Questões de Concursos Professor de Arte

Resolva questões de Professor de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q349449 | Artes, História da Arte, Professor de Arte, SEARH RN, IDECAN

Texto associado.

Considerando a obra Marat (Sebastião), de Vik Muniz, é correto afirmar que

Considerando a obra Marat (Sebastião), de Vik Muniz, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q897968 | Pedagogia, PCN's, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Para os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Teatro pode ser compreendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q898698 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Considerando a teoria de Lev Vygotsky sobre a mediação social na aprendizagem, como um(a) professor(a) de arte poderia aplicar esses conceitos em uma atividade prática para desenvolver a percepção estética dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q897970 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Vygotsky enfatiza a importância do contexto sociocultural na formação da imaginação na criança e no adolescente. Segundo o autor, é correto afirmar que a criação é um processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q898696 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Considerando a Lei nº 13.005/14, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE), qual das alternativas melhor descreve como essa lei orienta as ações para o fortalecimento da educação artística nas escolas brasileiras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q898200 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Professor de Arte, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

O compromisso social do educador abrange o desenvolvimento de uma prática pedagógica que contribua para uma sociedade mais justa e inclusiva. Qual das ações a seguir melhor representa esse compromisso social no contexto da função social da escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q898697 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece que a educação básica deve assegurar o pleno desenvolvimento dos alunos. Qual das alternativas a seguir melhor representa um princípio educacional que estaria em conformidade com os objetivos da LDB para o ensino de Arte?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q898201 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96 (LDB), um dos princípios da educação nacional é a "gestão democrática do ensino público". Em uma escola pública, a aplicação desse princípio pode ser exemplificada de qual maneira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1074436 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A pedagogia teatral contemporânea na educação básica fundamenta-se em princípios que transcendem a mera reprodução de modelos tradicionais de apresentação. Considerando os fundamentos da prática teatral escolar, analise as dimensões pedagógicas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A concepção contemporânea do fazer teatral escolar valoriza tanto a prática quanto a recepção teatral, superando visões reducionistas centradas na apresentação como produto final.

(__)O desenvolvimento de criações cênicas coletivas promove o senso cooperativo através da negociação entre perspectivas individuais e necessidades grupais na construção artística.

(__)A exposição das produções cênicas estudantis constitui estratégia pedagógica que fortalece a autonomia criativa e desenvolve sujeitos autoconfiantes e responsáveis

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q898199 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Arte, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Lei Federal nº 9.394/96, que define as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), reforça a importância de um currículo mais plural. Em relação aos princípios educacionais para o Ensino Fundamental, qual das opções abaixo reflete melhor uma prática pedagógica alinhada à LDB?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1074437 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

O ensino de teatro na educação básica articula múltiplas dimensões formativas que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona competências desenvolvidas pelo teatro com suas manifestações pedagógicas específicas:

Primeira coluna: competências desenvolvidas

1.Autoconhecimento e descoberta de potencialidades

2.Desenvolvimento de habilidades sociais e éticas

3.Articulação interdisciplinar curricular

Segunda coluna: manifestações pedagógicas específicas


(__)Incorporação do teatro por diferentes áreas do currículo escolar, tratando conceitos curriculares através da articulação entre pensamento, ação e temporalidade.

(__)Experimentação de limites pessoais e revelação de talentos que frequentemente passam despercebidos em outras disciplinas escolares.

(__)Cultivo de hábitos organizacionais, responsabilidade com tarefas coletivas e exercício do diálogo, crítica construtiva e participação cidadã.


Assinale a alternativa queapresenta a correta associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q897974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

O ensino das artes nos anos iniciais da educação básica tenta superar o universalismo de alguns códigos dominantes, como a leitura por meio do letramento e investe na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1034284 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito da história do teatro brasileiro, assinale a opção que descreve corretamente a obra assinalada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1030401 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a arte e a cultura afro-brasileira como parte integral do ensino de Artes e reconhece a importância da valorização das manifestações culturais afro-brasileiras. Uma das habilidades almejadas é:
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Com base na habilidade citada, assinale a opção que identifica corretamente a unidade temática e o objeto do conhecimento que lhe correspondem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1042390 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando o papel da escola na democratização dos saberes estéticos e artísticos, avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas.

I. A escola tem um papel fundamental no processo de democratização dos saberes estéticos e artísticos uma vez que a Arte é essencial para a construção integral do sujeito.
PORQUE
II. O tipo de conhecimento que é proposto no ensino de Arte é distinto do que é trabalhado em outros componentes. Assim, por possuir diferentes formas de acesso ao conhecimento, característica própria de sua epistemologia, ela garante ao sujeito uma melhor leitura de si e do meio em que está inserido.

A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q896759 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

John Dewey (1859-1952), filósofo e educador norte-americano, teve uma influência significativa sobre a pedagogia moderna e o debate sobre a educação para a democracia.


Assinale a alternativa correta sobre a contribuição de Dewey para a educação brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1030402 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões do conhecimento previstas para o ensino da Arte segundo o Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1048441 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ir ao circo possibilita ao visitante experienciar diversas modalidades circenses, como a Palhaçaria, a Acrobacia, o Ilusionismo, entre outras. Assim, ao assistir a um espetáculo que utiliza a linguagem circense, é muito provável que se perceba a utilização de várias linguagens artísticas, como as artes visuais, o teatro, a dança e a música. Esse tipo de combinação e interação entre várias formas de arte é conhecido como Artes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1048443 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, é uma abordagem teatral que busca promover mudanças sociais e políticas. Boal desenvolveu técnicas como o "Teatro Imagem" e o "Teatro Fórum" para ajudar os participantes a explorar e questionar suas próprias realidades. Essas metodologias encorajam a reflexão e a ação social, permitindo que as pessoas se envolvam ativamente na busca por soluções para os problemas que enfrentam.
Nesse sentido, em uma aula que utilize a técnica do Teatro Fórum, durante uma apresentação encenada, o professor deve propor que os estudantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.