A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se
de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos
e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a
visualização em todas as áreas de conhecimento, de
um universo permeado de símbolos gráficos, imagens,
letras e números. Assim, necessidades decorrentes de
limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias.
Em um contexto inclusivo, para que o aluno com
deficiência visual possa ter acesso ao conhecimento,
recomenda-se:
1. Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte
central da sala.
2. Evitar a incidência de claridade diretamente
nos olhos da criança.
3. Posicionar a carteira de maneira que o aluno
escreva na própria sombra.
4. Observar a qualidade e nitidez do material
utilizado pelo aluno: letras, números, traços,
figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo. 5. Explicar, com palavras, as tarefas a serem
realizadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas .
✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.