Questões de Concursos Professor de Educação Básica II

Resolva questões de Professor de Educação Básica II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q329113 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q845081 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

As capacidades físicas e motoras são definidas como todo atributo físico treinável no corpo humano, geneticamente determinadas as capacidades físicas podem ser desenvolvidas através de atividades práticas ou treinamento. Com base no assunto, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Força dinâmica ( ) Conjunto de movimentos. (2) Força estática ( ) Potência muscular. (3) Força explosiva ( ) Isométrica. (4) Habilidade ( ) Determinada geneticamente. (5) Capacidade ( ) Força máxima.
A sequência CORRETA que preenche os parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q842294 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.

De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:

I. Práticas de tempo livre.

II. Esporte escolar.

III. Iniciação esportiva.

IV. Reabilitação.

V. Projetos sociais.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q844014 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Muitas atividades físicas exigem a conjugação dos sistemas anaeróbio e aeróbio. Em relação ao assunto, marque a alternativa CORRETA, tendo como parâmetro o sistema energético utilizado e o tipo de esporte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q318994 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que

I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional. II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita. III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída. IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q843751 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Sobre a Fisiologia do exercício, analise os itens:

I. Compete ao estudo das funções do organismo relacionados ao esporte, treinamento e exercício físico, seus principais objetivos são estudar as diferentes formas de exercícios, visando melhora da capacidade de rendimento físico, buscando melhora da saúde através da continuidade da Atividade Física.

II. Busca compreender todas as ações que ocorrem no corpo humano durante o exercício físico, bem como o efeito obtido por sua prática constante (ou seja, efeito crônico promovido pelo exercício).

III. Envolve o estudo dos músculos envolvidos no movimento, hormônios liberados, estado emocional, ativação neuromuscular e uma série de mecanismos que estão ativados no organismo durante a atividade física.

IV. Também é possível estudar o gasto energético e como esse gasto é reposto (por meio do repouso e da alimentação correta e equilibrada).

V. O conhecimento básico da fisiologia do exercício pode proporcionar uma consciência sobre a necessidade da atividade física/exercício físico para o bem-estar físico, social e mental.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q328909 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A mediação do professor no processo de construção da escrita, em atividades que respeitem os conhecimentos prévios, os níveis de representação e faixa etária pressupõem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q842291 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

No contexto da História da Educação Física, após a II Guerra Mundial, estudiosos começaram a entender que a EF não pretendia ser disciplinadora de homens e muito menos estava voltada ao incentivo da busca de medalhas, e principalmente não transformaria o Brasil em uma potência olímpica. Criou-se, então uma grande crise de identidade, configurando a necessidade de mudança nos rumos da EF brasileira. F deste momento que outras ciências, como a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia, contribuíram com a legitimação dessa concepção de EF, originando uma mudança no enfoque da área, buscando outras perspectivas.
Esta fase foi chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q326354 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q849095 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.
Sobre o etanol no Brasil, é CORRETO afirmar que:
I. O Etanol (álcool) passou a ser adotado como combustível no Brasil a partir da criação do Programa Nacional de Álcool (Proálcool), em 1975, extraído da cana-de-açúcar. II. O Proálcool, que conheceu o seu auge em 1986, foi elaborado pelo governo federal por conta da crise de petróleo, ocorrida em 1973, diante dos sucessivos aumentos do preço do barril de Petróleo nesse período. III. A adoção do álcool como combustível trouxe alguns problemas como a tecnologia utilizada não era favorável para esse tipo de combustível, uma vez que os motores e equipamentos automobilísticos apresentavam problemas com o álcool (em temperaturas baixas, por exemplo, os carros tinham dificuldade para funcionar). IV. No início da década de 2000, no entanto, o álcool voltou a ser amplamente utilizado no país. Tal retomada deveu-se, primeiramente, às novas altas do petróleo e à posição do governo brasileiro de se tornar menos dependente dessa fonte de energia, que é limitada e pode se esgotar com o tempo V. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo e o maior exportador do produto. A tecnologia utilizada no país é referência mundial em termos de alternativas ao petróleo, a despeito das frequentes críticas de grupos ambientais por conta da larga extensão das lavouras de cana-de-açúcar que devastam florestas e vegetações em nome de progresso.
Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q846505 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

