Questões de Concursos Professor de Biologia

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1Q383290 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências.

A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é:

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2Q386122 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Os estuários e mangues possuem solos com baixa quantidade de gás oxigênio e por isso a vegetação apresenta adaptações que permitem sua sobrevivência. Os manguezais apresentam características muito específicas que condicionam a presença de um pequeno número de espécies de vegetais. Um estudante fez as afirmações abaixo sobre as adaptações presentes em plantas dos manguezais.

I. As chamadas raízes suporte são projeções do caule que ampliam a área de sustentação das plantas permitindo a fixação em solos lamacentos.

II. Os pneumatóforos são estruturas do sistema radicular que crescem para fora do solo permitindo uma aeração adequada das raízes.

III. As raízes suporte e pneumatóforos contribuem para o aumento dos sedimentos que chegam aos rios e canais dos estuários

Está correto o que se afirma APENAS em

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3Q386848 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Após uma refeição, a glicemia aumenta devido à absorção da glicose no intestino delgado. A homeostase da glicemia precisa do transporte da glicose para o interior das células do organismo, o que depende da liberação de insulina pelas células beta do pâncreas.

As moléculas do hormônio interagem com canais proteicos na membrana das células provocando a sua abertura e, consequentemente, a entrada da glicose.

O controle da glicemia descrito depende de qual tipo de transporte de membrana?

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4Q382972 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,
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5Q383082 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

O sistema sanguíneo ABO em humanos é constituído por três alelos, entre os quais IA e IB são codominantes entre si e dominantes em relação ao alelo i. Uma mulher do tipo A deu à luz um bebê do tipo O. Os fenótipos do pai podem ser:
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6Q384564 | Biologia, Taxonomia, Professor de Biologia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

As categorias taxonômicas integram um sistema de classificação hierárquica proposto no ano de 1735 pelo botânico sueco Karl Von Linnée. Esse sistema agrupa os seres vivos de acordo com suas semelhanças e os separa de acordo com suas diferenças. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, na qual o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie.

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7Q386240 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Em relação ao tecido conjuntivo, é correto afirmar:
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8Q386265 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo que pode ser utilizado após o ato sexual desprotegido, para impedir uma gravidez indesejada. Esse medicamento
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9Q384997 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Os folhetos embrionários responsáveis pela origem do coração e do sistema nervoso central (SNC) são, respectivamente,
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10Q385086 | Biologia, Zoologia Vertebrados, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

As funções dos anexos embrionários dos vertebrados: saco vitelínico, âmnio (líquido e cavidade), cório e alantoide são, respectivamente,
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11Q385860 | Biologia, Genética, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

A distrofia muscular de Duchenne é uma doença degenerativa determinada por um alelo recessivo ligado ao sexo. Uma mulher normal, cujo dois irmãos tiveram a doença, está preocupada com a possibilidade de vir a ter uma criança afetada. Na família de seu marido não há nenhum caso da doença. A probabilidade do casal ter um menino com distrofia muscular é
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12Q380151 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Biologia, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das características anatômicas e fisiológicas da espécie humana, julgue os itens subsecutivos.

No sistema cardiovascular, a pressão arterial é maior que a venosa.

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13Q384121 | Biologia, Ecologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

As alterações na composição e estrutura de comunidades terrestres são mais evidentes após algum distúrbio intenso, como uma erupção vulcânica, em que a área impactada passa por um processo de sucessão ecológica do qual se espera
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14Q383938 | Biologia, Ecologia, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Sobre as cadeias alimentares, é correto afirmar:
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15Q384068 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Em humanos, após a fecundação, nas primeiras 24 horas, o zigoto passa pelas clivagens iniciais. Na sequência, o embrião implanta-se na mucosa uterina, fenômeno denominado de nidação. Por volta do sétimo dia, encontra-se no estágio de blastocisto. Assim, inicia-se o período chamado gravidez. Continuando esse período,
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16Q382514 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Biologia, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à reprodução humana, em especial na adolescência, julgue os itens a seguir.

O estrógeno e a progesterona são hormônios produzidos pela hipófise e responsáveis pela ovulação.

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17Q384227 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

A divisão celular é um processo comum a todos os seres vivos.

No ciclo celular,

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18Q386764 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Nos processos energéticos celulares,
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19Q384647 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, Instituto Federal de Educação, FUNCERN, 2017

Nas moléculas biológicas,
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20Q382472 | Biologia, Botânica, Professor de Biologia, SEE GO, UFGO

Os organismos vivos de uma comunidade não são capazes de viver isoladamente. Cada um interage com outros organismos e o ambiente físico. Há três principais tipos de interações: mutualismos, competição e interação plantaherbívoros (planta-patógenos). Sabe-se que,
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