Segundo Muniz Sodré (1998), nas táticas de preservação
da cultura negra nas Américas, a forma rítmica
desempenhou papel importante. No contato das culturas
da Europa e da África, provocado pela diáspora
escravizada, a música negra cedeu, em parte, à supremacia
melódica europeia, mas preservando a sua matriz rítmica
através dos acentos presentes na sincopação. Algumas
frases do texto a seguir foram preservadas em relação ao
original do autor, respeitando suas ideias, sendo estas
classificadas como verdadeiras (V). Outras frases abaixo
foram alteradas, contradizendo as ideias do autor, sendo
estas classificadas como falsas (F):
( ) a síncopa (ou síncope) é uma alteração rítmica que
consiste no prolongamento do som de um tempo fraco
num tempo forte;
( ) esta alteração é puramente africana, os europeus não
a conheciam;
( ) se na Europa ela era mais frequente na melodia, na
África sua incidência básica era rítmica;
( ) a síncopa brasileira é rítmico-melódica. Através dela, o
escravizado — não podendo manter integralmente a
música africana —, infiltrou sua concepção temporal-cósmico-rítmica nas formas musicais brancas;
( ) o negro não acatava o sistema tonal europeu, e ao
mesmo tempo o desestabilizava, ritmicamente, através da
síncopa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta,
de cima para baixo.
a) V, V, V, F, F
b) V, F, V, V, F
c) V, F, F, V, V
d) F, V, F, F, V
e) F, F, V, V, F