Questões de Concursos Professor de Classe I Nível A

Resolva questões de Professor de Classe I Nível A comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q483331 | Geografia, Urbanização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Na maioria dos países desenvolvidos, há uma maior concentração de pessoas vivendo nas cidades que no campo. Entretanto, é nos países subdesenvolvidos e emergentes que ocorrem os mais intensos processos de urbanização na atualidade. Isso acontece em razão dos atrativos das cidades, como a oferta de empregos nas indústrias, na construção civil e no setor terciário, bem como pelo êxodo rural, provocado pela mecanização do campo, o que deixa trabalhadores rurais desempregados. A grande concentração de pessoas nas áreas urbanas de algumas grandes cidades, metrópoles ou regiões metropolitanas, aliada às dificuldades dos governos em oferecer melhores serviços públicos, é denominada macrocefalia urbana ou inchaço urbano. Apesar de essas poucas cidades concentrarem funções econômicas, culturais, administrativas e políticas, ou seja, exercerem grande influência sobre a maioria das demais cidades de um país, esse fenômeno tem provocado uma série de problemas: falta de infraestrutura, submoradias, desemprego, doenças e violência, entre outros. Das cidades a seguir qual delas NÃO é enquadrada como um caso de macrocefalia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q485174 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O Brasil é um país tropical e apresenta um grande índice pluviométrico o que proporciona uma abundância hídrica em suas bacias hidrográficas. Sobre as bacias hidrográficas brasileiras, analise as considerações a seguir.

I. A Bacia Amazônica é a bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de navegação.

II. A rede hidrográfica brasileira apresenta as seguintes características: drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz tipo estuário.

III. A maior parte dos rios no Brasil tem cheia no verão e vazante no inverno.

IV. Em sua maior parte, os rios brasileiros são intermitentes, isto é, secam.

NÃO condiz com a realidade das bacias hidrográficas no Brasil apenas a consideração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q484408 | Geografia, Meio Rural, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

No processo de transformação do modo de produção no campo, intensificou-se a mecanização da agricultura, com a introdução de máquinas com motores a explosão e incorporações de adubos sintéticos e herbicidas químicos. Essa proximidade entre indústria e agricultura intensifica, após a Segunda Guerra Mundial, o que foi chamada de Segunda Revolução Agrícola. Nesse período, o desenvolvimento dos meios de transporte possibilitou o comércio de produtos em escala global. Apesar do desenvolvimento da agricultura moderna ainda persistir, principalmente nos países subdesenvolvidos e emergentes, na agropecuária tradicional predominam a baixa produtividade, o uso de técnicas, recursos e ferramentas rudimentares e dependentes de condições naturais e de elevado emprego de mão de obra. Os atuais sistemas de produção agropecuários podem ser classificados de acordo com a produtividade alcançada e os lucros obtidos, independentemente da área utilizada, dividindo-se em sistemas intensivo e extensivo de produção agropecuária. Sobre os sistemas intensivo e extensivo na agricultura e pecuária, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No sistema intensivo, o modo de produção agrícola implantado nas propriedades faz o uso constante de técnicas e de tecnologias modernas, como seleção de sementes e plantas, sistemas de irrigação, estufas para controle da temperatura e da intensidade dos raios solares que atingem as plantas, adubos e herbicidas industrializados, equipamentos e veículos modernos, entre outros processos controlados pelo ser humano que diminuem a dependência direta das condições naturais para alcançar maior produtividade em menor tempo de utilização da terra.

( ) No sistema extensivo, o modo de produção agrícola é tradicional sem tecnologia moderna nem métodos mais avançados de conservação da terra, com o uso do arado de tração animal. Nesse sistema há dependência direta das condições naturais da terra e dos fatores climáticos. No entanto, por razão dessas condições, comumente, a produtividade alcançada por área é baixa.

( ) No sistema de produção intensivo na pecuária, os animais têm uma dieta alimentar definida pelas pastagens nativas, andam soltos por uma grande área e não dispõem de cuidados veterinários modernos. Essa prática, mais comum para o gado bovino destinado ao corte, gera baixa produtividade de carne por área.

