Questões de Concursos Professor de AEE

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1Q1045550 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Sobre a avaliação de estudantes com deficiência intelectual, assinale a alternativa CORRETA.
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2Q1045551 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Qual dos seguintes aspectos pode estar presente em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ser trabalhado em sala de aula pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e está relacionado com a dificuldade de realizar brincadeiras imaginárias?
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3Q1045552 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Essa formação possibilita:

I- A atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o aprofundamento do caráter interativo e interdisciplinar, entre outras áreas, no ensino regular, nas salas de recursos, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares.

II- Conhecimentos de gestão de sistemas educacionais inclusivos.

III- Desenvolvimento de projetos em parceria com outras áreas, como saúde, assistência social, trabalho, justiça e acessibilidade arquitetônica.


É CORRETO o que se afirma em:
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4Q1045553 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

A pactuação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) de 2006 consolidou princípios e diretrizes formalizados na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei nº 13.146/2015. A respeito dos modelos históricos e políticos da abordagem da deficiência no contexto brasileiro e internacional, analise os itens a seguir.

I- Historicamente, a lei brasileira categorizou a deficiência segundo critérios do Modelo Social, sendo a clássica divisão feita em “tipos de deficiência”, quais sejam: deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla.

II- O Modelo Social da deficiência destaca o impacto do ambiente na vida da pessoa com deficiência e que as barreiras arquitetônicas, de comunicação e atitudinais existentes devem ser removidas para possibilitar a inclusão das pessoas com deficiência.

III- O Modelo Médico da deficiência é baseado nos direitos humanos e determina que a deficiência não está na pessoa como um problema a ser curado, e sim na sociedade, que pode, por meio das barreiras que são impostas às pessoas, agravar uma determinada limitação funcional.


É CORRETO o que se afirma em:
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5Q1045554 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Com base na Lei nº 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, que estabelece os direitos das pessoas com Transtorno do EspectroAutista (TEA), analise os itens a seguir.

I- As pessoas com TEA têm direito à vida digna, integridade física e moral, ao livre desenvolvimento da personalidade, segurança e lazer.

II- A proteção contra qualquer forma de abuso e exploração é garantida às pessoas com TEA, de acordo com a legislação vigente.

III- O acesso à educação e ao ensino profissionalizante é garantido às pessoas com TEA, mas o direito a um acompanhante especializado em classes comuns de ensino regular só é assegurado quando há diagnóstico definitivo de TEA.

É CORRETO o que se afirma em:
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6Q1045555 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

As Salas de Recursos Multifuncionais dão suporte ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio da disponibilização de equipamentos, mobiliário e materiais didáticos/pedagógicos. Com base no manual do programa de implementação dessas salas, assinale a alternativa que contém exclusivamente EQUIPAMENTOS presentes na configuração das salas de tipo I.
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7Q1045556 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é fundamental para assegurar que as adaptações necessárias sejam feitas para atender às necessidades educacionais específicas de cada aluno. Com base em suas diretrizes, analise os itens a seguir.

I- No caso de estudantes com surdez, o PEI deve incluir adaptações como a disponibilização de intérprete de Libras, materiais visuais e estratégias de leitura labial, de acordo com as necessidades do aluno.

II- As adaptações curriculares devem ser revisadas de maneira contínua, e os conhecimentos que não forem assimilados pelo aluno devem ser reavaliados, apresentando-se novas propostas didático-pedagógicas para facilitar a consolidação do aprendizado.

III- As adaptações curriculares incluem apenas alterações nos materiais didáticos, não sendo necessário alterar a metodologia de ensino aplicada ao aluno.


É CORRETO o que se afirma em:
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8Q1045557 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Dificuldade de assimilar as regras ortográficas, apresentando frequentemente trocas, omissões, inversões de letras, alteração na segmentação de palavras, manutenção do apoio da fala na escrita e dificuldade na elaboração de textos são as principais características de qual Transtorno Específico de Aprendizagem?
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9Q1045558 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Com base no perfil e nas atribuições do professor doAtendimento Educacional Especializado (AEE), analise os itens a seguir.

I- O professor de AEE deve elaborar e executar o plano de AEE, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

II- A função do professor de AEE inclui substituir o professor da sala de aula regular quando o conteúdo precisar ser adaptado para o público-alvo do AEE.

III- O professor de AEE deve orientar tanto os professores da sala de aula regular quanto as famílias sobre o uso adequado dos recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelos alunos.

IV- A principal função do professor de AEE é organizar exclusivamente os atendimentos dos alunos na sala de recursos multifuncionais, sem necessidade de articulação com a sala de aula regular.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
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