Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q328704 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre projeto educativo, analise as assertivas abaixo.

I. O projeto é a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades. II. Ele mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. III. Diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas educativas, contextualizadas culturalmente. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q321283 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q323855 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q328224 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis anos), a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:

I. respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc. II. direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. III. acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q327204 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

A respeito da gestão em educação e do projeto políticopedagógico (PPP), julgue os itens subseqüentes.

A unicidade entre a teoria e a prática é um componente essencial da perspectiva emancipadora do PPP.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q339502 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

No restaurante de uma escola que funciona todos os dias da semana, o cardápio inclui sempre pelo menos um legume nas refeições a pedido dos professores. O cardápio foi organizado prevendo que se ofereçam beterraba a cada cinco dias, cenoura a cada vinte dias e espinafre a cada doze dias. Se hoje esses três pratos foram oferecidos aos funcionários e estudantes da escola, é correto afirmar que a quantidade de dias que decorrerão até que os três itens apareçam novamente juntos no cardápio é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q320817 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O trabalho com a linguagem oral, nas instituições de Educação Infantil, tem se restringido a algumas atividades, entre elas, as rodas de conversas. Apesar de serem organizadas com a intenção de desenvolver a conversa, caracterizam-se, em geral, por um monólogo com o professor, no qual as crianças são chamadas a responder em coro a uma única pergunta. Neste caso, deve-se

I. utilizar a linguagem oral para possibilitar comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas. II. através da linguagem influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. III. dialogar, é por meio do diálogo que a comunicação acontece. IV. considerar a linguagem oral como vocabulário, lista de palavras ou sentenças. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q321342 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série – Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q325953 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

Os processos autogestionários e a vivência grupal para a construção do conhecimento são traços marcantes da concepção progressista libertadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q325186 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

O equilíbrio da ação e da reflexão é um princípio que materializa a dimensão emancipatória dessa pesquisa.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q320837 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Para Gardner, tanto a inteligência como a aprendizagem são diversificadas e a presença mais evidenciada de uma inteligência não nega a existência de outra.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q326213 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

Os métodos tradicionais de coleta de dados não devem ser utilizados em uma pesquisa dessa natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q326487 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a oposição, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Opor-se, significa, em certo sentido, diferenciar-se do outro, afirmar o seu ponto de vista, os seus desejos. ( ) Vários são os contextos em que tal conduta pode ocorrer, sua intensidade depende de vários fatores, tais como características pessoais, grau de liberdade oferecido pelo meio, momento específico do desenvolvimento pessoal em que se encontra. ( ) É raro haver fases em que a oposição é mais intensa, ocorrendo de forma sistemática e concentrada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q325464 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q328287 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q322657 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A respeito da introdução dos alunos no mundo da literatura, analise as assertivas abaixo.

I. É importante ter um ambiente cultural no qual o livro esteja presente. II. Deve-se ampliar o repertório do aluno apresentando-o a determinados gêneros textuais, excetuandose gêneros como anedota, que pouco contribuem para o ensino-aprendizagem. III. A introdução dos alunos no mundo da literatura ocorre quando o professor lê para a classe e quando os alunos sabem que a leitura é uma atividade valorizada pelo professor. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q327787 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a concepção de infância e de criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q325743 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No primeiro ano de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas, a este respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q320417 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A prática do jogo contribui

I. para confundir a criança em relação aos conhecimentos matemáticos. II. para o desenvolvimento infantil, para a construção e ampliação dos conhecimentos. III. com sua característica lúdica somada à participação ativa da criança. IV. para favorecer a ideia de que se aprende matemática brincando. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.