Início Questões de Concursos Professor de Classe Pleno I Resolva questões de Professor de Classe Pleno I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor de Classe Pleno I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q473001 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPERui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta. ✂️ a) Como os métodos ginásticos priorizam o desenvolvimento de sentimentos patrióticos, fundamentais para o exercício de uma cidadania responsável, a educação física militarista é caracterizada como uma teoria crítica. ✂️ b) A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência. ✂️ c) A educação física, enquanto ginástica, foi oficializada no ensino público brasileiro pelo Decreto n.º 7.247/1879, com fins lúdicos e sociais. ✂️ d) A capoeira, desenvolvida pelos escravos negros em um contexto de luta, é exemplo de educação física inserida nas escolas públicas. ✂️ e) O método ginástico francês, criado especificamente para a escola, serviu de referência para que pedagogos e médicos estabelecessem os princípios básicos no ensino de educação física escolar no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q324646 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom relação à perspectiva democrática da gestão escolar, assinale a opção correta. ✂️ a) Os conselhos escolares têm como pilares a função deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que esta descaracteriza a concepção de um conselho. ✂️ b) A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a representatividade compromete o princípio da democracia. ✂️ c) A gestão da escola deve privilegiar o aspecto interno que contemple os processos administrativos e a participação da comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz, divulga e socializa o conhecimento. ✂️ d) A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para as escolas é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão. ✂️ e) A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q472516 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO processo de inclusão social pleno das pessoas com deficiência é lento devido a inúmeras barreiras encontradas na sociedade, as quais vão desde a dificuldade de tolerância e convivência com as diferenças até a falta de organização urbana das cidades para melhorar a acessibilidade a todas as pessoas. Espera-se da escola contribuições relevantes para a mudança desse cenário. No caso, por exemplo, de uma turma de educação física que tenha entre seus alunos um cadeirante, o estágio mais avançado de inclusão se dará quando ✂️ a) o aluno cadeirante tiver alguma função de apoio no jogo dos andantes, como arbitrar a partida ou fazer a súmula. ✂️ b) os alunos andantes e o cadeirante construírem um modo equitativo de jogar juntos. ✂️ c) o cadeirante se sentir bem com sua diferença, a qual o impede de jogar com os andantes. ✂️ d) o aluno cadeirante tiver seu direito respeitado de não jogar com os andantes. ✂️ e) os alunos andantes não estigmatizarem o cadeirante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q472798 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom relação às práticas corporais como linguagem, é correto afirmar que ✂️ a) a dança permite a liberdade de ações que os esportes, por exemplo, não permitem, devido às regras rígidas e aos fundamentos técnicos padronizados. ✂️ b) os esportes exploram a expressão corporal somente em situações como o drible no futebol, quando o jogador cria um movimento inusitado e livre. ✂️ c) os esportes possibilitam a expressão corporal, por exemplo, quando cada indivíduo executa seu próprio estilo da técnica de movimento padronizado. ✂️ d) tanto as danças quanto os esportes só podem ser entendidos como linguagem autêntica fora da escola, à medida em que se alcança alto rendimento. ✂️ e) apenas nas danças é possível valorizar e desenvolver a expressão corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q384770 | Biologia, Biodiversidade, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom relação à biodiversidade, assinale a opção correta. ✂️ a) A diversidade biológica compreende as diferentes espécies, genes e ecossistemas de determinada região. ✂️ b) A utilização dos recursos naturais provoca decréscimo da biodiversidade ao longo dos anos. ✂️ c) A introdução de um animal estrangeiro em determinada região aumenta sua diversidade biológica. ✂️ d) O aumento de indivíduos de uma população em determinado ecossistema diminui a perda da biodiversidade. ✂️ e) A ocupação de hábitats é uma forma de evitar a destruição de ecossistemas e, consequentemente, a perda da diversidade biológica em determinado ecossistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q473705 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA respeito da competição em esportes individuais, assinale a opção correta. ✂️ a) A rivalidade gerada nas competições não é estimulante para atingir a perfeição, mas, se for prolongada e intensa, contribui para a melhora da destreza motora. ✂️ b) Um elemento comum da competição nos esportes individuais consiste no envolvimento das pessoas em prol do alcance de um objetivo comum aos participantes. ✂️ c) Os reforços, como pontos e vitórias, geralmente são distribuídos de maneira desigual entre os participantes, com base em seu desempenho competitivo. ✂️ d) Os esportes individuais não se incluem na categoria jogo, pois não contribuem para o processo vital dos grupos. ✂️ e) A conotação extremamente competitiva dos esportes individuais evidencia uma prática mais lúdica e pouco produtiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q320096 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta. ✂️ a) No ensino de biologia, as TIC devem sempre estar vinculadas a aparelhos eletrodigitais ou audiovisuais. ✂️ b) As TIC revolucionaram os processos de alfabetização audiovisual, coletiva e interativa, estabilizando e padronizando o ensino de biologia nas organizações tradicionais. ✂️ c) Na educação, as TIC correspondem à descoberta de uma nova pedagogia passiva — que tem a mídia como processo mediador da educação — que atenda às necessidades e anseios dos alunos de biologia. ✂️ d) O rápido desenvolvimento tecnológico facilita o uso das TIC por profissionais educadores tradicionais. ✂️ e) No ensino de biologia, a transmissão do conhecimento, envolve tanto meios de comunicação digitais quanto não digitais, como, por exemplo, as linguagens musicais, literárias, e cênicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q323139 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho. ✂️ a) progressista libertadora ✂️ b) liberal renovadora não diretiva ✂️ c) liberal tecnicista ✂️ d) progressista libertária ✂️ e) liberal renovadora progressiva Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q473842 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEDurante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu “— Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida”. Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente ao ✂️ a) estágio 5 — nível pós-convencional. ✂️ b) estágio 1 — nível pré-convencional. ✂️ c) estágio 2 — nível pré-convencional. ✂️ d) estágio 3 — nível convencional. ✂️ e) estágio 4 — nível convencional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q471415 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar ✂️ a) o tipo de parâmetro empregado para a realização da habilidade avaliada. ✂️ b) as características cinéticas da habilidade avaliada. ✂️ c) as características cinemáticas da habilidade avaliada. ✂️ d) as medidas de performance da habilidade avaliada. ✂️ e) o comportamento dos aspectos invariantes da habilidade avaliada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q545713 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEOs Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta. ✂️ a) O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático. ✂️ b) A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas. ✂️ c) A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico. ✂️ d) As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico. ✂️ e) Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q384311 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO espaço físico, e seus fatores abióticos, onde se distribui determinada espécie é denominado ✂️ a) hábitat. ✂️ b) nicho ecológico. ✂️ c) biocenose. ✂️ d) ecossistema. ✂️ e) biótopo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q544926 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA Teoria da Relatividade Especial foi publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substituiu os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. Assinale a opção em que se apresenta corretamente um postulado da teoria de Einstein. ✂️ a) O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada. ✂️ b) A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial. ✂️ c) A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de referência não inercial. ✂️ d) As leis que governam as mudanças de estado, em quaisquer sistemas referenciais físicos, são expressas da mesma forma, independentemente de os sistemas de coordenadas serem ou não inerciais. ✂️ e) Um corpo está em equilíbrio estático se, em um sistema de referência inercial, a soma dos momentos for igual a zero. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q472335 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEUma vez que a educação física escolar trabalha com espaços abertos, corpos em movimento e interações sociais constantes, a primeira preocupação do professor nas aulas deve ser ✂️ a) a segurança física e emocional dos alunos. ✂️ b) as determinantes sócio-históricas que constituem a realidade do local. ✂️ c) o planejamento pedagógico bem sistematizado. ✂️ d) a elaboração de um bom plano de aula. ✂️ e) os objetivos de ensino bem elaborados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q319171 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais, ✂️ a) ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável. ✂️ b) oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos. ✂️ c) oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula. ✂️ d) estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção. ✂️ e) postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q386176 | Biologia, Taxonomia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA nomeação dos seres vivos que compõem a biodiversidade constitui uma etapa do trabalho de classificação. No sistema binominal, cada espécie é identificada por dois nomes em latim: o primeiro, escrito em letra maiúscula corresponde ✂️ a) ao reino, e o segundo, em minúscula, ao epíteto específico. ✂️ b) à classe, e o segundo, em maiúscula, ao gênero específico. ✂️ c) à ordem, e o segundo, em maiúscula, ao gênero específico. ✂️ d) ao gênero, e o segundo, em minúscula, ao epíteto específico. ✂️ e) ao filo, e o segundo, em minúscula, ao gênero específico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q383805 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO bioma caracterizado pela presença marcante de árvores tortuosas de pequeno e médio porte, com cascas duras e grossas e folhas cobertas de pelos e por estações climáticas bem definidas, com uma época chuvosa e outra bastante seca, denomina-se ✂️ a) mata dos cocais. ✂️ b) veredas. ✂️ c) cerrado. ✂️ d) mata atlântica. ✂️ e) carrasco. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q471559 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom relação a cultura e educação física, assinale a opção correta. ✂️ a) A capoeira, quando vinculada somente à aprendizagem e à reprodução de seus aspectos técnicos, perde seus significados culturais. ✂️ b) Para promover mudanças na cultura dominante da educação física escolar é necessário se subordinar às práticas sociais que afirmam valores, interesses, conceitos e tradições arraigados à prática da disciplina. ✂️ c) Como a educação física é construída culturalmente, ela prescinde de uma prática social, pois é reproduzida em diversos ambientes e espaços. ✂️ d) As diferenças entre as pessoas são proporcionadas pelas diferentes estruturas biológicas da espécie humana e por suas diferentes opções culturais. ✂️ e) Ao assumir uma identidade cultural, o esporte mantém seu sentido e significado, independentemente da cultura em que é praticado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q472720 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPENo que diz respeito à combinação entre competição e cooperação, assinale a opção correta. ✂️ a) Associar competição e cooperação, como ocorre em esportes coletivos, pode apresentar contradições: a atividade é competitiva, mas os participantes são cooperativos. ✂️ b) Mesmo associadas, competição e cooperação são opostas e independentes, a exemplo da situação em que há cooperação no grupo para vencer o jogo, mas há competição para obter a posse de bola. ✂️ c) A combinação de competição e cooperação focada na melhoria de resultados físicos, emocionais e sociais incentiva a superação de desafios, porém aumenta a rivalidade, uma vez que se procura assegurar que o desempenho do outro não seja bom. ✂️ d) Um método para a combinação de competição e cooperação consiste em utilizar a competição entre grupos, que favorece a cooperação intergrupal, apesar dos inconvenientes da competição interpessoal. ✂️ e) Na combinação entre competição e cooperação, o objetivo pelo qual se compete é mais importante que as pessoas, sejam companheiros, sejam adversários. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q593470 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEOs metais apresentam muitas propriedades distintivas, que os tornam materiais de grande funcionalidade em nosso cotidiano. Isso decorre da ligação metálica, que, de acordo com a teoria do mar de elétrons, caracteriza-se pela presença de elétrons ✂️ a) transferidos de forma definitiva entre átomos da estrutura cristalina. ✂️ b) deslocalizados compartilhados entre os átomos da estrutura cristalina. ✂️ c) transferidos entre cátions e ânions da estrutura cristalina. ✂️ d) localizados compartilhados entre os átomos da estrutura cristalina. ✂️ e) excitados na camada de valência dos átomos da estrutura cristalina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q473001 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPERui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta. ✂️ a) Como os métodos ginásticos priorizam o desenvolvimento de sentimentos patrióticos, fundamentais para o exercício de uma cidadania responsável, a educação física militarista é caracterizada como uma teoria crítica. ✂️ b) A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência. ✂️ c) A educação física, enquanto ginástica, foi oficializada no ensino público brasileiro pelo Decreto n.º 7.247/1879, com fins lúdicos e sociais. ✂️ d) A capoeira, desenvolvida pelos escravos negros em um contexto de luta, é exemplo de educação física inserida nas escolas públicas. ✂️ e) O método ginástico francês, criado especificamente para a escola, serviu de referência para que pedagogos e médicos estabelecessem os princípios básicos no ensino de educação física escolar no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q324646 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom relação à perspectiva democrática da gestão escolar, assinale a opção correta. ✂️ a) Os conselhos escolares têm como pilares a função deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que esta descaracteriza a concepção de um conselho. ✂️ b) A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a representatividade compromete o princípio da democracia. ✂️ c) A gestão da escola deve privilegiar o aspecto interno que contemple os processos administrativos e a participação da comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz, divulga e socializa o conhecimento. ✂️ d) A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para as escolas é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão. ✂️ e) A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q472516 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO processo de inclusão social pleno das pessoas com deficiência é lento devido a inúmeras barreiras encontradas na sociedade, as quais vão desde a dificuldade de tolerância e convivência com as diferenças até a falta de organização urbana das cidades para melhorar a acessibilidade a todas as pessoas. Espera-se da escola contribuições relevantes para a mudança desse cenário. No caso, por exemplo, de uma turma de educação física que tenha entre seus alunos um cadeirante, o estágio mais avançado de inclusão se dará quando ✂️ a) o aluno cadeirante tiver alguma função de apoio no jogo dos andantes, como arbitrar a partida ou fazer a súmula. ✂️ b) os alunos andantes e o cadeirante construírem um modo equitativo de jogar juntos. ✂️ c) o cadeirante se sentir bem com sua diferença, a qual o impede de jogar com os andantes. ✂️ d) o aluno cadeirante tiver seu direito respeitado de não jogar com os