Questões de Concursos Professor de Ciências Educação Básica II

Resolva questões de Professor de Ciências Educação Básica II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q976588 | Astronomia, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

O Sistema Solar é composto por diferentes corpos celestes organizados em torno do Sol. Entre esses corpos, os planetas apresentam características distintas, como tamanho, composição e posição em relação ao Sol. Nesse contexto, identifique a alternativa correta sobre os planetas do Sistema Solar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q976592 | Química, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A respeito dos métodos de separação de misturas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q976598 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

As fontes de energia são essenciais para o funcionamento da sociedade moderna, estando presentes no transporte, na produção de bens e nos serviços básicos. Elas podem ser classificadas como renováveis ou não renováveis, e seu uso traz implicações econômicas, sociais e ambientais importantes. Com base nas características e impactos das fontes de energia, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q976593 | Biologia, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Durante uma aula sobre hábitos alimentares e saúde digestiva, a professora pediu aos alunos que analisassem o caminho de um alimento comum, como o pão, dentro do corpo humano, desde o momento em que é ingerido até sua absorção. Os estudantes discutiram a ação da mastigação, a presença de sucos digestivos e o papel dos órgãos ao longo do sistema digestório. Nesse contexto, marque o item correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q976589 | Biologia, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Considerando o contexto histórico e científico das primeiras ideias evolucionistas e as propostas de Lamarck e Darwin, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q976590 | Biologia, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Durante uma aula de ciências, os alunos discutiram como a cor das flores em algumas plantas era determinada por genes dominantes e recessivos. Apoiado nesse contexto, indique o item que define corretamente um conceito fundamental de genética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q976599 | Biologia, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Durante uma expedição de campo, os estudantes observaram um ecossistema inicialmente em equilíbrio: composto por gramíneas, arbustos, insetos, pequenos roedores, cobras e aves de rapina. No entanto, após o aumento do uso de pesticidas nas lavouras, houve uma grande redução na população de insetos. Pouco tempo depois, também se observou a diminuição de aves e cobras na região. Com base nas relações ecológicas envolvidas e nos conceitos de fluxo de energia e matéria, indique a alternativa que explica corretamente o impacto da redução de insetos no ecossistema observado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q976591 | Biologia, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

As mudanças climáticas envolvem alterações nos padrões globais de temperatura, chuvas e fenômenos atmosféricos, provocadas principalmente por ações humanas como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. A respeito do impacto das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q976597 | Física, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

As radiações fazem parte do cotidiano e estão presentes em diversas áreas, como na medicina, na geração de energia e na conservação de alimentos. Considerando os conhecimentos científicos sobre os tipos de radiação e suas aplicações no cotidiano, marque o item correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q976596 | Química, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em uma aula prática de Ciências, os alunos realizaram um experimento com três substâncias diferentes: cloreto de sódio (sal de cozinha), sacarose (açúcar) e cobre metálico. Eles observaram o comportamento dessas substâncias ao serem colocadas na água e ao conduzir corrente elétrica. O sal se dissolveu e conduziu eletricidade, o açúcar se dissolveu, mas não conduziu eletricidade, e o cobre não se dissolveu, mas conduziu eletricidade quando ligado a uma bateria. Com base nas observações e nos conhecimentos sobre tipos de ligações químicas, identifique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q976594 | Biologia, Qualidade de vida das populações humanas, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Durante uma visita a uma estação de tratamento, os alunos observaram as etapas utilizadas para tornar a água potável e os processos usados para tratar o esgoto antes de devolvê-lo ao meio ambiente. A professora reforçou que compreender esses processos é essencial para o desenvolvimento da consciência ambiental, a promoção da saúde pública e o exercício da cidadania. Considerando esses conhecimentos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q976600 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A professora de Ciências deseja elaborar práticas a serem aplicadas com seus alunos que promovam o pensamento crítico, a investigação e o protagonismo, conforme orientações da BNCC. Nesse contexto, indique uma proposta coerente com princípios pedagógicos e orientações curriculares para o ensino de Ciências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q976595 | Física, Professor de Ciências Educação Básica II, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Máquinas térmicas estão presentes no cotidiano em motores de automóveis e usinas termelétricas. Essas máquinas realizam a conversão de calor em trabalho mecânico, porém nem toda a energia térmica é transformada em energia útil. Com base nesses conceitos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.