Início Questões de Concursos Professor das Salas de Recursos Multifuncionais Resolva questões de Professor das Salas de Recursos Multifuncionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor das Salas de Recursos Multifuncionais Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1073965 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, quem são consideradas pessoas com deficiência? ✂️ a) Indivíduos que apresentam incapacidade permanente para o exercício de atividades laborais e necessitam de constante supervisão de profissionais da saúde ou assistência social. ✂️ b) Pessoas com impedimentos físicos ou mentais diagnosticados clinicamente, desde que reconhecidos por laudo médico oficial e vinculados a programas assistenciais do Estado. ✂️ c) Sujeitos com limitações temporárias ou permanentes que impedem sua total inserção no mercado de trabalho, sendo elegíveis para medidas de proteção específicas. ✂️ d) Aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. ✂️ e) Todos os indivíduos com qualquer grau de disfunção corporal, independentemente do tempo de duração, sendo a deficiência definida exclusivamente por critérios clínicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1073966 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale as alternativas que apontam os princípios presentes na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: I. O respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas. II. A não-discriminação. III. A plena e efetiva participação e inclusão na sociedade. IV. O respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade. V. A igualdade de oportunidades. Assinale: ✂️ a) Apenas I, II e IV estão corretas. ✂️ b) Apenas I, III, IV e V estão corretas. ✂️ c) Apenas II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas III, IV e V estão corretas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1073963 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Em relação aos objetivos da Tecnologia Assistiva (TA), assinale a alternativa correta: ✂️ a) A função principal da TA é substituir as funções motoras e cognitivas da pessoa com deficiência, reduzindo sua necessidade de participação ativa nas tarefas cotidianas. ✂️ b) A Tecnologia Assistiva visa padronizar o uso de equipamentos para que pessoas com deficiência possam se adaptar às demandas do ambiente social e escolar. ✂️ c) O uso da TA promove a maximização das capacidades da pessoa com deficiência, ampliando sua interação com o ambiente e favorecendo a autonomia, independência e inclusão social. ✂️ d) A TA é um conjunto de práticas exclusivamente voltadas à acessibilidade arquitetônica e urbana, sem aplicação direta no contexto escolar ou domiciliar. ✂️ e) O principal foco da TA é a reabilitação clínica, restringindo-se ao uso em centros especializados e supervisionado por profissionais da saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1073970 | Direito da Criança e do Adolescente, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 1º, Título I – Das Disposições Preliminares, estabelece o fundamento que orienta toda a sua estrutura normativa. Nesse sentido, é correto afirmar que o referido artigo dispõe: ✂️ a) Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. ✂️ b) Esta Lei regulamenta exclusivamente os direitos da criança e do adolescente no âmbito escolar e familiar. ✂️ c) Esta Lei organiza os serviços de assistência social prestados às famílias em situação de vulnerabilidade. ✂️ d) Esta Lei institui diretrizes para a responsabilização penal de adolescentes em conflito com a lei. ✂️ e) Esta Lei regulamenta o funcionamento dos conselhos tutelares e das entidades de acolhimento institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1073964 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Qual é o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU e ratificada pelo Brasil com força constitucional? ✂️ a) Garantir a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com prioridade em políticas assistenciais e programas de capacitação técnico-profissional. ✂️ b) Promover a autonomia parcial das pessoas com deficiência, assegurando-lhes acesso prioritário a serviços de saúde, desde que acompanhadas por familiares ou cuidadores. ✂️ c) Estabelecer normas universais para que pessoas com deficiência possam adaptar-se ao meio social por meio de políticas compensatórias e reabilitadoras. ✂️ d) Promover, proteger e garantir o pleno e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. ✂️ e) Definir critérios clínicos e legais para o reconhecimento da deficiência e estabelecer políticas públicas específicas para cada tipo de impedimento funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1073968 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência traz algumas definições importantes na área da educação inclusiva. Assinale a alternativa que nomeia a seguinte definição: “[...] significa as modificações e os ajustes necessários eadequados que não acarretem ônus desproporcional ou indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.” ✂️ a) Comunicação. ✂️ b) Língua. ✂️ c) Discriminação por motivo de deficiência. ✂️ d) Adaptação razoável. ✂️ e) Desenho universal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1073969 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo o Art. 208, da Constituição Federal - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: ✂️ a) Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. ✂️ b) Educação superior obrigatória e gratuita para todos os brasileiros, garantida a matrícula imediata após o ensino médio. ✂️ c) Educação infantil obrigatória a