Questões de Concursos Professor de Artes

Resolva questões de Professor de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1029419 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Analise a definição a seguir.

Trata-se de uma poética da dimensão sensível do corpo que suscita em absoluta singularidade uma experiência sensível com objetos, lugares, condições de existência, seres, comportamentos, ideias, pensamentos e conceitos, desacelerando o tempo para que o corpo possa vaguear e coletar impressões, sensações, se deixando invadir pelo saber sensível.

O trecho caracteriza a noção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1029420 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As práticas pedagógicas centradas principalmente no trabalho do aluno tiveram sua origem no desenvolvimento da dança moderna iniciada com Isadora Duncan e com os trabalhos de Rudolf Laban.

Sobre a dança em seu contexto educacional, assinale a afirmativa que identifica corretamente contribuições de Duncan e Laban.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1029421 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A New Media Art é uma modalidade artística que usa tecnologias digitais e mídias emergentes no processo criativo, na apresentação ou na interação com o público.
Este tipo de arte é caracterizado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1034808 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o uso das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na educação, leia o trecho a seguir.

De acordo com a diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o uso das ferramentas de IA [inteligência artificial] nas aulas pode automatizar o ensino e desconsiderar os processos críticos e criativos envolvidos na aprendizagem, tanto do professor quanto do estudante. (...) Ela, contudo, reforça que todas as novas tecnologias podem ser úteis, desde que sejam usadas conscientemente e aliadas ao trabalho dos professores. (...) A docente destaca ainda que as diferenças socioeconômicas da população brasileira impedem que todos os estudantes tenham acesso igualitário às ferramentas digitais.

SILVA, Júlio. “Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos.Jornal da USP, 22 set. 2023. Acesso em: 22 out. 2024 (adaptado).

Assinale a opção que melhor reflete o que é afirmado sobre o tema no trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1034809 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o significado de arte, leia o trecho a seguir.

É preciso refletir sobre este dado incontornável: a arte tem representado, desde a pré-história, uma atividade fundamental do ser humano. Atividade que, ao produzir objetos e suscitar certos estados psíquicos no receptor, não esgota absolutamente o seu sentido nessas operações. Estas decorrem de um processo totalizante, que as condiciona: o que nos leva a sondar o ser da arte enquanto modo específico de os homens entrarem em relação com o universo e consigo mesmos.

Adaptado de BOSI, A. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986, p. 8.

Segundo Bosi, a arte é uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1034810 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em 1795, Friedrich Schiller apresentou ideais educativos diretamente relacionados ao modo como concebia o valor da arte para formação das pessoas, como no trecho a seguir.

Pela disposição estética do espírito, a espontaneidade da razão é iniciada já no campo da sensibilidade, o poder da sensação é quebrado dentro de seus próprios domínios, o homem físico é enobrecido de tal maneira que o espiritual, de ora em diante, só precisa desenvolver-se dele segundo as leis da liberdade. O passo do estado estético para o lógico e moral (da beleza para a liberdade e o dever) é, pois, infinitamente mais fácil que o do estado físico para o estético (da vida meramente cega para a forma).

Adaptado de SCHILLER, F. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1990, p. 118.

Schiller, em seu projeto educacional para a arte, posiciona-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1034811 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Desde o Renascimento, a História da Arte está relacionada com a Filosofia da Educação e com os processos de ensinoaprendizagem, uma vez que as mudanças culturais e históricas do conceito de arte impactaram o modo como a arte foi inserida na educação.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente experiências históricas da relação entre arte e educação desde o século XVI, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1034812 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assinale a afirmativa que descreve corretamente um aspecto do ensino da arte e das dimensões das linguagens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1034813 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Renascimento protagonizou uma virada quanto ao entendimento do que é arte, com impactos até a atualidade, como a valorização da autoria.
As afirmativas a seguir identificam corretamente a definição dos contornos do campo artístico no Renascimento, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1034814 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Movimento Modernista, enquanto movimento artístico,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1034815 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito do grafismo indígena, leia o texto a seguir.

Em certos grupos indígenas, a arte pode atingir níveis de um virtuosismo extremado, como ocorre, por exemplo, na antiga pintura facial dos Kadiweu. Apesar disso, permanece estática por longos períodos, pois se relaciona com uma trama de significados sociais e religiosos de cuja preservação participa, criando marcos tangíveis para seu reconhecimento. Mesmo assim, ela não é imune às transformações sociais e ecológicas. Hoje os Kadiweu não se pintam mais, possivelmente porque esta manifestação artística, toda em filigranas, perdeu sua função social, essencialmente etnocêntrica e hierarquizadora.

Adaptado de VIDAL, Lux (org.). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: FAPESP, EdUSP, 2000, p. 14.

De acordo com o relato, a pintura corporal dos Kadiweu possui uma função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1034816 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O que há em comum entre um cavalo de pau e uma serpente de fibras? Segundo Ernst Gombrich, o cavalinho de pau é bastante trivial e, geralmente, contenta-se em ocupar seu lugar no canto do quarto de uma criança, sem nutrir ambições estéticas. Detesta afetações e assim mostra-se satisfeito com seu corpo de madeira e sua cabeça talhada toscamente. A serpente de fibras é igualmente corriqueira, podendo ser encontrada em todas as cozinhas dos índios Wayana. Nas lides cotidianas este utensílio presta-se a uma única função, espremer a massa de mandioca ralada, para a qual foi justamente confeccionado. Na perspectiva indígena, esses dois atributos, especificidade de uso e propriedade funcional, sobretudo quando conjugados, constituem a condição máxima de valorização e beleza de um artefato.

Adaptado de VELTHEM, L. H. 2009. Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana. In: Mana, 15, 2009, p. 213.

Sobre as estéticas que fundamentam as artes indígenas, é correto deduzir que, na cultura ameríndia,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1034817 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para Antônio Santoro, a análise do conteúdo de uma obra de arte pode ser feita levando em conta 3 dimensões: objetiva, subjetiva e formal.
A respeito desta teoria da interpretação, assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1034818 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.

A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro instrumento musical da criança. A associação dos sons ao movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou. Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça sua audição, como contribui para sua evolução geral.

MÁRSICO, Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez, 1989, p. 2.

Na reflexão da autora, a educação musical
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1071990 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O teatro, como uma arte performática, envolve vários elementos que se combinam para criar uma experiência sensorial e emocional para o público. A interação entre texto, encenação, figurino, cenografia e iluminação é fundamental para a transmissão do conteúdo e a criação da atmosfera desejada.
Assinale a alternativa CORRETA sobre os elementos do teatro e suas funções na construção de uma produção teatral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1074354 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Águas Frias SC, UNO Chapecó, 2025

A professora Ana observou que seus alunos do 6º ano demonstram timidez e dificuldade de expressão nas atividades teatrais tradicionais. Ela decidiu incorporar jogos teatrais em suas aulas, percebendo que essa abordagem desperta maior interesse e participação dos estudantes. Agora ela busca compreender melhor a relação entre jogo e teatro no processo educativo.

Complete corretamente as lacunas:

Os jogos teatrais funcionam como __________ que desenvolvem habilidades cênicas de forma lúdica, promovendo a __________ dos participantes e facilitando a __________ das convenções teatrais de maneira natural e prazerosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1074355 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Professor de Artes, Prefeitura de Águas Frias SC, UNO Chapecó, 2025

O professor Roberto está desenvolvendo um projeto sobre diversidade cultural brasileira através da dança com alunos do 9º ano. Ele pretende abordar diferentes manifestações coreográficas regionais, destacando suas origens étnicas, contextos sociais e significados culturais. O objetivo é que os estudantes reconheçam a riqueza da dança popular brasileira e compreendam como ela reflete a identidade e história de diferentes grupos sociais.

Indique a ordem correta das afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F):

I.As danças folclóricas brasileiras resultam da miscigenação entre culturas indígenas, africanas e europeias, criando manifestações únicas.
II.O frevo pernambucano caracteriza-se por movimentos acrobáticos e passos rápidos, relacionando-se historicamente com o carnaval de rua.
III.As danças populares mantêm-se estáticas ao longo do tempo, preservando exatamente suas formas originais sem transformações.
IV.O bumba-meu-boi representa uma manifestação cultural que integra dança, música, teatro e elementos rituais em diferentes regiões do país.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1074356 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Águas Frias SC, UNO Chapecó, 2025

Durante as aulas de dança, a professora Marina observou que alguns alunos apresentam dificuldades de coordenação e consciência corporal. Ela decidiu incluir atividades específicas de preparação corporal, trabalhando conceitos de anatomia básica, alinhamento postural, flexibilidade e fortalecimento muscular. Seu objetivo é que os estudantes desenvolvam maior conhecimento sobre o próprio corpo e previnam lesões durante a prática da dança.

Assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1074357 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Águas Frias SC, UNO Chapecó, 2025

A professora Beatriz está preparando uma aula sobre a evolução histórica da dança para alunos do ensino médio. Ela pretende abordar desde as danças rituais primitivas até as manifestações coreográficas contemporâneas, destacando como diferentes sociedades utilizaram a dança para expressar crenças, celebrar eventos e transmitir cultura. Seu objetivo é que os estudantes compreendam a dança como linguagem universal presente em todas as civilizações.

Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1074358 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Águas Frias SC, UNO Chapecó, 2025

A professora Juliana está preparando uma sequência didática sobre a evolução histórica do teatro para seus alunos do ensino médio. Ela pretende abordar desde as origens do teatro na Grécia Antiga até as manifestações teatrais contemporâneas, destacando os principais períodos, características estéticas e transformações socioculturais que influenciaram as artes cênicas ao longo da história.

Indique a ordem correta das afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F):

I.O teatro grego antigo teve origem em rituais religiosos dedicados ao deus Dionísio e desenvolveu os gêneros tragédia e comédia.
II.A Commedia dell'Arte italiana caracterizou-se pelo uso de máscaras fixas e pela improvisação baseada em roteiros predefinidos.
III.O teatro medieval europeu era exclusivamente profano, não tendo qualquer relação com temas religiosos ou moralizantes.
IV.O teatro épico de Bertolt Brecht propôs o distanciamento crítico do espectador em relação à ação dramática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.