Questões de Concursos Professor de Atendimento Especializado AEE

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1Q909388 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência compreende a deficiência como:

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2Q909389 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

O desenvolvimento cognitivo humano pode ser entendido a partir dos estágios de desenvolvimento, segundo Piaget.

Nesse sentido, quando a criança aprende explorando e administrando reflexos, movimentos e sensações, é correto afirmar que está no estágio:

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3Q909390 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Vygotsky (1997) afirma que há um percurso no desenvolvimento infantil que é definido pelo processo de maturação pertencente à filogênese, mas somente o aprendizado é que irá possibilitar o desenvolvimento dos processos superiores na ontogênese. Portanto, o desenvolvimento cultural não acontece da mesma forma, já que na criança com desenvolvimento típico, ele tende a se desenvolver em paralelo ao natural e na criança com deficiência, há necessidade de aparatos culturais diferentes para a apropriação da cultura.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

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4Q909391 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Atendimento Educacional Especializado:

1. É um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.

2. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.

3. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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5Q909392 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Em relação às concepções pedagógicas, Saviani (2019) cita que “a educação, como fator de equalização social, será um instrumento de correção da marginalidade na medida em que cumprir a função de ajustar, de adaptar os indivíduos à sociedade, incutindo neles o sentimento de aceitação dos demais e pelos demais. A educação será um instrumento de correção da marginalidade na medida em que contribuir para a constituição de uma sociedade cujos membros, não importam as diferenças de quaisquer tipos, aceitem-se mutuamente e respeitem-se na sua individualidade específica”.

Tal afirmação está relacionada a qual concepção pedagógica?

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6Q909393 | Pedagogia, Vygotsky, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:

“A educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social.” (SAVIANI, 2019, p. 422).

A concepção pedagógica supracitada refere-se:

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7Q909394 | Pedagogia, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:

A---------------------------- é o primeiro espaço social da criança, no qual ela constrói referências e valores e a comunidade é o espaço mais amplo, onde novas referências e valores se desenvolvem. […]

A---------------------------- é um dos principais espaços de convivência social do ser humano, durante as primeiras fases de seu desenvolvimento. Ela tem papel primordial no desenvolvimento da consciência de cidadania e de direitos, já que é o lugar em que a criança e o adolescente começam a conviver num coletivo diversificado, fora do contexto familiar.

MEC, 2004.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

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8Q909395 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise o fragmento abaixo:

“A avaliação da aprendizagem, novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico” (PERRENOUD).

A partir do fragmento, relacione as colunas abaixo sobre os tipos de avaliação da aprendizagem.

Coluna 1 Tipo de Avaliação

1. Autoavaliação

2. Avaliação Formativa

3. Avaliação Diagnóstica

4. Avaliação Somativa

Coluna 2 Definição

( ) O propósito dessa avaliação é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para o professor melhorar o ensino-aprendizagem.

( ) É um tipo de avaliação da aprendizagem que é realizada ao final de um período de ensino, com o objetivo de verificar o que o estudante aprendeu.

( ) É um tipo de avaliação da aprendizagem que coloca o próprio estudante como avaliador de seu próprio desempenho.

( ) Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem. A partir do resultado obtido, é possível orientar e regular a construção do conhecimento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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9Q909396 | Pedagogia, Educação Sexual na família, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Muitos estudos e estudiosos apontam que há violações dos direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiência, indicando a existência de barreiras tanto arquitetônicas como, principalmente, atitudinais, como elementos que corroboram a constituição desse fenômeno.

Autores como Shakespeare (1998), Silva e Albertini (2007), França e Chaves (2005), Nosek e Simmons (2007), Soares, Monteiro e Costa (2008) e Maia e Ribeiro (2010) são alguns estudiosos da temática da sexualidade da pessoa com deficiência (GESSER, NUEMBERG, 2013).

Tais autores apontam que:

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10Q909397 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A teoria que compreende a aprendizagem não só como um resultado, mas sim o próprio desenvolvimento da criança, sendo que ocorre através de um processo ativo de construção do conhecimento pelo indivíduo, é chamada de:

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11Q909398 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008).

( ) A avaliação pedagógica não pode ser compreendida como processo dinâmico, pois deve considerar apenas o nível atual de desenvolvimento do aluno, configurando uma ação pedagógica processual, prevalecendo na avaliação os aspectos quantitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor.

( ) No processo de avaliação, o professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana.

( ) Cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

( ) A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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12Q909399 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Conforme estabelece o art. 10 da Resolução 04/2009, o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização:

1. sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.

2. matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular de outra escola e cronograma de atendimento desses alunos.

3. plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas, bem como professores para o exercício da docência do AEE.

4. outros profissionais da educação: professores de sala de aula regular e profissionais da gestão.

5. redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros, que maximizem o AEE.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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13Q1045380 | Legislação Federal, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

De acordo com o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências, é correto afirmar:

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14Q1045381 | Legislação Federal, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Conforme o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, em seu art. 15, os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal prestarão direta ou indiretamente à pessoa portadora de deficiência os seguintes serviços:

1. reabilitação integral, entendida como o desenvolvimento das potencialidades da pessoa portadora de deficiência, destinada a facilitar sua atividade laboral, educativa e social.

2. formação profissional e qualificação para o trabalho.

3. escolarização em estabelecimentos de ensino regular com a provisão dos apoios necessários, ou em estabelecimentos de ensino especial.

4. orientação e promoção individual, familiar e social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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