( ) O sistema de produção extensivo na pecuária é caracterizado pela reprodução do gado e das aves para a produção de carnes e outros derivados por meio de técnicas, como inseminação artificial, melhoramento genético e controle de cruzamentos, entre outras. Esses procedimentos permitem alcançar elevadas taxas de produtividade na pecuária.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q483655 | Geografia, Geografia Física, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

As forças exógenas são forças externas, que provocam alterações físico-químicas na superfície terrestre. Acerca do exposto, analise as alternativas a seguir.

I. Intemperismo químico e físico.

II. Intemperismo biológico.

III. Epirogênese.

IV. Orogênese.

V. Vulcanismo.

Fazem parte das forças exógenas apenas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q484430 | Geografia, Economia, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Na agricultura brasileira, predominam a mão de obra familiar em pequenas e médias propriedades agrícolas. Nas propriedades em que a agricultura familiar é extensiva, muitas vezes os membros da família buscam trabalho nas cidades ou em outras lavouras, onde trabalham temporariamente nas épocas de plantio ou colheita, e retornam à sua terra apenas em períodos de maior atividade agrícola. Existem também outros tipos de relação de trabalho envolvendo trabalhadores rurais que possuem terras ou não, compondo diferentes tipos de mão de obra no campo. Das alternativas a seguir assinale aquela em que o trabalho é considerado contraditório aos direitos humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q483167 | Geografia, Economia, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O processo de integração regional é complexo e, em geral, acompanhado de oscilações: ora são tomadas decisões que aceleram a esse processo, ora fatos e decisões dificultam a aproximação entre os países membros. No caso do Mercosul, as assimetrias econômicas são, por si só, problemas estruturais que necessitam de mecanismos políticos e econômicos para serem superados ao longo do processo de integração. São características que expressam dificuldades da integração regional no Mercosul, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q483443 | Geografia, Urbanização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O termo megacidade surgiu em meados da década de 1990, quando os especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) constataram que várias cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais, principalmente nos países subdesenvolvidos. São consideradas megacidades, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q483703 | Geografia, Clima, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

As massas de ar de maior extensão e influência nos diversos tipos de clima recebem os nomes associados aos ambientes em que se formaram. Na América do Sul atuam as seguintes massas de ar: Polar Atlântica e Polar Pacífica; Tropical Continental; Tropical Atlântica e Equatorial Pacífica; e, Equatorial Continental. Relacione as massas de ar às suas respectivas características.

1. Polar Atlântica e Polar Pacífica.

2. Tropical Continental.

3. Tropical Atlântica e Equatorial Pacífica.

4. Equatorial Continental.

( ) Quente e úmida, forma-se sobre a região da Amazônia.

( ) Frias, originam-se sobre as geleiras da Antártida e do Oceano Glacial Antártico.

( ) Quentes e úmidas, originam-se sobre os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente.

( ) Quente e seca, forma-se no interior do continente sul-americano.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q485003 | Geografia, Economia, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O conceito de região na Geografia é de grande importância para a análise geográfica, tanto nos aspectos econômicos quanto nos políticos, populacionais, socioculturais e naturais. O termo região está presente em diferentes situações do cotidiano, em conversas informais, nos noticiários ou nas leituras. O conceito de região esteve associado a características específicas de acordo com cada período histórico. Tendo como base essas informações e os conhecimentos acerca do conceito de região na Geografia, associe adequadamente o período retratado às suas respectivas características.

1. Século XIX.

2. Século XX.

3. Século XXI.

( ) Os geógrafos franceses buscaram novas abordagens para o estudo da geografia regional. Para eles, a região era concebida como resultado das ações humanas em determinado ambiente. Essa concepção baseia-se, portanto, não só nas características naturais, mas também nos estudos das relações entre o ser humano e a natureza. As paisagens passaram a ser concebidas como herança histórica e resultado de interações ao longo do tempo entre os elementos naturais e as influências humanas. Caberia ao geógrafo simplesmente delimitá-la e descrever suas características e paisagens.

( ) O conceito de região pode ser entendido como uma criação intelectual do geógrafo ou de outros cientistas. São utilizadas metodologias de estudo que incluem objetivos e critérios preestabelecidos para delimitar determinados conjuntos regionais em certo momento da história.

