Início

Questões de Concursos Professor de Educação Básica I

Resolva questões de Professor de Educação Básica I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q320538 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Conforme os estudos de Piaget sobre dever moral, uma criança quando julga mais culpado alguém que tenha quebrado dez copos sem querer do que alguém que somente tenha quebrado um durante uma ação ilícita, julgando o aspecto exterior da ação e não a intencionalidade desta, está na fase

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q337165 | Matemática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na construção do raciocínio matemático, pode-se dizer que a atitude adequada do professor, em relação ao uso do material concreto, decorre de

I. os educadores buscarem meios de fazer a criança explorar o mundo à sua volta. II. ele conceber o ensino de matemática nas séries iniciais como um convite à exploração, à descoberta e ao raciocínio. III. proporcionar às crianças oportunidades de praticar relações comerciais (compras, pagamentos, trocas), para desenvolver a capacidade de resolver problemas matemáticos. IV. não oferecer aos alunos materiais diversos que sujariam e bagunçariam o ambiente da sala de aula. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q328224 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis anos), a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:

I. respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc. II. direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. III. acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q342544 | Raciocínio Lógico, Probabilidade de ocorrer "A" e "B" P, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:

  • 100 podem lecionar Matemática; 
  •  90 podem lecionar Física;
  • 100 podem lecionar Informática;
  • 35 podem lecionar apenas Informática;
  • 25 podem lecionar apenas Matemática e Física; 
  •  25 podem lecionar apenas Física e Informática;
  • 10 podem lecionar Matemática, Física e Informática.

Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar

Física e Informática é igual a 0,05.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q321222 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre cuidar e educar, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. ( ) O educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras. ( ) Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser ocorre em momentos e de maneira compartimentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q331201 | Matemática, Políedros, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Uma professora propôs uma brincadeira para seus alunos: “adivinhe qual é o polígono”. Ela escreveu na lousa as seguintes pistas:

I. o polígono é um paralelogramo;

II. seus lados têm a mesma medida.

Dessa forma, conclui-se que esse polígono é um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q319703 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o meio ambiente, analise as assertivas abaixo.

I. Uma excelente oportunidade para que a criança aprenda a preservar o meio ambiente é ensiná-la como plantar alguma semente, cuidar da plantinha, e acompanhar o crescimento. II. Cabe à escola garantir situações em que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de atuação. O fornecimento das informações, a explicitação e discussão das regras e normas da escola, a promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição do objetivo, dos caminhos a seguir para atingi-los, da opção pelos materiais didáticos a serem usados, dentro das possibilidades da escola, são condições para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento da capacidade de intervenção na realidade. III. A estrutura da escola, a ação dos outros integrantes do espaço escolar devem contribuir na construção das condições necessárias à desejada formação mais atuante e participativa do cidadão. IV. As atividades de educação ambiental dos professores são consideradas no âmbito do aprimoramento de sua cidadania, e não como algo inédito de que eles ainda não estejam participando. Afinal, a própria inserção do indivíduo na sociedade implica algum tipo de participação, de direitos e deveres com relação ao ambiente. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q321283 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q328477 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

A redação final do relatório técnico da pesquisa com a comunicação dos resultados obtidos é uma tarefa pessoal e individual do intelectual orgânico.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q323565 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre alfabetização, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q323855 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q326363 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O imaginário infantil deve ser estimulado para que o faz-de-conta torne-se, de fato, uma prática cotidiana entre as crianças. Para isto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q324384 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.

É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q319897 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a imitação, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q328704 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre projeto educativo, analise as assertivas abaixo.

I. O projeto é a própria organização do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades. II. Ele mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. III. Diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas educativas, contextualizadas culturalmente. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q328872 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

A centralidade na autoridade do professor e na atitude receptiva do aluno é característica da tendência liberal tradicional.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q324066 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.