partir dos 2 (dois) anos de idade, com prioridade para instituições privadas conveniadas. ✂️ d) Oferta de ensino médio apenas para estudantes que comprovarem bom rendimento no ensino fundamental. ✂️ e) Gratuidade do ensino público exclusivamente para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 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Participação da família e da comunidade; Assinale: ✂️ a) Apenas I, II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas II, III, IV e V estão corretas. ✂️ c) Apenas II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas III, IV e V estão corretas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1073962 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Em conformidade com a legislação brasileira vigente, a Tecnologia Assistiva (TA), também conhecida como ajuda técnica, deve ser compreendida como: ✂️ a) Um conjunto de práticas terapêuticas e recursos exclusivamente clínicos voltados à reabilitação motora de pessoas com deficiência física. ✂️ b) Um recurso pedagógico complementar, utilizado exclusivamente em ambientes escolares, com o objetivo de acelerar o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. ✂️ c) Uma política de governo voltada à distribuição de equipamentos eletrônicos para alunos com deficiência visual matriculados na rede pública. ✂️ d) Um conjunto de produtos, equipamentos, metodologias e estratégias que promovem a funcionalidade e participação da pessoa com deficiência, visando à sua autonomia, qualidade de vida e inclusão social. ✂️ e) Um serviço limitado ao uso de tecnologias digitais, como softwares e aplicativos, destinados à comunicação aumentativa e acessibilidade na internet. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1073958 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025O conceito de necessidades educacionais especiais (NEE) surgiu para ampliar a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas por alunos em seu percurso escolar. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Refere-se a alunos com deficiência física ou sensorial, sendo limitado ao campo da educação especial. ✂️ b) Aplica-se exclusivamente aos alunos diagnosticados clinicamente com transtornos de aprendizagem ou deficiência intelectual. ✂️ c) Inclui alunos que, em qualquer momento da vida escolar, necessitem de apoio pedagógico diferenciado para garantir seu processo de aprendizagem. ✂️ d) Está vinculado apenas a contextos médicos e psicológicos, sendo pouco aplicável à prática pedagógica cotidiana. ✂️ e) É utilizado apenas para categorizar alunos que frequentam instituições especializadas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1073961 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Sobre a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema educacional público, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O AEE substitui as atividades do ensino regular e é oferecido preferencialmente no mesmo turno da escolarização do aluno. ✂️ b) O AEE deve ser ofertado em instituições especializadas, não podendo ocorrer em escolas regulares por falta de estrutura adequada. ✂️ c) O AEE é uma etapa preparatória para que o aluno com deficiência possa futuramente frequentar a classe comum do ensino regular. ✂️ d) O AEE é realizado prioritariamente em salas de recursos multifuncionais no turno inverso da escolarização e não substitui a frequência às classes comuns. ✂️ e) O AEE ocorre mediante encaminhamento clínico e deve ser realizado por profissionais da área da saúde, com supervisão pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1073960 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025No contexto da educação inclusiva, qual é a principal função do Atendimento Educacional Especializado (AEE)? ✂️ a) Substituir o currículo comum por um adaptado exclusivamente para alunos com deficiência, visando à recuperação de conteúdos. ✂️ b) Oferecer reforço escolar voltado ao desempenho em avaliações padronizadas, com foco nos conteúdos da sala regular. ✂️ c) Complementar ou suplementar a formação do aluno por meio de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras à aprendizagem e à participação social. ✂️ d) Realizar atividades terapêuticas e clínicas em ambiente escolar para suprir demandas externas à educação formal. ✂️ e) Preparar o aluno com deficiência para frequentar futuramente a sala regular, atuando como uma etapa transitória obrigatória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q1073959 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025De acordo com a Política Nacional de Educação Inclusiva e com o disposto no Decreto nº 6.571/2008, assinale a alternativa correta sobre a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE): ✂️ a) Os alunos com deficiência devem ser matriculados exclusivamente no AEE, sendo dispensados das atividades curriculares regulares. ✂️ b) O AEE deve ser ofertado apenas por instituições especializadas, mediante laudo clínico que comprove a deficiência. ✂️ c) O AEE substitui o ensino comum, sendo a principal estratégia pedagógica para alunos com transtornos globais do desenvolvimento. ✂️ d) A matrícula de estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação ou transtornos globais dodesenvolvimento deve ocorrer simultaneamente no ensino regular e no AEE. ✂️ e) O acesso ao AEE é facultativo e restrito aos alunos que não se adaptarem à sala comum, após avaliação do rendimento escolar. 