Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

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1Q954699 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Depois de algumas aulas sobre números racionais e radiciação, três alunos fizeram as seguintes afirmações:

(André) – Existem números racionais que somados resultam em número que não é racional.
(Bruno) – Existem números que não são racionais e que somados resultam em número racional.
(Cláudio) – O quadrado de um número que não é racional pode ser um número racional.

A respeito dessas afirmações,
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2Q954700 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Após apresentar aos alunos as regras de divisibilidade dos números naturais por 3 e por 4, o professor pediu que seus alunos indicassem, sem necessidade de fazer contas armadas, quais dos números a seguir eram divisíveis por 12:

I. 838570104048
II. 767895118104
III. 131415161718
IV. 123456789200

Os alunos que identificaram corretamente os números divisíveis por 12 responderam
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3Q954701 | Matemática, Equação de 2º Grau e Problemas de 2º Grau, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Toda equação algébrica do 2o grau pode ser escrita na forma ax2 + bx + c = 0 com a, b e c sendo números reais, e a ≠ 0. Em uma aula sobre a fórmula de resolução de equações polinomiais do 2o grau, a professora Marli pediu que seus alunos alterassem apenas um dos coeficientes (ou a, ou b, ou c) da equação x2 + 3x + 4 = 0, de modo que a nova equação tenha apenas soluções no conjunto dos números inteiros. Quatro alunas propuseram as seguintes alterações:

(Ana) — Mudar o valor de a para 2; (Beatriz) — Mudar o valor de c para 0;
(Camila) — Mudar o valor de b para 5;
(Daniela) — Mudar o valor de b para –5.

Das quatro alunas, responderam corretamente o problema proposto pela professora Marli apenas
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4Q954702 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao discutir a questão da cultura profissional, Nóvoa (2009) afirma que ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, integrar-se em uma profissão e aprender com os colegas mais experientes. É na escola e no diálogo com os outros professores que se aprende a profissão. Conforme o autor, são elementos centrais para o aperfeiçoamento e a inovação:
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5Q954703 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que
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6Q954704 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A partir da análise de tendências internacionais quanto ao pensamento na área da inclusão, Ainscow (2009) e outros colaboradores sugeriram uma tipologia de cinco formas de conceituar a inclusão.

Leia o trecho a seguir:

“Quando usada em um contexto educacional, a inclusão social tende a se referir a questões de grupos cujo acesso às escolas esteja sob ameaça, como o caso de meninas que engravidam ou têm bebês enquanto estão na escola, crianças sob cuidados (ou seja, aquelas sob cuidados de autoridades públicas) e ciganos/viajantes.”

Esse trecho refere-se ao seguinte tipo:
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7Q954705 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao discutir a questão da inclusão escolar, Mantoan (2013) defende o ponto de vista de que
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8Q954706 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que completa corretamente a discussão de Haddad e Di Pierro (2000), no excerto a seguir:

“A partir dos anos 80, os programas de escolarização de adultos passaram a acolher um novo grupo social constituído por jovens de origem urbana, cuja trajetória escolar anterior foi malsucedida. [...] Os jovens ____________________”
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9Q954707 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

No documento “Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura”, Moreira e Candau (2007) apresentam os seguintes exemplos de currículo oculto:
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10Q954708 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A escola pode ser o grande instrumento para a formação democrática. Conforme Benevides (1996), a educação para a democracia (EPD) comporta duas dimensões:
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11Q954709 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

De acordo com Veiga (2009), a construção, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico requerem continuidade das ações, democratização do processo de tomada de decisões e
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12Q954710 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Para a área da alfabetização, a perspectiva psicogenética representou uma mudança significativa e alterou profundamente a concepção do processo de construção da representação da língua escrita, pela criança. Conforme Soares (2004), na perspectiva psicogenética,
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13Q954711 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Em uma escola da rede pública municipal, a professora solicitou ao aluno João (6 anos de idade), em processo de alfabetização, que escrevesse algumas palavras ditadas por ela. Na tentativa de escrever “gato”, o menino acabou escrevendo “gto”; na tentativa de escrever “boneca”, acabou escrevendo “bonca”; e, na tentativa de escrever “peixe”, acabou escrevendo “pece”.

Com base em Ferreiro (1993), pode-se afirmar corretamente que a escrita de João apresenta características da escrita
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14Q954712 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ensinar matemática no enfoque da didática da matemática implica aceitar uma mudança profunda nas relações entre os alunos, o professor e o saber. Conforme Moreno (In: Panizza et alii, 2006), se o que se quer é que os alunos tomem consciência de que fazer matemática é resolver problemas e refletir sobre eles, para isso é preciso ter como objetivo específico do ensino o desenvolvimento de certas competências e atitudes nos alunos que lhes permitam, entre outros,
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15Q954713 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme Esteban (In: Silva, Hoffmann e Esteban, 2003), a avaliação, como prática de investigação,
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16Q954714 | Pedagogia, Henri Wallon, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

De acordo com La Taille, Oliveira e Dantas (1992), na psicogenética de Henri Wallon, ____________ ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Ambos se iniciam em um período que ele denomina ____________ e se estende ao longo do primeiro ano da vida.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
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17Q954715 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do ensino fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número variável de habilidades.

Conforme a BNCC, as habilidades
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18Q954716 | Pedagogia, Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme Paro (2001), se a escola deve preparar para alguma coisa, deve ser para a própria vida, mas esta entendida como o viver bem, no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade. E aqui já há um segundo aspecto, corolário do primeiro, a ser considerado: não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver, ou seja, é preciso que a escola seja prazerosa para seus alunos desde já. A primeira condição para propiciar isso é que a educação se apresente como
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19Q954717 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

São muitas as possibilidades de Metodologias Ativas, com potencial de levar os alunos a aprendizagens para a autonomia. Conforme Berbel (2011), as Metodologias Ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de
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20Q954718 | Pedagogia, Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme Cavaliere (2014), dada a multiplicidade de significados atribuíveis à expressão educação integral, é necessário fixar alguns de seus elementos intrínsecos.

Entre eles, está o seguinte: a educação integral
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