( ) Está associado às características naturais; as regiões são definidas com base na homogeneidade dos tipos de vegetação, de clima, principalmente, ou ainda delimitadas por acidentes geográficos, como rios, serras ou cadeias montanhosas. São as chamadas regiões naturais, cujo princípio baseado na delimitação de áreas com características uniformes também foi aplicado para identificar as regiões econômicas e sociais.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q483474 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Ao trabalhar as formações vegetacionais com os alunos do ensino médio torna-se necessário diferenciar termos e conceitos como bioma, ecossistema, domínios naturais e domínios morfoclimáticos. Com base nos conhecimentos sobre esses termos e conceitos, identifique-os.

I. Menos relacionado à escala ou área de abrangência, o conceito deve ser entendido como um sistema complexo de relações entre os fatores bióticos e abióticos; pode ser um lago, um rio ou parte dele, um oceano, uma floresta, um aquário ou mesmo um outro ambiente construído pelo ser humano, por exemplo, uma cidade.

II. O conceito diferencia-se de “formação vegetal” por incluir a fauna e os fatores abióticos como características do clima, solo e relevo – para identificar as unidades espaciais. Abrange áreas com dimensões superiores a um milhão de quilômetros quadrados que apresentam certa uniformidade de ambiente.

III. É essencial para o estudo das características naturais na perspectiva geográfica, pois permite analisar as transformações vegetais de forma integrada com os demais elementos naturais, como o relevo, o solo, o clima e os fluxos hidrológicos.

IV. Abrange extensas áreas subcontinentais, onde predominam determinadas características fitogeográficas, ou seja, de distribuição das formações vegetais, bem como de clima e relevo. Pode ser formado por distintos biomas, como ocorre no Cerrado brasileiro.

A sequência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q483228 | Geografia, Clima, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analise as afirmações que tratam sobre o efeito estufa.

I. É o processo que só ocorre devido a ações do homem em relação ao uso de combustíveis fósseis e que provoca acúmulo de CO2 na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média do planeta. Estudos comprovam que a intensificação do efeito estufa tem afetado a vida de diversos organismos no planeta.

II. O aumento do efeito estufa tem levado a uma aceleração do ciclo hidrológico em nosso planeta e, como resultado desse processo natural, fenômenos climáticos e meteorológicos extremos se tornaram mais frequentes nas últimas décadas.

Baseado no consenso da maior parte da comunidade científica é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q484766 | Geografia, Urbanização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Do ponto de vista do planejamento urbano, as cidades podem ser divididas, quanto à sua origem, em espontâneas ou planejadas. As cidades espontâneas são aquelas que nascem sem nenhum planejamento prévio, ou seja, as pessoas é que foram se instalando em lugares de passagens de tropeiros, igrejas, portos, entre outros, formando, então, as cidades, com suas casas, comércios e serviços. As cidades planejadas surgem de um plano previamente elaborado. Urbanistas planejam as partes da cidade que, depois de construídas, passam a exercer funções predeterminadas, como administrativa, militar, industrial e residencial, entre outras. Constitui uma cidade com origem espontânea:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q484810 | Geografia, Amazonas AM, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Atualmente, o desmatamento na Amazônia está associado à ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja), denominadas frentes ou fronteiras agrícolas. São consequências do desmatamento na Amazônia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q485330 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Solos degradados são aqueles que não exercem suas funções, ou ao menos parte delas, como fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas e filtrar a água que abastece os depósitos subterrâneos. Assim como ocorre nas cidades, principalmente nas grandes e médias, a atividade agropecuária contribui para a degradação dos solos. Sobre as formas de degradação dos solos, provocadas ou intensificadas pelas ações antrópicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Erosão hídrica: se dá pelo carregamento de sedimentos ou partículas do solo e matéria orgânica pelas águas das chuvas e dos rios.

( ) Erosão eólica: se dá pelo desgaste do solo resultante da ação do vento sobre a superfície rochosa, que ocorre pelo processo de abrasão – atrito das partículas carregadas pelo vento sobre as rochas.

( ) Erosão química: também denominada lixiviação, caracteriza-se pela perda de elementos químicos essenciais para o desenvolvimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio, que são dissolvidos e carregados pelas águas das chuvas e dos rios.

