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Questões de Concursos Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q324814 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Sobre o planejamento, é correto afirmar que:

I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.

II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.

III. Deve estar embasado em um livro didático.

Quais estão corretas?

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2Q326785 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.

São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:

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3Q320896 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Luckesi afirma que a escola não avalia a aprendizagem do educando, mas sim o examina. Para referendar sua afirmação, Luckesi apresenta as características básicas que identificam o ato de examinar, quais sejam:

I. Os exames escolares operam com desempenho final, importando a resposta e não como o aluno chegou a essa resposta.

II. Os exames são pontuais, pois não interessa o que acontece com o educando antes, durante e depois da prova.

III. Os exames são classificatórios, ou seja, eles classificam os educandos em aprovados ou reprovados.

IV. Os exames são seletivos, porque excluem uma grande parte dos educandos.

Quais estão corretas?

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4Q322566 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Considere as afirmações abaixo em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinalando C para as assertivas corretas e E para as erradas.

( ) Os PCN apoiam-se em normas legais e procuram contribuir na busca de respostas a problemas identificados no ensino fundamental, objetivando uma transformação desse ensino, para que atenda às demandas da sociedade brasileira atual.

( ) Os PCN configuram uma proposta aberta e flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

( ) Os PCN apresentam um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência dos estados e municípios, à diversidade política e cultural das múltiplas regiões do País e à autonomia de professores e equipes pedagógicas.

( ) Os PCN se apresentam como um currículo mínimo comum ou um conjunto de conteúdos obrigatórios de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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5Q321000 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a

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6Q321296 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:

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7Q328266 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Alarcão, ao analisar diferentes abordagens supervisoras, aponta algumas tendências que podem contribuir para a (re)definição do papel do Coordenador Pedagógico, EXCETO:

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8Q328775 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os “incêndios na escola”. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma

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9Q327455 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa

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10Q325816 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:

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11Q325949 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos.” (Arredondo e Diago, 2009)

De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:

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12Q323496 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Arredondo e Diago (2009), os professores, individual ou coletivamente como equipe docente, devem ter em mente, no momento de pensar intencionalmente a metodologia a seguir em sua prática avaliadora, uma série de questões e elementos que afetam a configuração e sua posterior execução.

Dentre eles estão, EXCETO:

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13Q320074 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa que apresenta a ideia básica do Método Paulo Freire:

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14Q822094 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O direito à liberdade, estabelecido no Artigo 16 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, compreende os seguintes aspectos, EXCETO:

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15Q319734 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Os registros de avaliação refletem a concepção de educação do professor. Tendo em vista que a ação mediadora do professor, a sua intervenção pedagógica e desafiadora, não pode ser uniforme em todas as situações de tarefas dos alunos, Hoffmann afirma:

I. Os erros são da mesma natureza, portanto o professor deverá considerar que todo e qualquer erro que o aluno comete tem caráter construtivo.

II. A tarefa do professor consiste em relatar todos os erros e as dificuldades que os alunos apresentam em cada situação avaliativa.

III. O tema correção considera o respeito à criança em suas etapas de desenvolvimento, por isso o professor deverá analisar os exercícios dos alunos para observar quem aprendeu e quem ainda não aprendeu.

Quais estão corretas?

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16Q321003 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“No contexto da aprendizagem, o professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais a família, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil, seus costumes e outras realidades que têm impacto sobre o mundo afetam bem ou mal o estudante. Desse modo, o professor passa a conhecer o contexto social, político, econômico e cultural no qual se desenvolve a ação educativa.”

Qual dos autores abaixo formulou esse pensamento teórico-metodológico em relação ao professor?

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17Q324042 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Lück, Ferreira e Silva Jr. afirmaram suas concepções sobre o papel dos especialistas de educação no cotidiano da escola. Considere as afirmações desses autores sobre o campo de atuação dos especialistas de educação:

I. Silva Júnior e Rangel pontuam que o supervisor atua como um especialista, ou seja, como um coordenador do processo curricular, tanto na sua formulação, execução, avaliação quanto na reorientação.

II. Lück afirma que a direção, supervisão e orientação são áreas de trabalho em educação cujas principais funções são relacionadas a uma forma de apoio ou de assistência ao professor, ou a outro elemento significativo que participe do processo educativo promovido pela escola.

III. Ferreira explica que a origem da Supervisão traz o viés da administração, que a designa como gerência para controlar o executado e, na educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.

Quais estão corretas?

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18Q320767 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Perrenoud propõe aos professores observarem e avaliarem os alunos em situações de aprendizagem, utilizando uma abordagem formativa. Essa ação está inserida na seguinte competência:

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