Questões de Concursos Professor de Anos Iniciais

Resolva questões de Professor de Anos Iniciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q894391 | Informática, Microsoft Powerpoint, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

O Microsoft PowerPoint oferece uma grande variedade de recursos para aprimorar a qualidade e a interatividade das apresentações.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q988701 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Freire (2003) entende que ensinar não significa apenas transferir conhecimento e sim criar as possibilidades para a própria produção ou construção. Sobre ensinar, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q988702 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) no campo das Tecnologias e Mídia-Educação, entende que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) devem ser utilizadas pedagogicamente na educação. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, elas fazem parte tanto da formação e preparo de professores, quanto do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, permitindo que exerçam de forma crítica o uso dessas tecnologias.
Assinale a afirmativa correta que define as práticas formativas sob a perspectiva da Mídia-Educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q894388 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Trabalho, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

O World Happiness Report ou Relatório Mundial da Felicidade, que tem como um dos parceiros a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU é publicado anualmente no mês de março. Ele reflete uma exigência mundial de maior atenção à felicidade e ao bem-estar como critério para políticas governamentais.

Em 2024, 143 países foram avaliados de acordo com seis critérios econômicos, sociais e políticos. O Brasil ficou em 44º lugar, 5 posições acima do desempenho em 2023.

Assinale a alternativa que indica corretamente o país primeiro colocado no ranking, pela 7ª vez consecutiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q995002 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais presentes nas unidades educativas polo e denominadas Salas Multimeios, assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens que compõem a configuração desses espaços.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q894404 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com a atual Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, no tocante aos eixos que configuram o componente curricular Língua Portuguesa, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, se faz necessário sistematizar a alfabetização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q894387 | Português, Uso da Vírgula, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Qual dos ditados populares transcritos abaixo está de acordo com a norma culta em relação ao emprego da vírgula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q988709 | Pedagogia, Educação das Relações Étnico Raciais, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q894395 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

São princípios em que o ensino será ministrado, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


1. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

2. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

3. garantia de padrão de qualidade.

4. respeito à liberdade e apreço à tolerância.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q894386 | Português, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Arranhões na Gramática

Erros de vários tipos aparecem todos os dias nos anúncios de rádio, da televisão e dos jornais.
O anúncio está todo dia no rádio e destaca as qualidades de um fluído (sic!) produzido por conhecida empresa fabricante de freios. O correto, segundo qualquer dicionário de português, é fluido. A forma fluído só existe como particípio do verbo fluir. O trânsito havia fluído normalmente.
Eduardo Martins – O Estado de S. Paulo, 17/09/1992 sic quer dizer assim mesmo, desta forma, de acordo com o original

O texto acima remete a problema de pronúncia conhecido como silabada.
Assinale a alternativa em que se encontra o mesmo desvio de pronúncia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q988704 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) fundamenta-se nos princípios da Resolução do CNE 07/2010, compreendendo a avaliação como o acompanhamento do movimento realizado pelos estudantes na progressiva autorregulação de sua própria conduta a partir da atividade mediadora. Dessa forma, o papel do professor nesse processo deve ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q988710 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Aponta a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) que no campo da educação em linguagem para as aplicações da modalidade escrita da língua, há dois conceitos imprescindíveis, os quais ainda não parecem muito evidentes no âmbito escolar. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q988714 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a partir da promulgação da Lei n.º 10639/03 que estabelece o __________ da História da África e da Cultura Afro-brasileira nos sistemas de ensino, garante-se o _________ da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação nas escolas brasileiras. Trata-se também de Leis afirmativas, no sentido de reconhecer a escola como lugar da ________ de cidadãos, ao afirmar a relevância da escola como instituição que promove a valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q988715 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Ensino Religioso oferece aparatos para que o estudante compreenda conceitos básicos no campo das Ciências da Religião e na forma como a sociedade sofre influências das tradições, das culturas e das manifestações religiosas, respeitando a diversidade.

Sabendo disso, observe as afirmativas sobre a essência, orientação e competência da proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

1. A universalidade da discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões diante do universo religioso, é a essência que viabiliza a proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino;
2. O Ensino Religioso como objeto de estudo que reflete o compromisso de ensinar e aprender e compete a direção, em sintonia com a comunidade escolar e com a Matriz Curricular do Ensino Religioso, compor o currículo;
3. Os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são significativos para a compreensão da cultura em sua diversidade;
4. O Ensino Religioso é constituído como processo dialógico no currículo, isto é, acolhe e assume os iguais e atende a particularidade das religiões.

Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q988699 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2O16) aborda a importância de “processos por meio dos quais se busca a ampliação crítica do repertório dos/das estudantes sobre os usos sociais das línguas.” para lidar com o processo de ensino e aprendizagem pautados na concepção histórico-cultural.
Dentre os itens abaixo, assinale quais definem o conceito citado anteriormente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q988705 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No que diz respeito à Educação Integral e as identidades que configuram o processo educativo, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2O16) afirma: “é preciso considerar as especificidades de cada contexto educacional, considerando diferentes possibilidades de arranjos que contemplem o conjunto de estudantes, _________, _________, _________ e _________, na produção de novas experiências e conhecimentos.”
A alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q988713 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Os Componentes Curriculares da Área de Ciências Humanas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis têm proporcionado perspectivas de formação ________ aos estudantes. Esse ________ ocorre através da compreensão da sociedade e sua inserção nela como _________ social, a partir de problematizações e _________, com relações de embate entre os sujeitos históricos e culturais nas mais diversas esferas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q995001 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a formação dos estudantes através das mídias e diversas fontes de informação solicita que os professores validem seu papel de orientação perante a esse novo contexto. É primordial que ao ampliar o acesso à pesquisa em diversas fontes, ao invés de dar a informação sobre tal tema, os estudantes devem estar envolvidos na apropriação de conhecimentos.
Tal iniciativa instiga à criação de um processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q988700 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o papel da escola na sociedade deve ser necessariamente assumido pela própria instituição, através das áreas de conhecimento dos componentes curriculares. Diante disso, é fundamental que os estudantes possam experimentar diversas formas de projetos, temas, espaços, oportunizando integrações com sujeitos dos mais diversos grupos.
O conceito que define essa prática curricular é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.