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1Q1073965 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, quem são consideradas pessoas com deficiência? ✂️ a) Indivíduos que apresentam incapacidade permanente para o exercício de atividades laborais e necessitam de constante supervisão de profissionais da saúde ou assistência social. ✂️ b) Pessoas com impedimentos físicos ou mentais diagnosticados clinicamente, desde que reconhecidos por laudo médico oficial e vinculados a programas assistenciais do Estado. ✂️ c) Sujeitos com limitações temporárias ou permanentes que impedem sua total inserção no mercado de trabalho, sendo elegíveis para medidas de proteção específicas. ✂️ d) Aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. ✂️ e) Todos os indivíduos com qualquer grau de disfunção corporal, independentemente do tempo de duração, sendo a deficiência definida exclusivamente por critérios clínicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1073966 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Assinale as alternativas que apontam os princípios presentes na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: I. O respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas. II. A não-discriminação. III. A plena e efetiva participação e inclusão na sociedade. IV. O respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade. V. A igualdade de oportunidades. Assinale: ✂️ a) Apenas I, II e IV estão corretas. ✂️ b) Apenas I, III, IV e V estão corretas. ✂️ c) Apenas II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas III, IV e V estão corretas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1073963 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Em relação aos objetivos da Tecnologia Assistiva (TA), assinale a alternativa correta: ✂️ a) A função principal da TA é substituir as funções motoras e cognitivas da pessoa com deficiência, reduzindo sua necessidade de participação ativa nas tarefas cotidianas. ✂️ b) A Tecnologia Assistiva visa padronizar o uso de equipamentos para que pessoas com deficiência possam se adaptar às demandas do ambiente social e escolar. ✂️ c) O uso da TA promove a maximização das capacidades da pessoa com deficiência, ampliando sua interação com o ambiente e favorecendo a autonomia, independência e inclusão social. ✂️ d) A TA é um conjunto de práticas exclusivamente voltadas à acessibilidade arquitetônica e urbana, sem aplicação direta no contexto escolar ou domiciliar. ✂️ e) O principal foco da TA é a reabilitação clínica, restringindo-se ao uso em centros especializados e supervisionado por profissionais da saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1073970 | Direito da Criança e do Adolescente, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 1º, Título I – Das Disposições Preliminares, estabelece o fundamento que orienta toda a sua estrutura normativa. Nesse sentido, é correto afirmar que o referido artigo dispõe: ✂️ a) Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. ✂️ b) Esta Lei regulamenta exclusivamente os direitos da criança e do adolescente no âmbito escolar e familiar. ✂️ c) Esta Lei organiza os serviços de assistência social prestados às famílias em situação de vulnerabilidade. ✂️ d) Esta Lei institui diretrizes para a responsabilização penal de adolescentes em conflito com a lei. ✂️ e) Esta Lei regulamenta o funcionamento dos conselhos tutelares e das entidades de acolhimento institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1073964 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Qual é o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU e ratificada pelo Brasil com força constitucional? ✂️ a) Garantir a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com prioridade em políticas assistenciais e programas de capacitação técnico-profissional. ✂️ b) Promover a autonomia parcial das pessoas com deficiência, assegurando-lhes acesso prioritário a serviços de saúde, desde que acompanhadas por familiares ou cuidadores. ✂️ c) Estabelecer normas universais para que pessoas com deficiência possam adaptar-se ao meio social por meio de políticas compensatórias e reabilitadoras. ✂️ d) Promover, proteger e garantir o pleno e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. ✂️ e) Definir critérios clínicos e legais para o reconhecimento da deficiência e estabelecer políticas públicas específicas para cada tipo de impedimento funcional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1073968 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência traz algumas definições importantes na área da educação inclusiva. Assinale a alternativa que nomeia a seguinte definição: “[...] significa as modificações e os ajustes necessários eadequados que não acarretem ônus desproporcional ou indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.” ✂️ a) Comunicação. ✂️ b) Língua. ✂️ c) Discriminação por motivo de deficiência. ✂️ d) Adaptação razoável. ✂️ e) Desenho universal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1073969 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Segundo o Art. 208, da Constituição Federal - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: ✂️ a) Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. ✂️ b) Educação superior obrigatória e gratuita para todos os brasileiros, garantida a matrícula imediata após o ensino médio. ✂️ c) Educação infantil obrigatória a partir dos 2 (dois) anos de idade, com prioridade para instituições privadas conveniadas. ✂️ d) Oferta de ensino médio apenas para estudantes que comprovarem bom rendimento no ensino fundamental. ✂️ e) Gratuidade do ensino público exclusivamente para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1073967 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Marque a alternativa que aponta as afirmativas corretas de acordo com os objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, considerando que ela tem o objetivo de orientar os sistemas de ensino para garantir: I. Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; II. Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; III. Oferta do atendimento educacional especializado; IV. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; V. Participação da família e da comunidade; Assinale: ✂️ a) Apenas I, II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas II, III, IV e V estão corretas. ✂️ c) Apenas II e III estão corretas. ✂️ d) Apenas III, IV e V estão corretas. ✂️ e) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1073962 | Terapia Ocupacional, Dispositivos e Recursos de Tecnologia Assistiva, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Em conformidade com a legislação brasileira vigente, a Tecnologia Assistiva (TA), também conhecida como ajuda técnica, deve ser compreendida como: ✂️ a) Um conjunto de práticas terapêuticas e recursos exclusivamente clínicos voltados à reabilitação motora de pessoas com deficiência física. ✂️ b) Um recurso pedagógico complementar, utilizado exclusivamente em ambientes escolares, com o objetivo de acelerar o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. ✂️ c) Uma política de governo voltada à distribuição de equipamentos eletrônicos para alunos com deficiência visual matriculados na rede pública. ✂️ d) Um conjunto de produtos, equipamentos, metodologias e estratégias que promovem a funcionalidade e participação da pessoa com deficiência, visando à sua autonomia, qualidade de vida e inclusão social. ✂️ e) Um serviço limitado ao uso de tecnologias digitais, como softwares e aplicativos, destinados à comunicação aumentativa e acessibilidade na internet. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1073958 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025O conceito de necessidades educacionais especiais (NEE) surgiu para ampliar a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas por alunos em seu percurso escolar. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Refere-se a alunos com deficiência física ou sensorial, sendo limitado ao campo da educação especial. ✂️ b) Aplica-se exclusivamente aos alunos diagnosticados clinicamente com transtornos de aprendizagem ou deficiência intelectual. ✂️ c) Inclui alunos que, em qualquer momento da vida escolar, necessitem de apoio pedagógico diferenciado para garantir seu processo de aprendizagem. ✂️ d) Está vinculado apenas a contextos médicos e psicológicos, sendo pouco aplicável à prática pedagógica cotidiana. ✂️ e) É utilizado apenas para categorizar alunos que frequentam instituições especializadas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1073961 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025Sobre a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema educacional público, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O AEE substitui as atividades do ensino regular e é oferecido preferencialmente no mesmo turno da escolarização do aluno. ✂️ b) O AEE deve ser ofertado em instituições especializadas, não podendo ocorrer em escolas regulares por falta de estrutura adequada. ✂️ c) O AEE é uma etapa preparatória para que o aluno com deficiência possa futuramente frequentar a classe comum do ensino regular. ✂️ d) O AEE é realizado prioritariamente em salas de recursos multifuncionais no turno inverso da escolarização e não substitui a frequência às classes comuns. ✂️ e) O AEE ocorre mediante encaminhamento clínico e deve ser realizado por profissionais da área da saúde, com supervisão pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1073960 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025No contexto da educação inclusiva, qual é a principal função do Atendimento Educacional Especializado (AEE)? ✂️ a) Substituir o currículo comum por um adaptado exclusivamente para alunos com deficiência, visando à recuperação de conteúdos. ✂️ b) Oferecer reforço escolar voltado ao desempenho em avaliações padronizadas, com foco nos conteúdos da sala regular. ✂️ c) Complementar ou suplementar a formação do aluno por meio de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras à aprendizagem e à participação social. ✂️ d) Realizar atividades terapêuticas e clínicas em ambiente escolar para suprir demandas externas à educação formal. ✂️ e) Preparar o aluno com deficiência para frequentar futuramente a sala regular, atuando como uma etapa transitória obrigatória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q1073959 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025De acordo com a Política Nacional de Educação Inclusiva e com o disposto no Decreto nº 6.571/2008, assinale a alternativa correta sobre a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE): ✂️ a) Os alunos com deficiência devem ser matriculados exclusivamente no AEE, sendo dispensados das atividades curriculares regulares. ✂️ b) O AEE deve ser ofertado apenas por instituições especializadas, mediante laudo clínico que comprove a deficiência. ✂️ c) O AEE substitui o ensino comum, sendo a principal estratégia pedagógica para alunos com transtornos globais do desenvolvimento. ✂️ d) A matrícula de estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação ou transtornos globais dodesenvolvimento deve ocorrer simultaneamente no ensino regular e no AEE. ✂️ e) O acesso ao AEE é facultativo e restrito aos alunos que não se adaptarem à sala comum, após avaliação do rendimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro