Questões de Concursos Professor de Artes

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1Q858578 | Informática, Microsoft Word, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere à formatação de um documento MS Word (BR) em colunas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É possível exibir uma linha vertical entre as colunas automaticamente. II - Todos os espaços entre as colunas devem ser iguais. III - O número máximo de colunas é 4 na orientação “retrato” e 6 na orientação “paisagem”.
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2Q318967 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

O teatro do absurdo buscou retratar a sociedade em crise, enfatizando os absurdos das sociedades em guerra e da burguesia, bem como a fragilidade dos valores morais. Entre os principais autores do teatro do absurdo tem-se

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3Q326754 | Pedagogia, Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar, à noite, à escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho.

Considerando este contexto, constata-se a

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4Q320339 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.

Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que

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5Q324289 | Pedagogia, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.

( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.

( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.

( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.

( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.

( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.

A sequência está correta em

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6Q321579 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

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7Q318968 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

O “Fantasma da Ópera” é um romance de terror, publicado em 1911, que conta a história de um fantasma que rondava a grandiosa ópera de Paris. Esta é uma obra do escritor francês

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8Q322009 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: ? Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? "Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "não é ninguém, não senhora, é o padeiro".

 Assim ficara sabendo que não era ninguém... As ideias contidas no conto de Rubem Braga nos alerta, numa concepção crítica de educação, que

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9Q322148 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.

As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação

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10Q324841 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado (...) Em lugar de comunicar-se, o educador faz ?comunicados e depósitos, que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção ?bancária? de educação...

Para Paulo Freire, a concepção problematizadora da educação, ao contrário desta visão, considera que

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11Q318886 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Roteiro é o registro da sequência de situações e acontecimentos na ordem em que eles se desenrolam. São elementos que se destacam em um roteiro, EXCETO:

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12Q325140 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

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13Q325139 | Pedagogia, Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

É frequente ouvirmos depoimentos de professoras ou membros da equipe escolar acerca de que as famílias são "desestruturadas", desinteressadas, carentes e, muitas vezes, de comunidades de baixa renda, violentas (...) Segundo teorias críticas da educação, este raciocínio

I. constitui, na maioria das vezes, uma "explicação" fácil para o insucesso escolar de algumas crianças.

II. serve para atribuição de culpa a uma situação externa à escola e para um consequente afastamento do problema.

III. confirma a incapacidade intelectual de algumas famílias no acompanhamento de seus filhos nas tarefas escolares.

IV. utiliza a denominação "família desestruturada" para se referir a uma estrutura diferente do modelo de família nuclear tra dicional.

V. justifica o simples fato de a família se organizar como responsável pelo comportamento acadêmico de suas crianças.

Está correto o que se afirma APENAS em

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14Q320487 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da instituição escolar é também uma necessidade, é talvez a questão crucial. Diante disso, é possível supor que a escola erre de três maneiras diferentes por:

I. desconhecimento das características as várias fases do desenvolvimento humano.

II. adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.

III. considerar ideias do segmento cultural que contextua os aprendizes concretos.

IV. levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.

V. exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Está correto o que se afirma APENAS em

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15Q325847 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

O currículo do Ensino Médio deve, dentre outros aspectos, organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio o estudante demonstre:

I. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

II. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

III. apreço pela atividades integradoras artístico-culturais, vinculadas ao meio ambiente e à prática social.

IV. valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.

Está correto o que se afirma APENAS em

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16Q721753 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rio Grande do Norte, Professor de Artes, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

A cultura do Rio Grande do Norte é marcada pelas festividades tradicionais, principalmente, pelas comemorações religiosas e arraiais.

Dentre essas festividades religiosas, destacam-se

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17Q855048 | Informática, Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Professor de Artes, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No MS Word 2010, em sua configuração padrão, um recurso que agiliza a edição de documentos é a inserção de trechos de conteúdo reutilizável como título, autor e outros campos e propriedades do documento. Referido recurso está disponível no grupo Texto da guia “Inserir” e é chamado de:
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18Q328471 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os ?aprendizes lentos? de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas.

Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como

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19Q318908 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

O teatro do oprimido desenvolve-se em três vertentes principais. Assinale-as.

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20Q324864 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Para os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

Dessa maneira,

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