor e intérprete de Libras e Língua Portuguesa?
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18Q1014729 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Marque a alternativa que apresenta o que não é correto afirmar sobre as questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva bilíngue:
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19Q1014730 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa sobre o que não é correto afirmar sobre a iconicidade e a língua de sinais:
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20Q1014731 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa que não constitui um dos pilares que sustenta a Língua Brasileira de Sinais:
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