andantes. ✂️ e) os alunos andantes não estigmatizarem o cadeirante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q472798 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom relação às práticas corporais como linguagem, é correto afirmar que ✂️ a) a dança permite a liberdade de ações que os esportes, por exemplo, não permitem, devido às regras rígidas e aos fundamentos técnicos padronizados. ✂️ b) os esportes exploram a expressão corporal somente em situações como o drible no futebol, quando o jogador cria um movimento inusitado e livre. ✂️ c) os esportes possibilitam a expressão corporal, por exemplo, quando cada indivíduo executa seu próprio estilo da técnica de movimento padronizado. ✂️ d) tanto as danças quanto os esportes só podem ser entendidos como linguagem autêntica fora da escola, à medida em que se alcança alto rendimento. ✂️ e) apenas nas danças é possível valorizar e desenvolver a expressão corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q384770 | Biologia, Biodiversidade, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom relação à biodiversidade, assinale a opção correta. ✂️ a) A diversidade biológica compreende as diferentes espécies, genes e ecossistemas de determinada região. ✂️ b) A utilização dos recursos naturais provoca decréscimo da biodiversidade ao longo dos anos. ✂️ c) A introdução de um animal estrangeiro em determinada região aumenta sua diversidade biológica. ✂️ d) O aumento de indivíduos de uma população em determinado ecossistema diminui a perda da biodiversidade. ✂️ e) A ocupação de hábitats é uma forma de evitar a destruição de ecossistemas e, consequentemente, a perda da diversidade biológica em determinado ecossistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q473705 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA respeito da competição em esportes individuais, assinale a opção correta. ✂️ a) A rivalidade gerada nas competições não é estimulante para atingir a perfeição, mas, se for prolongada e intensa, contribui para a melhora da destreza motora. ✂️ b) Um elemento comum da competição nos esportes individuais consiste no envolvimento das pessoas em prol do alcance de um objetivo comum aos participantes. ✂️ c) Os reforços, como pontos e vitórias, geralmente são distribuídos de maneira desigual entre os participantes, com base em seu desempenho competitivo. ✂️ d) Os esportes individuais não se incluem na categoria jogo, pois não contribuem para o processo vital dos grupos. ✂️ e) A conotação extremamente competitiva dos esportes individuais evidencia uma prática mais lúdica e pouco produtiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q320096 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta. ✂️ a) No ensino de biologia, as TIC devem sempre estar vinculadas a aparelhos eletrodigitais ou audiovisuais. ✂️ b) As TIC revolucionaram os processos de alfabetização audiovisual, coletiva e interativa, estabilizando e padronizando o ensino de biologia nas organizações tradicionais. ✂️ c) Na educação, as TIC correspondem à descoberta de uma nova pedagogia passiva — que tem a mídia como processo mediador da educação — que atenda às necessidades e anseios dos alunos de biologia. ✂️ d) O rápido desenvolvimento tecnológico facilita o uso das TIC por profissionais educadores tradicionais. ✂️ e) No ensino de biologia, a transmissão do conhecimento, envolve tanto meios de comunicação digitais quanto não digitais, como, por exemplo, as linguagens musicais, literárias, e cênicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q323139 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho. ✂️ a) progressista libertadora ✂️ b) liberal renovadora não diretiva ✂️ c) liberal tecnicista ✂️ d) progressista libertária ✂️ e) liberal renovadora progressiva Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q473842 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEDurante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu “— Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida”. Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente ao ✂️ a) estágio 5 — nível pós-convencional. ✂️ b) estágio 1 — nível pré-convencional. ✂️ c) estágio 2 — nível pré-convencional. ✂️ d) estágio 3 — nível convencional. ✂️ e) estágio 4 — nível convencional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q471415 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar ✂️ a) o tipo de parâmetro empregado para a realização da habilidade avaliada. ✂️ b) as características cinéticas da habilidade avaliada. ✂️ c) as características cinemáticas da habilidade avaliada. ✂️ d) as medidas de performance da habilidade avaliada. ✂️ e) o comportamento dos aspectos invariantes da habilidade avaliada. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q545713 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEOs Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta. ✂️ a) O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático. ✂️ b) A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas. ✂️ c) A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico. ✂️ d) As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico. ✂️ e) Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q384311 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO espaço físico, e seus fatores abióticos, onde se distribui determinada espécie é denominado ✂️ a) hábitat. ✂️ b) nicho ecológico. ✂️ c) biocenose. ✂️ d) ecossistema. ✂️ e) biótopo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q544926 | Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA Teoria da Relatividade Especial foi publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substituiu os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. Assinale a opção em que se apresenta corretamente um postulado da teoria de Einstein. ✂️ a) O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada. ✂️ b) A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial. ✂️ c) A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de referência não inercial. ✂️ d) As leis que governam as mudanças de estado, em quaisquer sistemas referenciais físicos, são expressas da mesma forma, independentemente de os sistemas de coordenadas serem ou não inerciais. ✂️ e) Um corpo está em equilíbrio estático se, em um sistema de referência inercial, a soma dos momentos for igual a zero. