Leia o trecho a seguir.
Ser criança no Estado do Pará, nos diferentes municípios das
regiões do Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá,
Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins,
Xingu, está longe de ser uma experiência uníssona. Essas
experiências estão relacionadas com diferentes infâncias vividas
em distintos espaços históricos e geográficos, no campo e na
cidade, onde habitam uma enorme diversidade de povos e grupos
sociais. Alguns desses povos e grupos sociais têm suas origens e
ancestralidades fortemente ancoradas em territórios que
atualmente configuram o Estado do Pará. Já outros, têm suas
raízes firmadas a partir de fluxos migratórios para o estado,
inseridos em distintos contextos socioeconômicos. Adaptado de Ciências Humanas no Ensino Fundamental - ANOS INICIAIS. Secretaria
de Estado de Educação/SEDUC-PA. Pará, 2024, p. 9. Considerando o trecho, sobre a contribuição pedagógica da área
de Ciências Humanas para compreensão do processo de formação
da sociedade paraense e de sua diversidade cultural, analise as
afirmativas a seguir.
I. O ensino das Ciências Humanas permite transmitir
conhecimentos universais centrados no progresso e na
evolução ordenada da sociedade e da economia paraenses,
contribuindo para fortalecer uma identidade estadual.
II. As estratégias de investigação na área de Ciências Humanas
favorecem o reconhecimento da diversidade étnico-cultural da
população paraense e das especificidades territoriais,
econômicas e ambientais de cada uma das regiões do Pará.
III. A aprendizagem prevista na área de Ciências Humanas habilita
identificar os principais desafios sociais e ambientais
amazônicos na atualidade, compreendendo como estes
colocam em risco a sociobiodiversidade local e afetam o bemestar das populações locais.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.