Questões de Concursos Professor de Dança

Resolva questões de Professor de Dança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q994816 | Pedagogia, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), qual instrumento deve vislumbrar dimensões como critérios claros, discutidos e explicitados coletivamente e, além dos/das profissionais da educação, o/a estudante precisa se sentir responsável, compreendendo o seu papel na qualificação de sua própria aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q994817 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos também da Dança e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre as dimensões que trata a BNCC, correlacione a COLUNA A – DIMENSÕES com a COLUNA B - CONCEITOS.
COLUNA A – DIMENSÕES
1. Criação; 2. Reflexão; 3. Expressão; 4. Estesia.

COLUNA B – CONCEITOS
( ) refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais;
( ) refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais;
( ) refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo;
( ) refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q994818 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual o conceito que na educação básica, para a dança é fundamental para enriquecer o aprendizado dos alunos e para mostrar a eles como essa arte dialoga com outras áreas do conhecimento? Pois, a dança, quando trabalhada dessa forma, não se limita apenas ao movimento, mas se conecta a conteúdos de história, geografia, ciências, matemática e até física, explorando, por exemplo, a história cultural das danças, as geografias dos ritmos regionais, as forças e leis do movimento corporal e as contagens rítmicas. Essa afirmativa diz respeito a compreensão da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q994819 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Envolve integrar essa linguagem artística de forma a promover valores, atitudes e competências amplas que transcendem os conteúdos específicos de uma única disciplina. A dança, ao ser abordada dessa forma permite trabalhar temas essenciais para a formação cidadã, Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual, além de temas sociais como igualdade, empatia e solidariedade em um ambiente que incentiva a cooperação e a criatividade. De qual abordagem pedagógica trata a questão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q994820 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O espaço pessoal de cada pessoa, delimitado pelo corpo e que permite movimentos sem deslocamento. É a esfera que envolve o corpo, independentemente de estar em movimento ou parado, e que se mantém constante em relação ao corpo. Qual o nome desse conceito desenvolvido por Rudolf von Laban, conhecido como o pai da dança-teatro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q994821 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual forma de dança se caracteriza pelas expressões culturais tradicionais que refletem a identidade, os costumes e a história de um povo, geralmente transmitidas de geração em geração? Essas danças são acompanhadas por músicas típicas e trajes característicos, e são realizadas em festividades, celebrações e eventos comunitários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q994822 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2005, uma dança comunitária que tem suas raízes nas tradições africanas trazidas pelos escravizados durante o período colonial, sendo uma forma de expressão que sobreviveu ao longo dos séculos, adaptando-se e incorporando elementos de outras culturas. Dança caracterizada por movimentos fluidos e envolventes, onde os dançarinos se organizam em círculos ou linhas, interagindo uns com os outros de maneira harmoniosa. Essa é a compreensão de qual dança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q994823 | Pedagogia, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O ensino da Dança no _______ escolar, por envolver todo o corpo humano em seus aspectos biológicos e culturais, requer constar, nos planos de aula, que a percepção e a __________ corporal dos/as estudantes influenciarão a visão que eles têm de si próprios e de suas _________ sociais, construídas por meio das experiências vividas. (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016)) A alternativa que corresponde respectivamente às lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q988504 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a Educação Especial acontece articulada às demais modalidades e etapas de ensino, na esfera das unidades educativas, em conformidade com a Política Nacional de Educação Especial sob qual perspectiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q988505 | Pedagogia, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), reflexão sobre a Educação Escolar Quilombola como campo da política educacional toma força em 2010, durante a Conferência Nacional de Educação (CONAE), em Brasília. Esta modalidade, portanto, compreende as escolas dos quilombos e as escolas que atendem estudantes oriundos das comunidades quilombolas, que é o caso da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis atualmente. Para uma melhor compreensão da importância da Educação Escolar Quilombola, é necessário que se conheça o conceito que envolve as expressões ‘terra quilombola’ ou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q988506 | Pedagogia, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o AEE contempla um conjunto de serviços, atividades, estratégias e produção de recursos pedagógicos e de acessibilidade, proporcionando o atendimento de acordo com a necessidade de cada estudante. Constitui-se público da Educação Especial:
1. estudantes com deficiência: são aqueles que apresentam impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas;
2. estudantes com Transtorno do Espectro Autista: são aqueles que podem apresentar dificuldade no desenvolvimento neuropsicomotor, na comunicação e nas relações sociais;
3. estudantes com altas habilidades/superdotação: são aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse;
4. estudantes com TOD- Transtorno Opositivo-Desafiador: são aqueles com um padrão de comportamento que se caracteriza por: Humor irritável ou raivoso, Comportamento questionador ou desafiador, Índole vingativa.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q988507 | Pedagogia, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), elenca alguns aspectos que os/ as professores de Dança consideram pertinentes e que atualmente fazem parte dos encaminhamentos curriculares no contexto municipal. Sobre esses aspectos, analise as afirmativas abaixo e assinale F (falsa) ou V (verdadeira).
( ) A ampliação do repertório técnico e expressivo dos/as estudantes;
( ) A abordagem das diferentes técnicas e estéticas da Dança, contemplando a diversidade das manifestações culturais e artísticas;
( ) A reflexão acrítica sobre a dança e os fenômenos midiáticos;
( ) A sensibilização e a abordagem para a Dança Inclusiva, propiciando o exercício da acolhida e possibilidades no trabalho corporal.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q988508 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), na RMEF, a Dança não é vista como atividade de mero lazer e entretenimento, mas, sim, reconhecida como campo de conhecimento, incorporada às Linguagens e que fortalece, no percurso educativo, a formação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q988509 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a Dança, como forma de conhecimento, é de fundamental relevância para a educação dos sujeitos com vistas a uma participação crítica em sociedade. Nesse sentido, nas aulas de Dança é possível refletir, pesquisar, comparar e problematizar danças, agindo crítica e corporalmente em função da compreensão e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q988510 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em relação às identidades que configuram o processo educativo, abrangendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, qual alternativa apresenta uma prática pedagógica que melhor atende à diversidade de experiências e necessidades de cada grupo etário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q988511 | Pedagogia, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Têm o potencial de transformar o ambiente escolar, tornando-o mais dinâmico e interativo. Eles permitem o acesso a uma vasta gama de informações e recursos, possibilitam a personalização do aprendizado e incentivam a colaboração entre alunos e professores.

Além disso, podem ajudar a desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração. Essa é a compreensão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q994812 | Pedagogia, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o trabalho curricular com a Dança tem como premissa o movimento e os elementos que o caracterizam, sendo eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q994813 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Se baseia na ideia de que a comunicação é essencial para o desenvolvimento social e educativo, e propõe a criação de ambientes e práticas pedagógicas que incentivem o diálogo, a participação e a autonomia, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e bem informados. Essa afirmativa é a concepção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q994814 | Educação Física, Dança, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A história da dança remonta aos primórdios da humanidade e está profundamente ligada às expressões culturais, religiosas e sociais das civilizações. Sobre a história da dança analise as afirmativas e assinale F (falsa) (V) verdadeira.
( ) Desde as pinturas rupestres até os rituais religiosos antigos, a dança foi uma forma de comunicação e celebração coletiva;
( ) No Egito Antigo, por exemplo, a dança fazia parte dos ritos funerários e das festividades dos deuses;
( ) Na Grécia Antiga, ela era uma expressão da educação e do teatro.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q994815 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A aprendizagem deve ser vista como objetivo central do percurso ________, devendo as ações de ensino e as relações estabelecidas considerarem os/as estudantes, também, como protagonistas do processo _________, buscando a superação das concepções classificatórias e da estandardização das _________ avaliativas. (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016))
A alternativa que corresponde respectivamente às lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.