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q472335 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEUma vez que a educação física escolar trabalha com espaços abertos, corpos em movimento e interações sociais constantes, a primeira preocupação do professor nas aulas deve ser ✂️ a) a segurança física e emocional dos alunos. ✂️ b) as determinantes sócio-históricas que constituem a realidade do local. ✂️ c) o planejamento pedagógico bem sistematizado. ✂️ d) a elaboração de um bom plano de aula. ✂️ e) os objetivos de ensino bem elaborados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q319171 | Pedagogia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais, ✂️ a) ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável. ✂️ b) oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos. ✂️ c) oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula. ✂️ d) estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção. ✂️ e) postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q386176 | Biologia, Taxonomia, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEA nomeação dos seres vivos que compõem a biodiversidade constitui uma etapa do trabalho de classificação. No sistema binominal, cada espécie é identificada por dois nomes em latim: o primeiro, escrito em letra maiúscula corresponde ✂️ a) ao reino, e o segundo, em minúscula, ao epíteto específico. ✂️ b) à classe, e o segundo, em maiúscula, ao gênero específico. ✂️ c) à ordem, e o segundo, em maiúscula, ao gênero específico. ✂️ d) ao gênero, e o segundo, em minúscula, ao epíteto específico. ✂️ e) ao filo, e o segundo, em minúscula, ao gênero específico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q383805 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEO bioma caracterizado pela presença marcante de árvores tortuosas de pequeno e médio porte, com cascas duras e grossas e folhas cobertas de pelos e por estações climáticas bem definidas, com uma época chuvosa e outra bastante seca, denomina-se ✂️ a) mata dos cocais. ✂️ b) veredas. ✂️ c) cerrado. ✂️ d) mata atlântica. ✂️ e) carrasco. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q471559 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom relação a cultura e educação física, assinale a opção correta. ✂️ a) A capoeira, quando vinculada somente à aprendizagem e à reprodução de seus aspectos técnicos, perde seus significados culturais. ✂️ b) Para promover mudanças na cultura dominante da educação física escolar é necessário se subordinar às práticas sociais que afirmam valores, interesses, conceitos e tradições arraigados à prática da disciplina. ✂️ c) Como a educação física é construída culturalmente, ela prescinde de uma prática social, pois é reproduzida em diversos ambientes e espaços. ✂️ d) As diferenças entre as pessoas são proporcionadas pelas diferentes estruturas biológicas da espécie humana e por suas diferentes opções culturais. ✂️ e) Ao assumir uma identidade cultural, o esporte mantém seu sentido e significado, independentemente da cultura em que é praticado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q472720 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPENo que diz respeito à combinação entre competição e cooperação, assinale a opção correta. ✂️ a) Associar competição e cooperação, como ocorre em esportes coletivos, pode apresentar contradições: a atividade é competitiva, mas os participantes são cooperativos. ✂️ b) Mesmo associadas, competição e cooperação são opostas e independentes, a exemplo da situação em que há cooperação no grupo para vencer o jogo, mas há competição para obter a posse de bola. ✂️ c) A combinação de competição e cooperação focada na melhoria de resultados físicos, emocionais e sociais incentiva a superação de desafios, porém aumenta a rivalidade, uma vez que se procura assegurar que o desempenho do outro não seja bom. ✂️ d) Um método para a combinação de competição e cooperação consiste em utilizar a competição entre grupos, que favorece a cooperação intergrupal, apesar dos inconvenientes da competição interpessoal. ✂️ e) Na combinação entre competição e cooperação, o objetivo pelo qual se compete é mais importante que as pessoas, sejam companheiros, sejam adversários. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q593470 | Química, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEOs metais apresentam muitas propriedades distintivas, que os tornam materiais de grande funcionalidade em nosso cotidiano. Isso decorre da ligação metálica, que, de acordo com a teoria do mar de elétrons, caracteriza-se pela presença de elétrons ✂️ a) transferidos de forma definitiva entre átomos da estrutura cristalina. ✂️ b) deslocalizados compartilhados entre os átomos da estrutura cristalina. ✂️ c) transferidos entre cátions e ânions da estrutura cristalina. ✂️ d) localizados compartilhados entre os átomos da estrutura cristalina. ✂️ e) excitados na camada de valência dos átomos da estrutura cristalina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro