Questões de Concursos Professor de Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental

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1Q325235 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A coleção Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar apresenta um questionamento sobre a escola comum inclusiva quanto à “artificialidade das identidades normais e o entendimento de que as diferenças são resultantes da ______________, e não da ______________, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à _______________ e não à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico”.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.

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2Q326115 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Na concepção de Teberosky e Colomer (2003), a criação de um contexto de cultura escrita implica dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que está escrito, conforme as suas diversas competências. Sendo assim, é importante que a criança se envolva no contexto de cultura e escrita, a fim de:

I. Saber que os objetos escritos não têm intenção comunicativa.

II. Familiarizar-se com os diversos usos dos objetos escritos.

III. Entender as mensagens escritas na situação em que elas surgem.

Quais estão corretas?

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3Q822006 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Fávero afirma que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) define a Educação Especial como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais e usa, indistintamente, os dois termos. A Constituição atual, no entanto, não usa o termo Educação Especial, mas apenas atendimento educacional especializado. Dessa forma, para que a LDBEN não seja considerada incompatível com a Constituição, é preciso entender-se Educação especial como a que oferece

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4Q328802 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, denominado sensório-motor. Segundo Wadsworth, no estágio pré-operacional, diversas representações da criança são de grande valor para o seu processo de desenvolvimento, dentre elas:

I. Linguagem falada.

II. Jogo simbólico.

III. Imagens mentais.

Quais estão corretas?

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5Q327651 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Coll, Marchesi e Palácios afirmam que a educação dos alunos com necessidades especiais na escola regular não é um assunto que possa ser resolvido através de formulações legais. Segundo eles, essa questão deve ser abordada sob todas as perspectivas, em um longo e laborioso processo, para que todos os fatores em ação contribuam positivamente no resultado global. Esse processo é denominado

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