Questões de Concursos Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q600323 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Os ruminantes são herbívoros e têm vários estômagos. Marque a alternativa que contém o nome e a ordem anatômica correta dos estômagos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q484620 | Geografia, Meio Rural, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Seu cultivo é feito no verão, em lavouras mecanizadas, geralmente em médias e grandes propriedades, pois os pequenos imóveis rurais não comportam os altos investimentos necessários. O desenvolvimento da indústria de óleos vegetais e, sobretudo, os altos preços alcançados pelo produto no mercado internacional propiciaram uma grande expansão dessa cultura a partir dos anos 1970, período em que passou a ocupar as terras até então cultivadas com outros produtos. No Rio Grande do Sul, o produto foi o grande responsável pela modernização da agricultura.

O produto a que se refere o texto acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q592912 | Química, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A Lei de Avogadro foi decorrente da hipótese que sustentava que dois recipientes, de mesmo(a) _________, contendo _________ diferentes, à mesma temperatura e pressão, deveriam conter o mesmo número de _________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da sentença acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q599313 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A escala fenológica para a cultura do arroz, utilizada no sul do Brasil, subdivide o crescimento e o desenvolvimento da planta em três subperíodos, quais sejam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q484626 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Avalie as assertivas abaixo, que dizem respeito à vegetação da caatinga:

I. As caatingas compreendem diferentes tipos de associações vegetais que formam matas secas e campos.

II. As plantas da caatinga apresentam xeromorfia, um revestimento dos tecidos que ajuda a perder menos água por transpiração.

III. Nas caatingas arbustivas, as árvores são mais raras e as cactáceas e euforbiáceas são as mais representativas.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q484371 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“A macroestrutura do subsolo do território brasileiro desempenha importante papel na configuração das grandes formas de relevo, apesar das prolongadas fases erosivas. Desse modo, podese dizer de forma simplificada que são três as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos de relevo encontrados no Brasil: plataformas ou crátons, cinturões orogênicos e grandes bacias sedimentares.” (Ross, 1995)

 As três grandes bacias sedimentares do território brasileiro são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q483351 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Discípulo de Pierre George, sua obra dá mais um passo na ruptura com o naturalismo. Autor do clássico Geografia do Subdesenvolvimento, de 1965, no qual a classificação dos países e regiões desenvolvidos e subdesenvolvidos e capitalistas e socialistas ganha um trato mais sistemático. Nessa perspectiva, o homem já não mais é visto segundo suas diferenças de ordem continental, o que os distingue são suas condições econômicas e sociais de existência, emanadas da capacidade de transformar e distribuir a riqueza vinda da ação sobre a natureza.

A que autor se refere o trecho acima?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q319256 | Pedagogia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).

Segundo a autora, é fundamental que a oficina de teatro tenha objetivos claros e definidos para que a aprendizagem se processe até a etapa final da avaliação. São alguns dos objetivos gerais da Oficina de Teatro:

I. Desenvolver as capacidades e as habilidades do aluno, através de atividades de Expressão Dramática.

II. Oferecer atividades capazes de estimular o conhecimento do corpo.

III. Desenvolver as capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q483878 | Geografia, Rio Grande do Sul RS, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A _____________ se estende de leste a oeste do Rio Grande do Sul, onde corre o rio mais importante do Estado: o ____________. Essa é uma região formada por rochas sedimentares antigas, nas quais se encontra o principal recurso mineral do Estado: o ____________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do trecho acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q599849 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O gerenciamento de máquinas agrícolas depende da análise minuciosa de sua eficiência de campo, estabelecida através da razão entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q324156 | Pedagogia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).

No processo avaliativo do conhecimento artístico, Hernández (2000) reforça o uso de um instrumento valioso para o processo de aprendizagem e progresso do aluno em sua compreensão da realidade, possibilitando mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. O instrumento acima referido é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q599623 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A erosão e a conservação do solo são desafios que acompanham o homem desde o início da agricultura. A densidade e a porosidade do solo são características importantes para o desenvolvimento de raízes, para a aeração, para a absorção de água e para a atividade biológica do solo. Considerando esses aspectos, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q385366 | Biologia, Genética, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Em humanos, estima-se que 15% das anomalias cromossômicas que decorrem em aborto são do tipo Triploidia, a qual é a presença de três conjuntos haploides de cromossomos. Essa aneuploidia pode ocorrer se houver

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q483421 | Geografia, Meteorologia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A atmosfera é composta por várias camadas, cada qual com características, propriedades e razão de ser peculiares. E a Terra depende no mesmo grau de importância, de todas essas camadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das camadas da atmosfera, partindo da superfície da Terra até o espaço.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q600159 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Os efeitos da compactação do solo afetam diversas condições que lhes são inerentes, influenciando na eficiência da germinação de sementes, no crescimento e no desenvolvimento de plantas. As condições mais seriamente afetadas pela compactação do solo são aquelas que controlam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q599919 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Sobre o controle de plantas daninhas, que consiste na adoção de diversas práticas que resultem na redução da infestação desse tipo de planta, pode-se afirmar que:

I. A prática de controle preventivo visa a impedir a introdução, o estabelecimento e a disseminação de determinadas espécies em áreas ainda não infestadas.

II. O controle cultural envolve um conjunto de práticas agrícolas que propiciam maior competitividade da cultura com as plantas daninhas. Dentre as práticas recomendadas, destacam-se a rotação de culturas e aquelas relacionadas ao cultivo e ao espaçamento e densidade.

III. O controle mecânico visa a eliminar plantas daninhas por efeito físico-mecânico, como a capina manual ou o cultivo mecânico.

IV. O controle químico com herbicidas é um dos métodos de controle mais empregado na cultura do arroz, devido à praticidade e à grande eficiência.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q319869 | Pedagogia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).

Sobre a compreensão da cultura visual, Hernández (2000) apresenta a proposta de ensino por projetos de trabalho. Neste contexto, de acordo com o autor, os projetos de trabalho significam:

I. Readaptação e atualização de propostas do passado.

II. Métodos curriculares.

III. Enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, atualizando-a.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q591233 | Química, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Os compostos orgânicos apresentam átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Todas as moléculas orgânicas contêm carbono, porém nem todas as moléculas que têm carbono são moléculas orgânicas.

 Assinale a alternativa cujo composto é orgânico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q327042 | Pedagogia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).

Reverbel refere dois princípios básicos para a criação de uma metodologia na oficina de teatro, quais sejam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q387730 | Educação Artística, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).

sari e Ferraz abordam dois fundamentos de uma educação escolar em arte. Segundo as autoras, a concepção de ______________ em arte diz respeito, entre outros aspectos, à compreensão sensível/cognitiva do objeto artístico inserido em um determinado tempo/espaço sociocultural, e a concepção de _______________ relaciona-se diretamente com o ato de criação da obra de arte, desde as primeiras elaborações de formalização dessas obras até em seu contato com o público.

As lacunas do trecho acima ficam, correta e respectivamente, preenchidas por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.