Questões de Concursos Professor de Atendimento Educacional Especializado

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1Q325235 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A coleção Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar apresenta um questionamento sobre a escola comum inclusiva quanto à “artificialidade das identidades normais e o entendimento de que as diferenças são resultantes da ______________, e não da ______________, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à _______________ e não à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.

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2Q326115 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Na concepção de Teberosky e Colomer (2003), a criação de um contexto de cultura escrita implica dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que está escrito, conforme as suas diversas competências. Sendo assim, é importante que a criança se envolva no contexto de cultura e escrita, a fim de:

I. Saber que os objetos escritos não têm intenção comunicativa.

II. Familiarizar-se com os diversos usos dos objetos escritos.

III. Entender as mensagens escritas na situação em que elas surgem.

Quais estão corretas?

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3Q822006 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Fávero afirma que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) define a Educação Especial como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais e usa, indistintamente, os dois termos. A Constituição atual, no entanto, não usa o termo Educação Especial, mas apenas atendimento educacional especializado. Dessa forma, para que a LDBEN não seja considerada incompatível com a Constituição, é preciso entender-se Educação especial como a que oferece

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4Q328802 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, denominado sensório-motor. Segundo Wadsworth, no estágio pré-operacional, diversas representações da criança são de grande valor para o seu processo de desenvolvimento, dentre elas:

I. Linguagem falada.

II. Jogo simbólico.

III. Imagens mentais.

Quais estão corretas?

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5Q327651 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Coll, Marchesi e Palácios afirmam que a educação dos alunos com necessidades especiais na escola regular não é um assunto que possa ser resolvido através de formulações legais. Segundo eles, essa questão deve ser abordada sob todas as perspectivas, em um longo e laborioso processo, para que todos os fatores em ação contribuam positivamente no resultado global. Esse processo é denominado

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6Q897694 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem.
Em relação à inclusão escolar de alunos surdos, é importante considerar que:
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7Q897701 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo em relação às Metodologias de ensino e aprendizagem em educação especial.

1. A inclusão de alunos com deficiência em salas regulares deve seguir as mesmas metodologias usadas para alunos sem deficiência.
2. O uso de tecnologias assistivas pode facilitar o aprendizado de alunos com deficiência.
3. Estratégias de ensino colaborativo não são eficazes em ambientes de educação especial.
4. Os alunos com deficiência não podem se beneficiar de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos.
5. O uso de materiais concretos e recursos visuais é recomendável na educação especial.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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8Q897700 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo em relação aos conceitos e diretrizes que fundamentam a educação inclusiva.

Coluna 1 Conceitos
1. Educação Inclusiva
2. Atendimento Educacional Especializado
3. Acessibilidade
4. Formação de Professores
5. Adaptação Curricular

Coluna 2 Descrição
( ) Seu objetivo é que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente na escola regular, respeitando suas individualidades.
( ) Oferta de estratégias e recursos que oferecem suporte individualizado a alunos com deficiência.
( ) Modificações nos conteúdos e métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos.
( ) Capacitação contínua para educadores para que possam atender adequadamente à diversidade da sala de aula.
( ) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, dentre outros, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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9Q897703 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Para a promoção de uma relação eficaz entre a família e a escola na inclusão escolar dos alunos com deficiência, é necessário:
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10Q897699 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O desenvolvimento global da criança é um processo complexo e multidimensional que abrange diversas áreas, incluindo o crescimento físico, o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Nos primeiros anos de vida, as experiências e interações que a criança vivencia são cruciais para estabelecer a base de seu desenvolvimento futuro.
Diante disso, assinale a alternativa que descreve corretamente um dos fatores cruciais para o desenvolvimento global da criança durante os primeiros anos de vida.
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11Q897697 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No Atendimento Educacional Especializado (AEE), é fundamental garantir que todos os alunos tenham acesso ao currículo e possam desenvolver suas potencialidades.
Para isso, diversos............. são utilizados. Estes incluem tecnologias assistivas, como ............e , além de adaptações curriculares, que podem ser feitas para atender às necessidades específicas de cada aluno.
Além disso, a formação contínua dos professores é essencial para que eles saibam como utilizar esses recursos de forma.............. na prática educativa. Assim, os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação podem participar plenamente do processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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12Q897698 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o papel do professor frente aos alunos com deficiência.

( ) Os professores devem adaptar suas metodologias de ensino para atender às necessidades dos alunos com deficiência.
( ) O papel do professor é apenas garantir o acesso dos alunos com deficiência na sala de aula.
( ) A inclusão de alunos com deficiência na educação regular promove a diversidade e a empatia.
( ) O trabalho em parceria exercido pelo professor com especialistas, como terapeutas e psicólogos, auxilia no suporte adequado aos alunos com deficiência.
( ) A metodologia de trabalho e as atividades em grupo devem ser evitadas pelos professores, ou a participação dos alunos com deficiência nessas atividades deve ser limitada para evitar conflitos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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13Q897706 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Transtorno do Espectro Autista.

1. As causas do transtorno autista são desconhecidas.
2. A origem do autismo está associada a anormalidades em alguma parte do cérebro e de origem genética.
3. É causado por problemas relacionados a fatos ocorridos durante a gestação e/ou no momento do parto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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14Q897695 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) tem como objetivo ..........(1)........... dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas ...............(2).............. .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
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16Q897702 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Considerando uma escola inclusiva, é importante pensar sobre as práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência.
Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente uma prática pedagógica inclusiva na educação especial.
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17Q897704 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:
Na maioria dos casos dos estudantes com Transtorno.............. , o prejuízo na interação social, na flexibilização de pensamento e ação, na comunicação e o repertório restrito de atividades e interesses são características marcantes que variam, dependendo do nível de desenvolvimento e idade, sendo aspectos relevantes que a escola tem que levar em consideração para o desenvolvimento da aprendizagem desse público.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
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18Q1046728 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Com base nos fundamentos da educação de surdos, assinale a alternativa com a expressão que completa adequadamente o conceito.
A ____________ baseia-se na crença de que a língua de sinais deve ser evitada porque atrapalha o desenvolvimento da oralização. Essa concepção de educação afirma a importância da integração dos sujeitos surdos na comunidade de ouvintes e, para isso, devem fazer uma reabilitação de fala em direção à "normalidade" exigida pela sociedade.
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19Q897705 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente uma prática recomendada para promover uma melhor organização do tempo e espaço físico em uma escola comum inclusiva.
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20Q1015613 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Cajazeiras PB, EDUCA, 2024

A respeito da Morfologia das Línguas de sinais, analise o Morfema Lexical e o repectivo Morfema Gramatical, e assinale a alternativa INCORRETA:
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