A modalidade Basquetebol foi criada em 1891 na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. Seu idealizador foi James Naismith e, a princípio, ele queria que esta atividade tivesse um cunho científico e pudesse ser mudada de acordo com sua evolução. Com base no assunto, assinale a alternativa CORRETA, tendo como parâmetro os elementos de regra do Basquetebol que permanecem desde sua origem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q859457 | Linguística, Tipos de Gramática ? Normativa, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q847503 | Geografia, Produção e consumo no Brasil, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

As fontes de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento de um país. Além disso, a qualidade e nível de capacidade das fontes de energia de um determinado local são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da região. Países com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de consumo energético.
No Brasil não é diferente, à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.
De acordo com a capacidade de produção, são consideradas as cinco maiores usinas hidrelétricas do Brasil:
Enumere CORRETAMENTE:
( ) Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco. ( ) Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná. ( ) Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu. ( ) Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná. ( ) Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q323088 | Pedagogia, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

No princípio, a ______________ era utilizada somente para o registro de informações importantes e era reservada a uma elite seleta. Nos dias de hoje seu papel é completamente __________ e é pré-requisito básico na formação do ser. O papel da _________ na formação do sujeito é muito mais profundo do que se pensa. É a porta de ___________ para a cultura, saber tecnológico, científico, erudito etc.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q849921 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Os gêneros textuais são fenômenos vinculados à vida cultural e social e contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do cotidiano. Desta forma, pode-se afirmar que:
I- O texto é uma produção cultural fundada na linguagem e se realiza no cruzamento de sujeitos discursivos, porque mobiliza sentidos gerados no evento comunicativo. II- A dimensão dos usos de gêneros textuais passa a ser elos de uma cadeia que dinamiza as relações entre os sujeitos discursivos ou sistemas de linguagem. III- Os gêneros textuais não podem hibridizar-se, cruzar-se, fazendo o texto ganhar novas significações.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q847377 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Catar Feijão

Catar feijão se limita com escrever:
jogam-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
Água congelada, por chumbo seu verbo:
Pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
A pedra dar à frase seu grão mais vivo:
Obstrui a leitura fluviante, flutual,
Açula a atenção, isca-a com risco.

MELO NETO, João Cabral de. Melhores poemas João Cabral de Melo Neto.
Seleção Antonio Carlos Secchin. 10 ed. São Paulo: Global, 2010.
Das hipóteses abaixo levantadas para interpretação do poema, considerando a imanência textual, somente uma não pode ser comprovada no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q846717 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.

Sobre a dança, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q843565 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

As abordagens Pedagógicas da Educação Física e a sua relação com a saúde, são tratadas de forma indireta através de atividades que desenvolvam os aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos; somente aulas práticas; visão não biologicista, porém individualista de saúde. Essa relação é uma abordagem da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q850458 | Geografia, Agropecuária, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Muito utilizada na região do Cerrado brasileiro, essa técnica visa à correção da acidez do solo através do uso do calcário. Além disso, esse procedimento também fornece nutrientes como cálcio e magnésio para as plantas. Apesar de ser uma técnica moderna e eficiente de cultivo e preservação dos solos, ela acabou tendo o efeito contrário no Centro-Oeste do país, pois permitiu o avanço da fronteira agrícola no Brasil e a consequente devastação do bioma Cerrado, o que trouxe prejuízos tanto para os solos quanto para o meio ambiente.

A descrição anterior refere-se uma técnica de conservação do solo.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q844803 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Atletas adolescentes do sexo feminino apresentam risco maior para deficiência de ferro devido a suas maiores necessidades fisiológicas, baixo consumo energético (relacionado a esportes com controle de peso), ingestão inadequada de ferro e perdas de ferro relacionadas com a prática esportiva (hemólise por impacto). A ingestão de vitamina A, vitamina C e magnésio pode encontrar-se abaixo das recomendações em grupos de crianças que não possuam o hábito de ingerir frutas e hortaliças.
Dietas muito restritas caloricamente podem ser deficientes em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.