Questões de Concursos Professor de 5a a 8a Série

Resolva questões de Professor de 5a a 8a Série comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q472320 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A demora para repor a bola e a simulação de uma falta são atitudes consideradas comuns pelos participantes de um jogo, sendo assim, compete exclusivamente ao juiz acompanhar de perto os jogadores e garantir a aplicação da regra.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q473093 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Na escolha das atividades, após uma fase inicial em que o professor auxilia o aluno na sondagem de aptidões, é imprescindível que esse profissional mantenha a atividade selecionada até o final do ano letivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q473094 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

É preciso que se atente para que as atividades esportivas, por terem como alvo o trabalho com o corpo, não se tornem uma forma de estimular a exibição da sensualidade dos jovens.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q320262 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

A formação dos professores, há alguns anos, baseava-se em uma perspectiva curricular eurocêntrica, excludente e preconceituosa. A educação anti-racista e com foco na diversidade é fruto de discussões recentes que abordam a inclusão e o respeito ao pluralismo cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q323080 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Educar para a diversidade significa estar aberto à inclusão. A inclusão escolar hoje se traduz especificamente na possibilidade oferecer vagas em escolas regulares aos portadores de necessidades educativas especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q471561 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

Bastam exercícios localizados em uma parte do corpo, como no caso dos músculos abdominais, para a redução de gordura nessa região corporal.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q816908 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu em 1962, elaborado já na vigência da LDB de 1961. Era, basicamente, um conjunto de metas quantitativas e qualitativas a serem alcançadas em oito anos. Em 1965, sofreu revisão em que foram introduzidas normas descentralizadoras e estimuladoras da elaboração de planos estaduais. Hoje, encontra-se em vigor a Lei n.º 10.172/2001, que estabelece o PNE. De acordo com essa lei, julgue os seguintes itens.

Uma das metas do PNE em vigor é universalizar o atendimento do ensino fundamental, em cinco anos, garantindo o acesso e a permanência de todas as crianças na escola, estabelecendo programas específicos nas regiões em que isso se demonstrar necessário, com a colaboração da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal (DF).

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q321042 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

A avaliação do rendimento escolar deve ser realizada por meio de provas bimestrais, sem a preocupação com o entendimento de que as capacidades do aluno se expressam no processo da atividade em diversas situações didáticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q471579 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito de conteúdos atitudinais relacionados a valores e normas acerca do corpo e da cultura corporal, que devem fazer parte tanto da elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola na área de educação física quanto da atuação do professor na condução das atividades escolares.

O professor deve aproveitar as oportunidades para discutir com os alunos as normas construídas socialmente, refletindo sobre valores culturais e interesses associados com a determinação do que se pode ou não fazer.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q551197 | Informática, Outlook, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação a Internet, intranet e navegadores, julgue os itens que se seguem.

Uma desvantagem do Outlook Express 6 é a impossibilidade de encaminhar em uma mesma mensagem anexos com arquivos de tipos diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q472607 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

A pessoa interessada em iniciar um programa de condicionamento físico, deve, antes disso, fazer uma consulta médica para avaliar o seu estado de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q481835 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à metodologia e aos recursos utilizados no ensino da Geografia, bem como aos seus objetivos, julgue os próximos itens.

A instrumentação do aluno para uma leitura crítica do mundo, abarcando conflitos, lutas e contradições existentes, é um dos objetivos da Geografia como disciplina escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q812845 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n.º 8.069/1990, dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente, que devem gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Com referência a essa lei, julgue os itens a seguir.

O ECA considera como criança a pessoa de zero a doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade completos. Por essa razão, o ECA não pode ser aplicado às pessoas maiores de dezoito anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q388143 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.

Seguindo os caminhos da história nacional, os militares ocuparam o poder em Sergipe no início da República Velha, ampliando e diversificando o quadro político das elites.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q325430 | Pedagogia, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

Sendo o professor o responsável direto pelo processo de ensino e aprendizagem, compete a ele avaliar e opinar sobre o rendimento dos seus alunos. Ao conselho de classe cabe acatar as opiniões do professor, corroborando as decisões tomadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q472121 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Para garantir a participação do aluno cadeirante nas aulas e adotar uma conduta inclusiva, o professor deve atribuir a ele a verificação da freqüência dos colegas.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q545338 | Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às propriedades das ondas eletromagnéticas, julgue os itens que se seguem.

Quando uma onda eletromagnética passa de um meio para outro, a velocidade e o comprimento de onda mudam de valor, enquanto a freqüência permanece a mesma, pois a freqüência é uma característica da fonte que produz a onda.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q819777 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, a organização da educação nacional dar-se-á por diferentes níveis e modalidades, julgue os itens que se seguem.

A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educacional que visa atender àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos. A essa modalidade é assegurado o acesso no nível fundamental para os maiores de 15 anos, e no nível médio, para os maiores de 18 anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q482370 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Geografia tem passado por um intenso processo de discussão. Claro está que esse debate repercute no ensino dessa disciplina em seus níveis fundamental e médio. Sobre o ensino da Geografia tendo o espaço como seu objeto, julgue os itens.

Os impactos ambientais desde a escala local até a global, causados pelas atividades humanas, é tema a ser abordado no contexto do ensino da Geografia.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.