( ) Compactação do solo: forma de degradação física do solo causada pela compressão das camadas superficiais com a passagem de máquinas, ou em menor escala, pelo pisoteio de gado nas pastagens.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q484308 | Geografia, Geopolítica, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O trabalho infantil é um grave problema social brasileiro: crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de mais da metade dos municípios de todos os estados brasileiros ainda têm de dividir o tempo de sua vida entre a escola e o trabalho. Sobre o trabalho infantil, analise as seguintes considerações.

I. São consequências do trabalho infantil o baixo aproveitamento nos estudos, o abandono escolar e a falta de preparo para o mercado de trabalho, além do crescimento do subemprego.

II. De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, menores de 14 anos de idade são proibidos de trabalhar a partir dessa idade, podem fazê-lo na condição de aprendizes, com restrições que não permitem que o trabalho seja noturno, insalubre e realizado em horários e locais que não possibilitem frequência à escola.

III. As políticas de combate ao trabalho infantil estão a cargo do Ministério do Desenvolvimento e Combate à fome (MDS), responsável pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

IV. As campanhas de combate o trabalho infantil não focam o combate às quatro piores formas de trabalho infantil: o doméstico, o urbano (praticado nas ruas), o da agricultura, especialmente com o agrotóxico; e o trabalho infantil no lixo.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q484578 | Geografia, Geografia Física, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O professor de Geografia do 1º ano do ensino médio pediu que os alunos trouxessem rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas a fim de classificá-las. As rochas que apareceram foram: ?

Rocha 1: mármore. ?

 Rocha 2: basalto. ?

 Rocha 3: ardósia. ?

Rocha 4: granito. ?

Rocha 5: arenito. ?

Rocha 6: calcário.

A sala foi dividida em quatro grupos e cada um fez uma classificação diferente. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q723432 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Organismos Internacionais, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O Conselho de Segurança é formado por quinze membros: cinco permanentes que têm direito a veto – Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China – e dez membros não permanentes, eleitos pela Assembleia Geral por dois anos. Esse é o órgão da ONU com poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, o que nem sempre ocorre na prática. Dentro as atribuições e funções a seguir, qual delas NÃO constitui função ou atribuição do Conselho de Segurança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q484077 | Geografia, Urbanização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), teve início uma nova fase da produção industrial. Profundas transformações ocorreram no espaço geográfico mundial durante a segunda metade do século XX, que não se restringiram ao setor industrial. Ampliou-se, nesse período, a integração entre a ciência e a produção, inaugurando a chamada revolução técnico-científico-informacional. Sobre as características da revolução técnico-científico-informacional, analise.

I. As inovações tecnológicas, rapidamente transferidas para as atividades produtivas, possibilitaram a informatização dos sistemas de produção industrial, inserindo a robotização nas linhas de montagem.

II. O trabalho das máquinas passou a substituir cada vez mais o trabalho humano, com a necessidade de reduzir os custos, resultando no desemprego sazonal.

III. Outras mudanças acompanharam essa terceira fase da Revolução Industrial, como a terceirização de atividades que não são consideradas o objetivo principal da empresa (por exemplo, manutenção de máquinas, serviços de limpeza, fornecimento de alimentos para os funcionários, segurança, entre outros serviços prestados por outras empresas ou pessoas especializadas).

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q484348 | Geografia, Economia, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

A partir da década de 1970, surgiu uma nova forma de organização espacial da indústria, tanto em países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos, os tecnopolos, também chamados de Centros de Alta Tecnologia. Trata-se de polos que concentram atividades industriais de alta tecnologia – como telecomunicações, aeroespacial, informática e biotecnologia – junto a universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento. Os tecnopolos recebem apoio de órgãos do governo e funcionam como verdadeiros centros de produção de conhecimento e tecnologia. Alguns municípios brasileiros se caracterizam como tecnopolos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q483071 | Geografia, Globalização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Observe a seguir a descrição de uma das dimensões econômicas da globalização.

“Está associada à desregulamentação dos sistemas financeiros nacionais, à liberalização da circulação de capitais, ao desenvolvimento de novos serviços e novos mercados financeiros e ao movimento de fusões e aquisições.”

A definição anterior se refere a qual dimensão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.