Questões de Concursos Professor de Educação Básica

Resolva questões de Professor de Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1027894 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos com Dados, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Cada cidadão brasileiro possui um CPF, sigla para Cadastro de Pessoas Físicas. Nele estão contidas as informações pessoais, como, por exemplo, nome, data de nascimento, endereço e filiação. O número de um CPF contém sempre 11 algarismos.
Sobre o CPF, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A principal função do número de CPF é ordenar.
( ) Em um número de CPF, pelo menos um algarismo aparece duas vezes.
( ) A soma dos algarismos de um número de CPF é sempre menor que 100.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1027895 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma urna contém 7 bolas, cada uma delas registrada com uma das letras da palavra CARAJAS.

Foram retiradas dessa urna, simultaneamente, 4 bolas. Considere o evento E, no qual “pelo menos uma das bolas retiradas está registrada com uma letra consoante.”

Neste contexto, o evento E deve ser classificado como um evento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1029435 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir sobre a importância da alfabetização espacial no Ensino Básico.

Os dispositivos tecnológicos a que recorremos cotidianamente exigem uma alfabetização espacial. Todos eles representam formas espaciais de ver o mundo e de resolução de problemas cotidianos, e demandam da parte do usuário a habilidade de capturar e comunicar conhecimento na forma de mapa, compreender e reconhecer o mundo visto de cima, reconhecer e interpretar padrões, valorizando a Geografia como base para organizar e descobrir informação, e compreender conceitos básicos como escala e resolução espacial. Juntos, equivalem ao que podemos chamar de alfabetização espacial, um conjunto de habilidades relacionadas ao trabalho e ao raciocínio no mundo espacial.

Traduzido e adaptado de Goodchild, M. “The fourth R? Rethinking gis Education”, 2006, in: https://www.esri.com/news/arcnews/fall06articles/the-fourth-r.html.

Com base no trecho, é correto afirmar que o processo de alfabetização espacial pressupõe o desenvolvimento da noção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1029436 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

Um docente de Carajás (PA) abre uma roda de conversa sobre “A água no nosso dia a dia” com a pergunta:
De onde vem a água que usamos em casa?
No decorrer da conversa, aborda-se a relação entre a intensidade da chuva e seus impactos em cidades com o solo impermeabilizado, em regiões desmatadas e na floresta. Em seguida, os alunos elaboram desenhos sobre o ciclo da água, relacionando-o a paisagens locais, como rios, montanhas e florestas de Carajás.

Sobre a atividade descrita, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1029437 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Os alunos são convidados a visitar uma exposição sobre a história de Canaã dos Carajás e o docente aprofunda o módulo sobre o Programa Grande Carajás (PGC), uma iniciativa estatal que modificou completamente o modo de vida urbano na região, a partir dos anos 1980.
O docente explica que o PGC foi uma ação estratégica que abrangeu: a produção de energia a partir da Usina Hidrelétrica Tucuruí; a extração do minério de ferro na província mineral de Carajás; o beneficiamento de bauxita em Barcarena; a construção de portos em Barcarena e em São Luís, da ferrovia Carajás-São Luís e de estradas municipais; e a implantação de assentamentos rurais para produção de alimentos para a mão de obra envolvida no projeto, na área hoje correspondente ao município de Canaã dos Carajás.

A respeito do impacto do PGC sobre o modo de vida urbano, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O afluxo financeiro decorrente da exploração mineral desencadeou uma explosão populacional e um processo de crescimento urbano acelerado a partir dos anos 1990, marcado pela introdução de centros comerciais e condomínios fechados.
( ) A concepção desenvolvimentista do PGC fomentou uma visão da natureza como entrelaçamento de conhecimentos tradicionais e inovações tecnológicas, resultando na criação de reservas florestais indígenas, como o Parque Veredas de Carajás, criado para preservar os saberes dos povos originais.
( ) A incorporação da atividade de mineração à economia estimulou a oferta de serviços e comércio, incluindo hotéis, restaurantes e lojas, para atender à população e aos trabalhadores ligados à mineração.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1031585 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A educação brasileira, desde a redemocratização, firmou como diretriz a construção de uma educação para a cidadania.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento de competências capazes de qualificar o indivíduo para a atuação profissional.
II. A formação voltada para a capacidade de criação artística e usufruto das diversas manifestações culturais.
III. O aprendizado sobre o sistema político, as formas de participação social e o debate de ideias.

Faz parte de umaeducação para a cidadaniao que é indicado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1031586 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Os eleitores votaram pela manhã, para poderem curtir a praia mais tarde, e as autoridades da área prometem aos votantes os resultados para hoje à noite.

Assinale a opção que apresenta o único elemento semântico que está indicado erradamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1031587 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre os textos informativos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1031588 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Todas as frases a seguir mostram o uso de uso recursos para dar destaque a um dos termos.
Assinale a opção que apresenta a frase em que não ocorre qualquer destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1031589 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

As goiabeiras foram plantadas pelo jardineiro no final do ano retrasado e só agora as árvores parecem criar força: seus galhos estão mais grossos, as flores brancas estão aparecendo e os pássaros já frequentam os ramos.

Assinale a opção que indica o termo que mostra coesão com algum termo anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1031590 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação ao ensino de produção de textos, analise as afirmativas a seguir.

I. A necessidade de aprender a estudar não é apenas uma condição para a continuidade da vida escolar. É essencial para o futuro exercício profissional.
II. A leitura, quando associada às atividades de estudo, inclui uma série de ações indispensáveis para ampliar os conhecimentos do leitor.
III. No caso da escrita, a produção de textos impõe algumas características que são importantes para cumprir o objetivo de informar.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1031591 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as tecnologias digitais são uma importante estratégia para o Ensino de Matemática, utilizando-se de recursos didáticos como jogos, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e software de geometria dinâmica.
Nesse contexto, as tecnologias digitais objetivam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1031592 | Matemática, Álgebra, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em um evento de arrecadação de recursos financeiros para uma organização sem fins lucrativos, N pessoas compareceram. Cada pessoa presente contribuiu com um mesmo valor de doação, D. Os organizadores do evento tiveram gastos de despesas no total de G, incluindo aluguel do espaço, materiais e alimentação. Além disso, a organização também recebeu um patrocínio no valor de P.
Dessa forma, assinale a opção que indica a expressão algébrica que representa os recursos financeiros disponíveis, R, que os organizadores obtiveram após o evento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1031593 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O fragmento a seguir está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na seção que aborda a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Nessa fase, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua importância. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à realização dos algoritmos das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo.

Fonte: https://movimentopelabase.org.br/wpcontent/uploads/2017/04/Base0416.pdf.

Sobre o ensino das “quatro operações”, de acordo com o fragmento destacado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1031594 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Algumas serpentes são especializadas em sua dieta, alimentandose exclusivamente de um item alimentar. Por exemplo, a cobra dormideira Dipsas catesbyi, encontrada na Floresta Nacional de Carajás, se alimenta unicamente de pequenos moluscos, como lesmas e caracóis.

Fauna da Floresta Nacional de Carajás - estudos sobre vertebrados terrestres, 2012. Adaptado.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, a cadeia alimentar da qual faz parte a cobra dormideira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1031595 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para identificar um importante nutriente necessário à manutenção do nosso organismo, os alunos realizaram o seguinte experimento:

I. Adicionaram algumas gotas de tintura de iodo sobre amostras de alimentos – pão integral, ovo cozido, batata, alface e carne de frango.
II. Em seguida, anotaram em qual(ais) amostra(s) houve mudança na coloração da tintura de iodo, que adquiriu um tom azulescuro.

Assinale a opção que indica o(s) alimento(s) em que, devido à reação entre o nutriente e a tintura de iodo, foi observada a mudança de coloração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1031596 | Ciências, Ciências, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O planeta Terra apresenta movimentos que são importantes para explicar fenômenos que observamos e que interferem na vida dos seres vivos.
Com relação aos movimentos da Terra, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A Terra gira em torno do seu eixo imaginário, realizando um movimento chamado translação.
( ) A rotação da Terra é o movimento que explica a ocorrência das estações do ano.
( ) A variação da sombra de um gnômon ao longo do dia é explicada pelo movimento aparente do Sol no céu, que acontece diariamente.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1031597 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A maioria dos materiais presentes na natureza são misturas de substâncias. As misturas estão presentes no dia a dia e precisamos separá-las para obter substâncias puras para a indústria e para a pesquisa.
Com relação às misturas, analise os itens a seguir.

I. Água e álcool formam uma mistura homogênea.
II. Um recipiente cheio somente com moléculas de água deve ser classificado como mistura, pois apresenta hidrogênio e oxigênio em sua composição.
III. A água potável não é uma mistura, devendo ser classificada como substância pura, pois, após ser filtrada, só contém moléculas de água em sua composição.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1031598 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Ser criança no Estado do Pará, nos diferentes municípios das regiões do Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins, Xingu, está longe de ser uma experiência uníssona. Essas experiências estão relacionadas com diferentes infâncias vividas em distintos espaços históricos e geográficos, no campo e na cidade, onde habitam uma enorme diversidade de povos e grupos sociais. Alguns desses povos e grupos sociais têm suas origens e ancestralidades fortemente ancoradas em territórios que atualmente configuram o Estado do Pará. Já outros, têm suas raízes firmadas a partir de fluxos migratórios para o estado, inseridos em distintos contextos socioeconômicos.

Adaptado de Ciências Humanas no Ensino Fundamental - ANOS INICIAIS. Secretaria de Estado de Educação/SEDUC-PA. Pará, 2024, p. 9.

Considerando o trecho, sobre a contribuição pedagógica da área de Ciências Humanas para compreensão do processo de formação da sociedade paraense e de sua diversidade cultural, analise as afirmativas a seguir.

I. O ensino das Ciências Humanas permite transmitir conhecimentos universais centrados no progresso e na evolução ordenada da sociedade e da economia paraenses, contribuindo para fortalecer uma identidade estadual.
II. As estratégias de investigação na área de Ciências Humanas favorecem o reconhecimento da diversidade étnico-cultural da população paraense e das especificidades territoriais, econômicas e ambientais de cada uma das regiões do Pará.
III. A aprendizagem prevista na área de Ciências Humanas habilita identificar os principais desafios sociais e ambientais amazônicos na atualidade, compreendendo como estes colocam em risco a sociobiodiversidade local e afetam o bemestar das populações locais.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1027228 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2024

Uma pessoa vai à academia todos os dias exceto nos finais de semana. Se o dia 01 de um determinado mês foi uma segunda-feira, no dia 30 desse mês, quantos dias a pessoa terá ido à academia naquele mês, incluindo o primeiro e o último dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.